quarta-feira, 1 de junho de 2022

QUIZ 04: CIÊNCIAS 1ª SÉRIE - E.M

Quiz 04: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 04: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] A Biotecnologia é [...] usada na produção de insumos, ou seja, defensivos agrícolas, fertilizantes e sementes. Mas há também a melhoria genética de plantas, além da criação dos alimentos transgênicos. Diante do aumento populacional nas últimas décadas, fez-se necessário melhorar a produção de vários itens. Destaque para os alimentos, diversificando espécies vegetais mais resistentes a pragas, além de animais com mais carne. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3xeAnQE. Acesso em: 30 jun. 2021. Fragmento.

As aplicações da biotecnologia mencionadas nesse texto têm como impacto negativo a

A
B
C
D
E

   A partir da leitura do texto, apesar dos pontos positivos quanto ao seu uso, a aplicação da biotecnologia na agropecuária interfere no equilíbrio dos ecossistemas por meio das modificações realizadas nas espécies.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

A imagem abaixo representa a matriz energética de uma região.

Qual das fontes presentes nessa matriz energética é classificada como não renovável?

A
B
C
D
E

   A partir de uma identificação das fontes de energia apresentadas pelo gráfico, reconhecer dentre elas a única que representa uma fonte de energia não renovável. Com base nessa linha de raciocínio, as fontes de energia não renovável e reconhecer que os combustíveis fósseis se encaixam dentro dessa classificação.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

A Lua é um corpo celeste em órbita ao redor da Terra. Esse astro pode ser visto a olho nu e está posicionado, em média, a cerca de [tex]3,844 \cdot 10^{8}\ m[tex] de distância entre os centros do planeta e o satélite.

A ordem de grandeza dessa distância é de

A
B
C
D
E

   A ordem de grandeza dada pela distância entre a Terra e a Lua, por inicialmente recordar que o valor da distância entre os astros, na forma de notação científica, é [tex]3,844 \cdot 10^{8}[tex], e que o valor 3,844 é maior que 3,16. Desse modo, conclui que a ordem de grandeza desse número é [tex]10^{9}[tex] .

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] O petróleo é composto por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, por isso, ele é enviado para as refinarias a fim de que seus componentes sejam separados e tenham um melhor aproveitamento. No entanto, não se conhece até o momento nenhum método que consiga separar cada um desses hidrocarbonetos. Por isso, essa separação ocorre em frações de substâncias, ou seja, separa-se a mistura complexa do petróleo em misturas bem mais simples. [...] Para tal, utiliza-se [...] uma fornalha na parte inferior, onde o combustível é aquecido. A torre possui até 50 pratos ou bandejas, sendo que cada uma apresenta uma temperatura diferente que vai diminuindo à medida que a altura aumenta. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3M0j7Wg. Acesso em: 12 abr. 2022. Fragmento.

O refino mencionado nesse texto é realizado pela técnica da

A
B
C
D
E

   A destilação fracionada é o processo de separação em que se utiliza uma coluna de fracionamento a partir da qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam propriedades físicas distintas, como o ponto de ebulição. Dessa forma, devem reconhecer o uso dessa técnica para realizar o refino do petróleo.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

Como Fazer um Eletroímã

    O eletroímã é um dispositivo que pode ser formado por um prego enrolado por um fio; quando o fio é percorrido por uma corrente elétrica faz com que o prego se comporte como um ímã [...].

    • Para fazer um eletroímã você precisa de:

    • Um prego de ferro grande;

    • 1 m de fio de cobre esmaltado com diâmetro equivalente a 1 mm;

    • Duas pilhas grandes de 1,5 V;

    • 5 pregos de ferro pequenos.

    • Raspe [...] as extremidades do fio de cobre, o tamanho deve ser suficiente para que haja contato entre ele e a pilha.

    • Agora enrole o fio de cobre no prego [...]

    • Ligue uma pilha à outra em série.

    • Conecte as extremidades do fio às pilhas, sendo uma em cada polo.

    • O eletroímã está pronto.

    • Espalhe os pregos pequenos sobre uma superfície e passe o eletroímã sobre eles e verá que os preguinhos serão atraídos pelo dispositivo.

Disponível em: https://bit.ly/3Mm2BzU. Acesso em: 22 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

O dispositivo construído com as orientações desse texto, evidencia em seu funcionamento que há uma relação entre

A
B
C
D
E

   A partir da leitura do texto, identificar que o eletroímã é um dispositivo que funciona de forma similar a um ímã. Isso ocorre, pois, o prego, enrolado com um fio, quando percorrido por uma corrente elétrica, se comporta como um ímã. Em seguida, esse dispositivo é basicamente constituído por um núcleo de ferro, em torno do qual se enrola uma espiral condutora. Desse modo, uma corrente elétrica estabelecida pela pilha produz o campo magnético similar ao de um ímã ao redor do núcleo do ferro do prego. Com isso, o funcionamento desse dispositivo relaciona dois campos da física, a eletricidade, caracterizada pela corrente elétrica, e o magnetismo, proveniente do comportamento de ímãs.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

O texto abaixo descreve a função de uma peça dos relógios de pêndulo conhecida como peso.

    [...] Os relógios de pêndulo têm sido usados para medir o tempo desde 1656, e não mudaram muito desde então. Eles foram os primeiros relógios feitos para ter algum tipo de precisão. [...]

    Na maioria dos relógios de parede que usam um pêndulo, ele balança uma vez por segundo. Em pequenos relógios cuco o pêndulo pode balançar duas vezes por segundo. Em grandes relógios [...], o pêndulo balança uma vez a cada dois segundos. Então como essas peças trabalham em conjunto para manter o tique-taque do relógio e medir o tempo de maneira precisa? Primeiro, vamos dar uma olhada no peso. [...]

    A ideia por trás do peso é agir como um dispositivo de armazenamento de energia, para que o relógio possa funcionar sozinho por períodos relativamente longos. Quando você dá corda em um relógio movido a peso, um cordão é puxado e eleva o peso. Isto fornece ao peso “energia potencial” no campo gravitacional da Terra. [...] o relógio usa essa energia potencial à medida que o peso cai para mover o mecanismo do relógio [...].

Disponível em: https://bit.ly/3v04IUd. Acesso em: 20 abr. 2022. Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

Com base nesse texto, à medida que o peso cai ocorre no relógio uma transformação de energia potencial gravitacional em energia

A
B
C
D
E

   O peso é uma peça do relógio de pêndulo que armazena energia potencial gravitacional a partir de sua elevação. Essa energia é usada para movimentar o mecanismo do relógio, na medida em que o peso cai. Assim, essa produção de movimento caracteriza a transformação da energia potencial gravitacional em energia cinética.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3jQPUAL. Acesso em: 19 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

O fenômeno representado nessa imagem é importante, pois torna possível

A
B
C
D
E

   De acordo com a imagem, o fenômeno representado é o efeito estufa, importante por tornar possível a existência da vida na Terra.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

O que é economia circular?

    Economia circular é uma dinâmica que propõe o uso de matéria-prima até que se esgote, ou seja, até quando não houver mais possibilidade de reutilizar, transformar ou reciclar esse material.

   [...] na visão da economia circular, antes de ser descartado, um item pode ser:

    • Reutilizado para a mesma finalidade: Por exemplo, um pote de vidro que veio junto a um alimento em conserva. Depois que o alimento acaba, ele pode ser lavado e utilizado para guardar molhos, doces de colher, etc.

    • Reaproveitado para uma finalidade diferente: Por exemplo, uma antiga embalagem de margarina que é remanejada como vaso para plantas.

    • Reciclado: Por exemplo, latas de alumínio que são enviadas a indústrias para que se transformem em novos produtos. [...]

Disponível em: https://bit.ly/37brY8w. Acesso em: 12 abr. 2022. Fragmento.

A dinâmica descrita nesse texto é importante porque

A
B
C
D
E

   A dinâmica proposta pela economia circular é importante porque visa ao consumo sustentável de recursos naturais.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

O texto abaixo descreve algumas características de uma usina de produção de energia elétrica.

    [...] Através das fraturas das camadas rochosas, a água aquecida e os vapores provenientes das fontes de calor [...] emergem à superfície, onde são interceptados pelos poços de extração [...]. O vapor fornecido pelos poços é então transportado para as tubulações, também conhecidas por vaporduto, e então é enviado para acionar uma turbina onde a energia é transformada em energia mecânica rotacional.

    O eixo da turbina está conectado ao rotor do alternador que, ao girar, transforma energia mecânica em energia elétrica alternada, que por sua vez é transmitida ao transformador. Esse processo aumenta o valor da tensão para 132 mil volts e a insere à rede de distribuição.

    O vapor que sai da turbina é convertido ao estado líquido em um condensador, ao passo que os gases não condensáveis presentes no vapor do subsolo são dispersos na atmosfera somente depois de tratamentos específicos visando reduzir seus principais poluentes, tais como sulfeto de hidrogênio e o mercúrio (sistemas de Redução de Mercúrio e Sulfeto de Hidrogênio, AMIS). Uma torre de resfriamento permite arrefecer a água produzida pela condensação do vapor: nesse estágio, a água fria é utilizada no condensador para reduzir a temperatura do vapor ou é injetada novamente nas rochas profundas, graças aos poços de reinjeção, a fim de iniciar um novo ciclo de produção de energia renovável.

Disponível em: https://bit.ly/38a8mls. Acesso em: 22 abr. 2022. Fragmento.

A usina que possui as características apresentadas nesse texto, recebe o nome de

A
B
C
D
E

   As características da usina descritas no texto, em especial, o fato de que o calor e o vapor vindos do interior da Terra são utilizados para acionar a turbina do gerador. Dessa forma, a usina descrita no texto é do tipo geotérmica.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

O esquema abaixo representa algumas etapas de um salto com vara.

Disponível em: https://bit.ly/3kk2Orf. Acesso em: 11 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nesse esquema, o que evidencia que a energia cinética foi transformada em energia potencial elástica?

A
B
C
D
E

   A partir da figura, durante o salto com vara, a energia cinética do atleta é convertida em energia potencial elástica, que é utilizada por ele para subir até passar pela trave. A energia potencial elástica está associada à deformação dos corpos. Assim, a evidência de que a energia cinética do atleta é convertida em potencial é a deformação da vara.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    Desmatamento, também chamado de desflorestamento, consiste na retirada da cobertura vegetal parcial ou total de um determinado lugar. Enquanto alguns enxergam essa prática como uma ação necessária ao suprimento das necessidades do ser humano, outros apontam o desmatamento como um dos maiores problemas ambientais da atualidade. A retirada da cobertura vegetal está relacionada a diversas causas, como a urbanização, mineração e expansão do agronegócio, e seus impactos são inúmeros. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3L08PoI. Acesso em: 19 abr. 2022. Fragmento.

A prática abordada nesse texto é diretamente responsável pela

A
B
C
D
E

   A partir da leitura do texto, um dos problemas ambientais que é diretamente causado pelo desmatamento é a redução da biodiversidade.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    Em meio à preocupação com as consequências da poluição por plásticos, uma indústria ganha holofotes: a dos biopolímeros. Ser biodegradável e fabricado a partir de fontes renováveis, como milho ou cana-de-açúcar, são as principais características do produto. Com propriedades e aplicações muitas vezes similares ou idênticas às dos plásticos convencionais derivados de petróleo, gás ou carvão, eles surgem como alternativa de matéria-prima para a produção de itens plásticos [...].

Disponível em: https://bit.ly/3MeYzcp. Acesso em: 19 abr. 2022. Fragmento.

A utilização da matéria-prima tratada nesse texto promove

A
B
C
D
E

    A partir da leitura do texto, os impactos gerados pela utilização de biopolímeros como matéria-prima e reconheça que tais produtos são favoráveis à preservação dos recursos naturais.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário