sexta-feira, 2 de setembro de 2022

ENEM_humanas_2022_2ªAp

ENEM 2022 - 2ª APLICAÇÃO
ENEM 2022 - CIÊNCIAS HUMANAS - 2ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Ao longo da história, os movimentos sociais são produtores de novos valores e objetivos, criando novas normas para organizar a vida social. Os movimentos sociais exercem o contrapoder construindo-se mediante um processo de comunicação autônoma, livre do controle dos que detêm o poder institucional.

CASTELLS, M. Redes da indignação e esperança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013 (adaptado).

O contrapoder indicado no texto se expressa na

A
B
C
D
E

    O contrapoder indicado no texto se expressa na adoção de éticas horizontais.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: ???)


02
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Há quinze anos, a média de cana cortada era de seis toneladas por trabalhador por dia. Hoje, os trabalhadores cortam dez toneladas. Intensificou-se o ritmo da jornada de trabalho para que o trabalhador seja competitivo. A referência dele passou a ser a máquina. As usinas, para terem um trabalhador com esse perfil, não podem tratar- -lhes como os migrantes de antigamente. Ele precisa de uma comida especial. Então, melhorou o padrão de alimentação. Precisa de descanso especial, por isso os alojamentos foram melhorados. O paradoxo no mundo do trabalho.

Disponível em: http://amaivos.uol.com.br. Acesso em: 19 maio 2013 (adaptado).

Na perspectiva apresentada no texto, as melhorias das condições de vida do trabalhador são explicadas pelo(a)

A
B
C
D
E

    Na perspectiva apresentada no texto, as melhorias das condições de vida do trabalhador são explicadas pela exigência crescente de produtividade.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: ???)


03
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    O mundo da produção material e do trabalho na contemporaneidade é cada vez mais marcado pela especialização flexível, isto é, pela assimilação da tecnologia da informação à atividade produtiva e pela adaptação da força de trabalho a essas novas circunstâncias. A flexibilidade possibilita a satisfação das demandas de grupos de consumidores cada vez mais diferenciados no mercado de massa. A reorganização produtiva do capitalismo permite diversificar produtos para nichos de mercado cada vez mais específicos.

FRIDMAN, L. C. Vertigens pós-modernas: configurações institucionais contemporâneas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000 (adaptado).

Sobre a flexibilidade, o ponto de vista apresentado no texto tem como fundamento uma

A
B
C
D
E

    Sobre a flexibilidade, o ponto de vista apresentado no texto tem como fundamento uma compreensão funcionalista do desenvolvimento tecnológico no trabalho.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???)


04
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

UMA LIMPEZA INDISPENSÁVEL

O Malho, n. 247, 8 jun. 1907. Disponível em: http://atlas.fgv.br. Acesso em: 14 abr. 2015 (adaptado).

A charge, publicada em 1907, concorda com a ação do Estado ao considerar, preconceituosamente, determinada ocupação do espaço urbano como um

A
B
C
D
E

    A charge, publicada em 1907, concorda com a ação do Estado ao considerar, preconceituosamente, determinada ocupação do espaço urbano como um risco à saúde e à moral pública.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: ???)


05
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Na década de 1960, o governo Goulart tentara, de uma só vez, realizar um conjunto de “ajustes” políticos e sociais com a finalidade de incluir na Nação oficial, e na própria Constituição Federal, uma série de grupos que, em parte, a política e a história haviam deixado para trás, e que a nova conjuntura brasileira e internacional fazia emergir.

DAHÁS, N. O discurso da central hoje. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 29 out. 2015.

Na conjuntura histórica abordada no texto, surgiu como protagonista no campo político o grupo social dos

A
B
C
D
E

    Na conjuntura histórica abordada no texto, surgiu como protagonista no campo político o grupo social dos trabalhadores rurais.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???)


06
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Nações se comprometeram a reduzir as emissões de carbono para reduzir o aquecimento global na 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-3), realizada em 1997, em Kyoto, Japão. Na ocasião, foi assinado o Protocolo de Kyoto, que criou a possibilidade de um país compensar suas emissões comprando créditos de outras nações. Esses créditos são gerados por ações que reduzem a quantidade de gases causadores do efeito estufa na atmosfera, como a recuperação de áreas degradadas de floresta. Uma empresa ou uma organização não governamental que recupera determinada área pode calcular a quantidade de CO₂ que ela retirou da atmosfera e vender esse crédito a empresário da pecuária que precisa compensar emissões. O mesmo vale para um país que mede o conjunto de suas emissões e as balanceia com captura de CO₂ ou compra de créditos. O que é carbono neutro e por que você deve se preocupar com isso.

Disponível em: www.cnnbrasil.com.br. Acesso em: 8 nov. 2021 (adaptado).

Para os mecanismos de uso do espaço geográfico, o sistema compensatório descrito representa um processo econômico que proporciona a

A
B
C
D
E

    Para os mecanismos de uso do espaço geográfico, o sistema compensatório descrito representa um processo econômico que proporciona a mercantilização da natureza.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: ???)


07
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    A morte de um homem negro em Minnesota, nos Estados Unidos, causou uma onda de indignação depois da divulgação de um vídeo que mostra um policial branco ajoelhado no pescoço dele. Nas imagens, o homem, identificado como George Floyd, de 40 anos, reclama e diz repetidamente: “Não consigo respirar”. Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelhos em seu pescoço causa indignação nos EUA.

Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 11 nov. 2021 (adaptado).

Esse acontecimento motivou uma série de movimentos organizados de pressão por ações governamentais de combate à

A
B
C
D
E

    Esse acontecimento motivou uma série de movimentos organizados de pressão por ações governamentais de combate à discriminação racial.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: ???)


08
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

TEXTO I

    Em suma, todos os elementos apresentados levam a encarar um banco central independente como um arranjo capaz de isolar a política monetária da política. O banco central é posto como uma entidade apolítica, com o alvo único de manutenção da estabilidade de preços, dado que possui maior aversão à inflação que a média da sociedade. A delegação da responsabilidade da formulação da política monetária a um banco central independente significa que o governo abre mão de um conjunto de instrumentos sob o qual a estabilidade de preços poderia ser sacrificada em detrimento de outros alvos. GODIN. P. R. Prós e contras da autonomia do Banco Central.

Disponível em: www.uninter.com. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).

TEXTO II

    Surgiu um grande debate nos últimos dias por conta da votação sobre a autonomia do Banco Central. Essa autonomia já vem sendo pensada há algum tempo, mas agora foi votada. A ideia central, segundo defensores, é “blindar” o Bacen de ser capturado pelos interesses governamentais. Além disso, para os defensores, essa autonomia é fundamental para melhorar o investimento externo e a percepção do que é feito dentro do Brasil, pois pode ajudar a controlar a inflação. Entretanto, esse argumento pode ser questionável já que, independentemente de o Bacen ter uma atuação mais ou menos conservadora, não significa necessariamente que não prejudicará os trabalhadores, as políticas de emprego e renda e de crédito mais acessível. Isso ocorre pois o que é bom para o mercado financeiro não necessariamente será bom para o restante da população.

BORGES, Y. F. F. Independência do Banco Central: teoria e prática. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).

Os textos, mesmo apresentando distintos pontos de vista, se fundamentam na seguinte característica de um Banco Central autônomo/independente:

A
B
C
D
E

    Os textos, mesmo apresentando distintos pontos de vista, se fundamentam na seguinte característica de um Banco Central autônomo/independente: Objetivo das decisões.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???)


09
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    De Seattle a Porto Alegre, contramovimentos espontâneos estariam emergindo pragmaticamente na esteira da nova onda de mercantilização causada pela globalização. Assim, somados, o aumento da feminilização, as diferentes formas de flexibilização e o aumento da informalidade verificados em escala global serviriam para aproximar objetivamente os interesses do proletariado do norte e sul globalizados, possibilitando uma retomada do processo de internacionalização das práticas solidárias.

BRAGA, R. A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no sul global. São Paulo: Boitempo, 2017 (adaptado).

A unificação da pauta dos movimentos sociais internacionais, descrita no texto, tem como principal objetivo:

A
B
C
D
E

    A unificação da pauta dos movimentos sociais internacionais, descrita no texto, tem como principal objetivo: Combater a precarização do emprego.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: ???)


10
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    O volume anual de população que se incorporará à faixa de 65 anos e mais aumentará continuamente. Em média, anualmente, o acréscimo será, talvez, de mais de 550 mil idosos, no primeiro quartel do século XXI, e superará a casa de um milhão, entre 2025 e 2050.

CARVALHO, J. A. M.; RODRIGUEZ-WRONG, L. A transição da estrutura etária da população brasileira na primeira metade do século XXI. Cad. Saúde Pública, n. 3, mar. 2008 (adaptado).

A dinâmica demográfica descrita resulta no processo de expansão do(a)

A
B
C
D
E

    A dinâmica demográfica descrita resulta no processo de expansão do topo da pirâmide etária.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: ???)


11
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    A história conheceu dois grandes títulos para governar os homens: um que se deve à filiação humana ou divina, ou seja, a superioridade no nascimento; e outro que se deve à organização das atividades produtoras e reprodutoras da sociedade, ou seja, o poder da riqueza. As sociedades são habitualmente governadas por uma combinação desses dois títulos.

RANCIÈRE, J. O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014.

O texto evoca duas explicações acerca da legitimidade do governo nas sociedades ocidentais. Na história recente das democracias, o fenômeno que resulta da combinação mencionada aponta a presença de

A
B
C
D
E

    Na história recente das democracias, o fenômeno que resulta da combinação mencionada aponta a presença de oligarquias nas casas legislativas.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: ???)


12
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

TEXTO I

    Acresce que o negócio açucareiro, além de exigir capitais enormes, que excediam às possibilidades da gente comum, só admitia uns poucos trabalhadores especializados entre a classe de senhores e a massa escrava. A própria rigidez da disciplina de trabalho no engenho devia torná-lo insuportável para o trabalhador livre e, mais ainda, para gente afeita à vida aventurosa e vadia dos vilarejos.

TEXTO II

    As atividades pastoris, nas condições climáticas dos sertões cobertos de pastos pobres e com extensas áreas sujeitas a secas periódicas, conformaram não só a vida mas a própria figura do homem e do gado. Um e outro diminuíram de estatura, tornaram-se ossudos e secos de carnes. Assim associados, multiplicando-se juntos, o gado e os homens foram penetrando terra adentro, até ocupar, ao fim de três séculos, quase todo o sertão.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

O antropólogo Darcy Ribeiro, em sua análise sobre a formação do povo brasileiro, enfatiza o papel condicionante exercido pela dicotomia entre

A
B
C
D
E

    O antropólogo Darcy Ribeiro, em sua análise sobre a formação do povo brasileiro, enfatiza o papel condicionante exercido pela dicotomia entre litoral e interior na organização produtiva.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???)


13
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    A mobilidade urbana constitui-se em um tema fundamental quando se discute desenvolvimento urbano e qualidade de vida da população. As condições de deslocamentos das pessoas e das mercadorias nos centros urbanos impactam toda a sociedade pela geração de externalidades negativas, como acidentes, poluição e congestionamentos, afetando especialmente a vida dos mais pobres, que geralmente moram em regiões mais distantes das oportunidades urbanas.

CARVALHO, C. H. R. Mobilidade urbana: avanços, desafios e perspectivas. In: COSTA, M. A. (Org.). O estatuto da cidade e a Habitat III. Brasília: Ipea, 2016.

Para minimizar essa problemática apresentada no texto, deve-se incentivar a

A
B
C
D
E

    Para minimizar essa problemática apresentada no texto, deve-se incentivar a ocupação de áreas subutilizadas.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???)


14
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Pensar o corpo como algo produzido pela cultura é, simultaneamente, um desafio e uma necessidade. Um desafio porque rompe, de certa forma, com o olhar naturalista sobre o qual muitas vezes o corpo é observado, explicado, classificado e tratado. Uma necessidade porque, ao desnaturalizá-lo, revela, sobretudo, que o corpo é histórico. Isto é, mais do que um dado natural cuja materialidade nos presentifica no mundo, o corpo é uma construção sobre a qual são conferidas diferentes marcas em diferentes tempos, espaços, conjunturas econômicas, grupos sociais e étnicos.

LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2013 (adaptado).

A que valor da contemporaneidade o entendimento sobre o corpo expresso no texto é correlato?

A
B
C
D
E

    A que valor da contemporaneidade o entendimento sobre o corpo expresso no texto é correlato? Diversidade.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: ???)


15
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    O povo alimentava-se de peixe fresco, pegado diariamente pelos múltiplos e engenhosos processos recebidos dos indígenas, ou salgado, como o pirarucu, a tainha e o peixe-boi; de tartaruga, mais abundante à medida que se caminhava para o oeste, ou porque assim estivesse distribuída originariamente, ou por se não ter adiantado tanto por aquelas bandas a obra de devastação.

ABREU, C. Capítulos de história colonial. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Social, 2009 (adaptado).

De acordo com o texto, durante a ocupação da Amazônia no século XVIII, a dieta alimentar dos moradores de povoados dependia da

A
B
C
D
E

    De acordo com o texto, durante a ocupação da Amazônia no século XVIII, a dieta alimentar dos moradores de povoados dependia da utilização de técnicas nativas.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???)


16
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

TEXTO I

    A “Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio”, de Barbalha (CE), constitui-se de elementos históricos que congregam cultura e natureza. Trata-se de uma manifestação de cultura popular, expressa em décadas de tradição, por meio da devoção ao santo padroeiro e ao simbolismo da árvore, cujo caule é conduzido nos ombros dos devotos e hasteado em frente à matriz do santo, abrindo os festejos do padroeiro da cidade. O significado dos rituais do “Pau da Bandeira” se expressa na tradução da fé, como objeto sagrado e indispensável à realização da festa. O conhecimento das áreas de florestas que subsidiam o caule que serve de mastro para o carregamento e hasteamento da bandeira de Santo Antônio de Barbalha é de fundamental importância para elaboração de políticas que objetivem a sustentabilidade da natureza e da tradição.

Disponível em: https://barbalha.ce.gov.br. Acesso em: 15 out. 2021.

TEXTO II

Carregamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha

CARDOSO, A. I. D.; SILVA, J. F. Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha: intervenção cultural na natureza mediada pela fé. In: SOARES, I. M.; SILVA, I. B. M. (Org.). Sentidos de devoção: festa e carregamento em Barbalha. Fortaleza: Iphan, 2013.

Reunindo natureza e cultura, a festividade descrita no texto e presente na imagem associa o patrimônio religioso aos(às):

A
B
C
D
E

    Reunindo natureza e cultura, a festividade descrita no texto e presente na imagem associa o patrimônio religioso às condições geoambientais.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: ???)


17
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    A velha potência de morte em que se simbolizava o poder soberano é agora, cuidadosamente, recoberta pela administração dos corpos. Aparecimento, também, nos terrenos das práticas políticas e observações econômicas, dos problemas de natalidade, longevidade, saúde pública, habitação e migração.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988 (adaptado).

O texto aponta para a emergência, a partir de meados do século XIX, de um novo tipo de gestão da sociedade ocidental, centrado na

A
B
C
D
E

    O texto aponta para a emergência, a partir de meados do século XIX, de um novo tipo de gestão da sociedade ocidental, centrado na ordenação calculista das vidas.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: ???)


18
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    A um príncipe, portanto, não é necessário ter de fato todas as qualidades, mas é indispensável parecer tê-las. Aliás, ousarei dizer que, se as tiver e utilizar sempre, serão danosas, enquanto, se parecer tê-las, serão úteis. Assim, deves parecer clemente, fiel, humano, íntegro, religioso — e sê-lo, mas com a condição de estares com o ânimo disposto a, quando necessário, não o seres, de modo que possas e saibas como tornar-te o contrário.

MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 2004 (adaptado).

Segundo o autor, a conquista e a conservação do poder político exigem a

A
B
C
D
E

    Segundo o autor, a conquista e a conservação do poder político exigem a flexibilidade moral do monarca.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: ???)


19
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Se por um lado podemos falar de certa “influência” do feminismo nas organizações de esquerda armada a partir da admissão das mulheres nessas organizações, e de sua efetiva participação, muitas vezes de armas na mão, nos eventos, além de sua prisão, tortura e desaparecimento, por outro lado, a impressão que temos ao ler os relatos ou ouvir os testemunhos das pessoas entrevistadas é que uma “consciência feminista” apenas se deu nessas mulheres num momento posterior. Como se o contato com os movimentos e literatura feministas no exílio ou após 1975, com o Ano da Mulher instituído pela Organização das Nações Unidas, desse a tais mulheres palavras para expressar o que antes seria um sentimento difuso diante daquilo que lhes acontecia no cotidiano.

WOLFF, C. S. Feminismo e configurações de gênero na guerrilha: perspectivas comparativas no Cone Sul, 1968-1985. Revista Brasileira de História, n. 54, 2007.

Para as mulheres apresentadas no texto, a reflexão sobre a perspectiva feminista proporcionou o(a)

A
B
C
D
E

    Para as mulheres apresentadas no texto, a reflexão sobre a perspectiva feminista proporcionou a ressignificação da memória acerca do engajamento político.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: ???)


20
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Diversas regiões do atual estado de Minas Gerais, onde não foram encontrados metais preciosos em quantidade significativa, acabaram sendo ocupadas de forma mais lenta ao longo dos séculos XVIII e XIX. Esse é o caso da Zona da Mata, que correspondia à porção sudeste da capitania, coberta por uma densa vegetação de Mata Atlântica então existente.

SOARES, J. M. Cartografia e ocupação do território: a Zona da Mata mineira no século XVIII e início do século XIX. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).

O texto indica que a velocidade de ocupação do atual estado de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX foi determinada por qual aspecto natural?

A
B
C
D
E

    O texto indica que a velocidade de ocupação do atual estado de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX foi determinada por qual aspecto natural? Recursos minerais.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???)


21
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br. Acesso em: 9 dez. 2018.

A capa do jornal A Vóz da Raça, da década de 1930, apresenta que o objetivo da Frente Negra Brasileira era:

A
B
C
D
E

    A capa do jornal A Vóz da Raça, da década de 1930, apresenta que o objetivo da Frente Negra Brasileira era combater as discriminações.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: ???)


22
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Uma mancha esverdeada se destaca na paisagem ondulada dos arredores de Poções, pequeno município no Semiárido baiano. Ali, a profusão de cactos e árvores da Caatinga contrasta com a pastagem e os solos nus do entorno. O responsável pelo “oásis” é o engenheiro aposentado Nelson Araújo Filho, de 66 anos. “Quando comecei aqui, o solo era compactado e não produzia nada”. Sentado à sombra de um umbuzeiro, Araújo conta que por muitos anos aquela área, que pertence a seu pai, abrigou roças de milho e aipim. Depois, virou pasto para gado. Mas os anos de uso esgotaram o solo e o deixaram em vias de virar deserto — fenômeno que atinge cerca de 13% das terras do Semiárido brasileiro. Araújo começou a reverter o processo há três anos com a implantação de um sistema agroflorestal em 1,8 hectare, espaço equivalente a dois campos de futebol. A técnica, que tem sido adotada em várias regiões brasileiras e do mundo, se espelha no funcionamento dos ecossistemas originais de cada região.

FELLET, J.; LIMA, F. Agricultores transformam deserto em floresta no Semiárido. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).

A iniciativa de uso agrícola do solo descrita no texto promove a

A
B
C
D
E

    A iniciativa de uso agrícola do solo descrita no texto promove a recuperação de biomas degradados.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: ???)


23
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    O testemunho nunca é um relato exato do que aconteceu. Na verdade, ao expor seu passado, o sujeito está sempre procedendo a uma reelaboração pela qual memórias tidas como negativas podem, consciente ou inconscientemente, ser esquecidas. Em certos momentos, simplesmente para seguir em frente, é preciso esquecer.

    VASCONCELOS, C. B. As análises da memória: balanço e possibilidades. Estudos Históricos, n. 43, jan.-jun. 2009 (adaptado).

O texto ressalta um aspecto fundamental da produção de memória ao identificá-la como

A
B
C
D
E

    O texto ressalta um aspecto fundamental da produção de memória ao identificá-la como marcada pela seletividade das lembranças.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: ???)


24
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    O equilíbrio ecológico e social do caipira se estabeleceu em função do que poderíamos qualificar de condições primitivas do meio: terra virgem de fácil amanho, abundância da caça, pesca e coleta, fraca densidade demográfica, limitando a concorrência vital. Quando, apesar disto, um determinado meio se exauria (relativamente aos seus precários recursos técnicos, é claro, não em absoluto), ele corrigia a situação pela mobilidade. A mobilidade recria o meio, permitindo as condições desejadas; e deste modo garante o equilíbrio.

CANDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Duas Cidades, 1971.

A construção do sujeito histórico mencionado pelo autor problematiza a relação entre

A
B
C
D
E

    A construção do sujeito histórico mencionado pelo autor problematiza a relação entre cultivos itinerantes e disponibilidade de riquezas naturais.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: ???)


25
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Enquanto as tecnologias avançadas são desenvolvidas nos centros de poder, as reservas naturais estão localizadas nos países periféricos, ou em áreas não regulamentadas juridicamente. Esta é, pois, a base da disputa. Há três grandes eldorados naturais no mundo contemporâneo: a Antártida, que é um espaço dividido entre as grandes potências; os fundos marinhos, riquíssimos em minerais e vegetais, que são espaços não regulamentados juridicamente; e a Amazônia, região que está sob a soberania de estados nacionais, entre eles o Brasil.

BECKER, B. K. Geopolítica da Amazônia. Estudos Avançados, n. 53, 2005.

Um problema geopolítico contemporâneo que está em pauta na situação descrita no texto é o(a)

A
B
C
D
E

    Um problema geopolítico contemporâneo que está em pauta na situação descrita no texto é a gestão e controle de territórios.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: ???)


26
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

Acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) em São Bernardo do Campo - SP (2017) STUCKERT, R. Disponível em: www.metrojornal.com.br. Acesso em: 2 ago. 2019.

Na imagem, está registrada a estratégia de atuação de um tipo de movimento social urbano. Considerando-se os direitos constitucionais, essa estratégia ressalta a necessidade de adoção de medidas governamentais que promovam o(a)

A
B
C
D
E

    Na imagem, está registrada a estratégia de atuação de um tipo de movimento social urbano. Considerando-se os direitos constitucionais, essa estratégia ressalta a necessidade de adoção de medidas governamentais que promovam o acesso a moradias adequadas.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???)


27
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    São Nicolau, bispo de Mira, viveu no século IV e ficou conhecido como santo protetor das crianças. Na Idade Média, no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau, em Flandres, na Lorena e nos Países Baixos, um menino com uma barba branca e fantasiado de bispo passeava carregando presentes para as crianças. O nome holandês do santo, Sinter Klass, foi importado para a América pelos imigrantes, transformando-se em Santa Claus. Papai Noel é o que restou de São Nicolau, ou melhor, o que restava antes da transformação operada pela publicidade, que o representou de calças vermelhas, e não mais com a roupa longa “de bispo”.

FRUGONI, C. Invenções da Idade Média. Rio de Janeiro: Zahar, 2007 (adaptado).

De acordo com o texto, na produção e circulação da tradição cultural e religiosa descrita, são mobilizados elementos de natureza

A
B
C
D
E

    De acordo com o texto, na produção e circulação da tradição cultural e religiosa descrita, são mobilizados elementos de natureza histórica e midiática.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???)


28
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

Admirável chip novo

    Pane no sistema

    Alguém me desconfigurou

    Aonde estão meus olhos de robô?

    Eu não sabia, eu não tinha percebido

    Eu sempre achei que era vivo

    Parafuso e fluido em lugar de articulação

    Até achava que aqui batia um coração

    Nada é orgânico, é tudo programado

    E eu achando que tinha me libertado

    Mas lá vêm eles novamente Eu sei o que vão fazer

    Reinstalar o sistema

   

    Pense, fale, compre, beba

    Leia, vote, não se esqueça

    Use, seja, ouça, diga

    Tenha, more, gaste, viva

    Pense, fale, compre, beba

    Leia, vote, não se esqueça

    Use, seja, ouça, diga

    Não, senhor, sim, senhor

    Não, senhor, sim, senhor

PITTY. In: Admirável chip novo. Salvador: Deckdisk, 2003 (fragmento).

Inspirada no livro Admirável mundo novo, de Aldous Huxley, a letra da canção critica um modelo de sociedade distópica caracterizada pela:

A
B
C
D
E

    Inspirada no livro Admirável mundo novo, de Aldous Huxley, a letra da canção critica um modelo de sociedade distópica caracterizada pela dependência tecnológica e ausência de autonomia individual.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: ???)


29
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Houve uma rede de televisão brasileira que conseguiu, com ousadia e exclusividade, uma entrevista com o presidente da Líbia, logo após o bombardeio de sua casa pela aviação estadunidense, em 1986. Foi constrangedor para Kadafi e para os telespectadores ouvir as perguntas: “O que o senhor sentiu quando percebeu o bombardeio? O que o senhor sentiu quando viu sua família ameaçada? O que o senhor achou desse ato dos inimigos?”. Nenhuma pergunta sobre o significado do atentado na política e na geopolítica do Oriente Próximo; nenhuma indagação que permitisse furar o bloqueio das informações a que as agências noticiosas estadunidenses submetem a Líbia.

CHAUÍ, M. Simulacro e poder: uma análise da mídia. In: A ideologia da competência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

O argumento levantado no texto é uma crítica ao papel da imprensa brasileira por

A
B
C
D
E

    O argumento levantado no texto é uma crítica ao papel da imprensa brasileira por dissimular a parcialidade dos conteúdos midiáticos.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???)


30
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

Disponível em: http://apublica.org. Acesso em: 20 set. 2012.

A intencionalidade geopolítica agregada ao símbolo da Organização das Nações Unidas ocorre porque a imagem

A
B
C
D
E

    A intencionalidade geopolítica agregada ao símbolo da Organização das Nações Unidas ocorre porque a imagem centraliza a posição dos países do norte.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???)


31
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Apesar de derrotado na Batalha do Jenipapo, o exército de sertanejos libertou três províncias nordestinas. Esse confronto foi dos mais violentos, embora tenha ocorrido em um único dia — 13 de março de 1823. A batalha foi o resultado de embates entre o poder português e a população sertaneja piauiense, cearense e maranhense de todas as classes sociais, que formaram uma multidão de voluntários armados de instrumentos como facões, enxadas, foices, machados.

DIAS, C. M. M. Entre foices e facões. Revista de História, n. 70, jul. 2011 (adaptado).

No processo de construção do Estado nacional, esse conflito oferece um contraponto à narrativa focada em D. Pedro ao evidenciar o(a)

A
B
C
D
E

    No processo de construção do Estado nacional, esse conflito oferece um contraponto à narrativa focada em D. Pedro ao evidenciar o protagonismo da resistência autônoma.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: ???)


32
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Em um placar acirrado (quatro votos a três), a Suprema Corte dos EUA decidiu que a cota racial conquistada por negros(as) e latinos(as) para admissão de novos(as) alunos(as) nas universidades não viola o princípio de igualdade perante a lei. Portanto, não é inconstitucional, como foi alegado. Nos EUA, a cota racial é chamada de “ação afirmativa”.

MELO, J. O. Suprema Corte mantém cota racial para universidades dos EUA. Disponível em: www.conjur.com.br. Acesso em: 12 nov. 2021 (adaptado).

A decisão da Suprema Corte, com impacto sobre o sistema educacional estadunidense, objetivou garantir a

A
B
C
D
E

    A decisão da Suprema Corte, com impacto sobre o sistema educacional estadunidense, objetivou garantir a promoção da diversidade acadêmica.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: ???)


33
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Os sujeitos sociais que procuram evidenciar a importância de uma relação lógica entre injustiça social e degradação ambiental são aqueles que não confiam no mercado como instrumento de superação da desigualdade ambiental e da promoção dos princípios do que se entenderia por justiça ambiental. Esses atores consideram que há clara desigualdade social na exposição aos riscos ambientais, decorrentes de uma lógica que extrapola a simples racionalidade abstrata das tecnologias.

ACSELRAD, H. Justiça ambiental e construção social do risco. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 5, jan.-jun. 2002.

A desconfiança dos sujeitos sociais apresentada no texto se fundamenta na

A
B
C
D
E

    A desconfiança dos sujeitos sociais apresentada no texto se fundamenta na intencionalidade da rentabilidade.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: ???)


34
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    As inovações no preparo do solo e na engenharia genética (variedades adaptadas ao clima do Cerrado) permitiram incorporar o pacote técnico herdado da Revolução Verde a um ambiente até então considerado hostil para a atividade. Dessa forma, o Cerrado apenas foi incorporado à dinâmica do agronegócio na medida em que os processos produtivos existentes não precisavam passar por modificações substanciais para serem reproduzidos nesse novo ambiente.

OLIVEIRA, V. L.; BÜHLER, È. A. Técnica e natureza no desenvolvimento do “agronegócio”. Caderno CRH, n. 77, maio-ago. 2016.

Essas inovações produtivas tiveram como consequência a:

A
B
C
D
E

    Essas inovações produtivas tiveram como consequência a expansão das áreas de cultivo.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: ???)


35
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    A sociedade burguesa moderna, que surgiu do declínio da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Não fez senão estabelecer novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta em lugar das anteriores. Entretanto, a nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classe. Toda a sociedade está se dividindo, cada vez mais, em dois grandes campos hostis, em duas grandes classes em confronto direto: a burguesia e o proletariado.

MARX, K.; ENGELS, F. O manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010 (adaptado).

Típico de sociedades urbanas industriais, o conflito social apresentado no texto é uma consequência da

A
B
C
D
E

    Típico de sociedades urbanas industriais, o conflito social apresentado no texto é uma consequência da exploração da propriedade privada.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???)


36
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Quando as elites de cada região do país procuraram estabelecer sua autonomia em relação ao governo central, elas se confrontaram com o espectro de uma anarquia social. Em uma sociedade escravocrata, a possibilidade de tal desordem ameaçava tudo. Líderes locais apoderaram-se da legitimidade que a Monarquia oferecia como uma tábua de salvação, e o Estado monárquico central que eles construíram os trouxe à terra firme. Os vínculos que se seguiram entre as várias regiões levaram a um sentimento de solidariedade. O Estado, portanto, fomentou a emergência de uma nação única: o Brasil.

GRAHAM, R. Construindo uma nação no Brasil do século XIX: visões novas e antigas sobre classe, cultura e Estado. Diálogos (UEM), n. 1, 2001 (adaptado).

A aliança entre as elites regionais e o Estado monárquico resultou na

A
B
C
D
E

    A aliança entre as elites regionais e o Estado monárquico resultou na promoção da identidade brasileira.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: ???)


37
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

Petrobras identifica a presença de hidrocarbonetos em poço na Bacia de Santos


    A Petrobras anunciou que identificou a presença de hidrocarbonetos (que dão origem ao petróleo) no pré-sal da Bacia de Santos, em poço pioneiro do bloco Aram. Segundo a estatal, o poço 1-BRSA-1381-SPS (Curaçao) está localizado a 240 km da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, em profundidade de 1 905 m. A Petrobras informou que o intervalo portador de petróleo foi constatado por meio de perfis elétricos e amostras de fluido, que serão posteriormente caracterizados por análises de laboratório. Esses dados permitirão avaliar o potencial e direcionar as próximas atividades exploratórias na área.

Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 20 dez. 2021 (adaptado).

A ocorrência do recurso natural na área destacada está relacionada à

A
B
C
D
E

    A ocorrência do recurso natural na área destacada está relacionada à deposição de compostos orgânicos no leito oceânico.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: ???)


38
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    O dólar fechou esta sexta-feira (15/10/21) cotado a R$ 5,45, em queda de 1,11%. Após uma semana turbulenta, quando atingiu R$ 5,57 na quarta-feira (13) e forçou o Banco Central a vender US$ 1 bilhão por instrumentos de mercado, a moeda norte-americana teve sua maior queda em duas semanas, mas dá sinais de que vai seguir valorizado ante o real nos próximos meses. Pesam nesse cenário de alta fatores políticos; o Risco País; alta dos juros pressionando menos investimentos e as expectativas pessimistas do mercado para o futuro. Alta do dólar: entenda o que mantém a cotação acima dos R$ 5.

Disponível em: www.istoedinheiro.com.br. Acesso em: 3 out. 2021 (adaptado).

Para o Brasil, uma consequência gerada pelo cenário econômico exposto é o(a)

A
B
C
D
E

    Para o Brasil, uma consequência gerada pelo cenário econômico exposto é a diminuição no poder de compra da população.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: ???)


39
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Em primeiro lugar, é preciso libertar-se do preconceito segundo o qual a filosofia é apenas uma disciplina particular, apenas o trabalho de um círculo restrito de pessoas que dedicam sua atividade a refletir e a indagar sobre certos tipos de problemas. A filosofia é isso também, mas não só. Deve haver uma filosofia como ato existencial, que faz do homem um ente que pergunta, duvida, teme e age para dominar o futuro.

ABBAGNANO, N. Introdução ao existencialismo. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (adaptado).

De acordo com a corrente de pensamento do século XX da qual o texto trata, o tema fundamental da filosofia é o(a)

A
B
C
D
E

    De acordo com a corrente de pensamento do século XX da qual o texto trata, o tema fundamental da filosofia é a realidade humana, seu sentido e possibilidades.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: ???)


40
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    A abertura dos portos brasileiros em 1808 inaugurou a possibilidade, para viajantes europeus de diversas nacionalidades, de percorrer áreas até então dificilmente acessíveis à sua curiosidade. Os relatos de inúmeras expedições, a maioria de caráter científico, foram publicados na Europa, para leitores ávidos de notícias sobre um Brasil até então desconhecido, terra cujos segredos haviam sido velados por uma Coroa portuguesa ciumenta e possessiva.

DUARTE, R. H. Olhares estrangeiros: viajantes no vale do Rio Mucuri. Revista Brasileira de História, n. 44, 2002 (adaptado).

Os relatos de viagens ao Brasil, publicados na Europa, contribuíram para a construção da identidade europeia na medida em que

A
B
C
D
E

    Os relatos de viagens ao Brasil, publicados na Europa, contribuíram para a construção da identidade europeia na medida em que enfatizaram o exotismo da sociedade colonial, contrapondo-a à ideia iluminista de civilização.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: ???)


41
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    “Pretuguês” é o termo cunhado por Lélia Gonzalez para se referir à tradição africana presente na língua portuguesa falada no Brasil; a característica tonal e rítmica do português seria uma herança das línguas dos povos africanos que vieram escravizados para o país. A autora destaca que a presença do “r” no lugar do “l” (quando se diz “framengo”, por exemplo) pode remeter à ausência da letra “l” em certos idiomas africanos do tronco linguístico bantu.

BARTHOLOMEU, J. S. apud GONZALEZ, L. In: Enciclopédia de antropologia. São Paulo: USP. Disponível em: https://ea.fflch.usp.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).

No Brasil, a tradição mencionada no texto foi responsável pela

A
B
C
D
E

    No Brasil, a tradição mencionada no texto foi responsável pela diversidade do patrimônio cultural.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: ???)


42
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    O escravo tinha de prover diretamente ao senhor e a si próprio no ganho de rua. Do ganho dependia inclusive sua chance de comprar a liberdade. O próprio ganho vinha muitas vezes de fontes ocultas, do batuque, da capoeira, da adivinhação. Não eram poucos os escravos que viviam de adivinhar, curar feitiço ou fabricar amuletos muçulmanos, ocupações lucrativas que na Bahia favoreceram muitas alforrias.

REIS, J. J. Greve negra de 1857 na Bahia. Revista USP, n. 18, 1993 (adaptado).

Conforme descritas no texto, algumas práticas culturais afro-brasileiras atuais surgiram em nossa história como estratégias para

A
B
C
D
E

    Conforme descritas no texto, algumas práticas culturais afro-brasileiras atuais surgiram em nossa história como estratégias para aproveitar as frestas do sistema vigente.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: ???)


43
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

TEXTO I

    A sociedade cultiva a violência, inculcando-a nos indivíduos como virtude do homem forte, do homem corajoso, do homem honrado, que se arrisca a morrer para defender os “valores” que dão sentido à sua vida.

MULLER, J. M. O princípio da não violência: uma trajetória filosófica. São Paulo: Palas Athena, 2007.

TEXTO II

    A ideia de a humanidade tomar seu destino nas próprias mãos somente faz sentido se atribuirmos consciência e propósito à espécie; as espécies são apenas correntes na flutuação aleatória dos genes.

GRAY, J. Cachorros de palha: reflexões sobre humanos e outros animais. São Paulo: Record, 2002.

Os textos articulam argumentos em torno de dois modelos explicativos da condição humana. Esses dois modelos caracterizam-se, respectivamente, por valorizar como determinantes dessa condição elementos

A
B
C
D
E

    Os textos articulam argumentos em torno de dois modelos explicativos da condição humana. Esses dois modelos caracterizam-se, respectivamente, por valorizar como determinantes dessa condição elementos culturais e biológicos.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: ???)


44
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Já em 1901, um dos primeiros levantamentos sobre a situação da indústria no estado de São Paulo constata que as mulheres representavam cerca de 49,95% do operariado têxtil, enquanto que as crianças respondiam por 22,79%. Em outras palavras, 72,74% dos empregados têxteis eram mulheres e crianças.

DEL PRIORE, M. (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001 (adaptado).

Os dados apresentados indicam que o cotidiano do trabalho industrial no início do século XX estava vinculado à

A
B
C
D
E

    Os dados apresentados indicam que o cotidiano do trabalho industrial no início do século XX estava vinculado à ausência de direitos sociais.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: ???)


45
(ENEM 2022 - 2ª Aplicação).

    Manuel Castells: “A rede é uma realidade generalizada para a vida cotidiana, as empresas, o trabalho, a cultura, a política e os meios de comunicação. Entramos plenamente numa sociedade digital (não o futuro, mas o presente) e teremos que reexaminar tudo o que sabíamos sobre a sociedade industrial, porque estamos em outro contexto”.

FONTES, M. Manuel Castells: a comunicação em rede está revitalizando a democracia. Disponível em: www.fronteiras.com. Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).

Que forma de representação do território brasileiro expressa espacialmente a concepção de organização social apresentada no texto?

A
B
C
D
E

   Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ???)




Nenhum comentário:

Postar um comentário