domingo, 19 de novembro de 2023

ENEM_Ciências_Hum_2023_1ªAp

ENEM 2023 - 2ª APLICAÇÃO - PPL
ENEM 2023 - CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - 2ª APLICAÇÃO - PPL

01
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    O Estado surge pelo fato de ser o homem um animal naturalmente social, político. O Estado provê, inicialmente, a satisfação daquelas necessidades materiais, negativas e positivas, defesa e segurança, conservação e engrandecimento, de outro modo irrealizáveis. Mas o seu fim essencial é espiritual, isto é, deve promover a virtude e, consequentemente, a felicidade dos súditos mediante a ciência.

ARISTÓTELES. A política. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (adaptado).

Segundo o autor, é função do Estado garantir o(a)

A
B
C
D
E

    Segundo o autor, é função do Estado garantir a vida ética, proporcionando a formação moral dos cidadãos.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

Saga da Amazônia

    Mas o dragão continua a floresta devorar. E quem habita essa mata, pra onde vai se mudar? Corre índio, seringueiro, preguiça, tamanduá. Tartaruga, pé ligeiro, corre, corre tribo dos Kamaiurá.

FARIAS, V. Disponível em: www.letras.com.br. Acesso em: 15 out. 2021 (fragmento).

Para solucionar o problema apresentado no texto, qual medida governamental é necessária?

A
B
C
D
E

    Para solucionar o problema apresentado no texto, a medida governamental é necessária é a fiscalização da exploração dos recursos naturais.

    Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Estudiosos do Instituto de Antropologia Evolucionária de Leipzig, na Alemanha, colocaram um chimpanzé em um quarto com a visão de suculentos pedaços de comida trancados dentro de um armário. A um segundo chimpanzé era dada, então, a oportunidade de liberar a comida, porém, sem usufruir dela. Em aproximadamente 80% das vezes, eles tomaram a decisão mais caridosa e liberaram o alimento para o outro chimpanzé. Estudos mostram caridade no mundo animal.

Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 17 out. 2021.

Considerando nossa relação com outros, o experimento envolvendo os chimpanzés ilustra qual tipo de comportamento moral humano?

A
B
C
D
E

    Considerando nossa relação com outros, o experimento envolvendo os chimpanzés ilustra um tipo de comportamento moral humano denominado altruísta, que promove o bem-estar imparcial.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Uma missão internacional de investigação, em setembro de 2017, documentou os impactos sociais e ambientais causados pela expansão do agronegócio e pela especulação de terras na região do Matopiba em sete comunidades no sul do Piauí. Os resultados mostraram que a população sofre com as graves consequências do desmatamento, da perda da biodiversidade e da contaminação generalizada do solo, da água e do gado por agrotóxicos.

Relatório sobre o Matopiba aponta impactos ambientais e sociais da financeirização de terras. Disponível em: https://cimi.org.br. Acesso em: 13 out. 2021.

Os impactos socioambientais descritos no texto provocam a

A
B
C
D
E

    Os impactos socioambientais descritos no texto provocam a fragilização das comunidades locais.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    TobiasKuemmerle, acadêmico da Humboldt-Universität de Berlim na Alemanha, fez uma pesquisa de campo no Chaco, área de mata nativa na fronteira da Argentina com Paraguai e Bolívia. “Estudamos qual é a mudança ocorrida na região e seu efeito nas emissões de CO2 e na diversidade”, diz o pesquisador. “E (o impacto) se deve sobretudo a grandes companhias internacionais que compram áreas para desmatar. Tudo está claramente ligado ao consumo de carne na Europa e à importação de soja. A Europa protege muito sua agricultura, mas compra cada vez mais de regiões onde o impacto ambiental é muito grande.”.

ORGAZ, C. Como a elogiada “agricultura verde” da Europa pode estar prejudicando o meio ambiente no Brasil. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 17 out. 2021.

O texto apresenta uma ação da Europa na América Latina que ocorre pela combinação dos seguintes elementos:

A
B
C
D
E

    O texto apresenta uma ação da Europa na América Latina que ocorre pela combinação dos seguintes elementos: vegetações convertidas em pastos e foco na exportação.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Pode chamar de fake news, notícias falsas de internet, fraude informativa, informações falsas, ou até de misinformation, se prefere inglês, que você estará designando corretamente a mesma doença informacional que se disseminou como uma pandemia pela vida pública mundo afora nos últimos anos, e cujos principais sintomas nas pessoas infectadas consistem na perda da capacidade de distinguir a verdade, de lidar adequadamente com fatos e dados e de tomar decisões bem-informadas. Sabe-se que o portador do vírus se torna alérgico a fatos e evita a todo custo a dissonância cognitiva, isto é, entrar em contato com informações que não satisfaçam os seus desejos e com relatos que se choquem com as suas crenças.

DOURADO, T.; GOMES, W. O que são, afinal, fake news, enquanto fenômeno de comunicação política? In: Anais do VIII Compolítica, Brasília, 2019. Disponível em: http://compolitica.org. Acesso em: 7 out. 2021.

Qual é a consequência do fenômeno apresentado no texto para a vida democrática?

A
B
C
D
E

    A consequência do fenômeno apresentado no texto para a vida democrática é a distorção da realidade.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Foi relevante uma lei aprovada pelo velho Parlamento, que sancionou legalmente a oposição entre proletariado e burguesia, com esta elevada à categoria de classe dominante. A lei em questão, aprovada em 1824, anulava todas as disposições precedentes que, até então, proibiam aos operários associar-se para a defesa de seus interesses. Os operários conquistaram assim um direito que, até esta data, era um privilégio reservado à aristocracia e à burguesia: a liberdade de associação.

ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2008 (adaptado).

A conquista do direito mencionado no texto possibilitou aos trabalhadores a constituição de

A
B
C
D
E

    A conquista do direito mencionado no texto possibilitou aos trabalhadores a constituição de corporações de ofício.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Deputados que participaram da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, na Escócia, avaliaram a participação do Brasil e apontaram o “dever de casa” do país a partir de agora. A COP-26 reuniu quase 200 países em busca de ações efetivas para a redução das emissões de gases que aceleram o aquecimento global. O Brasil atualizou sua Contribuição Nacional Determinada (NDC), ou seja, a meta voluntária de redução das emissões de gases que comprometem a qualidade do ar: a previsão de corte nas emissões passou de 43% para 50% até 2030. O país também reafirmou a meta de neutralidade climática até 2050.

Disponível em: www.camara.leg.br. Acesso em: 24 nov. 2021 (adaptado).

Considerando os objetivos da conferência citada, a indústria brasileira, nos próximos anos, deverá

A
B
C
D
E

    Considerando os objetivos da conferência citada, a indústria brasileira, nos próximos anos, deverá priorizar a utilização de fontes renováveis.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    As greves operárias que eclodiram em São Paulo, em junho de 1917, se tornariam o símbolo não só da miséria social vivida pela classe no período, mas também de rebeldia e revolta de mulheres e homens. Naquele momento, as mulheres ocupavam quase 34% da mão de obra, e no setor têxtil o número de empregadas superava o de homens. Na Fábrica de Fósforos Pauliceia, os homens chegavam a receber diárias de 4 mil réis, mas havia lá cem mulheres empregadas que não recebiam mais que 1 800 réis por dia. A manhã de 17 de outubro de 1917 nasceu com uma paralisação numa das fábricas de Matarazzo, a Mariângela. A notícia veiculada informava que as operárias do ramo têxtil reivindicavam aumento de 20% dos salários em atitude pacífica.

FRACCARO, G. C. C. Mulheres, sindicato e organização política nas greves de 1917 em São Paulo. Revista Brasileira de História, n. 76, 2017 (adaptado).

A situação dessas trabalhadoras coloca em evidência a

A
B
C
D
E

    A situação dessas trabalhadoras coloca em evidência a desigualdade de gênero nas relações laborais.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    O Rio Paraíba corria bem próximo ao cercado. E era tudo. Em tempos antigos fora muito mais estreito. Os marizeiros e as ingazeiras apertavam as duas margens e as águas corriam em leito mais fundo. Agora era largo e, quando descia nas grandes enchentes, fazia medo. Contava-se o tempo pelas eras das cheias. Isto se deu na cheia de 1893, aquilo se fez depois da cheia de 1868. Para nós, meninos, o rio era mesmo a nossa serventia nos tempos de verão, quando as águas partiam e se retinham nos poços. Os moleques saíam para lavar os cavalos e íamos com eles. Punham-se os animais dentro d’água e ficávamos nos banhos, nos cangapés. O leito do rio cobria-se de junco e faziam-se plantações de batata-doce pelas vazantes. Era o bom rio da seca a pagar o que fizera de mau nas cheias devastadoras. E quando ainda não partia a corrente, o povo grande do engenho armava banheiros de palha para o banho das moças. O rio para mim seria um ponto de contato com o mundo.

RÊGO, J. L. Meus verdes anos. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1956.

Ao apresentar relações no espaço geográfico, o texto descreve mudanças associadas a

A
B
C
D
E

    Ao apresentar relações no espaço geográfico, o texto descreve mudanças associadas a paisagens naturais e hábitos culturais.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Os estudos realizados sobre o impacto ambiental confirmaram um patrimônio arqueológico, histórico e cultural positivo para onde se planeja implantar a ferrovia Transnordestina. Esse quadro já era esperado, considerando-se o rico contexto de ocupações humanas que se desenvolveram na área desde o período pré-colonial até os dias atuais. Foi ainda identificado um rico patrimônio de arte rupestre na região, com a presença de dois sítios arqueológicos, colocando a área de implantação da ferrovia Transnordestina dentro do diversificado panorama pré-colonial que caracteriza o interior do Nordeste brasileiro.

Relatório de impacto ambiental — Rima: ferrovia Transnordestina. DNIT, 2004 (adaptado).

Uma ação capaz de evitar os danos arqueológicos mencionados no texto é o(a)

A
B
C
D
E

    Uma ação capaz de evitar os danos arqueológicos mencionados no texto é o deslocamento dos eixos da construção.

    Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) concedeu o registro de indicação geográfica (IG), na espécie denominação de origem (DO), para o produto banana, da região de Corupá. Essa região produz a banana do subgrupo Cavendish, que guarda relação com o meio geográfico. Resulta disso uma de suas principais características qualitativas: o sabor doce mais pronunciado aliado a uma menor acidez.

    O registro de IG permite delimitar uma área geográfica, restringindo o uso de seu nome aos produtores e prestadores de serviços da região. A espécie de IG chamada “denominação de origem” reconhece o nome de um país, cidade ou região cujo produto ou serviço tem certas características específicas graças a seu meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.

    Na região de Corupá, inúmeras famílias rurais se beneficiam da produção das bananas em um ambiente único e inigualável, não apenas pelas peculiaridades de clima e de relevo, mas também pelo saber-fazer, pelas tradições e culturas. Produzir banana é uma atividade emblemática na região, e o produto está presente na agricultura, nas festas e nos eventos, na arquitetura, no artesanato e no lazer.

Inpi concede indicação geográfica à banana de Corupá. Disponível em: www.gov.br/inpi. Acesso em: 5 nov. 2021 (adaptado).

A certificação produtiva apresentada no texto favorece a região citada por promover a

A
B
C
D
E

    A certificação produtiva apresentada no texto favorece a região citada por promover valorização da identidade comercial.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


13
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

TEXTO I

    O dispositivo panóptico organiza unidades espaciais que permitem ver sem parar e reconhecer imediatamente. Em suma, o princípio da masmorra é invertido; ou antes, de suas três funções — trancar, privar de luz e esconder — só se conserva a primeira e suprimem-se as outras duas. A visibilidade é uma armadilha. Fazer com que a vigilância seja permanente em seus efeitos, mesmo se é descontínua em sua ação; que a perfeição do poder tenda a tornar inútil a atualidade de seu exercício; que esse aparelho arquitetural seja uma máquina de criar e sustentar uma relação de poder independente daquele que o exerce.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987 (adaptado).

TEXTO II

LAERTE. Disponível em: www.laerte.art.br. Acesso em: 25 nov. 2021.

O objetivo do modelo de vigilância descrito nos textos I e II aponta para o(a)

A
B
C
D
E

    O objetivo do modelo de vigilância descrito nos textos I e II aponta para o sentimento de observação constante.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


14
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    A concepção tecnocrata está associada à fé em mercados — não necessariamente no capitalismo livre, laissez-faire, mas uma crença mais ampla de que mecanismos de mercado são os principais instrumentos para alcançar o bem público. Esse modo de pensar é tecnocrático, no sentido de que esvazia o discurso público de argumentos substantivamente morais e questões ideologicamente contestáveis como se fossem assuntos de eficiência econômica, domínio de especialistas. A verdadeira divisão, argumentaram eles, não era mais esquerda versus direita, mas aberto versus fechado. Isso insinuava que os contrários à terceirização, tratados de livre-comércio e fluxos de capitais irrestritos eram pessoas de mente fechada, não de mente aberta; eram tribais, não globais.

SANDEL, M. J. A tirania do mérito: o que aconteceu ao bem comum? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020 (adaptado).

A crítica ao modelo de pensamento apresentado no texto fundamenta-se na postura de desvalorização do(a)

A
B
C
D
E

    A crítica ao modelo de pensamento apresentado no texto fundamenta-se na postura de desvalorização da participação política.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


15
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Examinando detidamente o fator de maior predominância na evolução social, penso não errar afirmando que a causa principal de falharem todos os sistemas econômicos, experimentados para estabelecer o equilíbrio das forças produtivas, se encontra na livre atividade permitida à atuação das energias naturais, isto é, na falta de organização do capital e do trabalho.

VARGAS, G. As diretrizes da nova política do Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1942.

Nesse discurso de 1931, o então presidente Getúlio Vargas condenava, de forma explícita, o

A
B
C
D
E

    Nesse discurso de 1931, o então presidente Getúlio Vargas condenava, de forma explícita, o liberalismo econômico.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


16
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Maria Leonor é uma criança de 7 anos de Miranda do Douro, em Portugal, que começou a achar muito divertido “falar brasileiro” depois que conheceu um influenciador digital na internet. Jonathan, de 6, vive no Porto e passou a cumprimentar as amiguinhas com “oi, menina” depois que descobriu vídeos de brasileiros nas redes sociais. As duas crianças são parte de um fenômeno que provoca polêmica em Portugal. O sotaque brasileiro tem criado polêmica entre alguns países e virou tema na imprensa local.

FARIAS, V. F.; VASCONCELOS, R. Crianças portuguesas aprendem a “falar brasileiro” no Youtube durante a pandemia. Disponível em: https://internacional.estadao.com.br. Acesso em: 11 nov. 2021 (adaptado).

O fenômeno descrito no texto é provocado pelo

A
B
C
D
E

    O fenômeno descrito no texto é provocado pelo crescimento do intercâmbio cultural.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


17
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    O processo produtivo do café integra vários subprocessos, realizados em unidades físicas bem definidas e caracterizadas no tempo e no espaço por elementos arquitetônicos, resultando uma arquitetura específica e original: a fazenda cafeeira. O desenvolvimento tecnológico, ao inovar o processo produtivo, alcançou outros espaços para além da fazenda cafeeira.

Revista História Viva. Disponível em: www2.uol.com.br. Acesso em: 23 jul. 2012 (adaptado).

De acordo com o texto, a produção de café gerou mudanças no espaço urbano, que estão evidenciadas no(a)

A
B
C
D
E

    De acordo com o texto, a produção de café gerou mudanças no espaço urbano, que estão evidenciadas na melhoria da infraestrutura de circulação, introduzindo ferrovias e diversificação de serviços.

    Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


18
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    O trabalhador pode até saber que sua fábrica produz aviões ou medicamentos, mas a sua parcela de atividade está totalmente subordinada a uma estrutura abstrata, diluída numa massa de atividades conexas, em muitos casos dividida em diversos continentes e em proprietários não visíveis. Ele não se reconhece na materialidade final do seu trabalho, que se lhe afigura como obra da “empresa”, e sua subordinação parece ser ao “sistema”.

FONTES, V. Capitalismo em tempo de uberização: do emprego ao trabalho. Disponível em: www.niepmarx.blog.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).

Segundo o texto, a razão para a dificuldade do trabalhador em reconhecer o seu labor é a

A
B
C
D
E

    Segundo o texto, a razão para a dificuldade do trabalhador em reconhecer o seu labor é a fragmentação da produção.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


19
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

Diferentes projeções para a população brasileira:

    Fonte: IBGE, revisão 2018; UM/ESA, revisão 2017.

ALVES, J. E. D. A nova projeção da população brasileira do IBGE. Disponível em: www.ufjf.br. Acesso em: 1 out. 2021.

A configuração da projeção demográfica apresentada é explicada pelo(a)

A
B
C
D
E

    A configuração da projeção demográfica apresentada é explicada pela redução do crescimento vegetativo.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


20
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Nem mesmo Castelo Branco seria um aliado incondicional das políticas liberais recomendadas pelos organismos financeiros internacionais, nem dos contornos que o Departamento de Estado norte-americano promovia na política externa dos Estados latino-americanos. As políticas da Ditadura Militar — em particular as iniciativas de planejamento econômico, um projeto frustrado de reforma agrária promovido pelo ministro Roberto Campos e a rejeição ao “alinhamento automático” com Washington nos organismos multilaterais — proporcionariam pelo menos incerteza nos círculos decisórios da política externa dos Estados Unidos.

RAPOPORT, M.; LAUFER, R. Os Estados Unidos diante do Brasil e da Argentina: os golpes militares da década de 1960. Revista Brasileira de Política Internacional, n. 43, 2000 (adaptado).

O texto aborda uma diretriz do Estado brasileiro em suas relações com os Estados Unidos caracterizada pela

A
B
C
D
E

    O texto aborda uma diretriz do Estado brasileiro em suas relações com os Estados Unidos caracterizada pela construção de alianças pragmáticas.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


21
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Suponha-se que seja trazida de súbito a este mundo uma pessoa dotada das mais poderosas faculdades da razão e reflexão. É verdade que ela observaria imediatamente um acontecimento seguindo-se a outro, mas não conseguiria descobrir nada além disso. Ela não seria, no início, capaz de apreender, por meio de nenhum raciocínio, a ideia de causa e efeito.

HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. São Paulo: Unesp, 2003.

Segundo Hume, nossa capacidade de estabelecer relações como aquelas mencionadas no texto resulta do(a)

A
B
C
D
E

    Segundo Hume, nossa capacidade de estabelecer relações como aquelas mencionadas no texto resulta do hábito desenvolvido pela repetição de uma operação.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


22
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    É fundamental que se reconheça que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no meio rural potencializam a comunicação e facilitam as trocas de experiências, sobretudo entre os jovens, que veem nela a possibilidade de sair para além de seus espaços geográfico e social, podendo fazer-se pertencer a diferentes redes, onde a organização pode emergir como resultado de um processo de partilha de interesses e sentimentos de pertencimento.

REDIN, E. et al. Juventude rural e novas formas [...]. Disponível em: www.revistas.usp.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).

O aspecto mencionado no texto, favorecido pela difusão das TICs no espaço rural, é o(a)

A
B
C
D
E

    O aspecto mencionado no texto, favorecido pela difusão das TICs no espaço rural, é a ampliação de sociabilidade.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


23
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Nos governos de Vargas e Perón, o esporte começou a ser visto como um importante elemento na relação entre o regime e a sociedade. Tal fato não deve ser entendido apenas como uma resposta à crescente popularidade do esporte. Ainda que crescente em seus governos, a massificação do esporte já havia ocorrido muito antes. Talvez a influência dos regimes de Mussolini e Hitler sobre os dois governantes latino-americanos possa apontar para um melhor entendimento dessa nova visão política, uma vez que ambos tiveram uma estreita ligação com o esporte e a sua utilização como propaganda política.

DRUMOND, M. Vargas, Perón e o esporte. Revista Estudos Históricos, n. 44, jul.-dez. 2009.

De acordo com o texto, o uso do esporte nos regimes políticos mencionados foi explorado com o objetivo de

A
B
C
D
E

    De acordo com o texto, o uso do esporte nos regimes políticos mencionados foi explorado com o objetivo de construção de identidades nacionais.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


24
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Quem não morreu na Espanhola

    quem dela pôde escapar

    não dê mais tratos à bola

    toca a rir, toca a brincar.

    Vai o prazer aos confins

    remexe-se a terra inteira

    ao som vivaz dos clarins

    ao ronco do Zé Pereira.

    Há alegrias à ufa

    e em se tocando a brincar

    nem este calor de estufa

    nos chega a preocupar.

    Tenho por cetro um chocalho

    por trono um bombo de rufo

    o Deus Momo louco e bufo

    vai começar a reinar.

In: CASTRO, R. O Carnaval da guerra e da gripe. Rio de Janeiro: Cia. das Letras, 2019.

A pandemia que afetou o Rio de Janeiro no início do século XX é mencionada nos versos pré-carnavalescos de 1919 como aquela que

A
B
C
D
E

    A pandemia que afetou o Rio de Janeiro no início do século XX é mencionada nos versos pré-carnavalescos de 1919 como aquela que provocou o passamento de habitantes da capital.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


25
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Antônio Vieira enfrentou a Inquisição portuguesa, de olho no apoio que os judeus portugueses podiam oferecer à causa da Restauração. Mas a Companhia de Jesus e a Inquisição portuguesa nunca foram muito amigas. Basta lembrar a estratégia missionária dos jesuítas, calcada na adaptação do catolicismo à cultura dos povos missionados, enquanto a Inquisição era obcecada pelo ideal de pureza da fé, sem mistura de nenhum tipo.

VAINFAS, R. In: FIGUEIREDO, L. (Org.). História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.

No contexto da dominação ibérica da América, um exemplo do dissenso referido no texto girou em torno da

A
B
C
D
E

    No contexto da dominação ibérica da América, um exemplo do dissenso referido no texto girou em torno da ressignificação dos panteões indígenas pela propaganda cristã.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


26
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

TEXTO I

Páscoa Vieira (século XVII)

    Nasceu em Massangano, no interior do atual território deAngola, em 1658, filha de cativos, sendo ela própria serva de uma senhora chamada Domingas de Carvalho, que a batizou e realizou o seu casamento com outro cativo da mesma propriedade, de nome Aleixo. Em 1695, foi vendida e embarcada para Salvador. Anos mais tarde, estabeleceu relações conjugais com o cativo Pedro Ardas, motivo pelo qual no ano de 1700 foi denunciada à Inquisição de Lisboa.

Disponível em: www.ufrgs.br. Acesso em: 20 out. 2021 (adaptado).

TEXTO II

    Páscoa possuía várias culturas, duas línguas (o quimbundo e o português). A cultura africana de sua infância e juventude foi pouco evocada no processo; em contrapartida, demonstrou um conhecimento aprofundado do catolicismo romano. Seu marido na Bahia vinha de outra África, diferente da sua, de um universo cultural e linguístico diverso. Ela morava em Salvador, mas seu destino foi decidido em Lisboa, sede do tribunal que a condenou e iria modificar o curso de sua vida.

CASTELNAU-L’ESTOILE, C. Páscoa Vieira diante da Inquisição: uma escrava entre Angola, Brasil e Portugal no século XVII. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020 (adaptado).

Qual a relevância do estudo das relações de poder apresentadas nos textos?

A
B
C
D
E

    A relevância do estudo das relações de poder apresentadas nos textos é retirar a personagem do anonimato.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


27
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Belém é cercada por rios. Mas é a água que vem lá de cima que altera o ritmo na cidade. Quem vive na capital paraense sempre sai de casa com uma dúvida e uma certeza: sabe que vai chover, mas não sabe quando. “No Pará é assim. Ou você marca o encontro antes ou depois da chuva”, conta um morador. É quase sempre assim o ano inteiro, os moradores costumam dizer que só existem duas estações do ano na região — a que chove pouco e a que chove muito. “Não tem hora para chover”, constata uma moradora. “Trabalho, escola... Atrasa tudo. Tem que ficar esperando passar a chuva, na verdade”, diz outra moradora.

Antes e depois da chuva. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).

Qual fator geográfico favorece a condição climática da cidade citada no texto?

A
B
C
D
E

    O fator geográfico favorece a condição climática da cidade citada no texto é a Baixa latitude.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


28
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

FISHLOW, A. Agricultura e indústria no Brasil: inovação e competitividade. Brasília: Ipea, 2017 (adaptado).

A dinâmica espacial expressa no mapa foi viabilizada pela

A
B
C
D
E

    A dinâmica espacial expressa no mapa foi viabilizada pela mecanização do setor primário.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


29
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    A história da interiorização da própria presença do Estado nacional brasileiro na Amazônia se deve em grande parte aos serviços de saúde pública e sua íntima relação com o combate às chamadas endemias rurais — como malária, leishmaniose, doença de Chagas, brucelose, febre amarela, esquistossomose, ancilostomose e bócio endêmico — que motivaram gerações de cientistas e sanitaristas no controle de doenças na região. É impossível resistir à comparação histórica com a gripe espanhola. A gripe espanhola grassou em Belém e na região, que vivenciavam um frágil estado sanitário após o ciclo da borracha. A introdução da doença por rios e mares, o número reduzido de médicos e os registros de mortes acentuados nas periferias marcaram aquele momento do mundo pós-Primeira Guerra Mundial.

MUNIZI, E. S. A interiorização da covid-19 na Amazônia: reflexões sobre o passado e o presente da saúde pública. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, n. 3, jul.-set. 2021 (adaptado).

De acordo com o texto, o Estado se fez presente na Amazônia com ações para

A
B
C
D
E

    De acordo com o texto, o Estado se fez presente na Amazônia com ações para garantir direitos fundamentais aos cidadãos.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


30
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Uma característica da pólis é o cunho de plena publicidade dada às manifestações mais importantes da vida social. Pode-se mesmo dizer que a pólis existe apenas na medida em que se distinguiu um domínio público, nos dois sentidos diferentes, mas solidários do termo: um setor de interesse comum opondo-se aos assuntos privados; práticas abertas, estabelecidas em pleno dia, opondo-se a processos secretos. A cultura grega constitui-se dando a um círculo sempre mais amplo — finalmente ao demos todo — o acesso ao mundo espiritual, reservado no início a uma aristocracia de caráter guerreiro e sacerdotal.

VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002 (adaptado).

O advento da pólis, com as mudanças descritas no texto, é produto de um conjunto de transformações no mundo grego antigo que resultou na

A
B
C
D
E

    O advento da pólis, com as mudanças descritas no texto, é produto de um conjunto de transformações no mundo grego antigo que resultou na extensão participativa dos cidadãos.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


31
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    A migração tem sido objeto de um intenso debate político nos últimos anos. Ao analisar o impacto econômico da migração nos países anfitriões, é constatado que, de modo geral, a migração aumenta o crescimento econômico e a produtividade nesses países. Nas economias avançadas, os imigrantes aumentam a produção e a produtividade tanto no curto como no médio prazo. Um aumento de 1 ponto percentual no fluxo imigratório em relação ao total do emprego aumenta a produção em quase 1%.

ENGLER, P. et al. A migração para economias avançadas pode acelerar o crescimento. Disponível em: www.imf.org. Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).

Conforme o texto, os imigrantes contribuem em qual aspecto nos países mencionados?

A
B
C
D
E

    Conforme o texto, os imigrantes contribuem no aspecto nestes países com a dinamização do mercado de trabalho.

    Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


32
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

O legado dos movimentos sociais dos anos 1970-80

    Na mudança de regime político, que culminou com a Carta Constitucional de 1988, os movimentos sociais foram, sem dúvida, os grandes atores. Se tomarmos a Constituição de 1988 como o coroamento desse processo, no qual os movimentos sociais ocuparam a cena pública, vamos perceber que os valores democráticos nela inscritos são inéditos como experiência de sociedade, e não seria exagero dizer que a sociedade brasileira de antes de 1964 não se reconheceria na Carta de 1988, o que equivale a dizer que o processo vivido nesses anos recentes logrou estabelecer os fundamentos de uma nova sociedade marcada, especialmente, pelo reconhecimento dos direitos de cidadania que a sociedade passou a atribuir-se através dos seus movimentos.

SILVEIRA, R. J. Revista Mediações, n. 1, jan.-jun. 2000 (adaptado).

Com base no texto, a ação dos atores sociais mencionados produziu o seguinte resultado:

A
B
C
D
E

    A ação dos atores sociais mencionados produziu uma transformação da realidade histórica.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


33
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    A Primavera Árabe parecia mudar a realidade. Em janeiro de 2011, enquanto Ben Ali renunciava ao poder na Tunísia, ativistas por democracia no Egito começaram a convocar protestos por reformas no país — como na Tunísia, aproveitando o potencial da comunicação via internet e redes sociais. Ruas e praças, especialmente na capital, Cairo, foram rapidamente tomadas pela população pedindo melhoras econômicas e reformas políticas. A praça Tahrir (em português, Libertação), no Cairo, tornou-se o centro do movimento por democracia.

O que foi e como terminou a Primavera Árabe? Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).

A reivindicação da revolução popular apresentada no texto exigiu o(a)

A
B
C
D
E

    A reivindicação da revolução popular apresentada no texto exigiu a garantia de direitos civis.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


34
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Há uma década, Alter (PA) e Santarém (PA) resgatam o idioma de nheengatu — a língua mais falada no Brasil e proibida em 1758 pela Coroa portuguesa — por meio do ensino em 47 escolas. Uma delas é a Escola Indígena Antônio de Sousa Pedroso, mais conhecida como Escola Borari. A região é hoje repleta de mestres nativos de nheengatu. Nhe’eng significa “língua”, e “boa” é a tradução de katu. Daí o nheengatu ou nhengatu (ou língua geral), criado no século 16 pelos jesuítas a partir do tupi e criminalizado no século 18 por um decreto do Marquês de Pombal.

LEMOS, S. Indígena ensina língua proibida pelos portugueses na paradisíaca Alter (PA). Disponível em: https://tab.uol.com.br. Acesso em: 11 nov. 2021 (adaptado).

O ensino da língua mencionada no texto tem como objetivo a

A
B
C
D
E

    O ensino da língua mencionada no texto tem como objetivo a valorização da tradição cultural.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


35
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Os valores políticos são valores efetivamente superiores, que regem o quadro básico da vida social e definem precisamente os termos fundamentais da cooperação política e social. Na teoria da justiça como equidade, alguns desses valores políticos são expressos pelos princípios de justiça para a estrutura básica: a liberdade política e civil igual para todos, a justa igualdade das oportunidades, a reciprocidade econômica, as bases sociais do respeito mútuo entre os cidadãos.

RAWLS, J. Justiça e democracia. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (adaptado).

Conforme descrito no texto, a teoria da justiça como equidade é mais adequada ao regime político

A
B
C
D
E

    Conforme descrito no texto, a teoria da justiça como equidade é mais adequada ao regime político democrático.

    Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


36
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

TEXTO I

Cais do Valongo – Rio de Janeiro (RJ). Disponível em: https://www.rio.rj.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2023.

TEXTO II

    Principal porto de entrada de africanos escravizados no Brasil e nas Américas, o Cais do Valongo, localizado no Rio de Janeiro (RJ), passou a integrar a lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1º de março de 2017. O Brasil recebeu perto de quatro milhões de escravos durante os mais de três séculos de duração do regime escravagista. Pelo Cais do Valongo, na região portuária da cidade, passou aproximadamente um milhão de africanos escravizados em cerca de 40 anos, o que o tornou o maior porto receptor de escravos do mundo.

FRAZÃO, F. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 3 nov. 2021.

Ao ser reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, o sítio arqueológico mencionado inscreve-se como

A
B
C
D
E

    Ao ser reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, o sítio arqueológico mencionado inscreve-se como guardião da memória de povos oprimidos.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


37
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Nas Antilhas, o jovem negro que, na escola, não para de repetir “nossos pais, os gauleses”, identifica-se com o explorador, com o civilizador, com o branco que traz a verdade aos selvagens, uma verdade toda branca. Há identificação, isto é, o jovem negro adota subjetivamente uma atitude de branco. Ele carrega o herói, que é branco, com toda a sua agressividade — a qual, nessa idade, assemelha-se estreitamente a uma dádiva: uma dádiva carregada de sadismo.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Edufba, 2008.

A reflexão do autor sobre o processo de socialização apresentado no texto expõe qual elemento constituidor das relações sociais?

A
B
C
D
E

    A reflexão do autor sobre o processo de socialização apresentado no texto expõe o elemento constituidor das relações sociais que é o racismo estrutural.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


38
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Ana Maria [entrevistadora]: Vida de empreguete é tão dura assim como vocês retratam no clipe?

    Penha [empregada]: Olha, Ana, difícil mesmo é aturar cara de patroa ignorante que não sabe pedir as coisas com educação.

    Sonia [patroa]: Ana, eu acho que nós estamos vivendo uma inversão total de valores, entende? Não somos nós que precisamos das empregadas. Elas é que precisam do emprego, precisam do dinheiro que nós pagamos.

    Cida [empregada]: Até parece, dona Sonia, a senhora precisa de mim até pra pegar água!

    Sonia: Eu sou de um tempo em que os serviçais sabiam o seu lugar!

    Cida: Eu esqueci que a senhora pegou a época da escravidão!

    Ana Maria: Gente, eu só quis promover aqui uma confraternização...

    Chayenne [patroa]: Ana, pare tudo, porque agora eu quero falar! Eu sou uma patroa que dou de tudo: eu dou comida, eu dou quartinho, eu dou sabão de coco pra elas se lavarem, eu dou papel higiênico, eu dou copo, prato, talher, tudo separado, sem descontar o salário!

    Penha: Agora, pra tirar férias, como manda a lei, é um sacrifício! E ela viaja e quer que eu fique carregando a mala dela. Eu não sou carregadora de mala, não!

MACEDO, R. M. Espelho mágico: produção e recepção de imagens de empregadas domésticas em uma telenovela brasileira. Cadernos Pagu, n. 48, 2016.

O diálogo, extraído de uma telenovela brasileira exibida em 2012, traduz o pensamento de uma sociedade caracterizada pela presença de

A
B
C
D
E

    O diálogo, extraído de uma telenovela brasileira exibida em 2012, traduz o pensamento de uma sociedade caracterizada pela presença de progressos da venda de produtos midiáticos.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


39
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Há pouco mais de um ano, o chefe de polícia do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Alfredo Madureira, em pleno exercício de suas atribuições, entendeu tomar energéticas providências contra o curandeiro Breves, e depois de sucessivas queixas que recebera relativamente às curas praticadas pelo milagroso esculápio, concluiu as suas diligências policiais com a prisão de Breves. Essa prisão, porém, e as medidas tomadas contra a exploração da boa-fé de muita gente infeliz tiveram de cessar, porque apareceram os advogados do curandeiro Breves, em nome da liberdade de profissão, e em nome da arte sobrenatural de cura com benzeduras e raminhos de alecrim. E assim, findaram as perseguições ao benemérito esculápio que, de fronte erguida, continuou a sua carreira de triunfo, interrompida por um curto espaço de tempo.

Autoridade e curandeirismo. Gazeta de Notícias, 18 out. 1896.

No texto, os dois pontos de vista apresentados pela polícia e pelos advogados sobre as práticas populares de cura se distanciam por apresentarem

A
B
C
D
E

    No texto, os dois pontos de vista apresentados pela polícia e pelos advogados sobre as práticas populares de cura se distanciam por apresentarem visões díspares sobre o mesmo tipo de ofício.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


40
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

TEXTO I

Aquarela do Brasil

    Brasil!

    Meu Brasil brasileiro

    Meu mulato inzoneiro

    Vou cantar-te nos meus versos

    O Brasil, samba que dá

    Bamboleio, que faz gingar

    O Brasil, do meu amor Terra de

    Nosso Senhor Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim

BARROSO, A. Rio de Janeiro: Odeon, 1939 (fragmento).

TEXTO II

Menestrel das Alagoas

    Quem é esse que conhece

    Alagoas e Gerais

    E fala a língua do povo

    Como ninguém fala mais?

    Quem é esse?

    De quem é essa ira santa

    Essa saúde civil

    Que tocando a ferida

    Redescobre o Brasil?

    Quem é esse peregrino

    Que caminha sem parar

    Quem é esse meu poeta

    Que ninguém pode calar?

NASCIMENTO, M.; BRANT, F. Milton Nascimento ao vivo. São Paulo: Barclay, 1983 (fragmento).

Os trechos pertencem a canções que se tornaram emblemáticas, respectivamente, dos seguintes fatos históricos:

A
B
C
D
E

    Os trechos pertencem a canções que se tornaram emblemáticas, respectivamente, dos seguintes fatos históricos: A euforia social da Era Vargas e a mobilização em torno da campanha pelas Diretas Já.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


41
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    As propostas dele não devem ser levadas a sério, pois foi visto bêbado num restaurante.

GALINDO, R. 20 falácias (e as eleições). Disponível em: www.gazetadopovo.com.br. Acesso em: 17 out. 2021 (adaptado).

A afirmação, eficaz como mecanismo de persuasão de eleitores em contextos políticos, constitui-se como uma falácia porque

A
B
C
D
E

   A afirmação, eficaz como mecanismo de persuasão de eleitores em contextos políticos, constitui-se como uma falácia porque ataca a pessoa e desconsidera as suas ideias.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


42
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Na medida em que as pesquisas dos africanistas avançaram, muitos mitos caíram por terra. Está mais do que provada a existência de documentação e vestígios arqueológicos dos mais variados, além da importância da oralidade na recuperação da memória dos reinos, das linhagens, dos fundadores das nações africanas. Com efeito, aquelas foram sociedades eminentemente orais, nas quais os dados históricos ocupam uma posição muito mais importante do que consideramos em nossa própria cultura e sociedade.

MACEDO, J. R. Antigas civilizações africanas: historiografia e evidências documentais. In: MACEDO, J. R. (Org.). Desvendando a história da África. Porto Alegre: UFRGS, 2008 (adaptado).

Com vista ao conhecimento da história das civilizações africanas, o texto corrobora a importância de

A
B
C
D
E

    Com vista ao conhecimento da história das civilizações africanas, o texto corrobora a importância de registros da comunicação verbal.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


43
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

TEXTO I

    Num apagamento histórico

    Me perguntam como eu cheguei aqui

    A verdade é que eu sempre estive

    O lugar onde vivo me apaga e me incrimina

    Me cala e me torna invisível

GUAJAJARA, K. Território ancestral. In: Hapohu. S.l.: Sakkara, 2019 (fragmento).

TEXTO II

    A historiografia ocidental estudou a colonização da América apenas do ponto de vista dos europeus, que deixaram testemunhos escritos presentes na documentação da época, sobretudo nas crônicas de viagens. A visão baseada na oralidade, em línguas desconhecidas pelo europeu, não foi incorporada sistematicamente ao estudo dos povos indígenas, considerados “povos sem história”.

SILVA, A. P. Memória oral e patrimônio indígena no Brasil nas crônicas do século XVI. Anpuh: XXV Simpósio Nacional de História – Fortaleza, 2009 (adaptado).

O Texto I aproxima-se do Texto II ao elaborar uma crítica à produção historiográfica ocidental em sua abordagem pautada em

A
B
C
D
E

    O Texto I aproxima-se do Texto II ao elaborar uma crítica à produção historiográfica ocidental em sua abordagem pautada em valores etnocêntricos.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


44
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

A luta da Águia contra o Dragão na América Latina

    No rescaldo da crise de 2008, as instituições financeiras chinesas (Banco de Desenvolvimento da China e Banco de Exportação e Importação da China) ofereceram crédito aos países latino-americanos que encontravam dificuldade para obter empréstimos nos mercados internacionais, como a Venezuela, a Argentina e o Equador. Mais flexível que os Estados Unidos, a China ofereceu a possibilidade de ser paga em commodities. Essa fórmula permitiu ao país garantir o suprimento de recursos naturais necessário para atender ao apetite crescente de sua classe média. Essa estratégia “ganha-ganha” deu frutos.

CORREA, A.-D. Le Monde Diplomatique Brasil, n. 171, out. 2021.

Para os países latino-americanos mencionados, a estratégia chinesa apresentada na reportagem resultou no(a)

A
B
C
D
E

    Para os países latino-americanos mencionados, a estratégia chinesa apresentada na reportagem resultou no redirecionamento do comércio externo.

    Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


45
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    É claramente impossível criar um mapa perfeito, no qual a escala principal seja preservada em todos os pontos. É fácil, porém, manter a escala principal ao longo de certas linhas ou pontos no mapa em que a escala seja constante e igual à escala principal, ocasionando uma distorção nula. Linhas de distorção nula são linhas em uma projeção em que a escala principal é preservada. São caracterizadas pela tangência ou secância da superfície terrestre com a superfície de projeção.

MENEZES, P.; FERNANDES, M. Roteiro de cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013 (adaptado).

Conforme o texto, a projeção que representará uma região próxima à Linha do Equador com a menor distorção da escala principal é:

A
B
C
D
E

    Conforme o texto, a projeção que representará uma região próxima à Linha do Equador com a menor distorção da escala principal é a “A”.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




Nenhum comentário:

Postar um comentário