domingo, 10 de maio de 2020

D12 - Quiz por descritor - Mat. 5° Ano (E.F)

Quiz D12: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D12: MATEMÁTICA - 5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

D12: Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

01
(SARESP).

Alice montou, com retalhos de tecido, um tapete como o representado a seguir. Cada quadradinho é um retalho com 10 cm de lado.


A área ocupada pelo tapete é de:

A
B
C
D

Como o lado da malha quadriculada mede 10 cm e o tapete tem (13 × 9 = 117 quadradinhos). Então:

    [tex] Área = (10 × 10) × 117 [tex]

   [tex] Área = 100 × 117 [tex]

   [tex] Área = 11\ 700\ cm^{2} [tex]

Portanto, opção "D".


02
(SAERO).

Marcela fez um desenho da sua horta na malha quadriculada abaixo e pintou de amarelo. Nessa malha, o lado de cada quadradinho corresponde a 1 m.


Qual é a medida da área dessa horta?

A
B
C
D

Como o lado da malha quadriculada mede 1 cm. Então:

    [tex] Área = (base × altura) [tex]

   [tex] Área = 5 × 3 [tex]

   [tex] Área = 15\ cm^{2} [tex]

Portanto, opção "A".


03
(BPW).

Observe a figura a seguir:


Utilizando como unidade de medida, o quadrinho do papel quadriculado, a área da palavra “FÉ” é igual a:

A
B
C
D

Como o lado da malha quadriculada mede 1 cm. Então, a área é o número de quadradinhos. Logo:

    [tex] Área = (1 × 1) × 18 [tex]

   [tex] Área = 18\ cm^{2} [tex]

Portanto, opção "A".


04
(Sobral-CE).

Observe as figuras representadas na malha quadriculada abaixo.


Qual das figuras tem a mesma área da figura representada pela letra W?

A
B
C
D

Como a área é o número de quadradinhos. Logo:

    [tex] Área_{(W)} = 8\ quadradinhos [tex]

    [tex] Área_{(Y)} = 8,5\ quadradinhos [tex]

    [tex] Área_{(X)} = 8\ quadradinhos [tex]

    [tex] Área_{(K)} = 8,5\ quadradinhos [tex]

    [tex] Área_{(Z)} = 8,5\ quadradinhos [tex]

Portanto, opção "A".


05
(AREAL).

Observe os desenhos na malha quadriculada abaixo.


Qual desses desenhos tem a maior medida de área?

A
B
C
D

Como a área é o número de quadradinhos. Logo:

    [tex] Área_{(1)} = 9\ quadradinhos [tex]

    [tex] Área_{(2)} = 12\ quadradinhos [tex]

    [tex] Área_{(3)} = 8\ quadradinhos [tex]

    [tex] Área_{(4)} = 16\ quadradinhos [tex]

Portanto, opção "D".


06
(SADEAM).

Observe abaixo a figura que a professora Sandra fez em uma malha quadriculada. A medida da área de cada quadradinho dessa malha é igual a 1 cm².


A medida da área dessa figura, em cm², é igual a

A
B
C
D

Como cada quadrinho mede 1 cm². Logo:

   [tex] Área = 11\ cm^{2} [tex]

Portanto, opção "B".


07
(AVALIE).

Joana está tecendo um tapete de crochê que está representado na malha quadriculada abaixo.


A parte colorida de vermelho representa a parte do tapete que ela já fez. O lado do quadradinho da malha corresponde a 1 metro.

Quantos metros quadrados faltam para Joana tecer e terminar esse tapete?

A
B
C
D

Como o lado da malha quadriculada mede 1 m. Então, a área que falta é o número de quadradinhos em branco. Logo:

    [tex] Área = (1 × 1) × 8 [tex]

   [tex] Área = 8\ m^{2} [tex]

Portanto, opção "C".


08
(SPAECE).

O prefeito de uma cidade resolveu reformar a praça da igreja, construindo um jardim ao redor dessa praça. O jardim corresponde à área destacada na malha quadriculada abaixo.


Considerando que o lado de cada quadrado dessa malha corresponde a 1 m, qual é a medida da área total desse jardim?

A
B
C
D

Como o lado da malha quadriculada mede 1 m. Então, a área destinada ao jardim é o número de quadradinhos em verde. Logo:

    [tex] Área = (1 × 1) × 46 [tex]

   [tex] Área = 46\ m^{2} [tex]

Portanto, opção "C".


09
(SAEP 2013).

Cada quadradinho na malha quadriculada abaixo mede um centímetro quadrado de área.


A miniatura do campo de futebol desenhado na malha quadriculada acima é composta de

A
B
C
D

Como o lado da malha quadriculada mede 1 cm. Então, a área da miniatura do campo de futebol é:

    [tex] Área = 11 × 7 [tex]

   [tex] Área = 77\ cm^{2} [tex]

Portanto, opção "C".


10
(PAEBES).

Observe, na malha quadriculada abaixo, o desenho de uma galinha que Andréa fez na aula de Artes. O lado de cada quadradinho dessa malha quadriculada equivale a 1 cm.


Qual é a medida da área dessa galinha que Andréa fez?

A
B
C
D

Como o lado da malha quadriculada mede 1 cm. Então, a área dessa galinha que Andréa fez é:

    [tex] Área = (1 × 1) × 72 [tex]

   [tex] Área = 72\ cm^{2} [tex]

Portanto, opção "D".


11
(SAEP 2013).

O piso da sala de Fernando está sendo coberto com cerâmica quadrada e já foram colocadas 12 peças de cerâmica.


O número de peças de cerâmicas que ainda faltam ser colocadas é

A
B
C
D

O número de peças de cerâmicas que ainda faltam ser colocadas são as cerâmicas brancas da figura. Logo:

    [tex] N°\ de\ cerâmicas = 12 [tex]

Portanto, opção "C".


12
(SAEMI).

Veja na malha quadriculada abaixo as figuras que Carlos, Davi, Tales e Lucas desenharam.


Sabendo que cada lado do quadradinho dessa malha mede 1 cm, quem desenhou a figura de maior área?

A
B
C
D

Como o lado da malha quadriculada mede 1 cm. Então, a área é o número de quadradinhos. Logo:

    Carlos: 4 quadradinhos

    Davi: 4 quadradinhos

    Tales: 1 quadradinho

    Lucas: 10 quadradinhos

Portanto, opção "C".






Nenhum comentário:

Postar um comentário