segunda-feira, 1 de novembro de 2021

ENEM_Humanas_2021_1ªAp

ENEM 2021 - 1ª APLICAÇÃO
ENEM 2021 - CIÊNCIAS HUMANAS - 1ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    De um lado, ancorados pela prática médica europeia, por outro, pela terapêutica indígena, com seu amplo uso da flora nativa, os jesuítas foram os reais iniciadores do exercício de uma medicina híbrida que se tomou marca do Brasil colonial. Alguns religiosos vinham de Portugal já versados nas artes de curar, mas a maioria aprendeu na prática diária as funções que deveriam ser atribuídas a um físico, cirurgião, barbeiro ou boticário.

GURGEL, C. Doenças e curas: o Brasil nos primeiros séculos. São Paulo: Contexto 2010, (adaptado).

Conforme o texto, o que caracteriza a construção da prática medicinal descrita é a e adoção de rituais místicos.

A
B
C
D
E

    O uso de saberes ancestrais, construídos empiricamente, nas práticas médicas dos jesuítas no Brasil Colônia, combinava conhecimentos trazidos da Europa com terapias indígenas ("medicina híbrida").

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


02
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Desde o século XII que a cristandade ocidental era agitada pelo desafio lançado pela cultura profana — a dos romances de cavalaria, mas também a cultura folclórica dos camponeses e igualmente a dos citadinos, de caráter mais jurídico — à cultura eclesiástica, cujo veículo era o latim. Francisco de Assis veio alterar a situação, propondo aos seus ouvintes uma mensagem acessível a todos e, simultaneamente, enobrecendo a língua vulgar através do seu uso na religião.

VAUCHEZ, A. A espiritualidade da Idade Média Ocidental, séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.

O comportamento desse religioso demonstra uma preocupação com as características assumidas pela Igreja e com as desigualdades sociais compartilhada no seu tempo pelos(as)

A
B
C
D
E

    Na Baixa Idade Média, os movimentos heréticos se contrapunham à vida desregrada, à ostentação e ao distanciamento da Igreja em relação ao povo. Francisco, com seu exemplo, denunciava as desigualdades, o esquecimento dos valores do cristianismo primitivo e propunha a valorização da pureza com a simplicidade da fé.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


03
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários países?

    Para o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, no Brasil, parte da sociedade era muito mais coesa ideologicamente do que a espanhola. Carvalho argumenta que isso se deveu à tradição burocrática portuguesa. “Portugal nunca permitiu a criação de universidades em sua colônia”. Por outro lado, na América espanhola, entre 1772 e 1872, 150 mil estudantes se formaram em universidades locais. Para o historiador mexicano Alfredo Ávila Rueda, as universidades na América espanhola eram, em sua maioria, reacionárias.

    Nesse sentido, o historiador mexicano diz acreditar que a livre circulação de impressos (jornais, livros e panfletos) na América espanhola, que não era permitida na América portuguesa (a proibição só foi revertida em 1808), teve função muito mais importante na construção de regionalismos do que propriamente as universidades.

BARRUCHO, L. Disponível em: www bbc.com. Acesso em: 8 set. 2019 (adaptado).

Os pontos de vista dos historiadores referidos no texto são divergentes em relação ao

A
B
C
D
E

    Enquanto o historiador brasileiro afirma que a unidade nacional advém da transposição da estrutura burocrática portuguesa para o Brasil, o pesquisador mexicano considera relevante para a fragmentação territorial da América hispânica as identidades regionais, reforçadas principalmente pela livre circulação de impressos e também pelas universidades, desde a fase colonial.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


04
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

    Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Parlamento contra Carlos I em prol da liberdade política e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do Iluminismo e do Liberalismo.

ARRUDA, J. J. A, Perspectivas da Revolução Inglesa. Rev. Bras. Hist. n. 7, 1984 (adaptado).

TEXTO II

    A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.

HILL, C. Uma revolução burguesa? Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).

A concepção da Revolução Inglesa apresentada no Texto II diferencia-se da do Texto I ao destacar a existência de

A
B
C
D
E

    Os textos contrapõem visões acerca do processo revolucionário inglês. Enquanto o texto I exalta os princípios de liberdade política inerentes ao movimento, o texto II valoriza as demandas dos setores sociais subalternos como propulsoras para o desencadeamento do processo.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


05
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    As grandes empresas seriam, certamente, representação de um exercício de poder, ante o grau de autonomia de ação de que dispõem. O que se pretende salientar é a ideia de enclave: plantas industriais que estabelecem relações escassas com o entorno, mas exercem grande influência na economia extra local.

DAVIDOVICH. F. Estado do Rio de Janeiro: o urbano metropolitano. Hipóteses e questões. GeoUERJ, n. 21, 2010.

Que tipo de ação tomada por empresas reflete a forma de territorialização da produção industrial apresentada no texto?

A
B
C
D
E

    Embora muito influentes no contexto extra local, as grandes empresas pouco fazem para as comunidades locais onde sua planta está inserta. Diferentemente disso, recrutam muitos de seus funcionários, sobretudo os de alta qualificação profissional, em regiões bem distantes do seu sítio.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


06
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Desde 2009, a área portuária carioca vem sofrendo grandes transformações realizadas no escopo da operação urbana consorciada conhecida como Porto Maravilha. Parte importante na tentativa de tornar o Rio de Janeiro um polo de serviços internacional, a “revitalização” urbana deveria deixar para trás uma paisagem geográfica que ainda recordava a cidade do início do século passado para abrir espaço, em seu lugar, à instalação de modernas torres comerciais, espaços de consumo e lazer inéditos e cerca de cem mil novos moradores, uma nova configuração socioespacial capaz de alçar a área portuária do Rio de Janeiro ao patamar dos waterfronts de Baltimore, Barcelona e Buenos Aires.

LACERDA, L; WERNECK, M.; RIBEIRO, B. Cortiços de hoje na cidade do amanhã. E-metropolis, n. 30, set. 2017.

As intervenções urbanas descritas derivam de um processo socioespacial que busca a

A
B
C
D
E

    O texto aborda o processo de modernização do espaço portuário na cidade do Rio de Janeiro, proporcionando a gentrificação urbana, como a construção de prédios modernos, espaços de consumo e lazer. Esse processo deriva da intensificação da participação na competitividade global, atraindo os fluxos internacionais da economia.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


07
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Constatou-se uma ínfima inserção da indústria brasileira nas novas tecnologias ancoradas na microeletrônica, capazes de acarretar elevação da produtividade nacional de forma sustentada. Os motores do crescimento nacional, há décadas, são os grupos relacionados a commodities agroindustriais e à indústria representativa do antigo padrão fordista de produção, esta última também limitada pela baixa potencialidade futura de desencadear inovações tecnológicas capazes de proporcionar elevação sustentada da produtividade.

ARENO. M. A industrialização do Brasil ante a nova divisão internacional do trabalho. Disponível em: www ipea.gov.br. Acesso em: 16 jul. 2015 (adaptado).

Um efeito desse cenário para a sociedade brasileira tem sido o(a)

A
B
C
D
E

    O texto faz críticas ao processo de desenvolvimento industrial brasileiro, que pela falta de investimentos em ciência e tecnologia, possui defasagens ante a modernização global da indústria 4.0. Tal estado de coisas coloca o Brasil na categoria de país periférico no desenvolvimento dos fluxos globais da economia, ou seja, o Brasil está subordinado aos processos globais de desenvolvimento tecnológico.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


08
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    As atividades mineradoras têm criado conflitos com extrativistas, quilombolas, pequenos agricultores, ribeirinhos, pescadores artesanais e povos indígenas. Em geral, estes sujeitos têm encontrado grande dificuldade de reproduzir suas dinâmicas territoriais depois da instalação da atividade mineradora, nem sempre com reconhecimento do impacto ao seu território pelo Estado e pela empresa, ficando sem qualquer tipo de compensação econômica. Em outros casos, nem a compensação econômica tem sido capaz de evitar o esgarçamento das relações sociais destes grupos que sofrem com a reconstrução abrupta das suas identidades e de suas dinâmicas territoriais.

PALHETA, J. M. et al. Conflitos pelo uso do território na Amazônia mineral. Mercator, n. 16, 2017.

O texto apresenta uma relação entre atividade econômica e organização social marcada pelo(a)

A
B
C
D
E

    O texto aborda o impacto provocado pelas atividades mineradoras nas dinâmicas territoriais de diversos grupos sociais, como quilombolas, ribeirinhos e povos indígenas. Segundo o excerto, a atividade mineradora traz como principal consequência a reconstrução de identidades e dinâmicas territoriais dos grupos afetados, caracterizando um rompimento dos tradicionais vínculos estabelecidos entre os próprios membros e com o espaço que ocupam. Trata-se, portanto, de uma relação marcada pelo rompimento de vínculos locais.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


09
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Por maioria, nós não entendemos uma quantidade relativa maior, mas a determinação de um estado ou de um padrão em relação ao qual tanto as quantidades maiores quanto as menores serão ditas minoritárias. Maioria supõe um estado de dominação. É nesse sentido que as mulheres, as crianças e também os animais são minoritários.

DELEUZE, G.; GUATTARI. F. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 2012 (adaptado).

No texto, a caracterização de uma minoria decorre da existência de

A
B
C
D
E

    Uma minoria é definida arbitrariamente por construções sociais baseadas em relações de poder, não representando um grupo em desvantagem numérica, mas com menos capacidade de influenciar a realidade social.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Equipe Descomplica)


10
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Ao mesmo tempo, graças às amplas possibilidades que tive de observar a classe média, vossa adversária, rapidamente conclui que vós tendes razão, inteira razão, em não esperar dela qualquer ajuda. Seus interesses são diametralmente opostos aos vossos, mesmo que ela procure incessantemente afirmar o contrário e vos queira persuadir que sente a maior simpatia por vossa sorte. Mas seus atos desmentem suas palavras.

ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.

No texto, o autor apresenta delineamentos éticos que correspondem ao(s)

A
B
C
D
E

    O texto de Engels alude ao conceito de luta de classes, uma vez que é descrita a classe média em situação conflituosa com as demais, nem senhora de um condicionamento das superestruturas à infraestrutura, tampouco identificando-se com aqueles à mercê do jugo da classe dominante.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


11
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Numa sociedade em transição, a marcha da mudança, em diferentes graus, está impressa em todos os aspectos da ordem social, especialmente no jogo político, que nessas sociedades sempre apresenta padrões característicos de ambivalência, cujas raízes sociais se encontram na coexistência de dois padrões de estrutura social: o padrão tradicional, em declínio, e o novo, emergente, em expansão. Em tais situações, é possível encontrar, simultaneamente, apoio para uma orientação política ou para outra que seja exatamente o seu oposto.

    O padrão ambivalente do processo político, nas sociedades em desenvolvimento, é o que explica um dos seus traços mais salientes, e que consiste na tendência ao adiamento das grandes decisões. Resulta daí que a inércia política ou a convulsão política podem se suceder uma à outra em períodos surpreendentemente curtos.

PINTO, L A. C. Sociologia e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975 (adaptado).

De acordo com a perspectiva apresentada, central no pensamento social brasileiro dos anos 1950 e 1960, o desenvolvimento do país foi marcado por

A
B
C
D
E

    O texto refere-se ao padrão ambivalente ou ambíguo, em que ocorre a passagem de padrões tradicionais aos modernos, por vezes, apenas atualizando estruturas e aspectos conservadores, revelando descompassos na construção de quadros institucionais modernos.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


12
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova — 1932

    A Educação Nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando-se para formar “a hierarquia democrática” pela “hierarquia das capacidades”, recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação.

    Ela tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de “dirigir os desenvolvimentos natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento”, de acordo com uma certa concepção do mundo.

Disponível em: www.histedbr.fe.unicamp.br. Acesso em: 7 out. 2015.

Os autores do manifesto citado procuravam contrapor-se ao caráter oligárquico da sociedade brasileira. Nesse sentido, o trecho propõe uma relação necessária entre

A
B
C
D
E

    As transformações na educação durante o Governo Provisório de Vargas (1930-34) buscavam superar a antiga estrutura, ampliando o acesso à educação e estabelecendo novos critérios para a formação social brasileira.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


13
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Sócrates: “Quem não sabe o que uma coisa é, como poderia saber de que tipo de coisa ela é? Ou te parece ser possível alguém que não conhece absolutamente quem é Mênon, esse alguém saber se ele é belo, se é rico e ainda se é nobre? Parece-te ser isso possível? Assim, Mênon, que coisa afirmas ser a virtude?”.

PLATÃO. Mênon. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2001 (adaptado).

A atitude apresentada na interlocução do filósofo com Mênon é um exemplo da utilização do(a)

A
B
C
D
E

   A obra de Platão é, em geral, escrita em padrão dialético clássico. Seus textos são diálogos que questionam posicionamentos equivocados, fazendo revelar-se a verdade.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


14
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    No seio de diversos povos africanos, nomeadamente no antigo Reino do Congo, existem testemunhos gráficos de que a escrita tomava várias formas. Exemplo disso são as tampas de panela esculpidas em baixo-relevo do povo Woyo (região de Cabinda), com cenas e provérbios do cotidiano, desenhos na terra ou areia, imagens gravadas ou inscritas nos bastões de chefe ou em pedras sagradas, mas, sobretudo, movimentos do corpo humano inscritos num gestual familiar.

    Entre os Woyo existia o costume de os pais oferecerem aos filhos testos ou tampas de panelas entalhados, transmitindo uma espécie de recado, com signos codificados que traduziam orientações para conseguir uma boa relação conjugal, ter sensatez na escolha do cônjuge e estar alerta para as dificuldades do casamento.

RODRIGUES, M. R. A. M.; TAVARES, A. C. P. Singularidades museológicas de uma tábua com esculturas em diálogo: do alambamento ao casamento em cabinda (Angola). Anais do Museu Paulista, n. 2, malo-ago. 2017 (adaptado).

Para o povo Woyo, os artefatos culturais mencionados no texto cumprem a função de uma

A
B
C
D
E

    Imagens gravadas nos bastões de chefe ou em pedras sagradas, cenas e provérbios esculpidos nas panelas e desenhos na areia são testemunhos gráficos de costumes com objetivos pedagógicos.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


15
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Houve crescimento de 74% da população brasileira encarcerada entre 2005 e 2012. As análises possibilitaram identificar o perfil da população que está nas prisões do país: homens, jovens (abaixo de 29 anos), negros, com ensino fundamental incompleto, acusados de crimes patrimoniais e, no caso dos presos adultos, condenados e cumprindo regime fechado e, marjoritariamente, com penas de quatro até oito anos.

BRASIL. Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília: Presidência da República, 2015.

Nesse contexto, as políticas públicas para minimizar a problemática descrita devem privilegiar a

A
B
C
D
E

    A política pública que tende a amenizar as desigualdades estruturais, vinculadas aos fatores da superlotação carcerária, é baseada na inserção social, na inclusão social.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


16
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Nem guerras, nem revoltas. Os incêndios eram o mais frequente tormento da vida urbana no Regnum Italicum. Entre 880 e 1080, as cidades estiveram constantemente entregues ao apetite das chamas. A certa altura, a documentação parece vencer pela insistência do vocabulário, levando até o leitor mais crítico a cogitar que os medievais tinham razão ao tratar aqueles acontecimentos como castigos que antecediam o julgamento final.

    Como um quinto cavaleiro apocalíptico, o incêndio agia ao feitio da peste ou da fome: vagando mundo afora, retornava de tempos em tempos e expurgava justos e pecadores num tormento derradeiro, como insistiam os textos do século X. O impacto acarretado sobre as relações sociais era imediato e prolongava-se para além da destruição material.

    As medidas proclamadas pelas autoridades faziam mais do que reparar os danos e reconstruir a paisagem: elas convertiam a devastação em uma ocasião para alterar e expandir não só a topografia urbana, mas as práticas sociais até então vigentes.

RUST, L. D. Uma calamidade insaciável. Rev. Bras. Hist., n. 72. maio-ago. 2016 (adaptado).

De acordo com o texto, a catástrofe descrita impactava as sociedades medievais por proporcionar a

A
B
C
D
E

    As condições materiais vigentes no início da expansão urbana acarretaram as "catástrofes" (incêndios) descritas no texto, exigindo uma nova configuração dos espaços e das áreas de construção, além de exigir novas relações de convívio coletivo.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


17
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”, valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras, os Guarani de Pyelito Kue divulgaram uma carta na qual se dispunham a morrer, mas não a sair de suas terras.

    Esse fato foi amplamente divulgado, gerando uma grande mobilização na internet, que levou milhares de pessoas a escolherem seu lado, divulgando a hashtag “#somostodosGuarani-Kaiowá” ou acrescentando o sobrenome Guarani-Kaiowá a seus nomes nos perfis das principais redes sociais.

CAPIBERIBE, A; BONILLA, O. A ocupação do Congresso: contra o que lutam os índios? Estudos Avançados, n. 83, 2015 (adaptado).

A estratégia comunicativa adotada pelos indígenas, no contexto em pauta, teve por efeito.

A
B
C
D
E

    A estratégia midiática descrita no texto buscou angariar a adesão e a simpatia dos internautas, que são cidadãos do mundo, originários de vários segmentos étnicos.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


18
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    O governo Vargas, principalmente durante o Estado Novo (1937-1945), pretendeu construir um Estado capaz de criar uma nova sociedade. Uma dimensão-chave desse projeto tinha no território seu foco principal.

    Não por acaso, foram criadas então instituições encarregadas de fornecer dados confiáveis para a ação do governo, como o Conselho Nacional de Geografia, o Conselho Nacional de Cartografia, o Conselho Nacional de Estatística e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este de 1938.

LIPPI, L. A conquista do Oeste. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 7 nov. 2014 (adaptado).

A criação dessas instituições pelo governo Vargas representava uma estratégia política de

A
B
C
D
E

    A criação de “instituições encarregadas de fornecimento de dados confiáveis” tinha como propósito auxiliar o governo no conhecimento da pluralidade da realidade nacional para a adoção de políticas públicas.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


19
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    O torém dependia de organização familiar, sendo brincado por pessoas com vínculos de parentesco e afinidade que viviam no local. Era visto como uma brincadeira, um entretenimento feito para os próprios participantes e seus conhecidos. O tempo do caju era o pretexto para sua realização, sendo chamadas várias pessoas da região a fim de tomar mocororó, bebida fermentada do caju.

VALLE. C. G. O. Torém/Toré: tradições e invenção no quadro de multiplicidade étnica do Ceará contemporâneo. In: GRÜNEWALD. R. A. (Org.). Toré: regime encantado dos índios do Nordeste. Recife: Fundaj-Massangana. 2005.

O ritual mencionado no texto atribui à manifestação cultural de grupos indígenas do Nordeste brasileiro a função de

A
B
C
D
E

    A coesão social é reforçada pelo envolvimento lúdico da família, parentes e pessoas próximas na colheita do caju e na preparação da bebida fermentada.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


20
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

No anúncio publicado na segunda metade do século XIX, qual a estratégia de resistência escrava apresentada?

A
B
C
D
E

    A estratégia de resistência indicada no documento (anúncio de jornal) foi a tentativa do escravo foragido de esconder sua origem apresentando-se como trabalhador alforriado com o propósito de estabelecer uma nova condição de vida e escapar das punições legais.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


21
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    A filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica; o tronco, a física, e os ramos que saem do tronco são todas as outras ciências, que se reduzem a três principais: a medicina, a mecânica e a moral, entendendo por moral a mais elevada e a mais perfeita porque pressupõe um saber integral das outras ciências, e é o último grau da sabedoria.

DESCARTES, R. Princípios da filosofia. Lisboa: Edições 70, 1997 (adaptado).

Essa construção alegórica de Descartes, acerca da condição epistemológica da filosofia, tem como objetivo

A
B
C
D
E

    Descartes utiliza a árvore, formada por raízes, tronco e ramos, como alegoria para mostrar que o conhecimento possui uma unidade essencial, sustentada pela metafísica.

    A imagem da árvore pressupõe, nas palavras do filósofo, um saber integral.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


22
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Minha fórmula para o que há de grande no indivíduo é amor fati: nada desejar além daquilo que é, nem diante de si, nem atrás de si, nem nos séculos dos séculos. Não se contentar em suportar o inelutável, e ainda menos dissimulá-lo, mas amá-lo.

NIETZSCHE apud FERRY L. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio da Janeiro Objetiva. 2010 (adaptado).

Essa fórmula indicada por Nietzsche consiste em uma crítica à tradição cristã que

A
B
C
D
E

    No texto, Nietzsche evoca um amor ao destino, ao mundo real, imediatamente acessível, deixando de lado o aspecto metafísico e transcendental do amor apregoado pela tradição cristã.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


23
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    É preciso usar de violência e rebater varonilmente os apetites dos sentidos sem atender ao que a carne quer ou não quer, mas trabalhando por sujeitá-la ao espírito, ainda que se revolte. Cumpre castigá-la e curvá-la à sujeição, a tal ponto que esteja disposta para tudo, sabendo contentar-se com pouco e deleitar-se com a simplicidade, sem resmungar por qualquer incômodo.

KEMPIS, T. Imitação de Cristo. Petrópolis; Vozes. 2015.

Qual característica do ascetismo medieval é destacada no texto?

A
B
C
D
E

    A teologia ascética prega a via purgativa, por meio de exercícios de controle dos sentidos e do corpo para enaltecer o espírito.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


24
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

Movimento de translação da Terra

(Disponível em: www.cdcc.usp.br. Acesso em: 27 jul. 2010. Adaptado).

Considerando as informações apresentadas, o prédio do Congresso Nacional, em Brasília, no dia 21 de junho, às 12 horas, projetará sua sombra para a direção

A
B
C
D
E

    O dia 21 de junho é marcado pela ocorrência do solstício de inverno no Hemisfério Sul. Nesse dia, às 12 horas, o Sol está posicionado a zênite (a 90° graus) sobre o Trópico de Câncer. Como Brasília está ao sul dessa linha, consequentemente, o Sol estará posicionado na direção norte dos prédios da capital brasileira. Assim, a sombra de tais edificações será projetada necessariamente para o sul.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


25
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

EIGENHEER, E. M. Lixo: a limpeza urbana através dos tempos. Porto Alegre: Gráfica Palioti, 2009.

TEXTO II

    A repugnante tarefa de carregar lixo e os dejetos da casa para as praças e praias era geralmente destinada ao único escravo da família ou ao de menor status ou valor. Todas as noites, depois das dez horas, os escravos conhecidos popularmente como “tigres” levavam tubos ou barris de excremento e lixo sobre a cabeça pelas ruas do Rio.

KARASCH. M. C. A vida dos escravos no Rio de Janeiro, 1808-1950. Rio de Janeiro: Cia. das Letras, 2000.

A ação representada na imagem e descrita no texto evidencia uma prática do cotidiano nas cidades no Brasil nos séculos XVIII e XIX caracterizada pela

A
B
C
D
E

    Os textos I e II aludem à hierarquização social quando na imagem se apresenta a distinção entre os carregadores de dejetos ("tigres") e o homem armado que os conduz, ao mesmo tempo em que o excerto aponta para a diferenciação, mesmo entre os cativos.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


26
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Seu turno de trabalho acabou, você já está em casa e é hora do jantar da família. Mas, em vez de relaxar, você começa a pensar na possibilidade de ter recebido alguma mensagem importante no e-mail profissional ou no grupo de WhatsApp da empresa. Imediatamente, você fica distante. Momentos depois, com alguns toques na tela do celular, você está de volta ao ambiente de trabalho. O jantar e a família ficaram em segundo plano.

A simples vontade de checar mensagens de trabalho pós-expediente prejudica sua saúde — e a de sua família. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 4 dez. 2018.

O texto indica práticas nas relações cotidianas do trabalho que causam para o indivíduo a

A
B
C
D
E

    A evolução dos meios de comunicação passa a ser amplamente utilizadas pelas empresas. O texto revela que as demandas de trabalho têm extrapolado os limites do ambiente de trabalho, adentrando o ambiente privado e ampliando a jornada de trabalho.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


27
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Quando a taxa de remuneração do capital excede substancialmente a taxa de crescimento da economia, pela lógica, a riqueza herdada aumenta mais rápido do que a renda e a produção. Então, basta aos herdeiros poupar uma parte limitada da renda de seu capital para que ele cresça mais rápido do que a economia como um todo. Sob essas condições, é quase inevitável que a riqueza herdada supere a riqueza constituída durante uma vida de trabalho, e que a concentração do capital atinja níveis muito altos.

PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro Intrínseca, 2014 (adaptado).

Considerando os princípios que legitimam as democracias liberais, a lógica econômica descrita no texto enfraquece o(a)

A
B
C
D
E

    Considerando que o livre mercado é o elemento fundamental da democracia liberal, o texto ao indicar que bastaria aos herdeiros a poupança de parte de sua riqueza para que esta se ampliasse, mostra que fica enfraquecida a ideologia do mérito – considerada uma ilusão das sociedades democráticas.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


28
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem.

Programa de Melhoramento Genético “uvas do Brasil”. Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).

Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às)

A
B
C
D
E

    Programas de melhoramento como o mencionado no texto visam à qualificação de sementes para adequação em solos menos apropriados ao plantio de determinado cultivo. No caso, o melhoramento genético descrito viabilizou a produção de uva no semiárido nordestino, um ambiente singular marcado pela limitação da produção agrícola.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


29
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

    Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua autenticidade.

Carta de Veneza. 31 de maio de 1964. Disponível em: www.iphan.gov.br. Acesso em: 7 out. 2019.

TEXTO II

    Os sistemas tradicionais de proteção se mostram cada vez menos eficientes diante do processo acelerado de urbanização e transformação de nossa sociedade. A legislação de proteção peca por considerar o monumento, até certo ponto, desvinculado da realidade socioeconômica. O tombamento, ao decretar a imutabilidade do monumento, provoca a redução de seu valor venal e o abandono, o que é uma causa, ainda que lenta, de destruição inevitável.

TELLES, L. S. Manual do patrimônio histórico. Porto Alegre; Caxias do Sul: Escola Superior do Teologia São Lourenço de Brindes. 1977 (adaptado).

Escritos em temporalidade histórica aproximada, os textos se distanciam ao apresentarem pontos de vista diferentes sobre a(s)

A
B
C
D
E

    Enquanto o trecho da Carta de Veneza aponta a necessidade do comprometimento com políticas de preservação de patrimônios históricos, o segundo excerto critica a tradicional política de tombamento, que pode levar à desvalorização, ao abandono e à consequente destruição do bem.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


30
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

    Em 2016, foram gerados 44,7 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, um aumento de 8% na comparação com 2014. Especialistas previram um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas, até 2021.

Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).

TEXTO II

    Há ainda quem exporte deliberadamente lixo eletrônico para o Gana. É mais caro reciclar devidamente os resíduos no mundo industrializado, onde até existem os recursos e a tecnologia. Um negócio muito mais lucrativo é vender o lixo eletrônico a negociantes locais, que o importam alegando tratar-se de material usado. Os negociantes depois vendem o lixo aos jovens no mercado, ou noutro lado, que o desmantelam e extraem os fios de cobre. Estes são derretidos em lareiras ao ar livre, poluindo o ar e, muitas vezes, intoxicando diretamente os próprios jovens.

KALEDZI, I.; SOUZA, G. Disponível em: www.dw.com. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).

No contexto das discussões ambientais, as práticas descritas nos textos refletem um padrão de relações derivado do(a):

A
B
C
D
E

    Os textos apresentam perspectivas distintas relativas à geração de resíduos eletrônicos, que no contexto das discussões ambientais refletem diferentes formas de inserção dos países em setor de relevância global decorrente da DIT (Divisão Internacional do Trabalho).

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


31
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Preços justos e autorizações de uso da água devem garantir de forma adequada que a retirada de água, bem como o retorno de efluentes, mantenham operações eficientes e ambientalmente sustentáveis, de maneira que sejam adaptáveis às peculiaridades e necessidades da indústria e da irrigação em larga escala, bem como às atividades da agricultura em pequena escala e de subsistência.

UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre. Desenvolvimento dos Recursos Hídricos. Água para um mundo sustentável. Unesco, 2015.

Considerando o debate sobre segurança hídrica, a proposta apresentada no texto está pautada no(a)

A
B
C
D
E

    O uso dos recursos hídricos, tanto no âmbito mundial, como de países como o Brasil, deve obedecer a um equilíbrio que permita uma distribuição no abastecimento de forma que, tanto o pequeno quanto o grande consumidor, rural ou urbano, sejam contemplados equitativamente. Também os efluentes devem receber tratamento adequado de forma a bem aproveitar o uso hídrico.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


32
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Durante os anos de 1854-55, o governo brasileiro — por meio de sua representação diplomática em Londres — e os livre-cambistas ingleses — nas colunas do Daily News e na Câmara dos Comuns—aumentaram a pressão pela revogação da Lei Aberdeen. O governo britânico, entretanto, ainda receava que, sem um tratado anglo-brasileiro satisfatório para substituí-la, não haveria nada que impedisse os brasileiros de um dia voltarem aos seus velhos hábitos.

BETHELL, L. A abolição do comércio brasileiro de escravos. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

As tensões diplomáticas expressas no texto indicam o interesse britânico em

A
B
C
D
E

    Em 1854-55, o governo britânico insistia na manutenção da Lei Aberdeen como forma de garantir seus interesses imperialistas ameaçados por uma eventual revogação da Lei Eusébio de Queirós (1850), que abolia o tráfico de cativos africanos para o Brasil.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


33
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. “Quando era pequeno e chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro para diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais”, diz Zé de Sila.

GALDINO, V.; BARBOSA, R. C. Artistas por um dia? João Pessoa: Editora Universitária, 2009.

Ao destacar expressões e vivências populares do cotidiano, o texto mobiliza os seguintes aspectos da diversidade regional:

A
B
C
D
E

    Grande parte do imaginário que forma as tradições de religiosidades locais é conduzida por práticas múltiplas de pertencimento, com um olhar condicionado a um padrão de abordagem sumariamente cristão de maior misticismo. O texto aborda e remete a orações, preces e encantos ligados ao patrimônio cultural.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


34
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    O uso de novas tecnologias envolve a assimilação de uma cultura empresarial na qual haja a integração entre as propostas de modernização tecnológica e a racionalização. Nem sempre o uso de novas tecnologias é apenas um processo técnico na medida em que pressupõe uma nova orientação no controle do capital, no processo produtivo e na qualificação da mão de obra. Dos diversos efeitos que derivaram dessa orientação, a terceirização, a precarização e a flexibilização aparecem com constância como características do paradigma flexível, em substituição ao modelo taylorista-fordista.

HERÉDIA, V. Novas tecnologias nos processos da trabalho: efeito, da reestruturação produtiva. Scripta Nova, n. 170, ago. 2004 (adaptado).

O uso de novas tecnologias relacionado ao controle empresarial é criticado no texto em razão da

A
B
C
D
E

    A modernização do processo produtivo associada à evolução tecnológica permite maior produtividade e exige maior qualificação. No entanto, esta modernização amplia o desemprego estrutural e desarticula as organizações dos trabalhadores, com a terceirização, a precarização e flexibilização.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


35
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    A categoria de refugiado carrega em si as noções de transitoriedade, provisoriedade e temporalidade. Os refugiados situam-se entre o país de origem e o país de destino. Ao transitarem entre os dois universos, ocupam posição marginal, tanto em termos identitários — assentada na falta de pertencimento pleno enquanto membros da comunidade receptora e nos vínculos introjetados por códigos partilhados com a comunidade de origem — quanto em termos jurídicos, ao deixarem de exercitar, ao menos em caráter temporário, o status de cidadãos no país de origem e portar o status de refugiados no país receptor.

MOREIRA. J. B. Refugiados no Brasil: reflexões acerca do processo de integração local. REMHU. n. 43, jul.-dez. 2014 (adaptado).

A condição de transitoriedade dos refugiados no Brasil, conforme abordada no texto, é provocada pela associação entre

A
B
C
D
E

    Os refugiados são considerados migrantes internacionais forçados, que cruzam as fronteiras nacionais de seus países de origem em busca de proteção. São vistos como pessoas estranhas, à medida que vêm de fora; são estrangeiros, por serem estranhos aos códigos compartilhados e informados pela identidade cultural, social, étnica, religiosa e linguística da comunidade de destino.

    Portanto, o acolhimento dos refugiados pelos Estados gira em torno da fronteira erguida entre inclusão e exclusão, admissão e rejeição, bem como a incerteza quanto ao reconhecimento de direitos que lhes assegurem as condições de permanência no país onde se encontram.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


36
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Mulheres naturalistas raramente figuraram na corrida por conhecer terras exóticas. No século XIX, mulheres como Lady Charlotte Canning eventualmente coletavam espécimes botânicos, mas quase sempre no papel de esposas coloniais, viajando para locais onde seus maridos as levavam e não em busca de seus próprios projetos científicos.

SOMBRIO, M. M. O. Em busca pelo campo — Mulheres em expedições científicas no Brasil em meados do século XX. Cadernos Pagu, n. 48, 2016.

No contexto do século XIX, a relação das mulheres com o campo científico, descrita no texto, é representativa da

A
B
C
D
E

    O exemplo dado é de que não houve a conquista de uma equidade de gênero, uma vez que a naturalista descrita só pode exercer papel em uma pesquisa sendo acompanhante de seu marido, logo o papel de protagonista só é alcançado por ela com a incorporação das estratificações sociais.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


37
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Nos setores mais altamente desenvolvidos da sociedade contemporânea, o transplante de necessidades sociais para individuais é de tal modo eficaz que a diferença entre elas parece puramente teórica. As criaturas se reconhecem em suas mercadorias; encontram sua alma em seu automóvel, casa em patamares, utensílios de cozinha.

MARCUSE H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

O texto indica que, no capitalismo, a satisfação dos desejos pessoais é influenciada por

A
B
C
D
E

    Para Marcuse o indivíduo contemporâneo é tipificado por aquilo que conquista e carrega enquanto uma marca de status social vinculado às mercadorias consumidas, numa consolidação do processo de etiquetamento social.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


38
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    A vida das pessoas se modifica com a mesma rapidez com que se reproduz a cidade. O lugar da festa, do encontro quase desaparecem; o número de brincadeiras infantis nas ruas diminui — as crianças quase não são vistas; os pedaços da cidade são vendidos, no mercado, como mercadorias; árvores são destruídas, praças transformadas em concreto.

    Por outro lado, os habitantes parecem perder na cidade suas próprias referências. A imagem de uma grande cidade hoje é tão mutante que se assemelha à de um grande guindaste, aliás, a presença maciça destes, das britadeiras, das betoneiras nos dão o limite do processo de transformação diária ao qual está submetida a cidade.

CARLOS, A. F. A. A cidade. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).

No contexto das grandes cidades brasileiras, a situação apresentada no texto vem ocorrendo como consequência da

A
B
C
D
E

    O texto mostra a alteração da organização da paisagem geográfica, na qual as brincadeiras nas ruas diminuem, as árvores são destruídas e seus usos são alterados, dando lugar ao concreto, à impermeabilização do solo e à constante verticalização.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


39
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    No semiárido brasileiro, o sertanejo desenvolveu uma acuidade detalhada para a observação dos fenômenos, ao longo dos tempos, presenciados na natureza, em especial para a previsão do tempo e do clima, utilizando como referência a posição dos astros, constelação e nuvens. Conforme os sertanejos, a estação vai ser chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro “sair vermelha, por detrás de uma barra de nuvens”, mas “se surgir prateada, é sinal de seca”.

MAIA. D.; MAIA, A. C. A utitzação dos ditos populares e da observação do tempo para a climatologia escolar no ensino fundamental II. GeoTextos, n. 1. jul. 2010 (adaptado).

O texto expõe a produção de um conhecimento que se constitui pela

A
B
C
D
E

    O texto expõe a experiência perceptiva do sertanejo nordestino, mostrando seu conhecimento empírico no clima e na astronomia para planejar a produção agropecuária.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


40
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Vocês que fazem parte dessa massa

    Que passa nos projetos do futuro

    É duro tanto ter que caminhar

    E dar muito mais do que receber

    Ê, ô, ô, vida de gado

    Povo marcado

    Ê, povo feliz!

ZÉ RAMALHO. A peleja do diabo com o dono do céu. Rio de Janeiro: Sony, 1979 (fragmento).

Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?

A
B
C
D
E

    A letra da canção, ao sugerir que o comportamento da massa (de pessoas) assemelha-se ao do gado; critica o comportamento — marcado pela passividade social.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


41
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Foram esses cientistas Xavante que esclareceram os mistérios da germinação de cada uma das sementes. Eles tinham o conhecimento para quebrar a dormência. O fogo era fundamental para muitas; para outras, o caminho para despertar passava pelo sistema digestivo dos animais silvestres. “Essa planta nasce depois que fazemos a caçada com fogo, diziam eles, esta outra quando a anta caga a semente, aquela precisa ser comida pelo lobo”. Aliando os conhecimentos dos cientistas da aldeia e da cidade, essa área do Cerrado foi recuperada totalmente.

PAPPIANI, A. Tecnologias indígenas: esplendor e captura. Disponível em: https://outraspalavras.net. Acesso em: 10 out. 2019 (adaptado).

No texto, a relação socioespacial dos indígenas evidencia a importância do(a)

A
B
C
D
E

    O texto cita algumas práticas dos cientistas xavantes voltadas ao entendimento de formas variadas de germinação de sementes. Tais conhecimentos constituem saberes tradicionais dos xavantes, os quais foram aliados a saberes de cientistas da cidade, para possibilitar a recuperação total de uma área do Cerrado. Assim, pode-se afirmar que o texto exemplifica a importância de um saber tradicional para a conservação ambiental.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


42
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Desde os primórdios da formação da crosta terrestre até os dias de hoje, as rochas formadas vêm sendo continuamente destruídas. Os produtos resultantes da destruição das rochas são transportados pela água, vento e gelo a toda superfície terrestre, acionados pelo calor e pela gravidade. Cessada a energia transportadora, são depositados nas regiões mais baixas da crosta, podendo formar pacotes rochosos.

LEINZ V. Geologia geral. São Paulo Editora Nacional, 1989.

As transformações na superfície terrestre, conforme descritas no texto, compõem o seguinte processo geomorfológico:

A
B
C
D
E

    O ciclo sedimentar é formado basicamente por processos de erosão, transporte e deposição. A erosão decorre da exposição a fatores como vento, gelo, chuva e águas correntes por abrasão. O transporte do material erodido ocorre por meios como rios, ventos e mares por vertentes em direção a áreas mais baixas em razão da gravidade. A deposição ocorre, dessa forma, em áreas mais baixas que podem dar origens a pacotes rochosos.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


43
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    A participação social no planejamento e na gestão urbanos ganhou impulso a partir do Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001), que estabeleceu condições para elaboração de planos diretores participativos, instrumentos esses indutores da expansão urbana e do ordenamento territorial que, a princípio, devem buscar representar os interesses dos diversos segmentos da sociedade.

    No entanto, é notório o limite à representação dos interesses das camadas sociais menos favorecidas nesse processo. Este rumo deve ser corrigido e deve-se continuar buscando mecanismos de inclusão dos interesses de toda a sociedade.

Caderno Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ODS n. 11: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Brasília: Ipea, 2019.

Qual medida promove a participação social descrita no texto?

A
B
C
D
E

    O Estatuto da Cidade estabelece que a política urbana deve ocorrer de forma democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade, tais como as associações de bairro, na formulação, execução e acompanhamento dos planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


44
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Quando Getúlio Vargas se suicidou, em agosto de 1954, o país parecia à beira do caos. Acuado por uma grave crise política, o velho líder preferiu uma bala no peito à humilhação de aceitar uma nova deposição, como a que sofrera em outubro de 1945. Entretanto, ao contrário do que imaginavam os inimigos, ao ruído do estampido não se seguiu o silêncio que cerca a derrota.

REIS FILHO, D. A. O Estado à sombra de Vargas. Revista Nossa História, n. 7, maio 2004.

O evento analisado no texto teve como repercussão imediata na política nacional a

A
B
C
D
E

    O suicídio de Getúlio Vargas (1954) resultou na imediata comoção popular. Seus adversários políticos tornaram-se alvos de intensa retaliação, a exemplo dos ataques a jornais de oposição e, em especial, a Carlos Lacerda, principal líder da UDN (União Democrática Nacional).

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


45
(ENEM 2021 - 1ª Aplicação).

    Eu, Dom João, pela graça de Deus, faço saber a V. Mercê que me aprouve banir para essa cidade vários ciganos — homens, mulheres e crianças — devido ao seu escandaloso procedimento neste reino. Tiveram ordem de seguir em diversos navios destinados a esse porto, e, tendo eu proibido, por lei recente, o uso da sua língua habitual, ordeno a V. Mercê que cumpra essa lei sob ameaça de penalidades, não permitindo que ensinem dita língua a seus filhos, de maneira que daqui por diante o seu uso desapareça.

TEIXEIRA, R. C. História dos ciganos no Brasil. Recife: Núcleo da Estudos Ciganos, 2000.

A ordem emanada da Coroa portuguesa para sua colônia americana, em 1718, apresentava um tratamento da identidade cultural pautado em

A
B
C
D
E

    O banimento dos ciganos, minoria que sofreu grande perseguição ao longo da história, explica-se pela imposição do centralismo absolutista que reprimia divergências identitárias culturais, como língua e religião.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário