quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Quiz 31: PORTUGUÊS 9° ANO

Quiz 31: PORTUGUÊS 9° ANO
Quiz 31: PORTUGUÊS 9° ANO

Leia os textos a seguir e, responda as questões 01, 02, 03 e 04.

01
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

É legal colecionar figurinhas?

    Você deve conhecer alguém que está colecionando figurinhas da Copa do Mundo, não conhece? Pode até ser que você mesmo esteja quase para terminar o álbum ou já tenha terminado. Que febre!

    Conheço muitas crianças empenhadas em completar esse álbum. Muitas delas adoram futebol e até torcem para algum time, outras nem ligam. Mesmo assim, muitas querem colecionar as fotos dos jogadores.

    Aliás, há também uma multidão de adultos fazendo a mesma coisa, isso sem falar dos pais das crianças, que também entraram na onda para ajudar os filhos na busca das figurinhas mais difíceis de encontrar.

    Você sabia que fazer coleção de alguma coisa pode ser muito interessante? Conheci um menino de dez anos que, em uma atividade da escola, viu uma pedra muito bonita e ficou muito interessado em saber mais sobre ela. Esse achado foi o pontapé inicial para ele começar a reunir diferentes pedras.

    Com a coleção, da qual ele tinha o maior orgulho, aprendeu muitas coisas interessantes: conheceu mais de perto o reino dos minerais e os mais variados tipos de pedras, com o nome e tudo!

    E tem mais: aprendeu a ser cuidadoso. Como tinha pedras de todos os tamanhos, ele organizou todas de um jeito lindo! Se ele tivesse de aprender a mesma coisa nas aulas de Ciências, é quase certo que iria achar o estudo muito chato!

    A melhor parte de fazer uma coleção, seja ela do que for, é saber procurar as coisas, conhecer outras crianças que também fazem essa atividade, trocar as peças repetidas, negociar. Já pensou em quanto você pode aprender de Matemática fazendo essa coisa tão gostosa?

    No caso do álbum da Copa, só não vale deixar a parte mais difícil nas mãos de seus pais, para eles terminarem para você.

    A parte divertida é antes de terminar o álbum. Afinal, quando ele fica completo a brincadeira acaba e perde a graça, não é?

Disponível em: http://www.1.folha.uol.com .br/colunas/quebracabeça. Acesso em: 6 jun. 2014. Fragmento.

Texto 2


Disponível em: http://www.1.folha.uol.com .br/colunas/quebracabeça. Acesso em: 6 jun. 2014. Fragmento.

Qual é a informação comum a esses textos?

A
B
C
D

Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


02
No texto 1, o trecho que marca uma opinião é:
A
B
C
D

Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


03
No texto 1, o trecho "Que febre!" (1º parágrafo) tem o sentido de
A
B
C
D

Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


04
No texto 1, no trecho "... em saber mais sobre ela." (4º paragráfo), o termo em destaque substitui
A
B
C
D

Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e, responda as questões 05, 06 e 07.

05
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Quando eu chegar ao Céu!

    Quando eu chegar ao Céu, de manhã, de tarde ou de noite, não sei ainda, pedirei para ir à biblioteca, onde curiosamente bisbilhotarei — com respeito — algumas obras. Quero reler a Invenção de Orfeu, de nosso Jorge de Lima, sofredor, telúrico¹ e místico, homem bom, cirenaico², assim lhe chamou Rachel de Queiróz, quando ele morreu, novembro, 15, do ano de 1953.

    E pedirei, sim, para conversar com Manu, Manuel Bandeira, que se chamava Neném. Matarei saudades do dentuço Manuel, que foi o melhor ser humano que conheci, neste mundo. E gostaria de conhecer Chiquita do Rio Negro, que recusou casar-se com Ataulfo Nápoles de Paiva, conviva do baile da Ilha Fiscal. Escrevi sobre Chiquita. Li a sua biografia, escrita por Garrigou-Lagrange.

    Meu Deus, convocaria Jaime Ovalle, o tio Nhonhô, que morreu com a idade de Jorge de Lima. Ali, na biblioteca do Céu, conheceria o estupendo Ovalle, o do Azulão [...], o amigo de Manuel, íntimo de Londres e de Nova York.

    Por fim, suplicaria para falar com João Guimarães Rosa, poliglota, com quem tão poucas vezes falei. E evocaria a posse do seu sucessor, na Casa de Machado. Esqueci-me completamente dessa posse, ai de mim.

    E fui. Lá estava eu, 1968. Um ano depois da morte de Rosa. Mário Palmério falou sobre ele, como seu herdeiro. E gostei tanto do discurso, equilibrado, lúcido, original. Se me lembro. Foi procurar cartas íntimas de Rosa para grande amigo, médico e fazendeiro em Minas, Moreira Barbosa. Cartas de outrora. Deliciosas, fraternais, confiantes, de pura entrega. Reveladoras do ser complexíssimo, fechado, carente, que gostava de disfarçar, despistar, ir e vir, comensal³ do mistério. Saudarei a uns e outros na largueza dadivosa do Céu, turbilhão de amor, como dizia o insaciável Léon Bloy.

*Vocabulário:

¹Telúrico: relativo ao que pertence à Terra.

²Cirenaico: relativo aos que entendem o prazer como fim principal da vida.

³Comensal: alimentado de; nutrido de.

VILLAÇA, Antônio Carlos. Disponível em: VILAÇA, Antônio Carlos. Disponível em: http://sitenotadez.net. Acesso em: 26 maio 2011. Fragmento.

De acordo com esse texto, o amigo de Manuel, íntimo de Londres e de Nova York, era

A
B
C
D

Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


06
No trecho “Reveladoras do ser complexíssimo,...” (último parágrafo), a palavra destacada sugere
A
B
C
D

Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


07
No trecho "... à biblioteca, onde curiosamente bisbilhotarei - com respeito..." (1º parágrafo), a expressão destacada indica
A
B
C
D

Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e, responda as questões 08 e 09.

08
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

WATTESON, Bill. Calvin e Haroldo: e foi assim que tudo começou. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2007. p. 35.

Nesse texto, conclui-se que o menino queria

A
B
C
D

Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


09
No trecho "Calvin, são quase 7h30!, o ponto de exclamação reforça a ideia de"
A
B
C
D

Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e, responda as questões 10, 11 e 12.

10
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Texto 1

Não estresse: você tem mais tempo do que pensa

Um novo livro ensina a usá-lo bem – sem estresse nem ansiedade

    Se seu dia está curto demais para tantas tarefas, há uma solução simples, embora de aplicação difícil: mude-se para Vênus. Lá, o dia dura 243 vezes a duração do dia na Terra [...]. Imagine só. Daria para trabalhar, pegar um cineminha, encontrar os amigos, cuidar do cachorro, tirar uma soneca depois do almoço [...]. Deve ser por isso que nunca se viu um venusiano reclamar de estresse. Diante das 5 832 horas do dia de Vênus, é compreensível que os terráqueos se queixem tanto de seus dias de 24 horas. Segundo a escritora americana Laura Vanderkam, porém, reclamamos de barriga cheia. Seu livro 168 hours. You have more time than you think (168 horas. Você tem mais tempo do que pensa), ainda não lançado no Brasil, tornou-se best-seller defendendo duas teses incomuns em obras sobre organização do tempo. A primeira é que somos bem menos ocupados do que imaginamos. A segunda é que a melhor maneira de aproveitar bem o tempo é não se preocupar tanto assim com ele.

    Nossa vida é tão corrida que livros sobre como administrar o tempo se tornaram um gênero à parte nos últimos anos [...]. Em geral, eles partem de uma premissa: o dia é curto para tantas tarefas. A melhor maneira de lidar com isso, segundo eles, é preenchê-lo [...].

    De forma rigorosa, cumprindo todas as tarefas de trabalho sem procrastinar e planejando o tempo restante para aproveitar cada segundo com a família [...] ou praticando esportes. [...]

OSHIMA, Flávia Yuri. Disponível em: http://migre.me/fAudK. Acesso em: 23 jul. 2013. Fragmento.

Texto 2


Disponível em: http://migre.me/fncaR. Acesso em: 8 jul. 2013.

Qual é a informação em comum apresentada por esses textos?

A
B
C
D

Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


11
No texto 1, no trecho "... porém, reclamamos de barriga cheia." (1º parágrafo), a expressão em destaque tem o mesmo sentido de
A
B
C
D

Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


12
A informação principal do Texto 1 está no trecho:
A
B
C
D

Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário