D21: MATEMÁTICA - 5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
D21: Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
01
(Ubajara – CE).
Luma comprou um metro de fita e gastou 0,8 dele?
Isso corresponde a
Observe:
[tex] 0,8 = \frac{8}{10} = \frac{8\ ×\ 10}{10\ ×\ 10} = \frac{80}{100} = 80 \%\ [tex]
Portanto, opção "D".
02
(3ª P.D – SEDUC-GO).
A professora de Ana solicitou que ela representasse o número [tex]\frac{15}{10}[tex] de outra forma.
Sabendo que Ana representou corretamente, qual alternativa apresenta sua resposta.
Dividindo 15 por 10, temos:
Portanto, opção "C".
03
(SAEPI).
Amanda já realizou [tex]\frac{3}{4}[tex] de uma tarefa.
Ela realizou
Observe:
[tex] \frac{3}{4} = \frac{3\ ×\ 25}{4\ ×\ 25} = \frac{75}{100} = 75 \%\ [tex]
Portanto, opção "D".
04
(SADEAM – AM).
Observe os números impressos em cada um dos cartões abaixo.
CARTÃO 1 | CARTÃO 2 | CARTÃO 3 | CARTÃO 4 |
0,08 | 0,8 | 8,1 | 1,8 |
Em qual cartão está representada a fração [tex]\frac{8}{10}[tex]?
Dividindo 8 por 10, temos:
Sendo assim, o cartão 2.
Portanto, opção "B".
05
(SAEPE).
Qual é o número racional na forma decimal correspondente a 50%?
Observe que:
[tex] 50 \%\ = \frac{50}{100} = 0,5 [tex]
Portanto, opção "C".
06
(Saresp).
O quadro em que 0,6 das bolas estão pintadas é:
Observe que:
[tex] 0,6 = \frac{6}{10} [tex]
Sendo assim, é o quadro que tem 6 bolas pintadas no total de 10 bolas.
Portanto, opção "C".
07
(SAEP).
Um quilograma é igual 1000 gramas e meio quilograma é igual a 500 gramas.
Outra maneira de representação correta de meio quilograma é
Observe que meio quilograma é:
[tex] \frac{500}{1000} = \frac{500\ ÷\ 500}{1000\ ÷\ 500} = \frac{1}{2} = 0,5 [tex]
Portanto, opção "A".
08
(SAEP).
Abner comprou uma barra de chocolate e dividiu em dez partes iguais, das quais comeu duas, como mostrado na figura abaixo.
Outra forma que podemos representar a parte que Abner comeu da barra de chocolate é
Dividindo 2 por 10, temos:
Portanto, opção "A".
09
(SAEMI).
O número racional correspondente a 5% é
Observe que:
[tex] 5 \%\ = \frac{5}{100} = 0,05 [tex]
Portanto, opção "C".
10
(PORTAL MEC).
A professora de 4ª série, corrigindo as avaliações da classe, viu que Pedro acertou [tex] \frac{2}{10} [tex] das questões.
De que outra forma a professora poderia representar essa fração?
Dividindo 2 por 10, temos:
Portanto, opção "C".
11
(BPW).
Na competição de atletismo, Carla completou a prova. Luis não conseguiu chegar ao final.
Ele percorreu 80% do percurso estabelecido. O percurso que Luis fez também pode ser representado por
Observe que:
[tex] 80 \%\ = \frac{80}{100} = 0,80 [tex]
Portanto, opção "A".
12
(PAEBES).
O número decimal que corresponde a 25% é
Observe que:
[tex] 25 \%\ = \frac{25}{100} = 0,25 [tex]
Portanto, opção "B".
RESULTADO DO QUIZ
00,0%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
08,3%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
16,7%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
25,0%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
33,3%
O resultado ficou "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
41,7%
O resultado foi "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
50,0%
O resultado foi "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
58,3%
O resultado foi "PROFICIÊNTE"!!
RESULTADO DO QUIZ
66,7%
O resultado foi "PROFICIÊNTE"!!
RESULTADO DO QUIZ
75,0%
O resultado foi "PROFICIÊNTE"!!
RESULTADO DO QUIZ
83,3%
O resultado foi "AVANÇADO"!!
RESULTADO DO QUIZ
91,7%
O resultado foi "AVANÇADO"!!
RESULTADO DO QUIZ
100,0%
O resultado foi "AVANÇADO"!!
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