terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Quiz 42: PORTUGUÊS 9° ANO

Quiz 42: LÍNGUA PORTUGUESA - 9° ANO
Quiz 42: LÍNGUA PORTUGUESA - 9° ANO

01
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Leia o texto abaixo.

“Pais de pet” tendem a gastar mais de R$ 200 por mês com bichos, diz levantamento

Apesar dos gastos, 95% dos participantes afirmaram que o animal de estimação traz felicidade

    Um levantamento mostrou que 56% das pessoas que têm animais de estimação gastam mais de R$ 200 por mês com os pets. Os donos de gatos, cerca de 37% do total, têm a ração como principal despesa.

    Os dados são de uma pesquisa feita [...] no final de março deste ano.

    Foram entrevistadas 250 pessoas e 92% delas possuem bichos em casa. Mesmo com os custos mensais, 95% dos participantes declararam que eles ajudam a reduzir o estresse e trazem felicidade.

    Os que gastam mais de R$ 200 são 56%, enquanto os que desembolsam menos de R$ 50, apenas 5%. Dos entrevistados, em sua maioria pessoas de 35 a 44 anos, 83% são donos de cachorros e 37% de gatos.

    Quando se fala sobre os cuidados com a saúde do pet, 45% responderam que fazem uma consulta anual com o veterinário e 13% só quando é necessário fazer algum procedimento. O convênio médico só é uma realidade para 16% dos “pais de pet”.

    [...] Vale ressaltar, mais da metade dos entrevistados são da região Sudeste e maiores de 34 anos, o que pode interferir nos resultados.

    As entrevistas foram feitas com 250 pessoas, sendo elas 9,6% do Norte; 10,5% do Nordeste; 12,3% do Centro-Oeste; 53,4% do Sudeste; e 14,2% do Sul. Referente à faixa etária dos participantes, 2,7% tinham entre 18 e 24 anos; 16,4%, entre 25 e 34; 28,3% entre 35 e 44; 32,9%, entre 45 e 54; 17,8% entre 55 e 64 anos; e 1,8% tinham 65 anos ou mais.

    A margem de erro considerada para esse levantamento é de 3% a 5%.

CHRIST, Giovana. “Pais de pet” tendem a gastar mais de R$ 200 por mês com bichos, diz levantamento. CNNBrasil, 2024. Disponível em: https://meulink.fit/EotVkkhPsowHpxy. Acesso em: 3 jun. 2024. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Qual o assunto desse texto?

A
B
C
D

    Os gastos mensais dos tutores com os pets é o assunto do texto.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

No título desse texto, a palavra “levantamento” significa

A
B
C
D

    No título desse texto, a palavra “levantamento” significa “pesquisa

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Leia o texto abaixo.

Divertida Mente 2 chega aos cinemas brasileiros

    Estreou no Brasil, em 20 de junho, Divertida Mente 2, a sequência da animação que fez sucesso em 2015. O longa foi produzido pela Pixar, um dos estúdios de animação da Disney, e tem direção de Kelsey Mann, que também dirigiu O Bom Dinossauro — o diretor não é o mesmo do primeiro filme, Pete Docter, que trabalhou em Toy Story, Vida de Inseto, Os Incríveis, Up: Altas Aventuras e Monstros S. A. [...].

    Na trama do novo filme, a protagonista, Riley Andersen (dublada por Isabella Guarnieri), chega à pré-adolescência e começa a lidar com as mudanças vindas [...]. Na mente dela, as emoções do primeiro longa terão que dividir a central de controle com as novas personagens: Ansiedade (dublada em português pela comediante Tatá Werneck), Inveja (Gaby Milani), Tédio (Eli Ferreira) e Vergonha (Fernando Mendonça).

DIVERTIDA MENTE 2 chega aos cinemas brasileiros. Jornal Joca, 20 jun. 2024. Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/ divertida-mente-2-chega-cinemas-brasileiros/. Acesso em: 25 jun. 2024. Fragmento.

Qual é o assunto desse texto?

A
B
C
D

    A estreia de um filme nos cinemas é o assunto desse texto.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia o texto abaixo e responda as questões 04, 05 e 06.

A menina BEL e o gato GRATO

    Bel é uma menina que gostava de fazer amigos.

    Na escola, para agradar aos colegas, emprestava todo o seu material, compartilhava seu lanche [...].

    Na pracinha, Bel levava os melhores brinquedos e os espalhava pelo chão de areia. Todas as crianças que lá chegavam para brincar usavam os brinquedos de Bel. [...]

    Em casa, Bel queria ter bichinho de estimação para amá lo, por isso, a mãe lhe confiou, aos cuidados, um gato. Bel deu ao bichano um nome: GRATO. Deu lhe também boa comida, leite e uma cama fofinha e quentinha.

    Com o passar dos dias e todos os mimos que recebia de Bel, o gato GRATO se tornou um “leão”. Não, não, não, não era um leão de verdade, mas sim um leão no sentido figurado, pois que o leão é o rei da selva, enquanto o gato GRATO se tornou o rei da casa de Bel.

    O sofá da família passou a ser usado por GRATO, que também tinha acesso a todos os cômodos da casa, e até em cima da mesa da cozinha ele podia subir e, se assim desejasse, poderia comer o que quisesse. Quando todos saiam de casa, a mãe deixava uma fresta da porta da varanda aberta para ventilação e para que GRATO não sentisse tanto calor.

    E, sendo assim, um dia, quando Bel voltou da escola, o gato GRATO não estava mais em casa. [...]

    Por muitos dias, Bel ficou triste [...].

    Certa tarde, quando voltou para casa, percebeu que a mãe tinha deixado a porta da varanda entreaberta novamente e, ao olhar para o sofá, lá estava o gato GRATO. Bel parou alguns instantes a olhar para o gato e, finalmente, sorriu.

    Bel foi até a cozinha, preparou a mistura de ração e leite no pote, pegou também a caminha fofinha de GRATO e levou tudo para a varanda, onde os deixou. [...]

    Daquele dia em diante, Bel compreendeu que aquele gatinho não era só seu, era também do mundo, e que podia amá lo sem desejar prendê lo em casa. [...]

VALLE, Alessandra. A menina BEL e o Gato GRATO. São Carlos: Editora Scienza, 2021. 18 p. Disponível em: https://meulink.fit/ bqxeLQRmxlQbziA. Acesso em: 25 jun. 2024. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

04
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Entende se desse texto que Bel

A
B
C
D

    Entende se desse texto que Bel "era generosa com as pessoas".

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, no trecho “... quando voltou para casa,...” (9º parágrafo), a palavra em destaque estabelece uma relação de

A
B
C
D

    No trecho “... quando voltou para casa,...” (9º parágrafo), a palavra em destaque estabelece uma relação de tempo

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Esse texto é

A
B
C
D

    Esse texto é um conto.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Leia o texto abaixo.

CAMPANHA de doação de Livros. In: Literatura é bom pra vista, 18 jun. 2018. Disponível em: https://meulink.fit/UIbBeBeLuHDqPwK. Acesso em: 12 ago. 2024.

Esse texto foi escrito para

A
B
C
D

    Esse texto foi escrito para convencer o leitor.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Leia o texto abaixo.

As vantagens de utilizar o transporte coletivo

    Esperar no ponto, fazer sinal e embarcar no ônibus são ações que fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas. Utilizar o transporte público é algo tão comum em nosso dia a dia que nem paramos para pensar no impacto que uma ação como essa tem para a sociedade. Em tempos em que a discussão da mobilidade urbana se acentua em grandes centros urbanos, o transporte coletivo traz grandes benefícios para a população.

    A grande vantagem do transporte coletivo está na sua capacidade de transportar um número maior de pessoas em um número menor de veículos. Segundo dados do boletim regional, urbano e ambiental do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), realizado em 2011, um ônibus pode transportar até 72 pessoas. Para conduzir a mesma quantidade de pessoas em veículos individuais, com uma ocupação média de 1,2 pessoas por carro, seriam necessários 60 veículos, ocupando um espaço de 1.000 m2. Isso significa, que utilizar o transporte coletivo ajuda a evitar o temível trânsito, algo que também impacta na pontualidade do serviço.

    Outra vantagem do transporte coletivo está na sua viabilidade econômica para os passageiros. Utilizando o ônibus por exemplo, você economiza nas despesas com gasolina, IPVA, manutenção, seguro, etc.

    A segurança também é maior quando se utiliza o transporte coletivo, uma vez que os motoristas são profissionais capacitados para conduzir pessoas. [...] todos os motoristas passam por treinamentos e capacitações com objetivo de prepará-los para as situações do dia a dia no exercício de seu trabalho.

    Viu só como andar de ônibus traz uma série de benefícios? Ajude a melhorar a mobilidade urbana em sua cidade #Vádeônibus!

AS VANTAGENS de utilizar o transporte coletivo, 2016. Disponível em: https://meulink.fit/sJNcVQcuVzfxnbL. Acesso em: 18 jun. 2024. Fragmento.

A ideia defendida pelo autor desse texto é

A
B
C
D

    A ideia defendida pelo autor desse texto é que o transporte coletivo nas grandes cidades é mais vantajoso do que o individual.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Esse texto é

A
B
C
D

    Esse texto é um artigo.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia o texto abaixo e responda as questões 10, 11 e 12.

Baleia jubarte é vista na Praia de Ipanema e encanta banhistas

Jubarte jovem avistada em Ipanema sinaliza início da temporada de observação

    Baleia-jubarte é avistada na Praia de Ipanema e encanta banhistas

    Banhistas na Praia de Ipanema tiveram uma surpresa neste domingo (9): uma baleia-jubarte jovem foi vista nadando perto da costa, antecipando a temporada de observação desses majestosos mamíferos marinhos, que normalmente começa em junho.

    Comportamento e migração

    De acordo com Rafael Carvalho, biólogo da UERJ, as baleias-jubarte migram para águas mais quentes [...] após se alimentarem em regiões geladas do sul do Atlântico. “Elas se alimentam ao sul e migram para o norte buscando as águas dos Abrolhos, na Bahia [...]”, explicou Carvalho. Destacando, assim, a importância de manter distância desses animais para não perturbar seu comportamento natural.

    Com a chegada das baleias-jubarte, o litoral fluminense se anima, não só pela beleza natural do espetáculo, mas também pelo impulso ao ecoturismo. Esse tipo de turismo, focado na observação responsável da vida selvagem, contribui para a economia local e para a conservação das espécies.

    Ecoturismo e conservação

    Os projetos de conservação, como o Projeto Baleia Jubarte e Amigos da Jubarte, trabalham em parceria com operadoras de turismo para garantir práticas seguras e educativas durante os passeios de avistamento. Thiago Ferrari, coordenador do Projeto Amigos da Jubarte, reforça: “Orientamos os profissionais para garantir uma interação segura, respeitando as diretrizes que protegem tanto as baleias quanto os turistas”. De acordo com o coordenador, a observação de turistas pode gerar 3 bilhões de dólares em todo o mundo por ano.

    Iniciativas de monitoramento e pesquisa, fundamentais para o entendimento e a proteção das baleias-jubarte, também se beneficiam dessa época do ano. A observação desses animais ajuda a coletar dados valiosos que apoiam a conservação marinha e promovem a saúde dos ecossistemas oceânicos.

    Os esforços de conservação [...] levaram a um aumento da população de jubartes. Essas iniciativas são essenciais para assegurar que as futuras gerações também possam desfrutar e aprender com esses incríveis encontros naturais.

JULIANA, Larissa. Baleia jubarte é vista na Praia de Ipanema e encanta banhistas. Boa Notícia Brasil, 2024. Disponível em: https://meulink.fit/AOOaajsHyIhdGwO. Acesso em: 11 jun. 2024. Fragmento.

10
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Qual o assunto desse texto?

A
B
C
D

   O aparecimento de uma baleia no litoral fluminense é o assunto tratado nesse texto.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, qual é o trecho que apresenta a opinião de um especialista?

A
B
C
D

    “Com a chegada das baleias-jubarte, o litoral fluminense se anima, não só pela beleza natural do espetáculo...”, é o trecho que apresenta a opinião de um especialista.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, o trecho que traz uma opinião é:

A
B
C
D

   “... as futuras gerações também possam desfrutar e aprender com esses incríveis encontros naturais.”, é o trecho que traz uma opinião.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




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