sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

QUIZ 03: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 03: MATEMÁTICA 6° ANO
Quiz 03: MATEMÁTICA 6° ANO

01
(PAAE-MG).

Pedro comprou um liquidificador e deu de entrada R$ 19,62. O restante ele dividiu em 4 prestações mensais iguais no valor de R$ 11,30 cada uma.

O preço total que Pedro vai pagar por esse liquidificador é

A
B
C
D

O preço do liquidificar é o valor da entrada R$ 19,62 mais 4 prestações iguais de R$ 11,30. Logo:

  [tex] = 19,62 + 4 × 11,30 [tex]

  [tex] = 19,62 + 45,20 [tex]

  [tex] = 64,82 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(PAAE-MG).

Na figura, há três amigos.

Qual a diferença, em cm, entre as estaturas do mais alto e do mais baixo?

A
B
C
D

Encontrando a altura dos amigos.

  Marta: [tex]180\ cm\ -\ 45\ cm = 135\ cm[tex]

  João: [tex]142\ cm [tex]

  Luís: [tex]200\ cm\ -\ 70\ cm = 130\ cm[tex]

Logo, o mais alto é o João e o mais baixo é o Luís. Sendo assim:

  [tex] 142\ cm\ -\ 130\ cm = 12\ cm [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(PAAE-MG).

Clarice trabalha numa fábrica de brinquedos e recebe um salário mensal de 1790 reais por seus serviços. Assim que recebeu seu salário de maio, Clarice gastou 158 reais com a conta de luz, 76 reais com a conta de telefone e 250 reais com a conta do condomínio do seu prédio.

Quanto de dinheiro lhe restou para as outras despesas?

A
B
C
D

O dinheiro que restou de Clarice foi:

  [tex]= 1\ 790 - (158 + 76 + 250) [tex]

  [tex]= 1\ 790 - 484 [tex]

  [tex]= 1\ 306\ reais [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(PAAE-MG).

No triângulo EFG, os ângulos [tex]G\hat{E}F[tex] e [tex]E\hat{F}G[tex] medem 60º, assim, [tex]G\hat{E}F = E\hat{G}F = 60°[tex].

A medida do ângulo [tex]F\hat{G}E[tex] é igual a

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:

Como a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180°. Logo:

  [tex] 60° + 60° + x = 180° [tex]

  [tex] x = 180° - 120° [tex]

  [tex] x = 60° [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(PAAE-MG).

Um tanque, cujo volume é 1000 litros, está completamente cheio de leite e esse conteúdo deverá ser distribuído em garrafas de 0,25 dm³.

Dessa forma, o número máximo de garrafas completamente cheias é

A
B
C
D

Como 1 Litro = 1 dm³. Então, 1000 litros são 1000 dm³. Logo:

  [tex]= \frac{1\ 000\ dm^{3}}{0,25\ dm^{3}} [tex]

  [tex]= 4\ 000\ garrafas [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(PAAE-MG).

Nesta figura, a região sombreada representa a parte de certa parede que deve ser coberta com azulejos. Os azulejos são quadrados e possuem a mesma dimensão.

O menor número de azulejos necessários para cobrir essa parte da parede, representada pela região sombreada da figura, é

A
B
C
D

Como os azuleijos são quadrados. Então, o número de azuleijos necessários para cobrir a parede é de 23,5. Logo, o menor número de azuleijos deve ser de 24.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(PAAE-MG).

As massas das caixas M, N e P foram analisadas de maneiras diferentes.

De acordo com os números que aparecem no visor das balanças, a massa, em kg, da caixa P é

A
B
C
D

Para encontrar a massa da caixa P basta subtrair os valores registrados nas balanças. Logo:

  [tex] = 1,978 - 1,699 [tex]

  [tex] = 0,279 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(PAAE-MG).

Renato comprou um terreno que tem o formato de um retângulo. As dimensões do terreno são 22 m de comprimento e 12 m de largura.

A área do terreno que Renato comprou é, em m², igual a

A
B
C
D

A área do terreno de Renato é:

  [tex] Área = comprimento × lagura [tex]

  [tex] Área = 22 × 12 [tex]

  [tex] Área = 264\ m^{2} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(PAAE-MG).

No feriado de Natal, o hotel Raio de Sol teve a ocupação de 96% dos seus 175 quartos.

O número de quartos ocupados foi

A
B
C
D

Observe:

  [tex] = 96 \%\ \cdot 175 [tex]

  [tex] = 0,96 \cdot 175 [tex]

  [tex] = 168\ apartamentos [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(PAAE-MG).

Ao folhear um livro, Catarina encontrou esta operação de adição de números naturais.

Como o livro era muito antigo, três algarismos estavam apagados. No esquema, esses algarismos estão representados por retângulos sombreados. Catarina usou seus conhecimentos sobre as operações com números naturais e descobriu os valores corretos dos três algarismos apagados.

A soma dos algarismos que estão apagados é igual a

A
B
C
D

Observe:

Agora, a soma dos algarismos que estão apagados é:

  [tex]Soma = 7 + 6 +7 = 20 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(PAAE-MG).

Rafael é ciclista e vai participar de sua primeira competição. Ele está indeciso na escolha de seu uniforme, pois tem 4 opções de camisa e 3 opções de bermuda.

De quantas maneiras diferentes ele pode se vestir colocando, obrigatoriamente, uma dessas camisas e uma dessas bermudas?

A
B
C
D

Pelo princípio multiplicativo, temos:

  [tex] = 4 × 3 = 12\ maneiras [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(PAAE-MG).

Adriana comeu [tex]\frac{25}{35}[tex] de uma pizza e Milena comeu [tex]\frac{20}{28}[tex] de uma pizza de mesmo tamanho.

A comparação entre as frações indica que

A
B
C
D

Simplificando as frações e tornando-as irredutíveis:

  Adriana: [tex]\frac{25}{35} = \frac{5}{7}[tex]

  Milena: [tex]\frac{20}{28} = \frac{5}{7}[tex]

Logo, Adriana e Milena comeram a mesma quantidade de pzzas.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)