quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Quiz 25: PORTUGUÊS 9° ANO

Quiz 25: PORTUGUÊS 9° ANO
QUIZ 25: PORTUGUÊS 9° Ano

01
(SAEPI). Leia o texto abaixo.

O segredo do enigma

    Susy Cleveland acabava de chegar a Water Jewel após uma longa viagem de comboio. Desceu na estação, pousou a sua volumosa e pesada mala no chão, e olhou em volta. Não havia ninguém por perto, somente ela. Podia ouvir o vento soprar de mansinho, vindo dos corredores escuros e antigos. Retirou do bolso um bilhete dobrado em quatro, desdobrou-o, e releu a carta que recebera a semana passada:

    “Olá Susy. Como estás? A última vez que nos vimos já foi há algum tempo, lembras-te? Ajudaste-me a mim e à vila inteira a resolver o mistério da fonte. Pois bem, tenho outro enigma para ti: o conde Lawrence foi-se embora da vila, por motivo desconhecido, sem avisar, mas deixou uma mensagem em sua casa, na biblioteca, em que fala sobre a ilusão e imaginação. E, mais importante, quem decifrar o enigma encontra um tesouro escondido na vila! Eu sei o que estás a pensar, este sítio tem imensos segredos por desvendar e parece que cada vez existem mais. Contudo, sei que não és capaz de recusar um desafio como este e muito menos controlar a tua curiosidade apurada. És a única que o pode decifrar. Os habitantes de Water Jewel contam contigo!”

Tio Greg.

    Susy já era bastante conhecida por aqueles lados pela sua capacidade de raciocínio e dedução. O seu tio admirava-a imenso, tinha orgulho nela, pois não lhe restava mais ninguém, vivia sozinho. Os pais de Susy viajavam permanentemente por causa dos seus empregos, mas nem a própria filha sabia ao certo o que faziam. Greg insistia, de cada vez que a sobrinha o visitava, de gracejar “Lá andam eles a espiar e prender criminosos por esse mundo afora! Onde estão desta vez?” e de seguida dava uma gargalhada. Estava convencido de que eram espiões. Susy adorava-o, e por essa razão prontificou-se logo a partir. Voltou a guardar a carta no bolso e preparava-se para sair da estação, quando de repente sentiu uma tontura e desmaiou. [...]

BOLTON, Jeff. Disponível em: http://aninhacontos.wordpress.com. Acesso em: 7 jun. 2011. Fragmento.

De acordo com esse texto, Susy era conhecida em Water Jewel

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02
(SEAPE). Leia o texto abaixo.

A estranha passageira

    – O senhor sabe? É a primeira vez que eu viajo de avião. Estou com zero hora de voo – e riu nervosinha, coitada.

    Depois pediu que eu me sentasse ao seu lado, pois me achava muito calmo e isto iria fazer-lhe bem. [...]

    Madama entrou no avião sobraçando um monte de embrulhos, que segurava desajeitadamente. [...] Depois não sabia como amarrar o cinto e eu tive que realizar essa operação [...].

    Afinal estava ali pronta pra viajar. Os outros passageiros estavam já se divertindo às minhas custas, a zombar do meu embaraço ante as perguntas que aquela senhora me fazia aos berros, como se estivesse em sua casa, entre pessoas íntimas. [...] Olhava para trás, olhava para cima, mexia na poltrona e quase levou um tombo, quando puxou a alavanca e empurrou o encosto com força, caindo para trás e esparramando embrulhos para todos os lados.

    O comandante já esquentara os motores e a aeronave estava parada, esperando ordens para ganhar a pista de decolagem. Percebi que minha vizinha de banco apertava os olhos e lia qualquer coisa. Logo veio a pergunta:

    – Quem é essa tal de emergência que tem uma porta só pra ela?

    Expliquei que emergência não era ninguém, a porta é que era de emergência, isto é, em caso de necessidade, saía-se por ela.

    Madama sossegou e os outros passageiros já estavam conformados com o término do “show”. Mesmo os que mais se divertiam com ele resolveram abrir jornais, revistas ou se acomodarem para tirar uma pestana durante a viagem.

    Foi quando madama deu o último vexame. Olhou pela janela (ela pedira para ficar do lado da janela para ver a paisagem) e gritou:

    – Puxa vida!!!!!

    Todos olharam para ela, inclusive eu. Madama apontou para a janela e disse:

    – Olha lá embaixo.

    Eu olhei. E ela acrescentou:

    – Como nós estamos voando alto, moço. Olha só... o pessoal lá embaixo até parece formiga.

    Suspirei e lasquei:

    – Minha senhora, aquilo são formigas mesmo. O avião ainda não levantou voo.

PRETA, Stanislaw Ponte. Disponível em: http://www.blocosonline.com.br/ literatura/prosa/ct/ct12/ct120929. php. Acesso em: 7 mar. 2014.

Em relação à experiência de viajar de avião pela primeira vez, a mulher estava

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03
(CPERB). Leia o texto abaixo.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_RQYZBIZTqvA /S_AOGGSJCjI/AAAAAAAAAko/3rTSXeHbA6U /s400/Professor.jpg (ultimo acesso em23/11/2011)

Na imagem pode ser concluído que as salas de aula hoje em dia é

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04
Leia o texto a seguir e responda.

CIÊNCIA

A Terra está esquentando mesmo?

    Nem todos os cientistas acreditam nisso CLAUDIO ANGELO - EDITOR DE CIÊNCIA Embora a maioria dos cientistas ache que a Terra está esquentando e que o homem é o culpado, alguns pesquisadores dizem que não, ou que os efeitos do aquecimento global não serão graves. São os chamados "céticos" do clima.

    Vários desses cientistas recebem dinheiro de indústrias poluidoras, o que lança dúvidas sobre o que eles dizem. Mas muitos são pesquisadores reconhecidos.

    Eles acham exageradas as previsões de que os efeitos do aquecimento global serão catastróficos. Uma dessas previsões já se mostrou errada: a de que as geleiras do Himalaia vão derreter daqui a 20 anos.

    Outro medo dos cientistas era o de que o aquecimento global desligasse as correntes marinhas que levam calor do Equador para o hemisfério Norte. Isso deixaria a Europa muito mais fria, tão fria quanto na época dos mamutes. Mas os próprios cientistas foram lá, mediram a corrente e viram que está tudo bem.

    Os céticos são considerados pelos cientistas que estudam o clima como os "chatos" que querem estragar a festa, nem sempre por bons motivos. Mas têm um papel importante: sem debate e dúvida, a ciência não avança. Seria ruim se todo mundo pensasse igual.

Fonte: Folha de S. Paulo. Folhinha. São Paulo, sábado, 24 de abril de 2010. Com cortes.

Um dos argumentos contrários à tese de que a Terra está esquentando é o de que

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05
Leia o texto para responder a questão a seguir:

Conversa fiada

    Era uma vez um homem muito velho que, por não ter muito o que fazer, ficava pescando num lago.

    Era uma vez um menino muito novo que também não tinha muito o que fazer e ficava pescando no mesmo lago.

    Um dia, os dois se encontraram, lado a lado, na pescaria, e no mesmo momento, exatamente no mesmo instante, sentiram aquela puxadinha que indica que o peixe mordeu a isca. [...] Quando apareceram os respectivos peixes, porém, decepção: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo!

    O velho disse para o menino:

    – Você não pode pescar esse peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco da vida que lhe resta.

    O menino respondeu:

    – E o que você vai fazer com este peixe tão novo? Ele é tão pequeno... deixe que ele viva mais um pouco!

    O velho e o menino olharam um para o outro e, sem perder tempo, jogaram os peixes no lago.

    Ficaram amigos e agora, quando não têm muito o que fazer, vão até o lago, cumprimentam os peixes e matam o tempo jogando conversa fora.

FRATE, Diléa. Histórias para Acordar. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996

O fato responsável pelo desenrolar da história é

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06
(Curvelo). Leia o texto abaixo.

Aquecimento global

    Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. [...]

    A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes [...]. O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.

    Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel etc.), na atmosfera.

    Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.

http://www.suapesquisa.com/ geografia/aquecimento_global.htm

Segundo o texto, uma consequência do aquecimento global é

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07
(Ubajara – CE). Leia o texto abaixo e responda.

Língua Portuguesa em risco

Manual Dom Bosco

    Os professores de língua portuguesa, assim como os de história, não podem ignorar (e deixar de comentar com os alunos) o genocídio físico e cultural perpetrado pela Indonésia contra o Timor leste, país falante da língua portuguesa situado no Sudeste Asiático. Timor Leste foi colônia de Portugal. A leitura de Timor Leste — Este País Quer Ser Livre — organizado por Sílvio L. Sant’Anna, mostrará aos professores os horrores cometidos contra os timorenses e a língua portuguesa.

Qual é a finalidade primeira desse texto?

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08
(SADEAM). Leia o texto abaixo.

O estimulante consumo de TV

A pressão arterial de crianças sobe quando elas exageram na frente da televisão

    Muitos pais concordam: ver TV demais não é bom para os filhos. A caixa cintilante distrai as crianças, torna-as sedentárias e as distancia dos amigos. Ou da lição de casa.

    Pesquisadores americanos da Michigan State University descobriram que o consumo televisivo tem consequências mais abrangentes: ele aumenta a pressão arterial dos pequenos – e não apenas dos sedentários e obesos.

    Um estudo de quatro anos, envolvendo 111 crianças entre 3 e 8 anos, que incluiu, entre outros fatores, seus teores de gordura corporal, forneceu resultados muito claros: quanto mais tempo diante da TV, maior o aumento da pressão arterial e sistólica ─ e isso a partir de uma hora e meia diária. Valores menores foram registrados em crianças que viam menos de meia hora de TV por dia. Com isso, os pais tiveram mais uma razão para reduzir o tempo de TV de suas proles.

GEO-Brasil. nº 16. Editora Escala. p.19

O trecho desse texto que apresenta uma opinião é:

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09
(SAERJ). Leia o texto abaixo.

Tradução simultânea

    Sou professor de inglês em Taiwan e tenho uma colaboradora chinesa que traduz quando os alunos não entendem o que digo. No início de cada semestre, conto piadas para que os calouros se sintam à vontade. Para saber se entendiam bem, perguntei à minha colaboradora se traduzia palavra por palavra, ou apenas o sentido geral.

    – Bem, na verdade, não entendo suas piadas – respondeu ela –, então peço aos alunos que riam.

CROOK, Steven. Taiwan. Seleções Reader’s Digest. Ago. 2010. p. 42.

O que tornou esse texto engraçado foi

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10
(SEAPE). Leia o texto abaixo.

Sem saída

    E agora, o que faço?

    Fujo, tremo, desmaio?

    Encaro o meu amor,

    Ponto final, reticências ou traço,

    Fico ou saio?

TAVARES, Ulisses. Diário de uma paixão. São Paulo: Geração Editorial, 2003.

Nesse texto, as interrogações indicam

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11
(SAEGO). Leia o texto abaixo.

Contando estrelas

    A canadense Kathryn estava em casa mexendo num programa de computação (uma espécie de observatório amador do céu) quando, de repente, viu uma luzinha piscando. O programa indicava que a menina havia descoberto uma nova estrela. Ponto para ela!

    E ponto para a Astronomia, pois aquele não era apenas um joguinho de computador. Era um programa utilizado por astrônomos amadores, como o pai da menina.

    Assim, Kathryn se tornou a mais jovem descobridora de uma Supernova, que é uma estrela que brilha intensamente ao explodir, até perder a luminosidade. A Sociedade Real de Astronomia do Canadá registrou a descoberta. Kathryn não pôde dar palpite e a sua Supernova acabou ganhando o nome sem graça de 2.010lt. “Não gostei do nome, mas não tem muito jeito, é assim que funciona”, diz a garota.

    Ela vai continuar vendo estrelas nos acampamentos com o pai. Lá, ela pode dar aos astros o apelido que bem entender.

Folhinha. Sábado, 12 fev. 2011. p. 2.

No trecho “... aquele não era apenas um joguinho de computador.” (2° parágrafo), o uso do diminutivo na palavra destacada quer mostrar

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12
(SAERJ). Leia os textos abaixo.

Texto 1

Paul Klee

    Os olhos como barcos,

    entro escondida

    num quadro do Klee.

    O céu é a rua,

    e o equilibrista,

    quase sem respirar,

    me ensina os segredos da vida.

    Sobretudo, ele me diz,

    é preciso saber conservar

    as pernas no ar

    e manter o olhar perdido;

    Carregar pedaços de lua

    no pensamento e sonhar.

    A vida é pura navegação

    e saio do quadro

    como um pássaro invisível.

MURRAY, Roseana. Disponível em: http://www.roseanamurray.com/poemas.asp. Acesso em: 5 mar. 2011.

Texto 2

    PAUL KLEE (Münchenbuchsee, 18 de dezembro de 1.879 – Muralto, 29 de junho de 1.940) foi um pintor e poeta suíço naturalizado alemão. O seu estilo, grandemente individual, foi influenciado por várias tendências artísticas diferentes, incluindo o Expressionismo, Cubismo e Surrealismo. Ele foi um estudante do orientalismo. Klee era um desenhista nato que realizou experimentos e, consequentemente, dominou a teoria das cores, sobre o que ele escreveu extensivamente. Suas obras refletem seu humor seco e, às vezes, a sua perspectiva infantil, seus ânimos e suas crenças pessoais, e sua musicalidade. Ele e seu amigo, o pintor russo Wassily Kandinsky, também eram famosos por darem aulas na escola de arte e arquitetura Bauhaus.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Klee. Acesso em: 5 mar. 2011. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

O ponto em comum entre esses dois textos é a

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