Quiz 35: PORTUGUÊS - 9° ANO
Leia o texto a seguir e responda aos itens 01, 02, 03, 04 e 05.
Eu passarinho! - SILVANA BITTENCOURT
Nunca soube assoviar. Fracassei fragorosamente em todas as tentativas. Com as mãos queimadas de álcool e o rosto marcado por máscaras, partimos para alguns dias em um sítio, onde os passarinhos acordavam os humanos com uma orquestra de múltiplos tons, de ritmos frenéticos e afinados. Foram dias de realidade paralela, longe de máscaras e perto de assovios enigmáticos, sons espetaculares emitidos por gargantas tão frágeis. Que mistérios guardam aqueles pescocinhos finos por onde ecoam notas complexas e arranjos sofisticados?
Era o auge da pandemia, o mais tenebroso dos pesadelos. As notícias insistiam em chegar carregando o peso da dor de famílias exterminadas, um silêncio incômodo de perguntas nunca respondidas. A orquestra de passarinhos seguia com suas notas musicais, indiferente a tudo, [...]. Como é possível caber em um mesmo planeta, simultaneamente, tamanhas dor e beleza?
O mundo estava em luto e os passarinhos não escondiam sua superioridade diante da fragilidade humana. [...]. Sobrevoavam um planeta em choque, confuso com o trauma da perda, sobressaltado pelo medo e pelo estresse. E assoviavam melodias intrincadas, [...]. Com a estridência de seu canto, alertavam para a vida, como que para espantar as sombras assíduas da morte.
As redes sociais se enchiam de notícias fúnebres que substituíam as cenas de glamour e ostentação de outrora. A felicidade parecia indecorosa em meio ao luto coletivo. Menos para os passarinhos. A eles não havia sido tirado o direito de assoviar e voar, de viajar de um continente a outro, enquanto os homens se trancavam entre paredes. A gaiola agora guardava o engaiolador, [...]. Um dia da caça, outro do caçador.
Eles cantavam e migravam, voando sem pausa por milhares de quilômetros, orientados por uma bússola misteriosa de constelações, mares e montanhas, alimentados por um combustível mágico, de autonomia quase infinita. [...]
Fonte: A força da palavra - O Popular 83 anos.
Disponível em: htpps://conteudo.opopular .com.br/e-book-a- forca-da-palavra. Acesso em 14, jun. 2021.
Vocabulário:
Fragorosamente: Ruidoso, retumbante; estrondoso.
01
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).
O fato que dá origem ao enredo dessa crônica é
Alternativa "A".
(Fonte da resolução: ??.)
04
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).
No fragmento "...Sobrevoavam um planeta em choque, confuso com o trauma da perda sobressaltado pelo medo e pelo estresse.", o cronista se utiliza de uma figura de linguagem que confere uma subjetividade na emissão das ideias presentes.
A figura utilizada é conhecida como
Alternativa "A".
(Fonte da resolução: ??.)
05
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).
No trecho “A gaiola agora guardava o engaiolador, [...].”, a expressão em destaque objetiva
Alternativa "A".
(Fonte da resolução: ??.)
Leia os textos a seguir e responda aos itens 06, 07, 08 e 09.
Texto 1
imagem disponivel em: https://www.congonhas.mg.gov .br/php/maio -laranja-reforca- combate-ao-abuso- e-exploracao-sexual -de-crianças-e-adolescentes/ Acesso: 30 jun. 2021.
Texto 2
imagem disponivel em: https://www.gov.br/mdhpt-assuntos /noticias/2021/maio/campanha-conscientiza -populacao-sobre-combate -ao-abuso-sexual-de-criancas -e-adolescentes. Acesso em 14 jun. 2021.
02
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).
O tema abordado nesses 2 anúncios é
Alternativa "C".
(Fonte da resolução: ??.)
Leia o texto a seguir e responda aos itens 10, 11, 12, 13, 14 e 15.
RESENHA SOBRE O LIVRO: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
Autor: Markus Zusak
Editora Intrínseca
A menina que roubava livros é uma obra de ficção do autor australiano Markus Zusak. Lançado em 2005, o livro ficou nas listas de mais vendidos mundo afora e deu a Zusak prêmios, tanto na Austrália como em outros países, além do título de “fenômeno literário”.
A história se passa na Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente no ano de 1939. A protagonista é uma garotinha de nove anos, Liesel Meminger, que acabou de ser adotada pelo casal Hans e Rosa Hubermann, moradores de Molching, uma cidadezinha fictícia na Alemanha. Liesel passa a ajudar a mãe adotiva nas tarefas de casa, enquanto o pai adotivo a ensina a ler no porão de casa com o auxílio de alguns livros que a menina rouba por aí.
[...]
Liesel ajuda a mãe adotiva, que lava roupas para fora, levando e buscando as roupagens nas casas das clientes da mãe. Nesses momentos que passa sozinha, a menina começa a roubar livros e levá-los para a casa onde o pai adotivo a ensina a ler com as palavras dos livros e pintando as paredes do porão da casa.
A menina que rouba livros ainda mescla as descobertas da vida de uma criança com os riscos que a família de Liesel passa para esconder um judeu, amigo do senhor Hubermann, dentro da própria casa. [...].
Apesar de a narradora da história ser a morte e de o livro ter como cenário de fundo a Segunda Guerra, a história é contada de forma leve, fazendo com que seja difícil de largar o livro antes do final. As reflexões que a morte faz sobre os seres humanos nos faz pensar sobre a existência humana e sobre as ações cruéis que os homens são capazes de realizar.
10
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).
Esse texto tem a finalidade de
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário