Meus seguidores

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Quiz 14: PORTUGUÊS 9° ANO

Quiz 14: PORTUGUÊS 9° ANO
QUIZ 14: PORTUGUÊS 9° ANO

1. (PAEBES). Leia o texto abaixo.

Lenda da vitória-régia

    Você já viu a vitória-régia? É uma grande planta aquática do Amazonas. Os índios daquela região contam uma lenda para explicar como surgiu essa planta. [...]

    Segundo os índios, cada estrela é uma moça índia que se casou com a Lua. E a Lua é um guerreiro belo e forte que, nas noites de luar, desce à Terra para se casar com uma índia.

    Era uma vez uma índia chamada Naiá que se apaixonou pela Lua. Todas as noites ela ficava sozinha, admirando a Lua e desejando abraçá-la. Mas isso não era possível, pois a Lua estava tão alta!

    Certa noite, Naiá chegou à beira de um lago e viu refletida na água a imagem da Lua. Ela ficou super feliz! Pensou que fosse o guerreiro branco que tinha descido à Terra para casar-se com ela.

    E para não perdê-lo, jogou-se nas águas profundas do lago... e morreu afogada.

    Então a Lua, que não quisera fazer de Naiá uma estrela do céu, resolveu fazer dela uma estrela da água e transformou-a numa planta de grandes folhas e belas flores.

    E assim surgiu a vitória-régia.

TUFANO, D. Meu primeiro dicionário. Dicionário infantil pedagógico. São paulo: Paulus, 2004, p. 38.

Para os índios, a Lua é


2. (SAVEAL). Leia o texto e responda.

Tintura milionária

    A apresentadora Angélica recebeu uma proposta de 1,5 milhões de reais de uma gigante de tinturas para cabelos para pintar de ruivo suas louras melenas. Não topou. Não porque se importe de ficar ruiva – mas é que achou pouco.

(VEJA, nº19, 12 de maio de 2004, p. 37)

A expressão “uma gigante de tinturas” refere-se à


3. (SADEAM). Leia o texto abaixo.

SOUSA, Maurício de. Turma da Mônica.

A menina está achando divertido fazer uma visita ao hospital, porque


4. ( SEDUC-GO). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

Disponível em http://dukechargista.com.br/ acessado em 05 de novembro de 2012.

A ideia central do texto é


5. (SEDUC-GO). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

Editorial

29/01/2013

Teatro de absurdos

    Os absurdos que provocaram a tragédia acontecida na cidade gaúcha de Santa Maria fizeram parte também das repercussões mundiais desse doloroso sinistro, que custou a vida de tantas pessoas, a maioria jovens.

    Eles morreram em decorrência de uma sucessão de erros por parte da casa noturna. Não havia saídas de emergência, a única porta era estreita, o material que revestia o teto da boate era extremamente inflamável e a documentação não estava em dia.

    Há boates em todo o Brasil com alvarás vencidos. O próprio Corpo de Bombeiros admite que isso pode ocorrer inclusive em Goiânia, já que a fiscalização não é rotineira, mas feita apenas depois de denúncia ou solicitação.

    A legislação é rigorosa, ao exigir o cumprimento de uma série de normas que garantem a segurança dos frequentadores de casas noturnas. Mas de nada vale a lei se ela não for fiscalizada e se sua desobediência não for punida.

    Impunes, os infratores se sentirão livres para desrespeitar as normas a qualquer momento, em favor da economia de gastos e maior lucratividade. Essa é a armadilha que se impõe contra a segurança.

    Não se pode tolerar mais que medidas só sejam tomadas depois de tragédias, que deixam um rastro eterno de sofrimento. Essa lição dolorosa deixada pela tragédia de Santa Maria poderia ter sido evitada com responsabilidade e fiscalização.

Disponível em http://www.opopular.com.br/editorias/opiniao/editorial-1.145048 /teatro-de-absurdos-1.269353, acesso em 29/01/2013.

Qual a tese do texto?


6. (SAEPE). Leia o texto abaixo.

Café com leite não é uma mistura nutritiva

    Muita gente acha a combinação perfeita, pois o café ajuda a despertar e o leite alimenta. De fato, a cafeína dá uma ligada no cérebro e o leite tem proteínas e cálcio. Mas os taninos, que dão cor ao café, atrapalham a absorção dos nutrientes. “Essa competição é comum em outros tipos de alimento. No café com leite, ela é ainda mais prejudicial para mulheres perto da menopausa, que precisam de bastante cálcio”, diz a nutricionista Heloísa Guarita.

Mundo Estranho. São Paulo: Abril, abr. 2008, ed. 74, p. 34.

A informação principal desse texto está em:


7. (PROEB). Leia o texto abaixo.

Os dinossauros

    Os dinossauros habitaram a Terra entre 230 e 65 milhões de anos atrás. Portanto, eles existiram durante 165 milhões de anos. Nenhum ser humano conviveu com esses répteis, pois o homem, como nós o conhecemos hoje, apareceu somente há 150 mil anos. Mas ficaram ossos e muitas pistas dos dinos, e assim podemos entender como essas criaturas viveram e imaginar como eram.

http://recreionline.abril.com.br/fique- dentro/ciencia/bichos/conteudo-218149.shtml.

Esse texto afirma que nenhum homem conviveu com os dinossauros porque


8. Leia o texto abaixo e responda.

Literatura informativa

    A literatura informativa compõe-se de textos descritivos sobre a terra descoberta, produzidos nos primeiros tempos da nossa colonização. Esses textos têm grande valor histórico: são cartas e relatórios de navegantes, administradores, missionários. Um dos principais objetivos dessa literatura de informação era retratar a fauna e a flora da nova terra, as riquezas minerais, os costumes dos nativos. O primeiro documento é a famosa carta de Pero Vaz de Caminha – saboroso e minucioso relato das primeiras impressões de um europeu sobre nossa terra tropical e seus primitivos habitantes. Nessa carta, além de passagens descritivas, há também pequenas narrativas, quando Caminha conta, por exemplo, as reações dos índios ao desembarque dos navegadores portugueses.

(Adaptado de Maria Fernandes Cócco e Marco Antonio Hailer. Novo ALP, pp. 27-28)

A finalidade essencial do texto que você acabou de ler é


9. Leia o texto abaixo e responda.

Literatura informativa

    A literatura informativa compõe-se de textos descritivos sobre a terra descoberta, produzidos nos primeiros tempos da nossa colonização. Esses textos têm grande valor histórico: são cartas e relatórios de navegantes, administradores, missionários. Um dos principais objetivos dessa literatura de informação era retratar a fauna e a flora da nova terra, as riquezas minerais, os costumes dos nativos. O primeiro documento é a famosa carta de Pero Vaz de Caminha – saboroso e minucioso relato das primeiras impressões de um europeu sobre nossa terra tropical e seus primitivos habitantes. Nessa carta, além de passagens descritivas, há também pequenas narrativas, quando Caminha conta, por exemplo, as reações dos índios ao desembarque dos navegadores portugueses.

(Adaptado de Maria Fernandes Cócco e Marco Antonio Hailer. Novo ALP, pp. 27-28)

A utilização de linguagem formal, que é uma preocupação desse texto, NÃO seria prejudicada caso houvesse nele a seguinte frase:


10. Leia o quadrinho a seguir e responda.

Fonte: SOUSA, Maurício. Turma da Mônica. Acessibilidade. Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/acessibilidade/pag6.htm. Acesso em: 01/06/2011.

No texto “pior do que (...) era o”, há uma relação de


11. Leia o texto e responda.

Conversa de Anjo

Dois anjos conversando:

Anjo um: — Como será o tempo amanhã?

Anjo dois: — Acabo de ouvir na rádio que vai ficar o dia todo nublado.

Anjo um: — Que bom! Assim a gente vai ter lugar pra sentar!

Fonte: Piadas engraçadas. Disponível em: http://piadasengracadas.net/piada/1336/conversa-deanjo/. Acesso em: 09 mai.2010. Adapt.

Na frase “Que bom!”, o uso do ponto de exclamação indica


12. (SAEPI). Leia os textos abaixo.

Texto 1

Besouro

De João Daniel Tikhomiroff

    Em 1924, 36 anos após a abolição da escravatura, a região do Recôncavo Baiano ainda era movida pela lei da chibata. Foi nesse ambiente que surgiu um herói tipicamente brasileiro, Besouro Cordão de Ouro, considerado o maior capoeirista de todos os tempos. Ao levar a história do personagem para o cinema, o premiado diretor publicitário João Daniel Tikhomiroff (estreante em longas) apostou na ação e no clima mítico. As impressionantes cenas de luta foram coreografadas pelo chinês Huen Chiu Ku (que tem no currículo filmes como Kill Bill e O Tigre e o Dragão) e executadas por excepcionais capoeiristas, como Ailton Carmo, que vive o protagonista.

Texto 2

Alô, alô, Terezinha,

De Nelson Hoineff

    Para contar a trajetória de uma das figuras mais anárquicas da televisão brasileira, só mesmo sendo tão escrachado quanto ela. Este documentário se vale de ótimas imagens de arquivo e entrevistas sinceras para traçar o perfil de Abelardo Barbosa, o popular Chacrinha. O diretor Nelson Hoineff foi atrás de personagens que passaram por seu programa de auditório, desde suas fogosas dançarinas até participantes do show de calouros, que muitas vezes eram humilhados em rede nacional. Também há depoimentos de artistas consagrados, como os músicos Roberto Carlos, Agnaldo Timóteo e Fábio Jr. Um ótimo estudo sobre fama e anonimato.

Tam nas Nuvens, n. 26, fev. 2010, p. 123.

Constata-se que os filmes descritos nesses textos são




Nenhum comentário:

Postar um comentário