Leia o texto abaixo e responda as questões 01 e 02.
O poder da empatia: como ela impacta a vida das pessoas?
Conheça o poder da empatia, uma das funções mais nobres da inteligência, que se destaca como uma competência fundamental para o convívio social!
Entre as habilidades socioemocionais, o desenvolvimento da empatia se destaca como fundamental para o nosso bem-estar emocional, bem como para o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis ao longo da vida.
Ao contrário do que se pode pensar, a palavra não expressa um sentimento, mas sim um comportamento. Desse modo, seu significado está ligado à capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro, buscando perceber e compreender suas intenções, desejos e motivações.
Para Augusto Cury, trata-se de uma das funções mais importantes da inteligência, uma vez que propicia a compreensão e o conhecimento de nossos próprios sentimentos e dos outros. A empatia estimula a reciprocidade e a interconectividade, além de melhorar nossa comunicação pessoal e social.
Uma vez entendida como função da inteligência humana, a empatia diz respeito, antes de tudo, ao gerenciamento das emoções e pode ser desenvolvida desde a infância. [...]
A empatia é considerada um comportamento, e não um sentimento, e pode ser aprendida e desenvolvida desde a infância até a vida adulta. Importa frisar que empatia não significa a mesma coisa que simpatia, pois não exige sintonia ou identificação com as emoções e pensamentos do outro. Por essa razão, ela é capaz de criar conexões ou pontes de entendimento entre pessoas muito diferentes. [...]
Contudo, vale dizer também que esse é um desafio que cada pessoa deve se propor ao longo da vida, já que nem sempre é fácil adotar um comportamento empático. É natural que a gente pense e aja de acordo com a nossa própria percepção, emoção e preferências. Logo, a empatia é algo que pode ser construído e fortalecido ao longo da vida, para que os seus frutos também sejam aproveitados.
O PODER da empatia: como ela impacta a vida das pessoas? 13 set. 2016. Disponível em: https://meulink.fit/PQaZHtqcoxVQFUu. Acesso em: 29 maio 2024. Fragmento.
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Nesse texto, no trecho “... para que os seus frutos também sejam aproveitados.” (7º parágrafo), a palavra destacada foi usada para
Nesse texto, no trecho “... para que os seus frutos também sejam aproveitados.” (7º parágrafo), a palavra destacada foi usada para mencionar os benefícios de praticar um comportamento empático.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Nesse texto, no trecho “... ela é capaz de criar conexões ou pontes de entendimento entre pessoas...” (6º parágrafo), a palavra destacada foi usada para
A palavra destacada foi usada para indicar alternância.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Leia o texto abaixo.
Lei nº 11.693, de 26 de novembro de 2001.
(publicada no DOE nº 225, de 27 de dezembro de 2001)
Institui o “Dia da Solidariedade” no Estado do Rio Grande do Sul.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:
Art. 1º – Fica instituído o “Dia da Solidariedade” no Estado do Rio Grande do Sul a ser comemorado no terceiro sábado do mês de maio.
Art. 2º – O “Dia da Solidariedade” caracterizar-se-á pelas seguintes ações:
I – prestação de serviços à comunidade;
II – produção de bens e serviços a serem doados à população [...];
III – distribuição gratuita de alimentação, vestuário e mercadorias em geral;
IV – eventos culturais, artísticos e recreativos com entrada franca, ou com renda destinada a entidades assistenciais;
V – outras ações que estimulem a solidariedade.
Art. 3º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º – Revogam-se as disposições em contrário.
PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 26 de novembro de 2001.
RIO GRANDE DO SUL, LEI Nº 11.693, de 26 de novembro de 2001. Institui o “Dia da Solidariedade” no Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2001. Disponível em: https://meulink.fit/hdmvOwcEPowAIKK. Acesso em: 3 jun. 2024. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Entende-se desse texto que, no Dia da Solidariedade,
Entende-se desse texto que, no Dia da Solidariedade, os cidadãos terão acesso a serviços essenciais.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Leia o texto abaixo.
Divertida Mente 2 chega aos cinemas brasileiros
Estreou no Brasil, em 20 de junho, Divertida Mente 2, a sequência da animação que fez sucesso em 2015. O longa foi produzido pela Pixar, um dos estúdios de animação da Disney, e tem direção de Kelsey Mann, que também dirigiu O Bom Dinossauro – o diretor não é o mesmo do primeiro filme, Pete Docter, que trabalhou em Toy Story, Vida de Inseto, Os Incríveis, Up: Altas Aventuras e Monstros S. A. [...].
Na trama do novo filme, a protagonista, Riley Andersen (dublada por Isabella Guarnieri), chega à pré-adolescência e começa a lidar com as mudanças vindas [...]. Na mente dela, as emoções do primeiro longa terão que dividir a central de controle com as novas personagens: Ansiedade (dublada em português pela comediante Tatá Werneck), Inveja (Gaby Milani), Tédio (Eli Ferreira) e Vergonha (Fernando Mendonça).
DIVERTIDA MENTE 2 chega aos cinemas brasileiros. Jornal Joca, 20 jun. 2024. Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/ divertida-mente-2-chega-cinemas-brasileiros/. Acesso em: 25 jun. 2024. Fragmento.
Qual é o assunto desse texto?
O assunto desse texto é A estreia de um filme nos cinemas.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
Leia o texto abaixo e responda as questões 05, 06 e 07.
A menina BEL e o gato GRATO
Bel é uma menina que gostava de fazer amigos.
Na escola, para agradar aos colegas, emprestava todo o seu material, compartilhava seu lanche [...].
Na pracinha, Bel levava os melhores brinquedos e os espalhava pelo chão de areia. Todas as crianças que lá chegavam para brincar usavam os brinquedos de Bel. [...]
Em casa, Bel queria ter bichinho de estimação para amá lo, por isso, a mãe lhe confiou, aos cuidados, um gato. Bel deu ao bichano um nome: GRATO. Deu lhe também boa comida, leite e uma cama fofinha e quentinha.
Com o passar dos dias e todos os mimos que recebia de Bel, o gato GRATO se tornou um “leão”. Não, não, não, não era um leão de verdade, mas sim um leão no sentido figurado, pois que o leão é o rei da selva, enquanto o gato GRATO se tornou o rei da casa de Bel.
O sofá da família passou a ser usado por GRATO, que também tinha acesso a todos os cômodos da casa, e até em cima da mesa da cozinha ele podia subir e, se assim desejasse, poderia comer o que quisesse. Quando todos saiam de casa, a mãe deixava uma fresta da porta da varanda aberta para ventilação e para que GRATO não sentisse tanto calor.
E, sendo assim, um dia, quando Bel voltou da escola, o gato GRATO não estava mais em casa. [...]
Por muitos dias, Bel ficou triste [...].
Certa tarde, quando voltou para casa, percebeu que a mãe tinha deixado a porta da varanda entreaberta novamente e, ao olhar para o sofá, lá estava o gato GRATO. Bel parou alguns instantes a olhar para o gato e, finalmente, sorriu.
Bel foi até a cozinha, preparou a mistura de ração e leite no pote, pegou também a caminha fofinha de GRATO e levou tudo para a varanda, onde os deixou. [...]
Daquele dia em diante, Bel compreendeu que aquele gatinho não era só seu, era também do mundo, e que podia amá lo sem desejar prendê lo em casa. [...]
VALLE, Alessandra. A menina BEL e o Gato GRATO. São Carlos: Editora Scienza, 2021. 18 p. Disponível em: https://meulink.fit/ bqxeLQRmxlQbziA. Acesso em: 25 jun. 2024. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Entende se desse texto que Bel
Entende se desse texto que Bel era generosa com as pessoas.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Nesse texto, no trecho “... quando voltou para casa,...” (9º parágrafo), a palavra em destaque estabelece uma relação de
A palavra em destaque estabelece uma relação de tempo.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Leia o texto abaixo.
CAMPANHA de doação de Livros. In: Literatura é bom pra vista, 18 jun. 2018. Disponível em: https://meulink.fit/UIbBeBeLuHDqPwK. Acesso em: 12 ago. 2024.
Esse texto foi escrito para
Esse texto foi escrito para convencer o leitor.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
Leia o texto abaixo e responda as questões 09 e 10.
A importância do sono para a aprendizagem infantil
O sono desempenha uma função vital que vai além do ato de fechar os olhos. De acordo com pesquisas, o sono tem impacto profundo na aprendizagem e na memória. Por esse motivo, devemos estar atentos a esse detalhe na saúde das crianças.
Durante a vida escolar, o pequeno deve conseguir se concentrar para absorver diversas informações e conseguir reter o conhecimento. Logo, se um estudante apresenta dificuldades para se manter acordado e atento, seu desempenho pode ser prejudicado. Isso pode ser um sinal de que o sono não está desempenhando o papel crucial que deveria.
Portanto, quando as crianças não dormem o suficiente, sua capacidade de aprendizado é afetada de forma significativa, pois o sono é como o combustível que alimenta o cérebro. Quando falta, o desenvolvimento pode ser afetado e o desempenho acadêmico pode sofrer.
Os pais devem incentivar o cochilo dos pequenos. Ele é essencial para a consolidação da memória, da atenção e para o desenvolvimento geral das crianças. Também tem impactos no crescimento, principalmente durante a primeira infância.
É essencial cultivar hábitos saudáveis para ter um sono de qualidade. Para isso, certifique-se de que o ambiente, nesses momentos, seja agradável para a criança. O quarto deve ser escuro, silencioso e com uma temperatura agradável, pois é um ambiente confortável e que contribui para um descanso tranquilo. [...]
É importante também evitar comidas pesadas antes de dormir. Indico que os responsáveis incentivem a prática de atividades físicas durante o dia, pois o exercício regular pode promover um sono mais profundo à noite.
Busque promover práticas que auxiliem uma melhor qualidade de vida para seus filhos. Lembre-se, sono é mais do que descanso: é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento e futuro das nossas crianças.
BRITES, Luciana. A importância do sono para a aprendizagem infantil. Hoje em dia, 2 maio 2024. Disponível em: https://meulink.fit/gSIpobPwmmlpJJy. Acesso em: 23 maio 2024. Fragmento.
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Qual trecho desse texto apresenta a ideia defendida pelo autor?
A ideia defendida pelo autor é o “O sono desempenha uma função vital que vai além do ato de fechar os olhos.”. (1º parágrafo)
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
Leia o texto abaixo e responda as questões 11 e 12.
Divertida Mente
É impressionante a habilidade da Pixar em desenvolver histórias engraçadas, leves, divertidas, mas, ao mesmo tempo, extremamente dramáticas, que te levam a um pensamento crítico sobre o tema abordado. E não é diferente em “Divertida Mente”, muito pelo contrário, talvez nesse o debate seja bem mais intenso e concreto do que qualquer outro.
Com uma boa dose de metáforas, o filme explora a miscelânea das nossas emoções e a importância de saber administrar elas, indicando que temos a necessidade de sentir cada uma e que isso é responsável pela construção do nosso caráter. [...]
A construção do conflito é feita de maneira gradual, mas de modo nenhum cansativo. A busca pela resolução dessa desordem é bem penosa e, na verdade, é exatamente nesse momento, no segundo ato, em que o filme começa a desenvolver seus debates com um caráter bem lúdico e metafórico. O conflito, como disse, não é fácil de ser solucionado, muito pelo contrário, há a criação de cada vez mais novos conflitos até a situação ficar realmente caótica. A partir daí, a personagem principal chega a uma epifania1, em mais uma metáfora clara da nossa própria vida.
Essa abordagem, e o rumo que o filme toma, é bem diferente do que estamos acostumados a ver. E talvez essa visão seja a mais adequada a se passar, e a solução ainda mais coerente.
Por fim, acredito que, mais uma vez, o conceito “Disney” é aplicado, onde há espaço para diversão em família, para os pais e para os filhos, em que cada um vai absorver uma mensagem de acordo com sua própria experiência e idade. Claro que o entendimento dessas metáforas é essencial para a compreensão da mensagem do filme, por isso acredito que crianças mais novas não vão gostar muito dessas partes com diálogos mais longos onde há o desenvolvimento do debate em questão e provavelmente elas vão se entediar, mas irão se agradar pelas inúmeras cenas de comédia, que arrancam uma boa dose de gargalhadas.
“Divertida Mente” não é só uma animação, é uma garantia de um entretenimento de qualidade e uma aula sobre a emoção humana. Garanta seu ingresso e bom espetáculo.
*Vocabulário:
1epifania: revelação.
C., Rodrigo. Crítica do usuário. AdoroCinema, 23 jun. 2015. Disponível em: https://meulink.fit/gFsNYCEIBWlDTLs. Acesso em: 17 jun. 2024. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
A finalidade desse texto é
A finalidade desse texto é apresentar um ponto de vista.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Nesse texto, no trecho “... uma aula sobre a emoção humana.” (6º parágrafo), a palavra destacada foi usada para
A palavra destacada foi usada para reforçar a qualidade do filme.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
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