segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Quiz 3: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 03: PORTUGUÊS 8° ANO
QUIZ 03: PORTUGUÊS 8° ANO

(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2014). Leia o texto abaixo e, a seguir, para responder as questões 01, 02 e 03.

O PRÍNCIPE DESENCANTADO

   O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:

   — Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?

   — Sim, minha querida princesa.

   — Então, nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?

   — É... querida princesa.

   — Você tem um castelo, é claro.

   — Tenho... princesa.

   — E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?

   — Trinta e seis.

   — Só? Pequeno, heim! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas...

   Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!

   — Tantas assim?

   — Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?

   — Mas quarenta amas!

   — Ah, eu não quero saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... jóias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!

   — Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...

   — Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!

   Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado.

   Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.

Flávio de Souza. Príncipes e princesas, sapos e lagartos – histórias modernas de tempos antigos. São Paulo: FTD, 1989.

01
No trecho “Não me venha com desculpas esfarrapadas!”, a palavra sublinhada sugere que a princesa considerou as desculpas do príncipe
A
B
C
D


02
O príncipe se arrependeu de ter ido ao palácio e beijar a princesa por ela
A
B
C
D


03
Esse texto tem o objetivo de
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2014). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 04 e 05.

   

04
O que torna essa tirinha engraçada?
A
B
C
D


05
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2014). De acordo com o último quadrinho da tirinha podemos concluir que a garota ficou
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2014). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 06, 07 e 08.

Diário de um menino trabalhador

   Querido diário:

   Hoje, sexta- feira, a Kombi do seu Luiz passou um pouco antes das 3 da manhã.

   Ainda bem que não estava muito frio. A noite de lua cheia estava clara e estrelada. E os cachorros uivavam, em vez de latir. Só podia ser sinal de algum lobisomem no pedaço.

   É, eu sou assim, gosto de inventar histórias quando acordo, pra ver se espanto o sono.

   Só que quase nunca dá certo. A gente acorda mesmo na hora em que começa a levar aqueles cestos pesados da padaria para a Kombi. Quando o seu Luiz dá a partida, o negócio é ficar de olho bem aberto e corpo muito esperto, principalmente na hora de pular com a perua andando.

   Qualquer descuido, um pisão em alguma pedra... é tombo na certa!

   Ainda bem que a chuva tinha passado. Só assim pra minha mãe parar de rezar e voltar pra cama depois que eu saio de casa. E ainda bem, também, que a cachorrada toda estava mais interessada em correr atrás do lobisomem do que da gente.

   O mais difícil, como sempre, foi a entrega depois da ponte, onde as casas são mais esparramadas. Se bobear, a gente tem que disparar atrás da Kombi, que anda mais devagar, mas não para esperar, não. Dai, é só canseira, o resto do dia. Não dá nem pra prestar atenção direito na explicação da professora.

   Hoje, eu cheguei em casa às 8 da manhã e dormi só até meio-dia, pois antes de almoçar e ir para escola eu ainda tinha que fazer a lição de casa.

   Agora já são 8 da noite e eu ainda estou conseguindo escrever porque o café que tomei com pão, em vez de comida, fez meu sono chegar atrasado. Mas agora, que ele já veio com a força total, só estou conseguindo enxergar a minha cama.

   Boa noite, diário. Acho que só volto no Domingo, que como você sabe, é o meu único dia de folga. Além disso, vai dar pra variar um pouco de assunto. Marquei um encontro com minha nova namorada. Só que ainda é segredo, não contei pra ninguém.

Jô Azevedo, Iolanda Huzak e Cristina Porto. Serafina e a criança que trabalha. São Paulo: Ática,1996.

06
No trecho “Hoje, eu cheguei em casa às 8 da manhã e dormi só até meio-dia, pois antes de almoçar e ir para escola eu ainda tinha que fazer a lição de casa.”, a palavra destacada dá ideia de
A
B
C
D


07
Em qual das citações abaixo está expressa uma opinião?
A
B
C
D


08
Passagens do texto como “Daí, é só canseira, o resto do dia. Não dá nem pra prestar atenção direito na explicação da professora.”, revelam um locutor que faz uso de linguagem predominantemente
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2014). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 09 e 10.

Garoto escreve livro e consegue R$ 1 milhão para ajudar amigo que está doente

   DE SÃO PAULO

   Dylan Siegel descobriu que seu amigo estava doente. Resolveu escrever um livro para ajudá-lo. O lucro com as vendas iria para a Universidade da Flórida, que trabalha para encontrar a cura da doença de Jonah Pournazarian.

   Essa poderia ser mais uma de tantas histórias de amizade. Mas traz algo ainda mais especial: os norte-americanos Dylan e Jonah são crianças.

   Menos de um ano após saber da doença do amigo, Dylan, 7, já conseguiu vender mais de 15 mil exemplares e juntar US$ 430 mil (quase R$ 1 milhão) com "Chocolate Bar", escrito e ilustrado por ele. "Escrevi o livro e não sosseguei enquanto minha mãe não fez as cópias", contou Dylan à "Folhinha", por e-mail.

   Dylan (à dir.) fez o livro para ajudar na cura de Jonah Jonah, 8, sofre de glicogenose. A doença desequilibra a quantidade de açúcar no sangue, causa convulsões e pode levar à morte. Por enquanto, não há tratamento eficaz m cura, e, por isso, é preciso uma alta quantia em dinheiro para financiar a pesquisa.

   Mas Jonah está confiante. Por e-mail, contou que a amizade com Dylan é ntiga": "Ele é meu melhor amigo. Nós nos conhecemos quando eu tinha três anos".

    "Chocolate Bar" é barra de chocolate em inglês, mas, para Dylan, também significa "incrível". No livro, diz o que o amigo adora, como a Disney. "Tive outras ideias [para arrecadar dinheiro], mas raramente as pessoas escrevem livros para ajudar s outras."

   Semanas depois do lançamento, eles já estavam na TV. Uma página no cebook e umsite ajudaram na divulgação. Dylan quer mais: "Meu objetivo é chegar a US$ 1 milhão".

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/11/1368895. Acesso em: 13/11/2013.

09
Qual a principal informação desse texto?
A
B
C
D


10
No trecho “Menos de um ano após saber da doença do amigo, Dylan, 7, já conseguiu vender mais de 15 mil exemplares e juntar US$ 430 mil (quase R$ 1 milhão) com "Chocolate Bar", escrito e ilustrado por ele.”, a palavra destacada refere-se ao
A
B
C
D


11
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://www.belasfrasesdeamor.com.br/frases/assunto/poema. Acesso em: 11 ago. 2016.

No texto, ao utilizar as expressões “vira nó” e “já deixou de ser laço.”, o autor quis

A
B
C
D


12
(SEDUCE-GO). Leia os textos e, a seguir, responda.

Texto I

O Milagre da Vida

Albert Einstein

   Pode ser que um dia deixemos de nos falar...

   Mas, enquanto houver amizade,

   Faremos as pazes de novo.

   

   Pode ser que um dia o tempo passe...

   Mas, se a amizade permanecer,

   Um de outro se há de lembrar.

   

   Pode ser que um dia nos afastemos...

   Mas, se formos amigos de verdade,

   A amizade nos reaproximará.

   

   Pode ser que um dia não mais existamos...

   Mas, se ainda sobrar amizade,

   Nasceremos de novo, um para o outro.

   

   Pode ser que um dia tudo acabe...

   Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,

   Cada vez de forma diferente.

   Sendo único e inesquecível cada momento

   Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

   

   Há duas formas para viver a sua vida:

   Uma é acreditar que não existe milagre.

   A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

Disponível em: http://www.citador.pt/textos/o-milagre-da-vida-albert-einstein. Acesso em: 09 ago. 2016.

Texto II

Canção Da América

Milton Nascimento

   Amigo é coisa para se guardar

   Debaixo de sete chaves

   Dentro do coração

   Assim falava a canção que na

   

   América ouvi

   Mas quem cantava chorou

   Ao ver o seu amigo partir

   

   Mas quem ficou, no pensamento voou

   Com seu canto que o outro lembrou

   E quem voou, no pensamento ficou

   Com a lembrança que o outro cantou

   

   Amigo é coisa para se guardar

   No lado esquerdo do peito

   Mesmo que o tempo e a distância digam não

   Mesmo esquecendo a canção

   O que importa é ouvir A voz que vem do coração.

   Pois seja o que vier, venha o que vier

   Qualquer dia, amigo, eu volto

   A te encontrar

   Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

Disponível em: https://www.letras.mus.br/milton-nascimento/27700/. Acesso em: 09 ago. 2016.

Na comparação dos textos I e II, pode-se afirmar que os dois textos reforçam a importância do/da

A
B
C
D




Quiz 2: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 02: PORTUGUÊS 8° ANO
QUIZ 02: PORTUGUÊS 8° ANO

(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2013). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 01, 02 e 03.

Os Invasores

Mário Quintana

   Há muito que os marcianos invadiram o mundo: são os poetas e como não sabem nada de nada limitam-se a ter os olhos muito abertos e a disponibilidade de um marinheiro em terra... Eles não sabem nada nada - e só por isso é que descobrem tudo.

Os invasores/Mário Quintana. Coleção Literatura em minha casa. 8ª série. Poesia. Amores diversos, v.1,São Paulo, 2003.

01
Os poetas só descobrem tudo porque
A
B
C
D


02
A repetição do termo nada, no penúltimo verso do poema, é um recurso utilizado para
A
B
C
D


03
O termo e, utilizado no trecho “...limitam-se a ter os olhos muito abertos e a disponibilidade de um marinheiro em terra...”, desempenha a função de
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2013). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 04 e 05.

Disponível em http://dukechargista.com.br/acessado em 05 de novembro de 2012.

04
O início dessa história é
A
B
C
D


05
No contexto, a expressão santinhos de candidatos significa
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2013). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 06, 07 e 08.

Memórias de livros

João Ubaldo Ribeiro

   Não sei bem dizer como aprendi a ler. A circulação entre os livros era livre (tinha que ser, pensando bem, porque eles estavam pela casa toda, inclusive na cozinha e no banheiro), de maneira que eu convivia com eles todas as horas do dia, a ponto de passar tempos enormes com um deles aberto no colo, fingindo que estava lendo e, na verdade, se não me trai a vã memória, de certa forma lendo, porque quando havia figuras, eu inventava as histórias que elas ilustravam e, ao olhar para as letras, tinha a sensação de que entendia nelas o que inventara. Segundo a crônica familiar, meu pai interpretava aquilo como uma grande sede de saber cruelmente insatisfeita e queria que eu aprendesse a ler já aos quatro anos, sendo demovido a muito custo, por uma pedagoga amiga nossa. Mas, depois que completei seis anos, ele não aguentou, fez um discurso dizendo que eu já conhecia todas as letras e agora era só uma questão de juntá-las e, além de tudo, ele não suportava mais ter um filho analfabeto. Em seguida, mandou que eu vestisse uma roupa de sair, foi comigo a uma livraria, comprou uma cartilha, uma tabuada e um caderno e me levou à casa de D. Gildete.

João Ubaldo Ribeiro. Um brasileiro em Berlim. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011

06
“Em seguida, mandou que eu vestisse uma roupa de sair, foi comigo a uma livraria, comprou uma cartilha, uma tabuada e um caderno e me levou à casa de D.Gildete”. Os acontecimentos narrados neste último período do texto desencadeiam que fato na narrativa?
A
B
C
D


07
No trecho, “...ao olhar para as letras, tinha a sensação de que entendia nelas o que inventara,...” o termo destacado refere-se
A
B
C
D


08
No trecho “...A circulação entre os livros era livre (tinha que ser, pensando bem, porque eles estavam pela casa toda, inclusive na cozinha e no banheiro),” os parênteses foram usados para
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2013). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda as questões 09 e 10.

Leitores comentam condenação da Comurg, pelo TRT de Goiás, a readmitir operário, dependente químico, demitido por justa causa.

   Muito justa! O crack é uma questão de saúde pública. Não basta pegar o usuário e jogá-lo pra debaixo do tapete, descartá-lo, porque esse tapete já está um calombo, impossível não perceber o que está por debaixo dele. O crack desestrutura, desorganiza o dependente. Muitos dependentes vão atrás de tratamento, no entanto, não há locais pra acolhê-los, não há assistência. É muito caro um tratamento particular, muitos não têm condições financeiras para realizar o tratamento. Assim, a empresa precisa realizar um trabalho de apoio para acompanhar esse funcionário e tentar recuperá-lo.

M.M

   O dependente não é uma pessoa normal, deve ser tratado, como os portadores de LER e outras doenças, o mundo evoluiu, temos que ver o ser humano com outros olhos, e não descartar como um lixo.

N.S

   Todos apoiam, pois é um empregado de empresa pública, se fosse de empresa particular de algum que aqui comentou, a ideia seria bem diferente.

E.C

Cartas publicadas na seção de Cartas dos leitores do Jornal O Popular, em 18/10/2012.

09
O que deu origem às opiniões dos leitores foi o fato de
A
B
C
D


10
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2013). A opinião contraditória em relação ao fato é
A
B
C
D


(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 11 e 12.

E vem o Sol

João Anzanello Carrascoza

   Tinham acabado de se mudar para aquela cidade. Passaram o primeiro dia ajeitando tudo. Mas, no segundo dia, o homem foi trabalhar, a mulher quis conhecer a vizinha. O menino, para não ficar só num espaço que ainda não sentia seu, a acompanhou.

   Entrou na casa atrás da mãe, sem esperança de ser feliz. Estava cheio de sombras, sem os companheiros. Mas logo o verde de seus olhos se refrescou com as coisas novas: a mulher suave, os quadros coloridos, o relógio cuco na parede. E, de repente, o susto de algo a se enovelar em sua perna: o gato. Reagiu, afastando-se. O bichano, contudo, se aproximou de novo, a maciez do pelo agradando. E a mão desceu numa carícia.

   O menino experimentou de fininho uma alegria, como sopro de vento no rosto. Já se sentia menos solitário. Não vigorava mais nele, unicamente, a satisfação do passado. A nova companhia o avivava. E era apenas o começo. Porque seu olhar apanhou, como fruta na árvore, uma bola no canto da sala. Havia mais surpresas ali. Ouviu um som familiar: os pirilins do videogame. E, em seguida, uma voz que gargalhava. Reconhecia o momento da jogada emocionante. Vinha lá do fundo da casa o convite. O gato continuava afofando-se nas suas pernas. Mas elas queriam o corredor. E, na leveza de um pássaro, o menino se desprendeu da mãe. Ela não percebeu, nem a dona da casa. Só ele sabia que avançava, tanta a sua lentidão: assim é o imperceptível dos milagres.

   Enfiou-se pelo corredor silencioso, farejando a descoberta. Deteve-se um instante. O ruído lúdico novamente atraiu o menino. A voz o chamava sem saber seu nome.

    Então chegou à porta do quarto - e lá estava o outro menino, que logo se virou ao dar pela sua presença. Miraram-se, os olhos secos da diferença. Mas já se molhando por dentro, se amolecendo. O outro não lhe perguntou quem era nem de onde vinha. Disse apenas: quer brincar? Queria. O Sol renasceu nele. Há tanto tempo precisava desse novo amigo.

Disponível em: http://novaescola.org.br/lingua-portuguesa/ pratica-pedagogica/vem-sol-423512.shtml. Acesso em: 15 ago. 2016.

11
No trecho “Disse apenas: quer brincar? Queria. O Sol renasceu nele. Há tanto tempo precisava desse novo amigo.”, ao utilizar a expressão “O Sol renasceu nele.” o autor quis reforçar o quanto o menino ficou
A
B
C
D


12
No trecho “E, na leveza de um pássaro, o menino se desprendeu da mãe. ”, a expressão “na leveza de um pássaro” foi utilizada para
A
B
C
D




Quiz 1: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 01: PORTUGUÊS 8° ANO
QUIZ 01: PORTUGUÊS 8° ANO

(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda às questões 01, 02, 03 e 04.

Princesa linda do laço de fita

   Sempre foi linda, vestiu roupas lindas e morou num quarto lindo, de um castelo lindíssimo, no reino de Flax. Passou a vida na janela desse quarto, recebeu visitas de príncipes que vinham de muito longe e de bem perto também para pedi-la em casamento. Mas sendo linda como era, e muito vaidosa da própria lindeza, não aceitava nenhum pedido, pois nenhum príncipe era forte, rico ou... Lindo o suficiente para se casar com ela. Com o passar dos anos, os príncipes casaram desse papo-furado e desistiram de pedi-la em casamento. Hoje em dia, ela esta bem velhinha, ainda linda, uma linda velhinha. Sozinha, na janela, esperando algum príncipe passar e parar para conversar.

(SOUZA, Flávio d. Príncipes e princesas, sapos e lagartos: histórias modernas de tempos antigos. São Paulo, FTD, 1996).

01
A princesa não se casou porque
A
B
C
D


02
No trecho “Com o passar dos anos, os príncipes cansaram desse papo-furado e desistiram de pedi-la em casamento”, a expressão destacada indica
A
B
C
D


03
No trecho “... pois nenhum príncipe era forte...”, a palavra destacada dá ideia de
A
B
C
D


04
A frase que expressão um fato é
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2012). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda às questões 05, 06 e 07.

Texto I

Ameaça de Extinção

   De cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade. São inúmeros os obstáculos que enfrentam para sobreviver, mesmo quando se tornam juvenis e adultos. Mas, além dos predadores naturais, as ações do homem estão entre as principais ameaças às populações de tartarugas marinhas, destacando-se as seguintes: aquecimento global, destruição do habitat para desova, devido a ocupação desordenada do litoral; poluição dos oceanos; e, principalmente, a pesca incidental, ao longo de todo litoral, com redes de espera, e em alto mar, com anzóis e redes de deriva.

Projeto Tamar

Texto II

(Ziraldo. O menino maluquinho – As melhores tiras. Porto Alegre: 1995, nº 1, p. 32).

05
Sobre os textos acima, podemos afirmar que
A
B
C
D


06
O texto I tem a finalidade de
A
B
C
D


07
O que o texto II engraçado é o fato de o Menino Maluquinho
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2012). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda às questões 08 e 09.

Mascarados

Cora Coralina

   Saiu o Semeador a semear

   Semeou o dia todo

   e a noite o apanhou ainda

   com as mãos cheias de sementes.

   Ele semeava tranqüilo

   sem pensar na colheita

   porque muito tinha colhido

   do que outros semearam.

   Jovem, seja você esse semeador

   Semeia com otimismo

   Semeia com idealismo

   as sementes vivas

   da Paz e da Justiça.

08
O semeador do texto semeava para
A
B
C
D


09
No trecho “... e a noite o apanhou ainda com as mãos cheias de semente.” O termo destacado se refere à palavra
A
B
C
D


10
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto e responda.

ESTADO DE ALERTA PARA INUNDAÇÕES EM ARAGARÇAS

   Chove forte na cidade de Aragarças e há grandes riscos de inundação. No local, onde há a junção dos rios Araguaia e Garças, o nível fluvial está 10% acima da cota de alerta.

    A situação pode se agravar já que, devido ao mau tempo contínuo, o solo está encharcado, o que prejudica o escoamento da água. As informações são do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec.

   A população do município deve ficar em estado contínuo de alerta nos próximos dias para deixar as residências ribeirinhas. O cuidado se estende às cidades próximas, Aruanã e a Luis Alves, também banhadas pelos rios. A previsão é de mais chuvas na região, que no momento sofre efeitos de zona de convergência proveniente do Mato Grosso.

Goiás Agora, 11 de março de 2011. Disponível em http://www.estadodegoias.com.br).

O assunto principal do texto é

A
B
C
D


11
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://www.ottoeheitor.com. Acesso em: 08 ago. 2016.

A finalidade desta tirinha é

A
B
C
D


12
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto e, a seguir, responda.

A genética por trás dos seus pelos

Por Carol Castro

   Cada pedaço do seu rosto é assim porque algum gene mandou. A cor do seu cabelo vem das decisões tomadas por até cinco genes. Se um aglomerado de pelos insiste em nascer e transformar suas duas sobrancelhas em uma só, a culpa é de um cara chamado PAX3. Cabelos grisalhos? Ordem do gene IRF4. Essas e outras características faciais - cor, formato e espessura do cabelo, barba e sobrancelha - também são desenhos coordenados pelos seus genes. Mas por muito tempo não se sabia ainda o nome dos mandachuvas por trás dessas ordens.

   Agora sabem. Uma equipe de geneticistas examinou o DNA de 6 mil pessoas de cinco países (Colômbia, Peru, México, Chile e Brasil), com populações bem heterogêneas, para encontrar os responsáveis por essas características. E identificou o nome de 16 genes, entre eles o PAX3 e o IRF4. E daí? Bem, se você descobrir que herdou o tal gene que pinta os cabelos de branco, pode contar com um futuro grisalho em breve. Ou pode até arriscar palpites sobre seu futuro estético com base nos seus ancestrais: europeus sofrem mais influência genética quando o assunto é calvície do que africanos. Ou seja: um homem branco corre um risco maior de herdar a calvície do pai do que um negro.

   A descoberta pode ainda virar caso de polícia. Com os genes revelados fica fácil descobrir o rosto dos suspeitos de um crime. Se eles deixarem rastros de DNA, basta juntar os genes e ver qual desenho eles rabiscam.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/a-geneti ca-por-tras-dos-seus-pelos. Acesso em: 24 jun. 2016.

Este texto tem a finalidade de

A
B
C
D