quinta-feira, 2 de junho de 2022

QUIZ 06: CIÊNCIAS 1ª SÉRIE - E.M

Quiz 06: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 06: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF).

O texto abaixo trata sobre um modelo proposto para explicar a evolução do Universo.

Modelo Expansivo

    Através da observação das diferenças entre as cores de luzes que as galáxias emitem e as que nós delas recebemos, pode-se verificar que as galáxias se afastam umas das outras. [...] o movimento de afastamento dessas galáxias é conhecido como Recessão das Galáxias. [...] uma nova definição do Princípio Cosmológico pode ser enunciada: O Universo é homogêneo e isotrópico para qualquer observador que participe de sua expansão. O astrônomo Hubble descobriu que, quanto mais longe uma galáxia se encontra de nós, mais rapidamente ela se afasta de nós. Esse princípio se chama Lei de Hubble. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3jA6HIw. Acesso em: 13 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

De acordo com esse texto, uma evidência que reforça a validade desse modelo de evolução do Universo é

A
B
C
D
E

   A partir da leitura do texto, “...Através da observação das diferenças entre as cores de luzes que as galáxias emitem e as que nós delas recebemos, pode-se verificar que as galáxias se afastam umas das outras...” outro trecho seria: “[...] O Universo é homogêneo e isotrópico para qualquer observador que participe de sua expansão [...]” e também: “[...]quanto mais longe uma galáxia se encontra de nós, mais rapidamente ela se afasta de nós [...]”. Após extrair essas informações, que a origem e evolução do Universo, que o desvio para o vermelho reforça a ideia de que as galáxias estão se afastando e, portanto, o Universo está crescendo, ou seja, expandindo.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/37LlKfu. Acesso em: 13 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

As células representadas nessa imagem são características do tecido

A
B
C
D
E

   A partir da análise da imagem, as células representadas são características do tecido muscular.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Leia, no texto abaixo, informações sobre as etapas finais de uma classe de estrela.

Evolução estelar das estrelas massivas

    Com as estrelas massivas, as coisas ficam ainda mais interessantes. Primeiro porque o tempo de vida dessas estrelas é de apenas alguns milhões de anos, o que permite aos astrônomos testemunharem o fim de algumas delas, que já estão chegando ao fim de seus ciclos evolutivos. Em segundo lugar, a morte delas pode ser acompanhada por espetaculares supernovas.

    Há uma pequena chance de estrelas massivas se tornarem supergigantes vermelhas, mas aquelas extremamente massivas (mais de 40 massas solares) perdem massa rapidamente e tendem a arrancar seus envelopes antes que possam se expandir. Por isso, elas mantêm temperaturas extremamente altas e a cor azul (estrelas azuis são mais quentes que as laranjas e vermelhas).

    As massivas são as únicas estrelas capazes de fundir elementos até o ferro, mas nesse ponto a adição de fragmentos aos núcleos (cada elemento forjado forma uma nova camada, como uma cebola) libera menos energia do que a necessária para liberá-los do núcleo pai.

    Se a massa do núcleo supera um limite crítico [...], a pressão interna será insuficiente [...], e o núcleo sofrerá um colapso. Nisso, haverá duas possibilidades: surgirá uma estrela de nêutrons ou [...] um buraco negro. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3jPbPII. Acesso em: 19 abr. 2022. Fragmento.

Durante o colapso do núcleo da estrela mencionado nesse texto, a pressão interna torna-se insuficiente para superar a força

A
B
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D
E

   De acordo com texto, as estrelas tem grande concentração de massa. Durante o processo de evolução estelar, o núcleo da estrela entra em colapso. Isso ocorre, pois ele vai sendo envolvido por camadas dos novos elementos produzidos pela estrela. O que provoca esse colapso do núcleo é um limite crítico de massa atingido pelo núcleo. Assim, a força que se intensifica com essa concentração de massa é a força gravitacional em direção ao centro estrela, que cresce a tal ponto que supera a pressão interna.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] “O afélio é o ponto da órbita ao redor do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio (que quer dizer ‘perto do Sol’) é justamente o oposto, o ponto da órbita em que a Terra fica mais próxima ao astro”, disse à BBC Mundo Nayra Rodríguez Eugenio, astrofísica e professora do Instituto de Astrofísica das Canarias, em Tenerife, na Espanha.

    “No periélio, o Sol está a aproximadamente 147 milhões de quilômetros da Terra; no afélio está a uns 152 milhões de quilômetros do Sol.”

    A distância varia porque a órbita da Terra ao redor do Sol não é uma circunferência perfeita, nosso planeta descreve uma trajetória elíptica.

    Por isso, a força de atração gravitacional entre o Sol e a Terra varia ao longo da órbita – e a velocidade orbital da Terra muda conforme sua distância do Sol. [...]

    O afélio ocorre a cada ano entre 2 e 7 de julho. O periélio foi no dia 3 de janeiro.

    A Terra alcançará sua maior distância do Sol no dia 6 de julho às 17h46 GMT (14h46 no horário de Brasília), quando o planeta e seu astro estarão a 152 095 566 de quilômetros um do outro.

    A maior distância se traduz na velocidade de órbita menor.

    Assim como foi assinalado por uma das chamadas leis de Kepler (sobre movimentos planetários, formuladas pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler no século 17), quando os planetas estão perto do Sol eles se movem mais rápido do que quando estão longe.

    A velocidade orbital de translação no afélio será de 105 444 km/h, cerca de 3 600 km por hora a menos do que a velocidade no periélio. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3KHv8PR. Acesso em: 13 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

A variação da velocidade da Terra, descrita nesse texto, é explicada pelo fato de

A
B
C
D
E

    De acordo com o texto, trata da variação da velocidade da Terra durante seu movimento de translação. Essa variação da velocidade ocorre porque a distância entre o Sol e Terra muda ao longo da órbita. De acordo com a Segunda Lei de Kepler, essa modificação da velocidade orbital ocorre, pois, a linha que une o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempo iguais. Assim, se a distância entre a Terra e o Sol muda, a velocidade deve mudar para que a área varrida permaneça constante.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

No século XVII, o cientista italiano Galileu Galilei, fez uma observação dos astros que provocaria uma revolução científica em sua época. Com o auxílio de uma luneta, Galileu conseguiu observar quatro luas que orbitavam o planeta Júpiter. Essa descoberta serviu para reforçar a teoria de Nicolau Copérnico acerca dos movimentos dos corpos celestes no espaço que refutava o modelo vigente da época, o geocentrismo.

Essa descoberta de Galileu Galilei foi necessária para refutar o argumento de que

A
B
C
D
E

   A descoberta de Galileu Galilei revelou que quatro corpos celestes orbitavam um planeta diferente da Terra. Essa descoberta de Galileu serviu como evidência para confirmar o modelo de movimento de corpos celestes proposto por Nicolau Copérnico. O modelo de Copérnico era um modelo heliocêntrico, onde os corpos celestes giravam ao redor do Sol. Desse modo, a descoberta de Galileu representava uma evidência de que a Terra não era o centro do Universo e que nem todos os corpos celestes no firmamento orbitavam ao seu redor.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Observe a imagem abaixo.

Tratamento de esgoto sanitário

Disponível em: https://bit.ly/3EuXZF5. Acesso em: 19 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

O tratamento representado nessa imagem é uma das ações que constituem o serviço de

A
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C
D
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   A partir da leitura da imagem, o tratamento do esgoto sanitário é uma das ações que constituem o serviço de saneamento básico.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] “Quando a água é misturada com o álcool, o hidrogênio de uma molécula de um deles se junta ao oxigênio da molécula do outro e vice-versa, já que as cargas opostas se atraem”, explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo. “Por haver um casamento tão perfeito entre as moléculas, a ligação química entre elas é muito estável: não precisam de muita energia para se manterem unidas. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3LZ1u9a. Acesso em: 13 abr. 2022. Fragmento.

Nesse texto, a interação presente entre as moléculas ocorre, pois possuem a mesma

A
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   A polaridade de uma molécula está associada à formação de cargas parciais positivas e negativas (polos elétricos). Tanto a molécula de água quanto a molécula de etanol possuem partes com cargas parciais positivas e negativas. Tais cargas interagem umas com as outras, fato que possibilita a solubilidade entre tais substâncias.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    O saneamento básico é um conjunto de serviços de infraestrutura [...]. Esse é um assunto de interesse nacional, pois impacta diretamente na vida de todas as pessoas e no desenvolvimento socioeconômico do país. As atividades que englobam esse serviço são essenciais para a prevenção de doenças, redução da mortalidade infantil, melhorias nos índices de educação e empregabilidade, preservação ambiental, expansão do turismo etc. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3L0oZOS. Acesso em: 19 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Dentre as atividades que englobam os serviços abordados nesse texto, encontra-se

A
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C
D
E

   A partir da leitura do texto, o tratamento do esgoto sanitário é uma das atividades que compõem o conjunto de serviços essenciais para a manutenção da qualidade de vida da população, que é o saneamento básico.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    Quando adicionamos sal de cozinha ([tex]NaCℓ[tex]) na água, os íons Na+ tendem a ser atraídos pela região eletricamente negativa de algumas moléculas de água, ao mesmo tempo que os íons [tex]Cℓ^{−}[tex] presentes no reticulado cristalino do sal são atraídos pela região eletricamente positiva de outras moléculas da água. Por meio dessa atração, a água gradativamente desfaz o reticulado do cloreto de sódio e os íons [tex]Na^{+}[tex] e [tex]Cℓ^{−}[tex] são envolvidos por várias moléculas de água e dissolvidos. Esse processo é um exemplo de solvatação [...].

Disponível em: https://bit.ly/3O8cSBg. Acesso em: 12 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

A interação mencionada nesse texto é do tipo

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   As interações responsáveis por unirem as moléculas, tais como: interações dipolo-permanente, dipolo-induzido, ligações de hidrogênio e íon-dipolo. A interação do tipo íon-dipolo ocorre entre uma molécula polar e um cátion ou ânion em solução. A molécula de água, por ser uma substância polar, irá interagir com suas cargas parciais positivas e negativas com o cátion [tex]Na^{+}[tex] e [tex]Cℓ^{−}[tex] em um processo de solvatação.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, o aparato utilizado para separar a água do óleo encontrado no petróleo residual.

Disponível em: https://bit.ly/2UK3eh3. Acesso em: 29 jun. 2021.

Esse aparato é utilizado para separar misturas pela técnica da

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B
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E

   O método aplicado utiliza a diferença de densidade entre os materiais. Sendo assim, decantará o material mais denso pelo funil de separação, reservando o material menos denso a ser separado depois em outro recipiente.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] Apenas 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento. Isso quer dizer que os outros 55% são despejados diretamente na natureza, o que corresponde a 5,2 bilhões de metros cúbicos por ano ou quase 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia. É o que aponta um novo estudo do Instituto Trata Brasil [...].

    O estudo é feito com base nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que se referem ao ano de 2016. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3v2XcIe. Acesso em: 22 abr. 2022. Fragmento.

O tratamento abordado nesse texto é importante para minimizar diretamente a

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   A partir da leitura do texto, o tratamento de esgoto é importante para minimizar diretamente a eutrofização dos corpos hídricos

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Observe, nas imagens abaixo, duas usinas geradoras de energia elétrica.

Disponível em: https://bit.ly/3xQ4C3g. Acesso em: 22 abr. 2022.

Disponível em: https://bit.ly/3EEyXTP. Acesso em: 22 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Essas usinas utilizam como fonte

A
B
C
D
E

    Ambas as usinas estão utilizando a energia cinética da água para produzir energia elétrica, pois acessa seus conhecimentos sobre tipos e fontes de energia.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






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