quinta-feira, 1 de setembro de 2022

ENEM_humanas_2022_1ªAp

ENEM 2022 - 1ª APLICAÇÃO
ENEM 2022 - CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - 1ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    A dublagem é o novo campo a ser explorado pela inteligência artificial, e há empresas dedicadas a fazer com que as vozes originais de atores sejam transpostas para outros idiomas. A novidade reforça a tendência da automação de postos de trabalho nas mais diversas áreas. Tem potencial para facilitar a vida de estúdios e produtoras e, ao mesmo tempo, tornar mais escassas as oportunidades para dubladores e atores que trabalham com isso.

GAGLIONI, C. Disponível em: www.nexojornal.com.br. Acesso em: 25 ou. 2021.

A consequência da mudança tecnológica apresentada no texto é a

A
B
C
D
E

   As novas tecnologias, ao mesmo tempo que inovam, potencializam e dão mais dinamismo ao processo produtivo, substituem os trabalhadores que antes eram alocados em diversos setores; se anteriormente a robotização substituía as funções repetitivas, atualmente, com o advento das novas tecnologias informacionais, amplia significativamente as áreas de atuação. O desemprego estrutural se configura na substituição do trabalhador por novas tecnologias.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


02
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Brasil e Argentina chegaram a um acordo para a redução em 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. O consenso foi alcançado durante negociação entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil e o seu equivalente argentino, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, no início do mês de outubro de 2021. A redução da TEC é um antigo desejo do Brasil, que pretende abrir mais sua economia e, com isso, ajudar a controlar a inflação. Já a Argentina temia que a medida pudesse afetar sua produção industrial. O acordo vai abranger uma ampla gama de produtos e ainda será apresentado ao Paraguai e Uruguai, para que seja formalizado. Brasil e Argentina fecham acordo para corte de 10% na tarifa do Mercosul.

Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 8 out. 2021 (adaptado).

A necessidade de negociação diplomática para viabilizar o acordo tarifário mencionado é explicada pela seguinte característica do Mercosul:

A
B
C
D
E

   O Mercosul é um bloco econômico caracterizado, em nível de integração, como uma união aduaneira, cujos principais mecanismos de integração pressupõem a eliminação de barreiras alfandegárias e a adoção da Tarifa Externa Comum (TEC).

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


03
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

Ainda que a fome ocorrida na Itália em 536 tenha origem nos eventos climáticos, suas implicações são tanto políticas quanto econômicas. Nos primeiros séculos da Idade Média, o auxílio aos famintos se inscreve no domínio da gestão pública, mesmo quando a ação de seus agentes é apresentada sob o ângulo da piedade e da caridade individuais, como é o caso da Gália merovíngia. Assim, o fato de que as respostas à fome são mostradas, na Gália, como o fruto de iniciativas pessoais fundadas no imperativo da caridade deriva da natureza das fontes do século VI.

SILVA, M.C. Os agentes públicos e a fome nos primeiros séculos da Idade Média. Varia Historia, n. 60, set-dez. 2016 (Adaptado).

Na conjuntura histórica destacada no texto, o dever de agir em face da situação de crise apresentada pertencia à jurisdição

A
B
C
D
E

   No início da Idade Média, em particular no caso do Império Merovíngio, constituído em bases cristãs, a solução da crise de fome pertencia a jurisdição da realeza que mobilizava os demais agentes públicos, nobres ou bispos, para agirem diretamente junto aos necessitados.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


04
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    As forças tectônicas dentro da litosfera, controladas pelo calor interno das profundezas, geram terremotos, erupções e soerguimento de montanhas. As forças meteorológicas dentro da atmosfera e da hidrosfera, controladas pelo calor do Sol, produzem tempestades, inundações, geleiras e outros agentes de erosão.

PRESS, F. et al. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2002 (adaptado).

A interação dinâmica entre as forças naturais citadas favorece a ocupação do espaço geográfico, na medida em que provoca a formação de

A
B
C
D
E

   A interação entre as forças endógenas (tectonismos e vulcanismo) são consideradas agentes formadores do relevo, enquanto as forças exógenas (intemperismo e erosão) são consideradas agentes modeladores do relevo. Em áreas suscetíveis a atividades vulcânicas, antigas e recentes, os processos erosivos promovem o desgaste e a formação de solo vulcânico (pedogênese).

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


05
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

Disponível em:https://hdmais.com.br. Acesso em: 8 out. 2021.

O ápice da ilustração se traduz por uma conduta social caracterizada pela

A
B
C
D
E

   No ápice da ilustração, aparece a palavra morte e uma cruz que a simboliza. A ilustração denuncia relacionamentos conjugais marcados por agressões e que terminam no feminicídio (o assassínio de uma mulher por conta da condição de ser mulher).

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


06
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

    A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827, determinava que, nas “escolas de primeiras letras” do Império, meninos e meninas estudassem separados e tivessem currículos diferentes. No Senado, o Visconde de Cayru foi um dos defensores de que o currículo de matemática das garotas fosse o mais enxuto possível. Nas palavras dele, o “belo sexo” não tinha capacidade intelectual para ir muito longe: — Sobre as contas, são bastantes [para as meninas] as quatros espécies, que não estão fora do seu alcance e lhes podem ser de constante uso na vida.

TEXTO II

    No Senado, o único a defender publicamente que as meninas tivessem, em matemática, um currículo idêntico aos dos meninos foi o Marquês de Santo Amaro (RJ). Ele argumentou: — Não me parece conforme, às luzes do tempo em que vivemos, deixarmos de facilitar às brasileiras a aquisição desses conhecimentos [mais aprofundados de matemática]. A oposição que se manifesta não pode nascer senão do arraigado e péssimo costume em que estavam os antigos, os quais nem queriam que suas filhas aprendessem a ler.

WESTIN, R. Senado Notícias. Disponível em: www.12.senado.leg.br. Acesso em: 20 out. 2021. (Adaptado)

Os discursos expressam pontos de vista divergentes respectivamente pela oposição entre

A
B
C
D
E

   O Texto I comenta sobre a lei educacional que determinava a separação dos meninos das meninas, destinando a elas um programa enxuto de Matemática sob o argumento de uma suposta inferioridade intelectual das meninas.

   O Texto II, ao contrário, defende que meninos e meninas possuem as mesmas habilidades intelectuais, ao afirmar que a elas deveriam ser ministrados saberes aprofundados de Matemática.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


07
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Após sete anos da ocupação de um terreno abandonado em Santo André, no ABC paulista, os condomínios Novo Pinheirinho e Santos Dias foram inaugurados, com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal. A ocupação começou em 2012 e, desde então, o movimento vinha reivindicando o direito de usufruir do espaço para a construção de casas. A Cartas Magna, em seu art. 6°, garante a todos os brasileiros o direito à moradia.

PUTTI, A. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 13 nov. 2021 (adaptado).

O texto apresenta uma estratégia usada pelo movimento social para

A
B
C
D
E

   A ocupação de terras ou imóveis por grupos de pessoas excluídas, organizadas em movimentos sociais, constitui um exercício de direitos inscritos na constituição.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


08
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

    A Marinha identifica, na voz de Thomas Barnett, uma ampla região potencialmente insubmissa ou simplesmente irredutível às normas gerais de funcionamento promovidas pelos Estados Unidos e sancionadas pelo Fundo Monetário Internacional, pela Organização Mundial do Comércio e pelo Banco Mundial. E não necessariamente por sua consciência rebelde, mas sim, em muitos casos, pela insubstancialidade de suas instituições estatais.

TEXTO II

CECEÑA. A. E. Hegemonias e emancipações no século XXI. Buenos Aires: Clacso. 2005.

As preocupações do governo estadunidense expressas no texto e no mapa evidenciam uma estratégia para

A
B
C
D
E

   Nas informações apresentadas está expressa a preocupação estratégica estadunidense de ampliar a influência econômica sobre área estratégica periférica.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


09
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Colegas, na mente e no coração do povo, a Crimeia sempre foi uma porção inseparável da Rússia. Essa firme convicção se baseia na verdade e na justiça e foi passada de geração em geração, ao longo do tempo, sob quaisquer circunstâncias, apesar de todas as drásticas mudanças que nosso país atravessou durante todo o século XX.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 jul. 2014.

Considerando a dinâmica geopolítica subjacente ao texto, a justificativa utilizada por Vladimir Putin, em 2014, para anexação dessa península apela para o argumento de que

A
B
C
D
E

   A justificativa apresentada por Moscou para a anexação da Crimeia decorre de um argumento nacionalista, o que legitimaria sua ação fundamentada na identidade linguística.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


10
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

O leproso é visto dentro de uma prática de rejeição, ao exílio-cerca; deixa-se que se perca lá dentro como numa massa que não têm muita importância diferenciar; os pestilentos são considerados num policiamento tático meticuloso onde as diferenciações individuais são os efeitos limitantes de um poder que se multiplica, se articula e se subdivide. O grande fechamento por um lado; o bom treinamento por outro. A lepra e a sua divisão; a peste e seus recortes. Uma é marcada; a outra, analisada e repartida. O exílio do leproso e a prisão da peste não trazem consigo o mesmo sonho político.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

Os modelos autoritários descritos no texto apontam para um sistema de controle que se baseia no(a):

A
B
C
D
E

   Para Foucault, os corpos sociais que não detêm ideia de contribuição ativa econômica eram destinados a espaços de reeducação como forma de imprimir disciplina por meio do biopoder e na prática da manifestação da biopolítica. O texto articula a exclusão na figura do leproso, este considerado um pária social.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


11
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

    Em março de 1889, quando apareceram as primeiras romarias atraídas pelos milagres da beata Maria de Araújo, Juazeiro inseriu-se no rol da fundação do espaço religioso. Construía-se mais um centro, como Aparecida do Norte, Canindé ou Lourdes.

RAMOS, F. R. L. O meio do mundo: território sagrado em Juazeiro do Padre Cícero. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.

TEXTO II

    Não sabemos ao certo quantas pessoas estavam presentes na capela no momento em que a hóstia sangrou na boca de Maria de Araújo. O Padre Cícero nos conta que o fato surpreendeu não só aos presentes, mas o fenômeno continuou acontecendo todas as quartas e sextas na Capela de Nossa Senhora das Dores a partir daquele dia. Os paninhos manchados do sangue que escorria da hóstia e da boca da beata, a princípio ficaram sob a guarda do Padre Cícero, mas logo foram expostos à visitação pública e, além disso, o sangramento foi proclamado como milagre sem o conhecimento e sem a autorização do bispo diocesano.

NOBRE, E. Incêndios da alma. Rio de Janeiro. Multifoco. 2016 (Adaptado).

As práticas religiosas mencionadas nos textos estão associadas, respectivamente, à:

A
B
C
D
E

   A prática religiosa expressa no texto I indica a transformação de Juazeiro como um espaço para culto sagrado à figura de Padre Cícero e da beata, enquanto o texto II destaca a crença popular ligada a objetos portadores de características místicas condutoras das bençãos e graças divinas.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


12
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Em 2003, teve início o Programa de Aquisição de Alimentos e, com ele, várias mudanças na perspectiva dos mercados institucionais. Trata-se do primeiro programa de compras públicas com uma orientação exclusiva para a agricultura familiar, articulando-a explicitamente com a segurança alimentar e nutricional. O Programa é destinado à aquisição de produtos agropecuários produzidos por agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), incluídas aqui as categorias: assentados da reforma agrária, trabalhadores rurais sem terra, acampados, quilombolas, agroextrativistas, famílias atingidas por barragens e comunidades indígenas.

GRISA, C.; ISOPO, S. P. Dez anos de PAA: As contribuições e os desafios para o desenvolvimento rural. In: GRISA, C.; SCHNEIDER, S. (Org.). Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2015.

A ação governamental descrita constitui-se uma importante conquista para os pequenos produtores em virtude da:

A
B
C
D
E

   A ação governamental por meio do Programa de Aquisição de Alimentos assegura a comercialização da produção de pequenos produtores, relacionados à agricultura familiar.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


13
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Um experimento denominado FunFit foi desenvolvido com o objetivo de fazer com que os membros de uma comunidade local se tornassem mais ativos fisicamente. Todos os participantes do estudo foram vinculados a dois outros membros da comunidade que receberiam pequenos incentivos em dinheiro para serem estimulados a aumentar a sua atividade física, que era medida por acelerômetros nos celulares fornecidos pelo estado. Assim, se a pessoa andasse mais do que o habitual, seus conhecidos receberiam o dinheiro. Os resultados foram assombrosos: o esquema mostrou-se de quatro a oito vezes mais eficaz do que o método de oferecer incentivos individuais.

MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018 (adaptado).

Contrariando a visão prevalente sobre o impacto tecnológico nas relações humanas, o texto revela que os celulares podem desempenhar uma função

A
B
C
D
E

   Na questão, o enunciado pede ao candidato que identifique uma função dos celulares que contrarie a visão que prevalece sobre o impacto tecnológico nas relações humanas, e o texto comenta um experimento no qual conhecidos de pessoas que realizaram exercícios físicos receberam dinheiro, o que denota uma função social de reciprocidade.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


14
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Empédocles estabelece quatro elementos corporais — fogo, ar, água e terra —, que são eternos e que mudam aumentando e diminuindo mediante mistura e separação; mas os princípios propriamente ditos, pelos quais são movidos, são o Amor e o Ódio. Pois é preciso que os elementos permaneçam alternadamente em movimento, sendo ora misturados pelo Amor, ora separados pelo Ódio.

SIMPLÍCIO. Física, 25, 21. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

O texto propõe uma reflexão sobre o entendimento de Empédocles acerca da arché, uma preocupação típica do pensamento pré-socrático, porque

A
B
C
D
E

   A ruptura promovida pelos pré-socráticos está na observância dos fenômenos naturais, como forma de entender o humano e sua relação com o mundo. Empédocles estabelece nos humores o ponto do atrito, tal qual Anaximandro fazia sua vista sobre o fogo e, assim, a evocação de uma lógica de origem, ou a discussão cosmogônica.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


15
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Macrocefalia urbana pode ser entendida como a massiva concentração das atividades econômicas em algumas metrópoles que propicia o desencadeamento de processos descompassados: redirecionamento e convergência de fluxos migratórios, déficit no número de empregos, ocupação desordenada de determinadas regiões da cidade e estigmatização de estratos sociais, que comprometem substancialmente a segurança pública urbana.

SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2004.

O processo de concentração espacial apresentado foi estimulado por qual fator geográfico?

A
B
C
D
E

   O êxodo rural desordenado foi um dos principais fatores para o crescimento urbano tardio brasileiro, que se refletiu na expansão das cidades mais importantes, em detrimento de cidades de menor porte sob sua influência.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


16
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Entretanto, nosso amigo Basso tem o ânimo alegre. Isso resulta da filosofia: estar alegre diante da morte, forte e contente qualquer que seja o estado do corpo, sem desfalecer, ainda que desfaleça.

SÊNECA, L. Cartas morais. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1990.

O excerto refere-se a uma carta de Sêneca na qual se apresenta como um bem fundamental da filosofia promover

A
B
C
D
E

    O excerto promove a ideia do espírito contido dos humores privados em face daquilo que é exposto no coletivo, ou daquilo que deve ser evitado no discurso / na prática social. O dever e a prática são as ordens que devem reger a vida.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


17
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Quando os espanhóis chegaram à América, estava em seu apogeu o império teocrático dos Incas, que estendia seu poder sobre o que hoje chamamos Peru, Bolívia e Equador, abarcava parte da Colômbia e do Chile e alcançava até o norte argentino e a selva brasileira; a confederação dos Astecas tinha conquistado um alto nível de eficiência no vale do México, e no Yucatán, na América Central, a esplêndida civilização dos Maias persistia nos povos herdeiros, organizados para o trabalho e para a guerra. Os Maias tinham sido grandes astrônomos, mediram o tempo e o espaço com assombrosa precisão, e tinham descoberto o valor do número zero antes de qualquer povo da história. No museu de Lima, podem ser vistos centenas de crânios que receberam placas de ouro e prata por parte dos cirurgiões Incas.

GALEANO, E. As velas abertas da América Latina. Porto Alegre: L&PM, 2012.

As sociedades mencionadas deixaram como legado uma diversidade de

A
B
C
D
E

   Embora o excerto discorra sobre as três civilizações pré-colombianas, destaca a permanência dos conhecimentos astronômicos e matemáticos dos povos herdeiros dos maias e o notável saber médico dos incas, capazes de realizarem cirurgias para colocação de próteses cranianas. Deve-se notar que esses domínios científicos já existiam antes do contato com os europeus.

  Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


18
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Em Vitória (ES), no bairro Goiabeiras, encontramos as paneleiras, mulheres que são conhecidas pelos saberes/fazeres das tradicionais panelas de barro, ícones da culinária capixaba. A tradição passada de mãe para filha é de origem indígena e sofreu influência de outras etnias, como a afro e a luso. Dessa mistura, acredita-se que a fabricação das panelas de barro já tenha 400 anos. A fabricação das panelas de barro se dá em várias etapas, desde a obtenção de matéria-prima à confecção das panelas. As matérias-primas tradicionalmente utilizadas são provenientes do meio natural, como: argila, retirada do barreiro no Vale do Mulembá; madeira, atualmente proveniente das sobras da construção civil; e tinta, extraída da casca do manguezal, o popular mangue vermelho.

TRISTÃO, M. A educação ambiental e o pós-colonialismo. Revista de Educação, n. 53, ago. 2014.

Uma característica de práticas tradicionais como a exemplificada no texto é vinculação entre os recursos do mundo natural e a

A
B
C
D
E

   A manutenção dos modos de vida possibilita a continuidade da relação entre os recursos do mundo natural e as práticas tradicionais.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


19
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Os caixeiros do comércio a retalho do Rio de Janeiro estiveram entre as primeiras categorias de trabalhadores a se organizar em associações e a exigir a intervenção dos poderes públicos na mediação de suas lutas por direitos. Na década de 1880, os caixeiros participaram da arena política e ganharam as ruas com vários outros, como os republicanos e os abolicionistas.

POPINIGIS, F. “Todas as liberdades são irmãs: os caixeiros e as lutas dos trabalhadores por direitos entre o Império e a República. Estudos Históricos, n. 59, set-dez. 2018 (adaptado)

A atuação dos trabalhadores mencionados no texto representou, na capital do Império, um momento de

A
B
C
D
E

   A década de 1880 apresenta um cenário, como destacado no excerto, de crescimento dos “republicanos e abolicionistas”. As transformações socioeconômicas, que, inclusive incluíam o crescimento do comércio e seus caixeiros mencionados no texto, associavam insatisfações de cafeicultores, de camadas médias urbanas e de militares com os rumos da monarquia no País. Obs.: a luta dos trabalhadores do comércio, vem desde décadas anteriores, com vistas ao reconhecimento de suas reivindicações como categoria laboral, buscando melhorias nas condições de trabalho e regulamentação por parte do Estado. Pode-se associar esta mobilização ao contexto amplo de contestação do Império. Apesar de, ser o início da estruturação de sindicatos, esses somente viriam a se consolidar depois de uma ampla luta que perpassa toda a Primeira República até atingir o ápice a partir da Era Vargas. O que torna o uso da palavra “consolidação” anacrônica.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


20
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Solos salinos ou alomórficos apresentam como característica comum uma concentração muito alta de sais solúveis e/ou de sódio trocável. Eles ocorrem nos locais mais baixos do relevo, em regiões áridas e semiáridas e próximas do mar. Em regiões semiáridas, por exemplo, o polígono das secas do Nordeste brasileiro, os locais menos elevados recebem água que se escoa dos declives adjacentes, durante as chuvas que caem em alguns meses do ano. Essa água traz soluções de sais minerais e evapora-se rapidamente antes de infiltrar-se totalmente, havendo então, cada vez que esse processo é repetido, um pequeno acúmulo de sais no horizonte superficial que, com o passar dos anos, provoca a salinização do solo. Nas últimas décadas, a expansão das atividades agrícolas na região tem ampliado esse processo.

LEPSCH, |. F. Solos: formação e conservação. São Paulo: Melhoramentos, 1993 (adaptado).

As atividades agrícolas, desenvolvidas na região mencionada, intensificam o problema ambiental exposto ao

A
B
C
D
E

   A irrigação, com abundância de água, nas áreas de clima árido e semiárido, promove uma forte e rápida evaporação, em razão das elevadas temperaturas, facilitando a saída da água e a concentração dos sais no solo.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


21
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

CAZO. Disponível em: www.humorpolitico.com.br. Acesso em: 21 nov. 2021 (adaptado).

TEXTO II

    É como se os problemas fossem criados pela pandemia quando, em verdade, isso só demonstra o quanto eles sofrem uma tentativa de serem naturalizados. Eles estavam lá, empurrados para debaixo de vários tapetes. Diversos levantamentos realizados indicam que parcela significativa dos estudantes não têm acesso à internet em suas casas, não têm computadores; têm celulares, mas com pacotes baratos que não permitem assistir a todas as aulas. E, caso tenham celulares e dados, pergunta-se: É possível elaborar um texto no celular? É possível interagir na aula remota pelo celular?

ASSIS. A. E. S. Q. Educação e pandemia. Educação em Revista, n. 37, 2021 (adaptado).

A crítica contida no texto e na figura evidencia o seguinte aspecto da sociedade contemporânea:

A
B
C
D
E

   Uma significativa parcela da população vive em condição de pobreza, em locais e em condições precárias, sem acesso à internet ou com acesso muito limitado, o que a impossibilita de dispor das mesmas condições de outros estudantes. Portanto, trata-se de uma exclusão digital, um fator importante, no mundo moderno, que caracteriza a exclusão social.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


22
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

Possível trajeto do voo MH370 da Malaysia Airlines antes da queda, em 2014

Disponível em: http://imguol.com. Acesso em: 30 mar. 2014 (adaptado).

Considerando-se que a distância entre o local onde os destroços do avião foram avistados e a cidade de Perth é de 2 cm, a escala aproximada dessa representação cartográfica é:

A
B
C
D
E

   A distância entre a queda do avião e a cidade australiana é de 2 500 km e equivale a 2 cm do mapa. Assim, 1 cm do mapa equivale a 1 250 km, ou 125 000 000 cm.

   Portanto, a escala do mapa é de 1 : 125 000 000.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


23
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Hoje sou um ser inanimado, mas já tive vida pulsante em seivas vegetais, fui um ser vivo; é bem verdade que do reino vegetal, mas isso não me tirou a percepção de vida vivida como tamborete. Guardo apreço pelos meus criadores, as mãos que me fizeram, me venderam, 6 pelas mulheres que me usaram para suas vendas e de tantas outras maneiras. Essas pessoas, sim, tiveram suas subjetividades, singularidades e pluralidades, que estão incorporadas a mim. É preciso considerar que a nossa história, de móveis de museus, está para além da mera vinculação aos estilos e à patrimonialização que recebemos como bem material vinculado ao patrimônio imaterial. A nossa história está ligada aos dons individuais das pessoas e suas práticas sociais. Alguns indivíduos consagravam-se por terem determinados requisitos, tais como o conhecimento de modelos clássicos ou destreza nos desenhos.

FREITAS, J. M.; OLIVEIRA, L. R. Memórias de um tamborete de baiana: as muitas vozes em um objeto de museu. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Blográfica, n. 14, maio-ago. 2020 (Adaptado).

Ao descrever-se como patrimônio museológico, o objeto abordado no texto associa a sua história às

A
B
C
D
E

   A questão procura analisar o processo de criação do objeto patrimonial a partir de sua relação com o sujeito que o cria, desvinculando-o da noção estéril do acervo museológico. Ao colocar o tamborete como narrador de sua própria história, busca-se valorizar sua função social, atribuindo sua importância a aqueles que o produziram.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


24
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Advento da Polis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos, os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional não apareça, em suas origens, solidário das estruturas sociais e mentais próprias da cidade grega. Assim recolocada na história, a filosofia despoja-se desse caráter de revelação absoluta que às vezes lhe foi atribuído, saudando, na jovem ciência dos jônios, a razão intemporal que veio encarnar-se no Tempo. A escola de Mileto não viu nascer a Razão; ela construiu uma Razão, uma primeira forma de racionalidade. Essa razão grega não é a razão experimental da ciência contemporânea.

VERNANT, J. P. Origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

Os vínculos entre os fenômenos indicados no trecho foram fortalecidos pelo surgimento de uma categoria de pensadores, a saber:

A
B
C
D
E

   A ideia de razão como verdade absoluta foi contestada pelos sofistas com o uso da retórica, de forma a “despoja-se desse caráter de revelação absoluta”, tal qual vista no texto.

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


25
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

Decreto-Lei n. 1949, de 27/12/1937

    Art. 1.° Fica criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), diretamente subordinado ao presidente da República.

    Art. 2.° O DIP tem por fim:

    h) coordenar e incentivar as relações da imprensa com os poderes públicos no sentido de maior aproximação da mesma com os fatos que se ligam aos interesses nacionais;

    n) autorizar mensalmente a devolução dos depósitos efetuados pelas empresas jornalísticas para importação de papel para imprensa, uma vez demonstrada, a seu juízo, a eficiência e a utilidade pública dos jornais ou periódicos por elas administrados ou dirigidos.

BRASIL apud CARONE, E. A Terceira República. (1937-1945). São Paulo: Difel, 1982. (Adaptado).

Com base nos trechos do decreto, as finalidades do órgão criado permitiram ao governo promover o (a)

A
B
C
D
E

   A criação do DIP — Departamento de Imprensa e Propaganda — em 1939 durante o Estado Novo, destinava-se a impor um controle ideológico, exercido via censura a meios de comunicação; nos artigos citados, a imprensa era o alvo. Alguns temas eram proibidos de circular, tais como quaisquer alusões ao regime brasileiro anterior, a União Nacional dos Estudantes, processos de presos, tudo que fosse assinado por Oswald de Andrade ou críticas a Franco, na Espanha. Chefiado por Lourival Fontes, tinha como objetivo estruturar uma política de construção ideológica e de exaltação da imagem de Getúlio Vargas.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


26
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, o que dizer dos doentes, eternos moribundos a vagar entre delírios febris, doses de quinino e corredores da morte? O Hospital da Candelária era santuário e túmulo, monumento a progresso científico e preâmbulo da escuridão. Foi ali, com suas instalações moderníssimas, que médicos e sanitaristas dirigiram seu combate aos males tropicais. As maiores vítimas, contudo, permaneceriam na sombra à margem do palco, cobaias sem consolo, credores sem nome de uma sociedade que não lhes concedera tempo algum para ser decifrada.

FOOT HARDMAN, F. Trem fantasma: modernidade na selva. São Paulo: Cia. das Letras, 1988 (adaptado).

No texto, há uma crítica ao modo de ocupação do espaço amazônico pautada na

A
B
C
D
E

   A construção da ferrovia Madeira-Mamoré nas primeiras décadas do século XX para o escoamento da produção de borracha, no extremo Oeste da região amazônica, contou como forte envolvimento estatal na condução de obras supostamente modernizantes. Contudo, ressaltam-se as péssimas condições a que foram submetidos trabalhadores originários de áreas de forte repulsão populacional, como o estado do Ceará, então impactado pela seca dos “dois setes”, de 1877.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


27
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Uma nova economia surgiu em escala global no último quartel do século XX. Chamo-a de informacional, para identificar suas características, global e em rede fundamentais e diferenciadas e enfatizar sua interligação. É informacional porque depende basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque seus componentes estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos. É rede porque é feita em uma rede global de interação entre redes empresariais.

CASTELLS, M. A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).

Qual mudança estrutural é resultado da forma de organização econômica descrita no texto?

A
B
C
D
E

   No fim do século XX a economia global, em função do desenvolvimento das redes materiais, passou por uma mudança marcada pela desterritorialização da produção, da separação entre gerência/direção e as plantas industriais e pela acumulação flexível.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


28
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Olhar O Brasil e não ver o sertão

    É como negar o queijo com a faca na mão

    Esse gigante em movimento

    Movido a tijolo e cimento

    Precisa de arroz com feijão

    Que tenha comida na mesa

    Que agradeça sempre a grandeza

    De cada pedaço de pão

    Agradeça a Clemente

    Que leva a semente

    Em seu embornal

    Zezé e o penoso balé

    De pisar no cacau

    Maria que amanhece o dia

    Lá no milharal

VANDER LEE. Do Brasil, In: Pensei que fosse o céu: ao vivo. Rio de Janeiro: Indie Records, 2006 (fragmento).

A letra da canção valoriza uma dimensão do espaço rural brasileiro em sua relação com a cidade ao ressaltar sua função de

A
B
C
D
E

   A letra da canção aborda a produção agrícola. A questão relaciona o campo com a função de produtor e a cidade, com o consumidor.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


29
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    O número cada vez maior de mulheres letradas e interessadas pela literatura e pelas novelas, muitas divulgadas em capítulos, seções, classificadas comumente como folhetim, alçou a um gênero de ficção corrente já em 1840, fazendo parte do florescimento da literatura nacional brasileira, instigando a formação e a ampliação de um público leitor feminino, ávido por novidades, pelo apelo dos folhetins e “narrativas modernas” que encenavam “os dramas e os conflitos de uma mulher em processo de transformação patriarcal e provinciana que, progressivamente, começava a se abrir para modernizar seus costumes”. No Segundo Reinado, as mulheres foram se tornando público determinante na construção da literatura e da imprensa nacional. E não apenas público, porquanto crescerá o número de escritoras que colaboram para isso e emergirá uma imprensa feminina, editada, escrita e dirigida por e para mulheres.

ABRANTES, A. Do álbum de familia à vitrine impressa: trajetos de retratos (PB, 1920), Revista Temas em Educação, n. 24, 2015 (adaptado).

O registro das atividades descritas associa a inserção da figura feminina nos espaços de leitura e escrita do Segundo Reinado ao(à)

A
B
C
D
E

   O excerto arrola uma série de evidências que apontam para mudanças significativas no contexto cultural do País durante o Segundo Reinado. A emergência de escritoras que produzem essencialmente para outras mulheres reafirma a presença feminina nos anteriormente restritos espaços da cultura letrada do País na época. Apesar de o texto mencionar o patriarcado e o processo de modernização, em nenhum momento ele aponta estratégias à superação da supremacia dos homens. Embora a produção intelectual literária fosse monopolizada até então por homens, a escrita e a leitura não podem ser consideradas “antigos hábitos masculinos” levando em consideração a realidade da sociedade da época.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


30
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

ROCHAS ÍGNEAS DA AMAZÔNIA LEGAL

Geoestatísticas de recursos naturais da Amazônia Legal. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptado).

O mapa espacializa um recurso natural com alto potencial para ocorrência de:

A
B
C
D
E

   O mapa espacializa as áreas de rocha ígnea da Amazônia Legal, onde encontramos jazidas de minerais metálicos.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


31
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Nascidas o Líbano, as duas irmãs não puderam ser registradas no país, porque lá é exigido que os nascidos sejam filhos de pais e mães libaneses. Seus pais, de nacionalidade síria, também não puderam registrá-las no país de origem. Na Síria, crianças só são registradas por pais oficialmente casados, o que não era o caso deles.

Disponível em: https://agenciabrasi.ebc.com.br. Acesso em: 7 nov. 2021.

Em situações como a apresentada no texto, as pessoas ao nascerem já se encontram na condição sociopolítica de

A
B
C
D
E

   Justificativa: O texto aborda a situação de crianças de pais Sírios que nasceram no Líbano, apátridas (não possuem nacionalidade). O registro de nacionalidade no Líbano exige que os pais sejam libaneses. Na Síria, a condição para o registro é o casamento oficial dos pais, o que não era o caso, por isso as crianças são apátridas.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


32
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

    Uma filosofia da percepção que queira reaprender a ver o mundo restituirá à pintura e às artes em geral seu lugar verdadeiro.

MERLEAU-PONTY, M. Conversas: 1948. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

TEXTO II

    Os grandes autores de cinema nos pareceram confrontáveis não apenas com pintores, arquitetos, músicos, mas também com pensadores. Eles pensam com imagens, em vez de conceitos.

DELEUZE, G. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983 (adaptado).

De que modo os textos sustentam a existência de um saber ancorado na sensibilidade?

A
B
C
D
E

   Um dos principais pontos da escola fenomenológica, representada no texto I com Merleau-Ponty, converge com o pensamento do texto II (Deleuze) de modo a evocar a tônica da percepção da observação como experiência do olhar que promove saber por via estética. O olhar daquele que forma uma obra a partir do sentir.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


33
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

    Manda o Santo Ofício da Inquisição que ninguém, seja qual for seu estado, idade ou condição, pare com carroça, caleça ou montaria nem atrapalhe com mesas ou cadeiras o centro das ruas, que vão da Inquisição a São Domingos, nem atravesse a procissão em ponto algum da ida ou da volta, amanhã, 19 do corrente, em que se celebrará auto de fé. E também que nem nesse dia nem nos dos açoites ouse alguém atirar nos réus maçãs, pedras, laranjas nem outra coisa qualquer.

PALMA, R. Anais da Inquisição de Lima. São Paulo: Edusp; Giordano, 1992 (adaptado).

TEXTO II

    Como acontece em todos os ritos, o sentido do auto da fé é conferido pela sequência dos atos que o compõem. Os lugares, as posturas, os gestos, as palavras são fixados previamente em toda a sua complexidade. Por isso, o auto da fé apresenta momentos fortes – durante a preparação, a encenação, o ato e a recepção – que convém seguir em seus pormenores.

BETHENCOURT, F. História das Inquisições: Portugal, Espanha e Itália – séculos XV-XIX. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

O rito mencionado nos textos demonstra a capacidade da Igreja em

A
B
C
D
E

   O “auto de fé”, ritual de penitência pública organizado pela Igreja Católica, tinha, entre seus objetivos, a necessidade de afirmar a autoridade inquisitorial. Os dois textos demonstram a função pedagógica e normatizadora quando define comportamentos adequados exigidos da comunidade no conjunto da cerimônia.

  Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


34
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Espera, resignado, o dia 13 daquele mês porque, em tal data, usança avoenga lhe faculta sondar o futuro, interrogando a providência. É a experiência tradicional de Santa Luzia. No dia 12 ao anoitecer expõe ao relento, em linha, seis pedrinhas de sal, que representam, em ordem sucessiva da esquerda para a direita, os seis meses vindouros, de janeiro a junho. Ao alvorecer de 13 observa-as: se estão intactas, pressagiam a seca; se a primeira apenas se deliu, transmudada em aljôfar límpido, é certa a chuva em janeiro; se a segunda, em fevereiro; se a maioria ou todas, é inevitável O inverno benfazejo. Esta experiência é belíssima.

CUNHA, E. Os sertões. São Paulo: Editora Três, 1984.

No experimento descrito, a relação com a paisagem e com a religiosidade permite que o sertanejo seja

A
B
C
D
E

   O trecho do clássico Os sertões, de Euclides da Cunha, traz uma descrição da relação do conhecimento sertanejo sobre o seu ecossistema, a Caatinga, e a sua religiosidade. A tentativa de prever as desejadas chuvas se manifesta por meio da "experiência tradicional de Santa Luzia" e as pedrinhas de sal, conforme descrito no texto. Combinam-se pensamento mágico e percepção acurada das condições ambientais.

  Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: https://suburbanodigital.blogspot.com/.)


35
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Sempre que a relevância do discurso entra em jogo, a questão torna-se política por definição, pois é o discurso que faz do homem um ser político. E tudo que os homens fazem, sabem ou experimentam só tem sentido na medida em que pode ser discutido. Haverá, talvez, verdades que ficam além da linguagem e que podem ser de grande relevância para o homem no singular, isto é, para o homem que, seja o que for, não é um ser político. Mas homens no plural, isto é, os homens que vivem e se movem e agem neste mundo, só podem experimentar o significado das coisas por poderem falar e ser inteligíveis entre si e consigo mesmos.

ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

No trecho, a filósofa Hannah Arendt mostra a importância da linguagem no processo de

A
B
C
D
E

   texto clássico “A condição humana” retoma a tônica de que o que nos faz humanos é a prática da significação, no texto visto por meio do discurso carregado do senso simbólico. Imersos na alienação econômica, intelectual e política, cabe aos “homens no plural […] experimentar o significado das coisas por poderem falar e ser inteligíveis […]”, como ocorre na construção do laço social.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


36
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Eu estava pagando o sapateiro e conversando com um preto que estava lendo um jornal. Ele estava revoltado com um guarda civil que espancou um preto e amarrou numa árvore. O guarda civil é branco. E há certos brancos que transforma o preto em bode expiatório. Quem sabe se guarda civil ignora que já foi extinta a escravidão e ainda estamos em regime de chibata?

JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.

O texto que guarda a grafia original da autora, expõe uma característica da sociedade brasileira, que é o(a):

A
B
C
D
E

   O racismo estrutural, que lamentavelmente persiste em práticas cotidianas no Brasil, apesar das leis e de políticas afirmativas, ainda caracteriza nossas relações sociais.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


37
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

A intensificação da ocupação urbana demonstrada afeta de forma imediata o(a)

A
B
C
D
E

   As figuras mostram as maiores taxas de evapotranspiração em áreas de maior densidade da cobertura vegetal, ao mesmo tempo em que ocorre a maior infiltração subsuperficial e percolação. Com a substituição da cobertura vegetal por concreto e asfalto, diminui-se a evapotranspiração, com o resultado de menores taxas de infiltração subsuperficial e percolação profunda.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


38
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

PEREIRA, E. B. et al. Atlas brasileiro de energia solar. São José dos Campos: Inpe, 2006.

Uma característica regional que justifica o maior potencial anual médio para o aproveitamento da energia solar é a reduzida

A
B
C
D
E

   Além da incidência de raios solares, durante períodos mais longos, a ausência de nebulisidade favorece melhor aproveitamento da energia solar.

  Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


39
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    O povo Kambeba é o povo da águas. Os mais velhos costumam contar que o povo nasceu de uma gota-d’água que caiu do céu em uma grande chuva. Nessa gota estavam duas gotículas: o homem e a mulher. “Por essa narrativa e cosmologia indígena de que nós somos o povo das águas é que o rio nos tem fundamental importância”, diz Márcia Wayna Kambeba, mestre em Geografia e escritora. Todos os dias, ela ia com o pai observar o rio. Ia em silêncio e, antes que tomasse para si a palavra, era interrompida. “Ouço o rio”, o pai dizia. Depois de cerca de duas horas a ouvir as águas do Solimões, ela mergulhava. “Confie no rio e aprenda com ele”. “Fui entender mais tarde, com meus estudos e vivências, que meu pai estava me apresentando à sabedoria milenar do rio”. Rios amazônicos influenciam no agro e em reservatórios do Sudeste.

Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 14 out. 2021.

Pelo descrito no texto, o povo Kambeba tem o rio como um(a)

A
B
C
D
E

   O texto indica uma relação entre o povo kambeba e o rio que ultrapassa sua função de provedor de água e alimentos. A relação afetiva entre o povo e o rio aparece de forma central no texto, dando aos kambeba a alcunha de “povos da água”.

   Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


40
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Lá embaixo está o açude Itans, com seu formigueiro a cavar a terra. É mesmo impressionante o esforço daquele formigar de homens ao sol, lavados em suor, que não param em longas filas pacientes acompanhando centenas de burricos que sobem e descem, numa ciranda comovente e silenciosa, cada burrico com duas caixas de terra no lombo. É o labor organizado para a salvação da terra e do homem. Depois do semideserto que tanto nos acabrunhou o espírito por falta de chuvas, o esforço destes milhares de sertanejos, todos vestidos de brim mescla e calçando alpercatas, no combate consciente à esterilidade da natureza, com famílias alojadas em pequeninas casas de taipas e telha — embrião de futura cidade — impressionava nos profundamente.

VALLE, F. M. História do Açude Itans, município de Caicó (RN). Brasília, 1994 (adaptado).

Na construção do empreendimento descrito, destaca-se a presença de

A
B
C
D
E

   A construção de obras de infraestrutura em áreas de fragilidade ambiental como o semiárido brasileiro traz mudanças importantes como melhorias em condições sociais, como a oferta de empregos e a minimização de impactos relativos à escassez das águas, além de elevar a potencialidade agroecológica.

   Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


41
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    Para os Impérios Coloniais, o problema das doenças que atingiam os escravos era algo com que cotidianamente deparavam os senhores. Em vista disso, uma série de obras dedicadas à administração de escravos foi publicada com vista a implementar uma moderna gestão da mão de obra escravista em convergência com O Iluminismo. Nesse contexto, o saber médico adquiria um papel extremamente relevante. Este era encarado como um instrumento fundamental ao desenvolvimento colonial, dada a percepção do impacto que as doenças tropicais causavam na população branca e nos povos escravizados.

ABREU, J. L. N. A Colônia enferma e a saúde dos povos: a medicina das “luzes” e as informações sobre as enfermidades da América portuguesa. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, n. 3, jul.-set. 2007 (adaptado).

De acordo com o texto, a importância da medicina se justifica no âmbito dos objetivos

A
B
C
D
E

   O texto destaca a progressiva racionalização da administração dos cativos a partir do século XVIII e o crescimento das ideias iluministas. De fato, os senhores entendiam a necessidade de utilizar todos os mecanismos disponíveis para maximizar a exploração e promover sua lucratividade. Daí, inclusive, a abertura de espaços de negociação com seus cativos, como a aceitação de dias de descanso, o pecúlio, ou mesmo a alforria. Tudo voltado a forma de cuidado com o cativeiro para perpetuar a dominação e exploração.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


42
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

    Interseccionalidade: intercruzamento de desigualdades que gera padrões complexos de discriminação.

TEXTO II


Disponível em: www.agenciadenoticias.ibge.gov.br. Acesso em: 2 dez. 2018.

Considerando o conceito apresentando no Texto I e os dados apresentados no Texto II, no Brasil, são fatores que intensificam o fenômeno da discriminação:

A
B
C
D
E

   A partir da análise dos textos, vê-se no texto 1 o cruzamento sobre desigualdades e discriminação e no texto 2 a análise gráfica de pessoas abaixo da linha da pobreza por arranjo domiciliar. Os fatores que se intensificam neste contexto é a porcentagem de mulher preta ou parda sem cônjuge e com filho(s) até 14 anos, 64,4%, enquanto a de mulher branca com os mesmo parâmetros é de 41,5%. O fator da discriminação é por raça e gênero.

   Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


43
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    O princípio básico do Estado de direito é o da eliminação do arbítrio no exercício dos poderes públicos, com a consequente garantia de direitos dos indivíduos perante esses poderes. Estado de direito significa que nenhum indivíduo, presidente ou cidadão comum está acima da lei. Os governos democráticos exercem a autoridade por meio da lei e estão eles próprios sujeitos os constrangimentos impostos pela lei.

CANOTILHO, J. J. G. Estado de direito, Lisboa: Gradiva, 1999 (adaptado).

Nas sociedades contemporâneas, consiste em violação do princípio básico enunciado no texto:

A
B
C
D
E

   Na contemporaneidade ocidental, cargos políticos do Poder Executivo e do Poder Legislativo num Estado de Direito são ocupados por representantes dos cidadãos. Portanto, entende-se ser fundamental a ocorrência de eleições regulares e amplas no processo de escolha. Interromper esta prática destrói o princípio básico que define o regime democrático.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


44
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

Brasileiros levam mais tempo de casa para o trabalho

    Pesquisa do IBGE aponta que a situação é maio grave no Sudeste: 13% das pessoas levam mais de uma hora para chegar ao trabalho. Nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio, o IBGE registrou os maiores percentuais de trabalhadores que levam mais de uma hora no trajeto até o emprego. Quem vê o Marcelo chegar ao trabalho nem imagina a maratona que ele enfrenta todos os dias antes das 5 h. "Acordo 4 h 30, saio de casa 5 h, pego trem 5 h 20, chego na Central umas 6 h 50, pego ônibus e chego no trabalho mais ou menos 7 h 10", conta. Segundo especialista, são os mais pobres os que moram mais longe do emprego.

Disponível em: www.portaldotransito.com.br. Acesso em: 23 nov 2021 (adaptado)

A pesquisa desenvolvida retrata a seguinte dinâmica populacional:

A
B
C
D
E

   O texto aborda o tempo dos cidadãos para o deslocamento ao trabalho nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Esse fenômeno muito comum das grandes cidades retrata a dinâmica do movimento pendular.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)


45
(ENEM 2022 - 1ª Aplicação).

    A história do Primeiro de Maio de 1890 — na França e na Europa, o primeiro de todos os Primeiros de Maio — é, sob vários aspectos, exemplar. Resultante de um ato político deliberado, essa manifestação ilustra o lado voluntário da construção de uma classe — a classe operária — à qual os socialistas tentam dar uma unidade política e cultural através daquela pedagogia da festa cujo princípio, eficácia e limites há muito tempo tinham sido experimentados pela Revolução Francesa.

PERROT, M. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

Com base no texto, a fixação dessa data comemorativa tinha por objetivo

A
B
C
D
E

   A criação do primeiro Primeiro de Maio como Dia do Trabalhador está ligada a prevalência da liderança marxista no movimento operário no final do século XIX. Os líderes políticos dos movimentos, por intermédio da criação de uma data específica e dotada de um grande capital simbólico, buscavam legitimar uma identidade coletiva para homens e mulheres de vários países, todos eles submissos às duras condições de trabalho nas fábricas e manufaturas do final do século XIX em áreas da Europa e nos EUA.

   Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Curso Objetivo.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário