quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

D14 - Quiz por descritor - Port. 5° Ano

Quiz D14: PORTUGUÊS - ENSINO FUNDAMENTAL
D14: PORTUGUÊS - 5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

D14: Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

01
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda:

Disponível em: http://www.portal.santos.sp.gov.br /agendacultural/e107_plugins/ agenda/img/Cartum%20Trabalho%20 infantil_gibiteca%20jal.jpg. Acesso em 06 de Nov. de 2013.

No trecho “Ler é tudo de bom, não?”, o ponto de interrogação foi usado para

A
B
C
D


02
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o poema abaixo e, a seguir, responda.

Os meninos morcegos

    Os meninos

    Da Vila Sossego

    Viraram morcego.

   

    Pernas para cima

    Cabeças para o ar.

   

    Passa um mosquito

    Inhac

    Outro mosquito,

    Inhac

    Pernas para cima

    Cabeças para o ar.

   

    Os meninos

    Da Vila Sossego

    Viraram Morcego.

   

    Fingem que dormem

    Estão acesos

   

    Se pensa que passa,

    Melhor não passar

    Inhac, inhac.

CAPPARELLI, Sergio. Os meninos morcegos. In: revista Ciência Hoje das Crianças. Poema originalmente publicado em 1999.I.

No trecho “Passa um mosquito/ Inhac/ Outro mosquito,/ Inhac”, as palavras destacadas reproduzem

A
B
C
D


03
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

O Cobrador

    O dono do mercadinho foi à casa de um freguês para receber a conta. Um garotinho veio atender à porta.

    — Você pode chamar seu pai? — solicitou o cobrador.

    — Meu pai não está em casa! — respondeu o garoto.

    — Como não está? — recuou espantado o comerciante — Eu o vi na janela quando estava vindo para cá!

    — Pois é, ele também viu o senhor, e por isso desapareceu.

Disponível em: http://mariadantas.spaceblog.com .br/384729/piadas-que-infantins-para -rir-ler-e-trabalhar-na-sala-de-aula. Acesso em: 29 nov. 2015.

No trecho “— Como não está?”, o ponto de interrogação indica que o homem está

A
B
C
D


04
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Treze Chaminés

Sol-feira, dia 12 deste ano

    Caro tio McAbro,

    Bem, eu não sei COMO, mas funcionou! HB pediu ao príncipe para acabar com o DRAGÃO do Bosque Ladeira-Abaixo, que não a deixa dormir à noite, ele começou a tremer como vara verde! Ela está desconfiada de que ele não seja um príncipe de verdade. Então, me pediu que empilhasse 10 colchões sobre uma ervilha. Disse que, como em contos de fada, se ele tivesse “sangue azul”, sentiria a ervilha ao se sentar sobre a pilha. Bem, enquanto empilhava os colchões, tive uma ideia: não coloquei nenhuma ervilha.

    Quem ia saber?

Hiawyn Oram. As cartas de Ronroroso: minha bruxa que não quer ser bruxa. Tradução de Áurea Arata. São Paulo: Salamandra, 2008.

Ao escrever a palavra “DRAGÃO” com letras maiúsculas, a intenção do autor era destacar o/a

A
B
C
D


05
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

As boas notas

    O garoto chega da escola e a mãe pergunta:

    — Filho, que nota você tirou na escola?

    — Tirei 10, mãe!

    — Nossa, filho! — diz a mãe, abraçando o garoto — Que alegria ouvir isso!

    — Obrigado, mãe, obrigado...

    — Mas hoje você viu o resultado das prova de português e matemática, não é, filho? Você tirou dez nas duas?

    — Não, mãe... Tirei 1 em uma e 0 na outra...

Disponível em http://pt.ohmydollz.com/ forumbr/viewtopic.php ?id=701.Acesso em 15/04/2015.

O uso do ponto de exclamação no trecho: “Nossa, filho! — diz a mãe, abraçando o garoto”, indica que a mãe está

A
B
C
D


Leia o texto abaixo.


A palavra “AHÁÁ!!”, no último quadrinho, está escrita com letras maiores

A
B
C
D


07
(SPAECE).

Leia o texto abaixo.

    Como a Fidência se gabasse de discreta, seu marido resolveu tirar a prova. E para isso, uma noite acordou-a com ar assustado, dizendo:

    — Que estranho fenômeno, Fidência. Pois não é que acabo de botar um ovo?

    — Um ovo?! — exclamou a mulher, arregalando os olhos.

    — Pois é, para ver. E cá está ele, ainda quentinho. Mas escute, é preciso que isso fique em segredo absoluto entre nós. Você bem sabe como é o mundo. Se a notícia corre, começam todos a troçar de mim e acabam pondo-me apelido. Segure, pois, a língua. Nunca diga nada a ninguém.

LOBATO, Monteiro. Obra Infantil Completa. Segredo de mulher. 450. São Paulo: Brasiliense.

Na expressão “Um ovo?!”, a pontuação indica

A
B
C
D


08
(SPAECE).

Leia os textos abaixo.

Mundo cão I

    Gostaria de parabenizar a repórter Fátima Sá pela excelente reportagem sobre a exposição de cães e agradecê-la pela linda capa da revista. Simplesmente você fez o meu domingo ser um dos domingos mais alegres da minha vida! O máximo! As fotos ficaram ótimas, e você conseguiu de forma bem objetiva explicar o que acontece nas exposições.

Fabiana Perrone , Rio de Janeiro , RJ.

No Texto, o ponto de exclamação, em suas duas ocorrências, marca

A
B
C
D


09
(PROEB).

Leia o texto abaixo.


http://www.portal turmadamonica.com.br

No segundo quadrinho, as três estrelinhas indicam que, depois de ter tentado um golpe de caratê, Cebolinha estava

A
B
C
D


10
(BPW).

Leia o texto:

A LOUCURA DA ROSA

    Há flores vermelhas, amarelas, brancas... Mas já imaginou uma que muda de cor? Pois a rosa-louca amanhece branca e, à noite, está rosa!

    Nessa mudança, porém, não há loucura nenhuma, ao contrário do que sugere o nome da flor!

    A rosa-louca nasce em um arbusto, típico da China, chamado de Hibiscus mutabilis. Capaz de atingir até quatro metros de altura, ele faz sucesso em jardins mundo afora por conta da flor que muda de cor. Mas não é para atrair os nossos olhares que a rosa-louca troca a coloração de suas pétalas.

    “Quando a rosa-louca muda de cor, ela apenas sinaliza que tem néctar a oferecer”, explica a bióloga Marinês Eiterer. O néctar é um líquido, que se acumula na flor e contém, entre outros elementos, açúcar. Ele serve de alimento para bichos como abelhas, borboletas e beija-flores, que visitam as flores à sua procura e acabam ajudando as plantas a se reproduzirem. É o que ocorre com a rosa-louca também!

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/ noticias/2009/outubro/a-loucura-da-ro

“Há flores vermelhas, amarelas, brancas...” (1° parágrafo). A pontuação usada no final do trecho acima indica a existência de:

A
B
C
D


11
(PAEBES).

Leia o texto abaixo.


Disponível em: http://www.monica.com.br/cookpage /cookpage.cgi?!pag=comics/ tirinhas/tira315 . Acesso em: 2 mar. 2011.

No segundo quadrinho, o uso da pontuação em “O quê? Você também?!” indica

A
B
C
D


12
(SPAECE).

Leia o texto abaixo.

Eca!

    No restaurante, o freguês chama o garçom:

    — Tem uma mosca no meu prato!

    — É o desenho do prato, meu senhor.

    — Mas tá se mexendo!

    — Oh! É desenho animado!

Disponível em: http://criancas.uol.com.br/piadas /livro-de-piadas/eca.jhtm . Acesso em: 26 mar. 2011.

No trecho “– Mas tá se mexendo!”, o uso do ponto de exclamação reforça a ideia de

A
B
C
D






Nenhum comentário:

Postar um comentário