domingo, 10 de maio de 2020

D11 - Quiz por descritor - Mat. 5° Ano (E.F)

Quiz D11: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D11: MATEMÁTICA - 5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

D11: Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

01
(Saresp).

Considere o lado do quadradinho como unidade de medida de comprimento.


Dentre as figuras desenhadas acima, a de maior perímetro é:

A
B
C
D

Calculando o perímetro (soma dos lados ou contorno) das figuras:

Figura A:

  P = 4 + 1 + 3 + 5 + 1 + 6 = 20

Figura B:

  P = 3 + (8 × 1) + (2 × 4) + 3 = 22

Figura C:

  P = 1 × 20 = 20

Figura D:

  P = 9 + 3 + 9 + 3 = 24

Portanto, opção "D".


02
(SAEPE).

Luiz desenhou o polígono na malha quadriculada abaixo, na qual o lado de cada quadradinho mede 1 cm.


Quanto mede o perímetro desse polígono?

A
B
C
D

Calculando o perímetro (soma dos lados ou contorno) da figura:

  P = 8 + 2 + 1 + 2 + 7 + 4 = 24

Portanto, opção "B".


03
(PAEBES).

Luciana utilizou uma fita adesiva para marcar no chão do pátio da escola a região que será utilizada para a apresentação de final de ano dos seus alunos. O desenho na malha quadriculada abaixo representa a região demarcada por Luciana.


Quantos metros de fita adesiva, no mínimo, Luciana utilizou para fazer essa marcação?

A
B
C
D

A quantidade de fita adesiva (perímetro) é:

  P = 11 + 8 + (4 × 3) + 5 + 8

  P = 11 + 8 + 12 + 5 + 8 = 44 metros

Portanto, opção "B".


04
(SPAECE).

Juliana e Ester estão fazendo um cartaz para apresentar um trabalho de Matemática. Elas colaram fita adesiva colorida ao redor desse cartaz. Observe abaixo a representação desse cartaz na malha quadriculada, onde o lado de cada quadradinho equivale a 5 cm.


Quantos centímetros de fita, no mínimo, elas utilizaram para contornar todo esse cartaz?

A
B
C
D

A quantidade de fita adesiva (perímetro) é:

  P = 5 × (10 + 4 + 10 + 4)

  P = 5 × 28

  P = 140 cm

Portanto, opção "C".


05
(SAEGO).

Para o acabamento da decoração de uma caixa de madeira, será colada uma fita de cetim em volta de sua tampa. O formato dessa tampa está representado na malha quadriculada abaixo, em que o lado de cada quadradinho equivale a 5 centímetros.


Qual deve ser o comprimento mínimo, em centímetros, dessa fita de cetim?

A
B
C
D

A quantidade mínima de fita de cetim (perímetro) é:

  P = 5 × (5 + 5 + 7 + 7)

  P = 5 × 24

  P = 120 cm

Portanto, opção "C".


06
(SEAPE).

Observe o desenho colorido na malha quadriculada abaixo. O lado de cada quadradinho dessa malha equivale a 1 cm.


Qual é a medida do perímetro desse desenho?

A
B
C
D

O perímetro é:

  P = 4 + 3 + (6 × 1) + 3 + 2 = 18

Portanto, opção "A".


07
(PROVA BRASIL).

Ricardo anda de bicicleta na praça perto de sua casa. Representada pela figura abaixo.


Se ele der a volta completa na praça, andará:

A
B
C
D

O perímetro é:

  P = 30 + 50 + 30 + 50 = 160 m

Portanto, opção "A".


08
(BPW).

Uma praça de uma cidade será construída. A malha quadriculada representa o desenho da praça. Cada lado do quadradinho indica 1 metro de construção. A parte destacada está destinada ao coreto que será construído.


Quantos metros de construção serão necessários para o contorno do coreto?

A
B
C
D

O contorno do coreto (perímetro) é:

  P = 3 + (7 × 1)

  P = 10

Portanto, opção "D".


09
(PROVA BRASIL).

Uma pessoa faz caminhada em uma pista desenhada em um piso quadriculado, como a representada na figura a seguir.


Sabendo que o lado de cada quadrado mede 1m, quantos metros essa pessoa percorre ao completar uma volta?

A
B
C
D

Uma volta nesta pista (perímetro) é:

  P = (2 × 4) + (6 × 1) + (4 × 2)

  P = 8 + 6 + 8

  P = 22 m

Portanto, opção "C".


10
(Gestar II).

Nesta malha triangular, o lado de cada triângulo equilátero mede 1,5 cm.


O polígono destacado tem perímetro igual a

A
B
C
D

O perímetro do polígono é:

  P = 8 × 1,5

  P = 12 cm

Portanto, opção "C".


11
(SEPR).

O desenho a seguir representa o contorno do pátio de uma escola. Sabendo-se que cada quadradinho do desenho abaixo mede 2 m de lado.


Calcule quantos metros andaria uma pessoa que resolvesse contornar o pátio da escola.

A
B
C
D

Para contornar o pátio da escola (perímetro) é:

  P = 2 × (2 × 12)

  P = 2 × 24

  P = 48 m

Portanto, opção "B".


12
(SARESP).

O lado de cada quadradinho da malha abaixo mede 1 cm.


Das figuras desenhadas na malha, a que possui perímetro igual a 12 cm é

A
B
C
D

Calculando o perímetro de cada figura:

A)  P = 12 × 1 = 12 cm

B)  P = (10 × 1) + (2 × 2) = 10 + 4 = 14 cm

C)  P = (12 × 1) + 2 = 12 + 2 = 14 cm

D)  P = (4 × 1) + (3 × 2) + 4 = 4 + 6 + 4 = 14 cm

Portanto, opção "A".






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