domingo, 14 de janeiro de 2018

Quiz 20: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 20: PORTUGUÊS 8° ANO
QUIZ 20: PORTUGUÊS 8° ANO

Leia o texto abaixo e responda as questões 01 e 02.

Não consigo usar 4G

    Boa tarde, há quase uma semana não estou conseguindo usar minha internet 4G. [...]

    Já fiz milhares de testes como solicitado pelos atendentes e eles sempre informam que fizeram atualizações no meu aparelho e que dentro de 4 horas o serviço voltaria, mas isso não tem acontecido. Preciso da minha internet senão serei obrigada a romper o contrato e ir para outra operadora. Lembrando que [...] nunca tive nenhum problema como este. Espero que meu caso seja resolvido o mais breve possível. [...]

Disponível em: https://url.gratis/yHeJxo. Acesso em: 2 set. 2021. Fragmento.

01
(MEC-CAED - ADF).

Este texto é

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(MEC-CAED - ADF).

De acordo com esse texto, os atendentes sempre informam que fizeram atualizações

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo e responda as questões 03 e 04.

Arte é pura diversão

THAÍS YURI

da Folha Online

    “Eu gosto de arte.” Aos 13 anos, Luísa Emi é uma menina como todas da sua idade. Vai à escola, brinca com seus amigos, assiste à televisão. E gosta de ir a exposições de arte. [...]

    Desde pequena, toda criança gosta de pintar e desenhar, mas poucas se interessam em ler e se informar sobre o assunto. Infelizmente, ainda é muito comum a ideia de que arte é difícil [...]. Mas quem descobre o caminho para o mundo da arte dificilmente quer voltar.

    [...] “Antigamente, a arte era integrada à família, nas danças e nos rituais. Hoje é tudo muito desvinculado. Houve uma separação entre arte, escola e família”, observa Maria Angela [...].

    [...] Para ela, o museu, além de ser um lugar para reflexão, também deve ser divertido, criar na pessoa a vontade de voltar.

    A exposição de arte deve ser encarada como um novo mundo a ser explorado. [...] De qualquer forma, a exposição sempre é uma grande brincadeira. [...]

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ folha/criancas/2002-arte.shtml. Acesso em: 30 mar. 2022. Fragmento.

03
(MEC-CAED - ADF).

Qual é o assunto desse texto?

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(MEC-CAED - ADF).

De acordo com esse texto, Emi é uma menina que gosta

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


05
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

EXÓTICAS E CHARMOSAS

    As cacatuas são aves charmosas e exóticas vindas de países como Austrália e Indonésia. Embora existam cerca de 21 espécies, as mais conhecidas são a Cacatua Alba e a Cacatua-de-crista-amarela, pois são geralmente as mais amigáveis.

    Essas aves graciosas possuem a habilidade de imitar sons e melodias, mas não de reproduzir palavras, como fazem os papagaios.

BARBIERI, Paloma Blanca Alves.101 curiosidades: Animais. Jandira, SP: Ciranda Cultural, 2021. p. 27.

Qual é o assunto desse texto?

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


06
(MEC-CAED - ADF). Leia os textos abaixo.

Texto 1

Desenvolvimento da criança

    De 9 meses a 1 ano

    É provável que entre os 9 meses e um ano de idade o bebê já esteja engatinhando por tudo e já se atreva a tentar levantar agarrado nos móveis. Continue estimulando-o, deixando-o no chão. Quando ele começar a andar agarrado no sofá, segure-o pelas duas mãos e saia caminhando com ele por aí, respeitando o ritmo da criança.

    Nesta idade, ele já bate palmas, faz o aceno de “tchau” e manda beijo. [...]

    Propiciar bons momentos de interação e aprendizado não só ajuda o bebê a desenvolver habilidades motoras, como também a afetividade. Fortaleçam os laços em um ambiente seguro. Evite situações que possam causar algum tipo de acidente, como deixar uma toalha que ele possa puxar em uma mesa próxima a ele, colocá-lo para brincar no chão perto de uma tomada ou em local de fácil acesso a escadas. Quanto maior for o cuidado e o vínculo neste começo de vida, mais saudável e feliz será toda a família.

Disponível em: https://bit.ly/3tYuckg. Acesso em: 31 mar. 2022. Fragmento.

Texto 2

LAERTE. Lola 136. 2014. Disponível em: https://bit.ly/3qU2VgQ. Acesso em: 31 mar. 2022.

Esses textos são parecidos, pois

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


07
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Por que temos espinhas?

    Espinha é a manifestação mais comum da acne, [...] que costuma aparecer na adolescência. Por causa de hormônios que começam a ser produzidos em maior quantidade nessa fase da vida, as glândulas sebáceas (responsáveis por fabricar um tipo de gordura essencial para a proteção da pele) trabalham de forma exagerada, armazenando gordura e entupindo os poros (pontos na pele por onde o sebo deve sair). Bactérias se aproveitam e células de defesa do organismo são acionadas, gerando uma inflamação com pus — a espinha! Quando ela surge, o melhor a fazer é consultar um médico dermatologista.

RECREIO. São Paulo: Perfil, nº 1007, 2022.

Esse texto é

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://laerte.art.br/wp-content/ uploads/2013/09/lola117.jpg. Acesso em: 31 mar. 2022.

Nesse texto, no trecho “Virei de ferro!” (2º quadrinho), a palavra destacada significa

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(MEC-CAED - ADF). Leia os textos abaixo.

Texto 1

Poluição do ar

    O ar que respiramos é composto por uma mistura de gases. Ele é extremamente importante para a nossa vida e a de outros seres vivos. Quando o ar fica poluído, aumenta a concentração de substâncias químicas (poluentes) prejudiciais à nossa saúde, e isso pode provocar alergias, intoxicações etc.

    A poluição do ar é provocada principalmente pelos motores dos veículos, indústrias como as siderúrgicas, refinarias, fábricas de cimento e papel; queimadas e incineração do lixo doméstico.

    Os veículos como automóveis, ônibus, motos, caminhões etc. são considerados os principais agentes poluentes do ar, porque eles liberam um gás incolor (sem cor) e inodoro (sem cheiro) extremamente tóxico, conhecido como monóxido de carbono (CO). [...]

    Os automóveis também são os responsáveis por liberarem partículas que ficam em suspenção no ar, produzidas principalmente pelo desgaste de pneus e freios. [...]

    Durante o inverno, por causa da poluição do ar, é muito comum ocorrer, nas cidades grandes, um fenômeno que chamamos de inversão térmica. Durante esse fenômeno, não ocorre a dispersão de gases, que acabam ficando muito próximos ao solo, causando irritações das vias respiratórias e problemas respiratórios, principalmente em crianças.

ESCOLA KIDS. Poluição do ar. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ ciencias/poluicao-do-ar.htm Acesso em: 31 mar. 2022. Fragmento.

Texto 2

SANTOS, Arionauro da Silva. Charge Poluição do Ar Cidade. 2021. Disponível em: https://bit.ly/35y14ai. Acesso em: 31 mar. 2022.

Esses textos são parecidos, pois

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

SOUSA, Mauricio de. Mônica. São Paulo: Mauricio de Sousa Editora. 2022.

Conclui-se desse texto que

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia os textos abaixo e responda as questões 11 e 12.

Texto 1

Você sabia que estrela-do-mar é um animal?

    Ela é linda, chama atenção de todo mundo. Mas a estrela-do-mar, ao contrário do que muita gente pensa, é um animal marinho. São aproximadamente 1600 espécies que podem ter uma grande variedade de formas e cores. As estrelas-do-mar fazem parte do grupo de animais denominados Equinodermos da classe Asteroides. Você não leu errado, é asteroide mesmo. Possuem cinco ou mais braços. Entre seus parentes mais próximos podemos citar o ouriço-domar, a bolacha-do-mar e o pepino-do-mar. [...]

    As estrelas-do-mar possuem uma capacidade de regeneração incrível, se ela perder um braço, o animal poderá facilmente reconstruir outro. O braço perdido poderá, inclusive, gerar uma nova estrela-do-mar.

    E quando a gente vê uma estrela-do-mar pensa logo em delicadeza, não é verdade? Mas são animais predadores que muitas vezes caçam e alimentam-se de outros animais maiores que ela. Elas são encontradas em todos os oceanos. Concentram-se em sua maior parte em águas quentes. Estima-se que a Austrália seja o país com a maior diversidade de estrelas-do-mar.

BLOGUITO. Você sabia que estrela do mar é um animal? Disponível em: https://www.bloguito.com.br/voce -sabia-que-estrela-do-mar-e-um-animal. Acesso em: 1 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Texto 2

GONSALES, Fernando. Níquel Nausea. Disponível em: http://f.i.uol.com.br/folha/ cartum/images/2208818.jpeg. Acesso em: 1 abr. 2022.

11
(MEC-CAED - ADF).

Esses textos são parecidos, pois

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


12
(MEC-CAED - ADF).

No Texto 1, no trecho “... gerar uma nova estrela-do-mar.” (2º parágrafo), a palavra em destaque significa

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário