sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Quiz 30: PORTUGUÊS 9° ANO

Quiz 30: PORTUGUÊS 9° ANO
QUIZ 30: PORTUGUÊS 9° ANO

01
(Prova Paraná).

Leia o texto a seguir e responda.

O laço e o abraço

    Meu Deus! Como é engraçado!

    Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.

    É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço.

    E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando... devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.

    Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido. E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço. Ah! Então, é assim o amor, a amizade.

    Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.

    Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.

    Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.

    E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.

    E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço. Então o amor e a amizade são isso...

    Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam. Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!

QUINTANA, Mário. Disponível em: http://www.velhosamigos.com .br/AutoresCelebres/Mario Quintana/marioquintana.html#olaco>. Acesso em: 31 jul. 2013.

De acordo com a primeira estrofe desse texto, o que acontece quando a ponta do laço é puxada?

A
B
C
D


02
(BPW).

Leia o aviso:

FIQUE ATENTO!

    Todo botijão de gás deve trazer lacre sobre a válvula. Recuse botijões sem lacre, com lacre sem marca ou com lacre violado. Recuse botijões avariados ou enferrujados.

O significado da palavra “avariados” é

A
B
C
D


03
(Prova Brasil).

Leia o texto abaixo:

A atitude de Romeu em relação a Dalila revela:

A
B
C
D


04
(P.D - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

Doenças mentais podem estar ligadas à criatividade

    Estudo traz evidências de que pessoas criativas seriam 25% mais propensas a transportarem as variações genéticas que aumentam risco de transtorno bipolar e esquizofrenia.

    Gênio louco — A associação entre a criatividade e a loucura remonta à noção romântica do século XVIII, quando o artista passou a ser um gênio, lutando com seus demônios interiores e a força de sua inspiração. Artistas como Van Gogh, que realmente sofria de doenças mentais, tornaram-se ícones da relação entre loucura e criatividade. Estudos atuais atribuem ao pintor doenças que possivelmente seriam distúrbio bipolar ou esquizofrenia. No entanto, análises sobre o assunto são difíceis de serem feitas, pois não há definição científica exata do que seria uma pessoa criativa. Esse costuma ser um conceito subjetivo, o que torna difícil a medição.

    "Para ser criativo, é preciso pensar de forma diferente. Muitas vezes, quando as pessoas estão criando algo novo, elas acabam ocupando um espaço entre a sanidade e a insanidade. Acho que estes resultados suportam o velho conceito do gênio louco. A criatividade é uma qualidade que nos deu Mozart, Bach, Van Gogh. É uma característica muito importante para a nossa sociedade. Mas traz um risco para o indivíduo, e 1% da população é afetada por isso", diz Kari Stefansson, um dos autores do estudo.

Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia /ciencia/doencas-mentais-podem -estar-ligadas-a-criatividade. Acesso em 16/06/2015.

A ideia central do texto é que

A
B
C
D


05
(Itajubá-CE).

Leia o texto abaixo.

Amor à primeira vista

    Papel, plástico, alumínio. Modernas embalagens industrializadas são essencialmente confeccionadas com essas três matérias-primas. Mas o resultado está longe de ser monótono.

    Desde que os especialistas em vendas descobriram que a embalagem é um dos primeiros fatores que influenciam a escola do consumidor, ela passou a ser estudada com mais atenção. Atualmente, estampa cores forte, letras garrafais e formatos curiosos na tentativa de chamar atenção nas prateleiras dos supermercados. Produtos infantis, por exemplo, apelam para desenhos animados, ou super-heróis da moda para derrubar a concorrência. Provavelmente é o caso do achocolatado que você toma de manhã, do queijinho suíço do meio da tarde e até mesmo da sopinha da noite.

    Essas embalagens despertam o interesse dos consumidores de tal forma que, muitas vezes eles levam o produto para casa mais porque gostaram de sua roupagem do que pelo fato de apreciarem um conteúdo.[...]

http://www.see.go.gov.br/imprensa /documentos/arquivos/02-%20 Avaliacao.Portuguesa.pdf

Um argumento que sustenta a tese de que “a embalagem agora é uma forma de conquistar o consumidor” é que

A
B
C
D


06
(SAEPE).

Leia o texto abaixo.

Amplexo

    Mãe, me dá um amplexo?

    A pergunta pega Cinira desprevenida. Antes que possa retrucar, ela nota o dicionário na mão do filho, que completa o pedido:

    — E um ósculo também.

    Ainda surpresa, a mulher procura no livro a definição das duas estranhas palavras. E encontra. Mateus quer apenas um abraço e um beijo.

    Conversa vai, conversa vem, Cinira finalmente se dá conta de que o garoto, recém apresentado às classes gramaticais nas aulas de Português, brinca com os sinônimos. “O que vai ser de mim quando esse tiquinho de gente cismar com parônimos, homônimos, heterônimos e pseudônimos?”, pensa ela, misturando as estações. [...] E emenda:

    — Para com essa bobagem, menino!

    — Ah, mãe, o que é que tem? Você nunca chamou cachorro de cão? E casa de residência?

    E carro de automóvel?

    – É verdade, mas...

    Mas a verdade é que Cinira não tem uma boa resposta.

    — E meu nome é Mateus — continua o rapaz. — Só que você me chama de Matusquela.

    — Ei, isso não vale. Matusquela é apelido carinhoso. [...]

    — A professora disse que aprender palavras é como ganhar roupas e guardar numa gaveta. Quando a gente precisa delas, tira de lá e usa. Cada uma serve para uma ocasião, por mais esquisita que pareça. Igual à querê-querê roxa que você me deu no último aniversário. Lembra? Como esquecer? Cinira nem se dá ao trabalho de consultar o dicionário. Sabe que a explicação para essa última provocação está no verbete camiseta.

ALENCAR, Marcelo. Disponível em: http://acervo.novaescola. org.br/fundamental-1/amplexo- 634320.shtml>Acesso em: 19 nov. 2015.Fragmento.

A história desse texto tem início quando

A
B
C
D


07
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto a seguir e responda.

Respeito ao Araguaia

    Reportagem nessa edição traz elementos para uma importante reflexão ambiental. Ninguém ousa discordar que o Rio Araguaia seja um patrimônio afetivo dos goianos, numa relação que a cada nova temporada se fortalece. Porém, o afeto não se traduz em respeito, se levarmos em consideração a monumental quantidade de lixo deixada nas 25 praias que ficam no leito do rio que corta o município de Aruanã.

    Nesse ano, a prefeitura local recolheu 175 toneladas de lixo deixados na natureza, após os acampamentos. Os rejeitos vão de cadeiras e churrasqueiras até vasos sanitários e pneus. O volume de lixo daria para encher 12 caminhões da Companhia de Urbanização de Goiânia. A média diária ficou em 8 toneladas.

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aruanã chegou a fazer um trabalho de conscientização, visitando acampamentos e chamando a atenção para a importância de se pensar na destinação do lixo por parte dos turistas.

    Contudo, como não é possível designar um fiscal para cada acampamento, é vital que o turista assuma para si essa responsabilidade, sob pena de degradar o endereço que todo goiano aprendeu a amar.

Disponível em: https://www.opopular.com.br/ editorias/opiniao/editorial-1. 145048/respeito-ao-araguaia. Acesso em 19 nov.2018.

Esse editorial publicado no Jornal O Popular tem por objetivo

A
B
C
D


08
(SPAECE).

Leia o texto abaixo, e responda.

O Pequeno Príncipe

    O Pequeno Príncipe é um livro publicado em 1943 pelo escritor Antoine de Saint-Exupéry. É o livro em língua francesa mais vendido no mundo e o terceiro livro mais traduzido no mundo. Ou seja, é um sucesso.

    O filme é uma graça. Em um primeiro momento, ele chama a atenção por possuir dois tipos de animação diferentes, stop motion e computação gráfica, o que é fantástico. Vale mencionar que a história do filme não é a mesma história do livro. Na verdade, o filme conta a história de uma menina super fofa que é fortemente controlada por sua mãe, que decide planejar toda a vida dela a partir de uma planilha que ela deve seguir à risca, sem nenhum descanso.

GATTI, Priscila. Disponível em: http://www.lostgirlygirl.com/2015 /08/resenha-de-filme-o-pequeno- principe.html#sthash.PhhV5HJd.dpuf>. Acesso em: 13 jan. 2016. Fragmento.

No Texto, o trecho que apresenta uma opinião é:

A
B
C
D


09
(P.D - SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

    O cara está jantando e a comida é tão ruim que ele não aguenta:

    — Por favor, garçom, eu não consigo engolir esta comida. Chama o gerente.

    — Não adianta. Ele também não vai conseguir.

PINTO, Ziraldo Alves. As Últimas Anedotinhas do Bichinho da Maçã. São Paulo: Melhoramentos, 1988, p. 20.

O que torna o texto engraçado é o fato de o

A
B
C
D


10
(A.D.A - SEDUC-GO).

Leia o texto a seguir e responda.

O primeiro beijo

Clarice Lispector

    Os dois mais murmuravam que conversavam: havia pouco iniciara-se o namoro e ambos andavam tontos, era o amor. Amor com o que vem junto: ciúme.

    — Está bem, acredito que sou a sua primeira namorada, fico feliz com isso. Mas me diga a verdade, só a verdade: você nunca beijou uma mulher antes de me beijar?

    Ele foi simples:

    — Sim, já beijei antes uma mulher.

    — Quem era ela? — perguntou com dor.

    Ele tentou contar toscamente, não sabia como dizer.

    O ônibus da excursão subia lentamente a serra. Ele, um dos garotos no meio da garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe. Ficar às vezes quieto, sem quase pensar, e apenas sentir - era tão bom. A concentração no sentir era difícil no meio da balbúrdia dos companheiros.

    [...]

Disponível em: http://revistaescola.abril. com.br/fundamental-2/primeiro -beijo-634373.shtml>. Acesso em: 14 abr. 2016.

No trecho “(...) deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe.”, a expressão com “dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe.”, sugere

A
B
C
D


11
(P.D - SEDUC-GO).

Leio o texto abaixo e, a seguir, responda.

O XÁ DO BLA-BLÁ-BLÁ

    Era uma vez, no país de Alefbey, uma triste cidade, a mais triste das cidades, uma cidade tão arrasadoramente triste que tinha esquecido até seu próprio nome. Ficava à margem de um mar sombrio, cheio de peixosos — peixes queixosos e pesarosos, tão horríveis de se comer que faziam as pessoas arrotarem de pura melancolia, mesmo quando o céu estava azul.

    Ao norte dessa cidade triste havia poderosas fábricas nas quais a tristeza (assim me disseram) era literalmente fabricada, e depois embalada e enviada para o mundo inteiro, que parecia sempre querer mais. Das chaminés das fábricas de tristeza saía aos borbotões uma fumaça negra, que pairava sobre a cidade como uma má notícia.

RUSHDIE, Salman. Haroun e o Mar de Histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

"... uma cidade tão arrasadoramente triste...", o uso da palavra arrasadoramente sugere

A
B
C
D


12
(SAEGO).

Leia os textos a seguir e responda.

Texto 1

Água

    Cerca de 71% do nosso planeta é coberto por água. A imensa maioria está nos oceanos, é salgada e não pode ser utilizada com facilidade. A água doce restante, que pode ser usada pelos seres vivos, é uma parte pequena e está ameaçada pela poluição e pelo desperdício.

    A água tem direitos. A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1992 um documento chamado Declaração Universal dos Direitos da Água. Ele mostra como esse líquido é importante para a vida no planeta.

Texto 2

Declaração Universal dos Direitos da Água

    1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade e cada cidadão são responsáveis por ela.

    2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não haveria atmosfera, clima, vegetação ou agricultura.

    3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos e frágeis. Por isso, a água deve ser manipulada com consciência, cuidado e economia. [...]

Disponível em: http://recreionline.abril.com.br/fi que_dentro/ciencia/natureza /conteudo_49845.shtml>. Acesso em: 1 jun. 2010. Fragmento.

Comparando-se esses textos, constata-se que

A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário