quarta-feira, 1 de junho de 2022

QUIZ 02: CIÊNCIAS 1ª SÉRIE - E.M

Quiz 02: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 02: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1ª Série - Ensino Médio

Observe a imagem abaixo para responder às questões 01 e 02.

Disponível em: https://bit.ly/3uSWM7i. Acesso em: 18 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

01
(MEC-CAED - ADF).

Com base nessa imagem, a matéria presente na natureza

A
B
C
D
E

   Pela leitura da própria imagem percebe-se que a matéria é reutilizada de forma cíclica.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Os organismos que realizam as etapas I, II e III indicadas nessa imagem são

A
B
C
D
E

   As etapas I, II e III são realizadas por bactérias.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] No Brasil, o chuveiro elétrico foi desenvolvido na década de 1940. As peças que constituem um chuveiro elétrico são basicamente o resistor e uma membrana de borracha. O resistor é uma peça metálica de cromo, níquel ou uma junção destes dois metais. Estes metais tem a capacidade de chegar a altas temperaturas sem se danificar, assim a água que passa por ele é aquecida. A membrana de borracha fica antes dos orifícios do chuveiro, por onde sai a água. A água exerce pressão sobre a membrana, que faz o acionamento da chave elétrica, o que permite o funcionamento do chuveiro. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3KC2qju. Acesso em: 11 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

O aquecimento da peça metálica apresentada, nesse texto, ocorre devido

A
B
C
D
E

   O efeito Joule é um fenômeno físico que consiste na conversão de energia elétrica em calor.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

A cuprita ([tex]Cu_{2}O[tex]) é um óxido bastante comum, típico de zonas de oxidação de minérios de cobre ([tex]Cu[tex]), integra minérios de Cu, mas raramente é o principal mineral de minério da jazida. A calcopirita ([tex]CuFeS_{2}[tex]) é a que possui o maior teor de [tex]Cu[tex]. Sua obtenção pode ocorrer pela reação da calcosita ([tex]Cu_{2}S[tex]) com a cuprita ([tex]Cu_{2}O[tex]), representada abaixo.

[tex]Cu_{2}S(s) + 2\ Cu_{2}O(s)\ → 6\ Cu(s) + SO_{2} (g)[tex]

A proporção de mols de cuprita para a obtenção de 12 mols de cobre metálico é

A
B
C
D
E

    Através de uma regra de três simples podemos relacionar a quantidade de mols do [tex]Cu_{2}O[tex] e do Cu, ou seja, para 6 mols de [tex]Cu[tex] é necessário 2 mol de [tex]Cu_{2}O[tex]. Logo, para 12 mols de cobre há a necessidade de 4 mols de cuprita.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

O esquema, na imagem abaixo, representa um mecanismo de produção de energia.

Disponível em: https://sie.ag/3xntGyr. Acesso em: 12 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

A parte desse mecanismo responsável por produzir a energia mecânica que aciona o gerador é indicada por

A
B
C
D
E

   De acordo com a figura, a geração de energia é a partir da biomassa. A biomassa é usada na caldeira para gerar vapor e movimentar as turbinas. Logo, concluímos que o papel da turbina é produzir a energia mecânica que aciona o gerador de uma usina de biomassa.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    Sabemos que a tecnologia pode ser uma grande aliada no manejo da diabetes. [...]

    Os sensores de diabetes, por exemplo, mudaram a forma de medir o nível de glicose dos pacientes – sem incômodo e sem picada nos dedos, graças à utilização de um aparelho que capta ondas eletromagnéticas do sensor. [...]

    O sensor de diabetes é um aparelho que permite a medição do açúcar [...] com menos desconforto. Ele substitui as picadas nos dedos por um sensor que fica na superfície da pele, sendo ligado à camada subcutânea por meio de um fio muito fino.

    O sensor descartável e à prova d’água é fixado por meio de um adesivo no [...] paciente, podendo ser usado por cerca de 14 dias. Para fazer a leitura, basta aproximar o glicosímetro recarregável. Ele captura as ondas eletromagnéticas do sensor, e os dados do paciente são transmitidos de imediato. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3EtSypC. Acesso em: 20 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

O sensor descrito nesse texto permite a medição do nível de glicose presente

A
B
C
D
E

   O sensor descrito nesse texto permite a medição do nível de glicose presente "SANGUE".

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] A energia eólica é obtida através do aproveitamento do vento, que é o movimento das massas de ar. Para transformar a energia dos ventos em energia elétrica, são usados aerogeradores, que possuem imensas hélices que se movimentam de acordo com a quantidade de vento no local.

    Essas hélices, em geral, possuem o tamanho de uma asa de avião e são instaladas em torres de até 150 metros de altura. [...]

    Esta fonte só pode ser aproveitada nos momentos em que há vento suficiente. No Sul e no Nordeste do Brasil, os ventos são abundantes [...] e permitem a instalação de vários “parques eólicos” (conjuntos de aerogeradores; equivalentes às usinas). [...]

Disponível em: https://bit.ly/3OGkc7M. Acesso em: 22 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Um impacto ambiental causado pela instalação dos parques mencionados nesse texto é

A
B
C
D
E

   A partir da leitura do texto, os parques eólicos causam a interferência na rota migratória de aves, devido à altura das torres e ao barulho causado pelas hélices.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

O índice de desenvolvimento humano (IDH) tem por objetivo medir a prosperidade de uma população com base em três pilares: saúde, educação e renda. Quanto piores forem as medidas desses pilares, mais baixo será o IDH. O gráfico abaixo apresenta dados referentes a renda da população brasileira.

Disponível em: https://bit.ly/3kUQMWH. Acesso em: 30 set. 2021. Adaptado para fins didáticos.

Com base nesse gráfico, a região brasileira que apresentou os piores dados de renda no período considerado foi a

A
B
C
D
E

   A partir da análise das informações presentes no gráfico, a região brasileira que apresentou os piores dados de renda no período considerado foi a região Nordeste, por possuir o maior quantitativo da população em extrema pobreza.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] A queima de combustíveis fósseis pode ser empregada tanto para o deslocamento de veículos quanto para a produção de eletricidade em estações termoelétricas. Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso.

    Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento. Segundo a Agência Internacional de Energia, cerca de 81,63% de toda a matriz energética global advém dos três principais combustíveis fósseis citados acima. Essas fontes representam 56,8% da matriz energética brasileira. Assim, muitos países dependem da exportação desses produtos, enquanto outros tomam medidas geopolíticas para consegui-los. [...]

Disponível em: https://bit.ly/2AbErbm. Acesso em: 25 maio 2020. Fragmento.

As fontes de energia abordadas nesse texto geram impactos negativos ao ambiente, pois

A
B
C
D
E

   A partir da leitura do texto, os combustíveis fósseis geram impactos negativos ao ambiente por liberar gases poluentes para a atmosfera.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

O sangue é uma mistura coloidal que, após ser coletado, é inserido em tubo de ensaio e adicionado em um aparelho de laboratório. Esse aparelho realiza um movimento rotativo acelerado, fazendo com que as partes que compõem o sangue se separem.

Esse processo de separação dos componentes do sangue é realizado pela

A
B
C
D
E

   A centrifugação é um processo de separação de misturas feita por um aparelho centrifugador que faz a separação dos componentes via sedimentação dos líquidos imiscíveis de diferentes densidades. Logo, o sangue é uma mistura heterogênea cujos componentes, ao serem inseridos no centrifugador, são separados.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Após acordar, Gisele colocou na chama do fogão uma chaleira contendo água para o preparo de seu café. Após alguns minutos, Gisele percebeu a formação de bolhas dentro da chaleira.

A transformação da água nessa situação ocorre devido

A
B
C
D
E

   O ponto de ebulição (PE) representa a temperatura que uma substância atinge de modo que muda do estado líquido para o estado gasoso. Nesse sentido, a capacidade do material de ser volátil está relacionada às moléculas superficiais, que ganham mais velocidade que as mais internas. Desse modo, as moléculas mais velozes vão escapando lentamente da substância, fazendo com que a mesma evapore.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

O que são os gases do efeito estufa?

    Gases do efeito estufa (GEE) são gases que absorvem uma parte dos raios do Sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta em um fenômeno chamado efeito estufa. [...]

Disponível em: https://bit.ly/38QPWq8. Acesso em: 19 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Um gás que apresenta as características mencionadas nesse texto é o

A
B
C
D
E

    O gás metano, ([tex]CH_{4}[tex]), possui elevada capacidade de absorver a radiação infravermelha (calor), além disso, é um gás combustível capaz de realizar reações que promovem a produção de outros gases do efeito estufa, como [tex]CO_{2}[tex], [tex]O_{3}[tex] troposférico e vapor de água estratosférico.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário