segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Quiz 3: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 03: PORTUGUÊS 8° ANO
QUIZ 03: PORTUGUÊS 8° ANO

(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2014). Leia o texto abaixo e, a seguir, para responder as questões 01, 02 e 03.

O PRÍNCIPE DESENCANTADO

   O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:

   — Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?

   — Sim, minha querida princesa.

   — Então, nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?

   — É... querida princesa.

   — Você tem um castelo, é claro.

   — Tenho... princesa.

   — E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?

   — Trinta e seis.

   — Só? Pequeno, heim! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas...

   Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!

   — Tantas assim?

   — Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?

   — Mas quarenta amas!

   — Ah, eu não quero saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... jóias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!

   — Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...

   — Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!

   Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado.

   Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.

Flávio de Souza. Príncipes e princesas, sapos e lagartos – histórias modernas de tempos antigos. São Paulo: FTD, 1989.

01
No trecho “Não me venha com desculpas esfarrapadas!”, a palavra sublinhada sugere que a princesa considerou as desculpas do príncipe
A
B
C
D


02
O príncipe se arrependeu de ter ido ao palácio e beijar a princesa por ela
A
B
C
D


03
Esse texto tem o objetivo de
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2014). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 04 e 05.

   

04
O que torna essa tirinha engraçada?
A
B
C
D


05
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2014). De acordo com o último quadrinho da tirinha podemos concluir que a garota ficou
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2014). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 06, 07 e 08.

Diário de um menino trabalhador

   Querido diário:

   Hoje, sexta- feira, a Kombi do seu Luiz passou um pouco antes das 3 da manhã.

   Ainda bem que não estava muito frio. A noite de lua cheia estava clara e estrelada. E os cachorros uivavam, em vez de latir. Só podia ser sinal de algum lobisomem no pedaço.

   É, eu sou assim, gosto de inventar histórias quando acordo, pra ver se espanto o sono.

   Só que quase nunca dá certo. A gente acorda mesmo na hora em que começa a levar aqueles cestos pesados da padaria para a Kombi. Quando o seu Luiz dá a partida, o negócio é ficar de olho bem aberto e corpo muito esperto, principalmente na hora de pular com a perua andando.

   Qualquer descuido, um pisão em alguma pedra... é tombo na certa!

   Ainda bem que a chuva tinha passado. Só assim pra minha mãe parar de rezar e voltar pra cama depois que eu saio de casa. E ainda bem, também, que a cachorrada toda estava mais interessada em correr atrás do lobisomem do que da gente.

   O mais difícil, como sempre, foi a entrega depois da ponte, onde as casas são mais esparramadas. Se bobear, a gente tem que disparar atrás da Kombi, que anda mais devagar, mas não para esperar, não. Dai, é só canseira, o resto do dia. Não dá nem pra prestar atenção direito na explicação da professora.

   Hoje, eu cheguei em casa às 8 da manhã e dormi só até meio-dia, pois antes de almoçar e ir para escola eu ainda tinha que fazer a lição de casa.

   Agora já são 8 da noite e eu ainda estou conseguindo escrever porque o café que tomei com pão, em vez de comida, fez meu sono chegar atrasado. Mas agora, que ele já veio com a força total, só estou conseguindo enxergar a minha cama.

   Boa noite, diário. Acho que só volto no Domingo, que como você sabe, é o meu único dia de folga. Além disso, vai dar pra variar um pouco de assunto. Marquei um encontro com minha nova namorada. Só que ainda é segredo, não contei pra ninguém.

Jô Azevedo, Iolanda Huzak e Cristina Porto. Serafina e a criança que trabalha. São Paulo: Ática,1996.

06
No trecho “Hoje, eu cheguei em casa às 8 da manhã e dormi só até meio-dia, pois antes de almoçar e ir para escola eu ainda tinha que fazer a lição de casa.”, a palavra destacada dá ideia de
A
B
C
D


07
Em qual das citações abaixo está expressa uma opinião?
A
B
C
D


08
Passagens do texto como “Daí, é só canseira, o resto do dia. Não dá nem pra prestar atenção direito na explicação da professora.”, revelam um locutor que faz uso de linguagem predominantemente
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2014). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 09 e 10.

Garoto escreve livro e consegue R$ 1 milhão para ajudar amigo que está doente

   DE SÃO PAULO

   Dylan Siegel descobriu que seu amigo estava doente. Resolveu escrever um livro para ajudá-lo. O lucro com as vendas iria para a Universidade da Flórida, que trabalha para encontrar a cura da doença de Jonah Pournazarian.

   Essa poderia ser mais uma de tantas histórias de amizade. Mas traz algo ainda mais especial: os norte-americanos Dylan e Jonah são crianças.

   Menos de um ano após saber da doença do amigo, Dylan, 7, já conseguiu vender mais de 15 mil exemplares e juntar US$ 430 mil (quase R$ 1 milhão) com "Chocolate Bar", escrito e ilustrado por ele. "Escrevi o livro e não sosseguei enquanto minha mãe não fez as cópias", contou Dylan à "Folhinha", por e-mail.

   Dylan (à dir.) fez o livro para ajudar na cura de Jonah Jonah, 8, sofre de glicogenose. A doença desequilibra a quantidade de açúcar no sangue, causa convulsões e pode levar à morte. Por enquanto, não há tratamento eficaz m cura, e, por isso, é preciso uma alta quantia em dinheiro para financiar a pesquisa.

   Mas Jonah está confiante. Por e-mail, contou que a amizade com Dylan é ntiga": "Ele é meu melhor amigo. Nós nos conhecemos quando eu tinha três anos".

    "Chocolate Bar" é barra de chocolate em inglês, mas, para Dylan, também significa "incrível". No livro, diz o que o amigo adora, como a Disney. "Tive outras ideias [para arrecadar dinheiro], mas raramente as pessoas escrevem livros para ajudar s outras."

   Semanas depois do lançamento, eles já estavam na TV. Uma página no cebook e umsite ajudaram na divulgação. Dylan quer mais: "Meu objetivo é chegar a US$ 1 milhão".

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/11/1368895. Acesso em: 13/11/2013.

09
Qual a principal informação desse texto?
A
B
C
D


10
No trecho “Menos de um ano após saber da doença do amigo, Dylan, 7, já conseguiu vender mais de 15 mil exemplares e juntar US$ 430 mil (quase R$ 1 milhão) com "Chocolate Bar", escrito e ilustrado por ele.”, a palavra destacada refere-se ao
A
B
C
D


11
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://www.belasfrasesdeamor.com.br/frases/assunto/poema. Acesso em: 11 ago. 2016.

No texto, ao utilizar as expressões “vira nó” e “já deixou de ser laço.”, o autor quis

A
B
C
D


12
(SEDUCE-GO). Leia os textos e, a seguir, responda.

Texto I

O Milagre da Vida

Albert Einstein

   Pode ser que um dia deixemos de nos falar...

   Mas, enquanto houver amizade,

   Faremos as pazes de novo.

   

   Pode ser que um dia o tempo passe...

   Mas, se a amizade permanecer,

   Um de outro se há de lembrar.

   

   Pode ser que um dia nos afastemos...

   Mas, se formos amigos de verdade,

   A amizade nos reaproximará.

   

   Pode ser que um dia não mais existamos...

   Mas, se ainda sobrar amizade,

   Nasceremos de novo, um para o outro.

   

   Pode ser que um dia tudo acabe...

   Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,

   Cada vez de forma diferente.

   Sendo único e inesquecível cada momento

   Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

   

   Há duas formas para viver a sua vida:

   Uma é acreditar que não existe milagre.

   A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

Disponível em: http://www.citador.pt/textos/o-milagre-da-vida-albert-einstein. Acesso em: 09 ago. 2016.

Texto II

Canção Da América

Milton Nascimento

   Amigo é coisa para se guardar

   Debaixo de sete chaves

   Dentro do coração

   Assim falava a canção que na

   

   América ouvi

   Mas quem cantava chorou

   Ao ver o seu amigo partir

   

   Mas quem ficou, no pensamento voou

   Com seu canto que o outro lembrou

   E quem voou, no pensamento ficou

   Com a lembrança que o outro cantou

   

   Amigo é coisa para se guardar

   No lado esquerdo do peito

   Mesmo que o tempo e a distância digam não

   Mesmo esquecendo a canção

   O que importa é ouvir A voz que vem do coração.

   Pois seja o que vier, venha o que vier

   Qualquer dia, amigo, eu volto

   A te encontrar

   Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

Disponível em: https://www.letras.mus.br/milton-nascimento/27700/. Acesso em: 09 ago. 2016.

Na comparação dos textos I e II, pode-se afirmar que os dois textos reforçam a importância do/da

A
B
C
D




Um comentário: