quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Quiz 19: PORTUGUÊS 9° ANO

Quiz 19: PORTUGUÊS 9° ANO
QUIZ 19: PORTUGUÊS 9° Ano

01
(SAEGO). Leia o texto abaixo.

Quando eu chegar ao Céu!

    Quando eu chegar ao Céu, de manhã, de tarde ou de noite, não sei ainda, pedirei para ir à biblioteca, onde curiosamente bisbilhotarei – com respeito – algumas obras. Quero reler a Invenção de Orfeu, de nosso Jorge de Lima, sofredor, telúrico1 e místico, homem bom, cirenaico2, assim lhe chamou Rachel de Queiróz, quando ele morreu, novembro, 15, do ano de 1953.

    E pedirei, sim, para conversar com Manu, Manuel Bandeira, que se chamava Neném. Matarei saudades do dentuço Manuel, que foi o melhor ser humano que conheci, neste mundo. E gostaria de conhecer Chiquita do Rio Negro, que recusou casar-se com Ataulfo Nápoles de Paiva, conviva do baile da Ilha Fiscal. Escrevi sobre Chiquita. Li a sua biografia, escrita por Garrigou-Lagrange.

    Meu Deus, convocaria Jaime Ovalle, o tio Nhonhô, que morreu com a idade de Jorge de Lima. Ali, na biblioteca do Céu, conheceria o estupendo Ovalle, o do Azulão [...], o amigo de Manuel, íntimo de Londres e de Nova York.

    Por fim, suplicaria para falar com João Guimarães Rosa, poliglota, com quem tão poucas vezes falei. E evocaria a posse do seu sucessor, na Casa de Machado. Esqueci-me completamente dessa posse, ai de mim.

   E fui. Lá estava eu, 1968. Um ano depois da morte de Rosa. Mário Palmério falou sobre ele, como seu herdeiro. E gostei tanto do discurso, equilibrado, lúcido, original. Se me lembro. Foi procurar cartas íntimas de Rosa para grande amigo, médico e fazendeiro em Minas, Moreira Barbosa. Cartas de outrora. Deliciosas, fraternais, confiantes, de pura entrega. Reveladoras do ser complexíssimo, fechado, carente, que gostava de disfarçar, despistar, ir e vir, comensal3 do mistério. Saudarei a uns e outros na largueza dadivosa do Céu, turbilhão de amor, como dizia o insaciável Léon Bloy.

*Vocabulário:

¹Telúrico: relativo ao que pertence à Terra.

²Cirenaico: relativo aos que entendem o prazer como fim principal da vida.

³Comensal: alimentado de; nutrido de.

VILLAÇA, Antônio Carlos. Disponível em: http://sitenotadez.net. Acesso em: 26 maio 2011. Fragmento.

De acordo com esse texto, o amigo de Manuel, íntimo de Londres e de Nova York, era

A
B
C
D


02
(PAEBES). Leia o texto abaixo.

Bucolismo

    Bucolismo é o termo utilizado para designar uma espécie de poesia pastoral, que descreve a qualidade ou o caráter dos costumes rurais, exaltando as belezas da vida campestre e da natureza, característica do Arcadismo. A base material do progresso consubstanciava-se nas cidades. Mudava o mundo, modernizavam-se as cidades e, consequentemente, redobravam os problemas dos conglomerados urbanos. A natureza acenava com a ordem nos prados e nos campos, os indivíduos resgatavam sentimentos corroídos pelo progresso. Os árcades buscavam uma vida simples, bucólica, longe do burburinho citadino. Eles tinham preferência pela vida nos campos, próxima à natureza.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bucolismo. Acesso em: 6 abr. 2014. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “Os árcades buscavam uma vida simples, bucólica, longe do burburinho citadino.”, a palavra destacada tem o sentido de

A
B
C
D


03
(SPAECE). Leia o texto abaixo.

Mercado do tempo

    Natal já tá aí. O ano passou voando. É a vida, cada vez mais corrida. Vinte e quatro horas é pouco – precisava um dia maior para pôr tudo em dia.

    Contra esses lugares-comuns, boa parte dos manuais prescreve doses regulares de priorização, planejamento, marketing, lembretes, listas e agendas, analógicos e digitais. Mas a ciência tem uma receita diferente: você não vai aprender a controlar seu tempo encarando um calendário. Antes, é necessário olhar para outros lugares. [...] É no dia a dia que se revela nossa habilidade de cumprir planos.

    Não é algo que você nasce sabendo. A forma como você gasta e às vezes ganha tempo é influenciada por fatores culturais, geográficos e econômicos. Tudo isso resulta na sua orientação temporal, uma fórmula pessoal de encarar passado, presente e futuro. Mas uma coisa vale para todos nós: o tempo passa. Melhor aprender seu ritmo, antes que ele acabe ultrapassando você.

URBIM, Emiliano. Superinteressante. Dez. 2010. p. 64-65. Fragmento.

Esse texto trata principalmente da necessidade de

A
B
C
D


04
(SAEGO). Leia o texto abaixo.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada /cartum/cartunsdiarios/#3/1/2014. Acesso em: 8 jan. 2014.

No primeiro quadrinho, o personagem demonstra estar

A
B
C
D


05
(SEAPE). Leia o texto abaixo.

    É verdade, o skate é um dos esportes radicais mais praticados no mundo e não é só por crianças e adolescentes não! [...]

    Parece que tudo começou na Califórnia – Estados Unidos, em um dia nublado, com um grupo de surfistas entediados porque não podiam surfar, então, resolveram improvisar uma tábua pequena com rodinhas de patinete adaptadas e começaram a brincar com ela. [...]

    Ainda na década de 50, [...] o primeiro skate foi fabricado e comercializado em série. [...] A partir da década de 60, algumas novidades: acontece o primeiro campeonato de skate [...] e em 1965 um campeonato de skate é transmitido na TV pela primeira vez.

    Na década de 70, a maior novidade foi a invenção da roda de poliuretano, em 1972, fato que revolucionou a história do skate. Esse tipo de roda dava mais segurança e poderia ser usada em vários tipos de terreno. [...] Nesta década surgiram também outras modalidades: slalom, downhill, freestyle e vertical.

    O skate na década de 80 foi caracterizado por uma explosão de rampas de madeira feitas pelos próprios skatistas em ruas, praças e quintais de casa. [...] A década de 90 é marcada pela profissionalização do esporte [...]. A partir de 2000, acontecem grandes shows e competições de skate.

Disponível em: http://www.smartkids.com.br/ especiais/evolucao-skate.html. Acesso em: 16 set. 2014. Fragmento.

Qual é o tema desse texto?

A
B
C
D


06
(PAEBES). Leia o texto abaixo.

Alimentação na infância afeta a saúde até a vida adulta

    Biscoitos, bolachas e bolos fazem parte da alimentação de mais da metade dos bebês brasileiros, com menos de dois anos. Já os refrigerantes e sucos artificiais estão no cardápio de um terço das crianças da mesma faixa etária. É o que indicam os dados da última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados ainda nesse ano.

    O endocrinologista Sérgio Vêncio [...] alerta sobre o consumo destes produtos com alto teor de açúcar e gorduras. “Este tipo de alimento deve ser evitado em qualquer fase da vida, mas os efeitos podem ser ainda mais devastadores se consumido desde cedo. Pesquisas demonstram que o peso do indivíduo até os 5 primeiros anos de vida tem grande influência sobre o peso na vida adulta”, explica.

    De acordo com o especialista, o consumo desse tipo de alimento nesta idade parte da própria família, já que o bebê não sabe ainda discernir entre as comidas. “A criança não conhece o doce ou a gordura, nunca sentiu o gosto, então não tem porque os pais iniciarem este hábito. Assim, quando começarem a socializar com crianças da mesma idade, terão menor fascínio pelo lanche com baixo teor nutritivo do amigo”, exemplifica o médico.

    O problema é que o sobrepeso é um fator de risco para diversas doenças como diabetes, hipertensão e doença cardiovascular. “Alterações que por muitos anos eram essencialmente do adulto, e mais comumente do idoso, estão afetando também as crianças. É o caso da diabetes tipo II, por exemplo.”, lamenta Dr. Sérgio. [...]

Disponível em: http://migre.me/spZhR. Acesso em: 16 dez. 2015. Fragmento.

Nesse texto, o trecho que traz a informação principal é:

A
B
C
D


07
(PAEBES). Leia o texto abaixo.

Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br /campanhas/2013/combate_a_dengue/ Ad_DengueMS_210x280.jpg. Acesso em: 4 mar. 2014.

Esse texto tem a finalidade de

A
B
C
D


08
(SPAECE). Leia o texto abaixo.

    A chata ou as baratas Esta noite tive um sonho. Sonhei que todos os seres deste mundo, incluindo os cachorros, gatos, peixes, pássaros, galinhas, moscas, baratas, todos, sem exceção, tinham a voz esganiçada da minha irmã mais nova, a Andréa, também chamada por mim de Andréa QNASADOMP.*

    No sonho, todos os bichos começaram a se manifestar ao mesmo tempo: o cachorro latia, o gato miava, as moscas zumbiam, as baratas corriam e os peixes silenciavam. Eu queria fugir, mas as pernas não me obedeciam. Foi quando baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços... Ai!

    Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu tinha o mesmo tom e timbre da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou:

    – ACORDA, VAMOS BRINCAR!

    Pulei da cama e, quando a vi acordada em cima do meu pé no lugar das baratas, confesso: até gostei.

    Pensando bem, minha irmã não é assim tão ruim como parece.

*Que Não Sai Do Meu Pé

FRATE, Dilea. A chata ou as baratas. In: Fábulas tortas. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2007. p. 54.

Nesse texto, em relação à irmã, há uma opinião em:

A
B
C
D


09
(SEAPE).Leia o texto abaixo.

Joãozinho e os pronomes

    Na escola: — Joãozinho! — Sim, professora! — Por favor, diga-me dois pronomes. — Quem, eu? — Muito bem, garoto!

Disponível em: http://recantodacronica.blogspot. com.br/2011/11/joaozinho-e -os-pronomes-historias.html. Acesso em: 3 dez. 2015.

O humor desse texto está

A
B
C
D


10
(SAEGO). Leia o texto abaixo.

BECK, Alexandre. Disponível em: http://tirasarmandinho.tumblr.com/. Acesso em: 7 dez. 2015.

No segundo quadrinho desse texto, no trecho “Mas para abrir um negócio é preciso planejamento, capital, visão empresarial e um monte de...”, as reticências foram usadas para

A
B
C
D


11
(SAEPI). Leia o texto abaixo.

Texto 1

    Ah eu ameeeeeeeeeei o filme Crepúsculo! Eh simplesmente irresistível! Embora o livro seja muito melhor em mostrar a intensidade do amor entre Edward e Bella, o filme foi bem adaptado e mostra as principais partes do livro sem sair da história, o que é ótimo! A atuação de todos os atores escolhidos ficou ótima! Acho que é difícil achar um ator inteiramente perfeito pro papel do Edward Cullen, o ator poderia ser lindíssimo, mas na hora de interpretar o personagem não seria igual. Mas o Robert Pattinson, além de ser lindo, ele tem os trejeitos do Edward sabe, tipo o olhar cativante, o sorriso, o charme.

    Quando terminou o filme fiquei nas nuvens!

    É um ótimo romance pra ver a dois... Com certeza vcs não vão se decepcionar! As outras pessoas que dizem que o filme é ruim são porque não sabem separar livro de filme. Minha amiga não leu o livro, mas foi ao cinema comigo ver o filme e não ficou desapontada! Ela amou! Depois não aguentava mais ela falar do filme (risos). Mas se vc prefere uma comédia, estilo “Grande Família”, veja “Se eu fosse você 2”.

    Espero que tenham gostado!

    Beijos,

    Miss Alohaa.

Disponível em: http://br.answers.yahoo.com/question /index?qid=20090107085035AAf8mFN. Acesso em: 9 jun. 2011.

Texto 2

    Hum, eu sou suspeita em falar de Crepúsculo, pois amo a série toda e não vejo a hora de sair o 5º livro (versão Edward). O filme é bom sim, eu gostei!

    Agora o livro é sem dúvida alguma muito superior, pois conta com mais detalhes, coisa que falta no filme e, talvez para quem não leu o livro, fique uma coisa meio vaga... Mas, mesmo assim dá pra entender.

    Um big beijo.

Disponível em: http://br.answers.yahoo.com/question /index?qid=20090107085035AAf8mFN. Acesso em: 9 jun.2011.

Em relação ao filme Crepúsculo, esses dois textos apresentam opiniões

A
B
C
D


12
(SAEGO). Leia os textos abaixo.

Texto 1

Aterros sanitários

    Cerca de 13% dos municípios destinam seus resíduos a aterros sanitários. Neles, o lixo sólido é depositado em áreas planejadas. O lixo comum e os entulhos devem ir para aterros sanitários quando não há mais possibilidade de reciclagem ou reutilização. Os aterros são basicamente locais onde os resíduos são confinados no solo, livre do contato com o ar e cobertos com uma camada de terra. O terreno é impermeabilizado para permitir que os líquidos e os gases resultantes da decomposição que esses resíduos sofrem embaixo da terra (principalmente por bactérias) sejam drenados e tratados, para evitar a contaminação do ambiente. Apesar disso, muitos aterros sanitários não foram construídos de acordo com os padrões técnicos, comprometendo o solo e os recursos hídricos.

THOMPSON, Miguel. Carta fundamental. jun/jul. 2010. Fragmento.

Texto 2

Cempre/Ciclosoft/2008. In: THOMPSON, Miguel. Carta fundamental. jun/jul. 2010. Fragmento.

Os Textos 1 e 2, em relação ao assunto abordado, são

A
B
C
D




Um comentário:

  1. Olá! Bom dia! Parabéns pelo seu belíssimo trabalho, professor!!! Qual seria a palavra marcada da questão 2?

    ResponderExcluir