sábado, 25 de novembro de 2023

ENEM_Ciências_Nat_2023_1ªAp

ENEM 2023 - 1ª APLICAÇÃO
ENEM 2023 - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - 1ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

Na tirinha de Mauricio de Sousa, os personagens Cebolinha e Cascão fazem uma brincadeira utilizando duas latas e um barbante. Ao perceberem que o som pode ser transmitido através do barbante, resolvem alterar o comprimento do barbante para ficar cada vez mais extenso. As demais condições permaneceram inalteradas durante a brincadeira.


SOUSA, M. Disponível em: www.monica.com.br. Acesso em: 2 out. 2012 (adaptado).

Na prática, à medida que se aumenta o comprimento do barbante, ocorre a redução de qual característica da onda sonora?

A
B
C
D
E

    À medida que se aumenta o comprimento do barbante, há uma maior dissipação de energia da onda mecânica, o que significa redução da amplitude e da intensidade da onda.

   Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


02
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

Informações digitais — dados — são gravadas em discos ópticos, como CD e DVD, na forma de cavidades microscópicas. A gravação e a leitura óptica dessas informações são realizadas por um laser (fonte de luz monocromática). Quanto menores as dimensões dessas cavidades, mais dados são armazenados na mesma área do disco. O fator limitante para a leitura de dados é o espalhamento da luz pelo efeito de difração, fenômeno que ocorre quando a luz atravessa um obstáculo com dimensões da ordem de seu comprimento de onda. Essa limitação motivou o desenvolvimento de lasers com emissão em menores comprimentos de onda, possibilitando armazenar e ler dados em cavidades cada vez menores.

Em qual região espectral se situa o comprimento de onda do laser que otimiza o armazenamento e a leitura de dados em discos de uma mesma área?

A
B
C
D
E

    Entre as cores citadas, a violeta é a de maior frequência e, portanto, de menor comprimento de onda. Lasers com essa cor seriam os que possibilitariam uma otimização na leitura dos dados digitais contidos nas superfícies de CDs e DVDs.

https://brasilescola.uol.com.br/fisica /espectro-eletromagnetico.htm

   Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


03
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

O bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio, de curto alcance, presente em diferentes dispositivos eletrônicos de consumo. Ela permite que aparelhos eletrônicos diferentes se conectem e troquem dados entre si. No padrão bluetooth, denominado de Classe 2, as antenas transmitem sinais de potência igual a 2,4 mW e possibilitam conectar dois dispositivos distanciados até 10 m. Considere que essas antenas se comportam como fontes puntiformes que emitem ondas eletromagnéticas esféricas e que a intensidade do sinal é calculada pela potência por unidade de área.

Considere 3 como valor aproximado para [tex]π[tex].

Para que o sinal de bluetooth seja detectado pelas antenas, o valor mínimo de sua intensidade, em W/m², é mais próximo de

A
B
C
D
E

A figura a seguir descreve a situação citada no texto onde as antenas transmitem sinais de potência igual a 2,4 mW e possibilitam conectar dois dispositivos distanciados até 10 m. E que essas antenas se comportam como fontes puntiformes que emitem ondas eletromagnéticas esféricas.

Logo, o valor mínimo de sua intensidade, em W/m², é mais próximo de

    [tex]I = \frac{Potência}{área\ da\ superfície\ da\ esfera} [tex]

    [tex]I = \frac{P}{4\ \cdot\ π\ \cdot\ R^{2}} [tex]

    [tex]I = \frac{2,4\ \cdot\ 10^{-3}}{4\ \cdot\ 3\ \cdot\ 10^{2}} [tex]

    [tex]I = \frac{2,4\ \cdot\ 10^{-3}}{1,2\ \cdot\ 10^{3}} [tex]

    [tex]I = 2,0 \cdot 10^{-3-3} [tex]

    [tex]I = 2,0 \cdot 10^{-6}\ W/m^{2} [tex]

Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


04
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

  Os solos amazônicos, ricos em silicato, não são apropriados para o cultivo por serem incapazes de reter nutrientes. Contudo, descobertas arqueológicas têm demonstrado que os antigos habitantes da Amazônia dominavam a técnica de preparo de um insumo agrícola natural, denominado terra preta. Esse insumo era constituído principalmente de uma espécie de biocarvão (biochar) obtido da queima de matéria orgânica, como troncos de árvores, pedaços de ossos e esterco, capaz de manter um solo fértil por anos.

  Admite-se que o efeito do biocarvão na fertilização do solo estava, em parte, relacionado à presença de grupos orgânicos do tipo carboxilato em sua superfície, carregados negativamente ([tex]—COO^{−}[tex]). Esses grupos atraem íons positivos necessários como nutrientes, tais quais os provenientes do potássio ([tex]K[tex]), do cálcio ([tex]Ca[tex]) e do magnésio ([tex]Mg[tex]), além de micronutrientes, como zinco ([tex]Zn[tex]) e ferro ([tex]Fe[tex]). Essa ligação no solo fertilizado é predominantemente iônica, conforme ilustra a figura, em que [tex]M^{n+}[tex] representa os cátions metálicos. De acordo com a escala de Pauling, a eletronegatividade do elemento oxigênio é igual a 3,44.

  O quadro apresenta os valores de eletronegatividade desses cinco elementos metálicos.

Elemento metálico Eletronegatividade
K0,82
Ca1,00
Mg1,31
Zn1,65
Fe1,83

O cátion que resultará em uma interação de maior caráter iônico com o ânion carboxilato será aquele proveniente do elemento

A
B
C
D
E

Quanto maior a diferença de eletronegatividade, maior o caráter iônico, portanto o cátion [tex]K^{+}[tex] será o escolhido, pois apresenta menor eletronegatividade.

       [tex]O^{–}K^{+}[tex]

    maior diferença de eletronegatividade

    maior caráter iônico

Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


05
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    Em uma indústria alimentícia, para produção de doce de leite, utiliza-se um tacho de parede oca com uma entrada para vapor de água a 120°C e uma saída para água líquida em equilíbrio com o vapor a 100°C. Ao passar pela parte oca do tacho, o vapor de água transforma-se em líquido, liberando energia. A parede transfere essa energia para o interior do tacho, resultando na evaporação de água e consequente concentração do produto.

No processo de concentração do produto, é utilizada energia proveniente

A
B
C
D
E

    O vapor deve primeiramente ser resfriado de 120°C para 100°C, processo que envolve troca de calor sensível. Em seguida o vapor sofre condensação, processo que envolve troca de calor latente.

   Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


06
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos de cadeias saturadas contendo de 8 a 12 átomos de carbono. Além disso, a gasolina de alto desempenho deve conter elevados teores de hidrocarbonetos de cadeias ramificadas, de forma a resistir à compressão e entrar em ignição apenas quando a vela aciona uma centelha elétrica no motor. No quadro, estão apresentados compostos que podem ser utilizados como combustíveis.

CompostoNomenclatura
In-decano
IIn-heptano
III2,2,4-trimetilpentano
IV3-etil-4-metilex-1-eno
V3-etil-2-metilpentan-1-ol

Entre esses compostos, aquele que conferirá maior desempenho como combustível é o

A
B
C
D
E

O composto que conferirá maior desempenho como combustível é o 2,2,4-trimetilpentano (mais ramificado).

O composto IV apresenta cadeia insaturada; o composto V não é hidrocarboneto (é um álcool). Entre os compostos I, II e III, o composto III é o mais ramificado.

Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


07
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

De acordo com a Constituição Federal, é competência dos municípios o gerenciamento dos serviços de limpeza e coleta dos resíduos urbanos (lixo). No entanto, há relatos de que parte desse lixo acaba sendo incinerado, liberando substâncias tóxicas para o ambiente e causando acidentes por explosões, principalmente quando ocorre a incineração de frascos de aerossóis (por exemplo: desodorantes, inseticidas e repelentes). A temperatura elevada provoca a vaporização de todo o conteúdo dentro desse tipo de frasco, aumentando a pressão em seu interior até culminar na explosão da embalagem.

ZVEIBIL, V. Z. et al. Cartilha de limpeza urbana. Disponível em: www.ibam.org.br. Acesso em: 6 jul. 2015 (adaptado).

Suponha um frasco metálico de um aerossol de capacidade igual a 100 mL, contendo 0,1 mol de produtos gasosos à temperatura de 650 °C, no momento da explosão.

Considere: R = 0,082 L∙atm/mol∙K.

A pressão, em atm, dentro do frasco, no momento da explosão, é mais próxima de

A
B
C
D
E

Cálculo da pressão no momento da explosão:

Dados:

V = 100 mL = 0,1 L

n = 0,1 mol

R = 0,082 L∙atm/mol∙K.

T = 650°C = 923 K

    [tex] PV = n R T [tex]

    [tex] P \cdot 0,1 = 0,1 \cdot 0,082 \cdot 923 [tex]

    [tex] P \cdot \color{Red}{0,1} = \color{Red}{0,1} \cdot 0,082 \cdot 923 [tex]

    [tex] P = 0,082 \cdot 923 [tex]

    [tex] P = 75,7\ atm \cong 76\ atm [tex]

Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


08
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

O circuito com três lâmpadas incandescentes idênticas, representado na figura, consiste em uma associação mista de resistores. Cada lâmpada ([tex]L_{1}[tex], [tex]L_{2}[tex] e [tex]L_{3}[tex]) é associada, em paralelo, a um resistor de resistência R, formando um conjunto. Esses conjuntos são associados em série, tendo todas as lâmpadas o mesmo brilho quando ligadas à fonte de energia. Após vários dias em uso, apenas a lâmpada [tex]L_{2}[tex] queima, enquanto as demais permanecem acesas.


Em relação à situação em que todas as lâmpadas funcionam, após a queima de [tex]L_{2}[tex], os brilhos das lâmpadas serão

A
B
C
D
E

    A partir do instante em que a lâmpada [tex]L_{2}[tex] queima, aumenta a resistência total alimentada pela pilha. Isso acarreta redução da corrente elétrica total do circuito com redução do brilho das lâmpadas [tex]L_{1}[tex] e [tex]L_{3}[tex], que se tornam menos intensos.

   Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


09
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    A tecnologia de vacinas de RNA mensageiro (RNAm) é investigada há anos. Avanços científicos em genética molecular permitiram desenvolver uma vacina para controle da pandemia da covid-19 causada pelo vírus de RNA SARS-CoV-2. A vacina de RNAm tem sequências de genes do vírus. Entretanto, por ser muito instável, o RNAm deve ser recoberto por uma capa de lipídios que evita sua degradação e favorece sua ação. Dessa forma, o RNAm desempenhará sua função específica atuando no mesmo compartimento celular de sempre.

Disponível em: https://sbim.org.br. Acesso em: 29 nov. 2021 (adaptado).

A imunização produzida por esse tipo de vacina é alcançada por meio da

A
B
C
D
E

    Vacinas contêm antígenos, que serão reconhecidos pelo sistema imune. A tradução do RNAm em proteína viral será o antígeno que desencadeará a produção de anticorpos contra o vírus.

   Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


10
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    Na fertilização in vitro, espermatozoides são adicionados aos gametas femininos retirados de uma mulher. Após o período de incubação, a fecundação é favorecida pela ação de enzimas. Em um procedimento realizado, observou-se que nenhum dos gametas femininos foi fertilizado e, posteriormente, verificou-se que havia sido adicionado, equivocadamente, um coquetel de inibidores das enzimas do acrossomo, no lugar de um dos nutrientes constituintes do meio de cultura.

O coquetel de inibidores impediu o(a)

A
B
C
D
E

    O coquetel impediu que a bolsa enzimática (acrossomo) dos espermatozoides digerisse as camadas externas do óvulo (corona radiata e zona pelúcida), impedindo a fecundação.

   Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


11
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    O fogão por indução funciona a partir do surgimento de uma corrente elétrica induzida no fundo da panela, com consequente transformação de energia elétrica em calor por efeito Joule. A principal vantagem desses fogões é a eficiência energética, que é substancialmente maior que a dos fogões convencionais.

A corrente elétrica mencionada é induzida por

A
B
C
D
E

    O fenômeno descrito é o de indução eletromagnética descrito pela Lei de Faraday, em que a corrente elétrica induzida é produzida pela variação do fluxo magnético concatenado com o circuito. No caso, a variação do fluxo magnético é provocada pela variação do campo magnético.

   Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


12
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

Uma academia decide trocar gradualmente seus aparelhos de musculação. Agora, os frequentadores que utilizam os aparelhos do tipo 1 podem também utilizar os aparelhos do tipo 2, representados na figura, para elevar cargas correspondentes às massas [tex] M_{1}[tex] e [tex] M_{2}[tex], com velocidade constante. A fim de que o exercício seja realizado com a mesma força F, os usuários devem ser orientados a respeito da relação entre as cargas nos dois tipos de aparelhos, já que as polias fixas apenas mudam a direção das forças, enquanto a polia móvel divide as forças.

Em ambos os aparelhos, considere as cordas inextensíveis, as massas das polias e das cordas desprezíveis e que não há dissipação de energia.


Para essa academia, qual deve ser a razão [tex] \frac{M_{1}}{M_{2}}[tex] informada aos usuários?

A
B
C
D
E

No aparelho tipo 1:

Como a velocidade é constante, então a força resultante é nula:

    [tex] F = P_{1} = m_{1} \cdot g  (I)[tex]

No aparelho tipo 2:

Como a velocidade é constante, então a força resultante é nula:

    [tex] 2F = P_{2} = \frac{m_{2}\ \cdot\ g}{2}  (II)[tex]

Comparando (I) e (II), vem que:

    [tex] m_{1} \cdot g = \frac{m_{2}\ \cdot\ g}{2}[tex]

    [tex] m_{1} \cdot \color{Red}{g} = \frac{m_{2}\ \cdot\ \color{Red}{g}}{2}[tex]

    [tex] \frac{m_{2}}{m_{1}} = 2[tex]

Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


13
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    Um garoto comprou vários abacates na feira, mas descobriu que eles não estavam maduros o suficiente para serem consumidos. Sua mãe recomendou que ele colocasse os abacates em um recipiente fechado, pois isso aceleraria seu amadurecimento. Com certa dúvida, o garoto realizou esta experiência: colocou alguns abacates no recipiente e deixou os demais em uma fruteira aberta. Surpreendendo-se, ele percebeu que os frutos que estavam no recipiente fechado amadureceram mais rapidamente.

A aceleração desse processo é causada por

A
B
C
D
E

    O etileno é um hormônio gasoso liberado pelo fruto durante seu processo de maturação. Ao manter-se o fruto no recipiente fechado, haverá uma maior concentração de etileno, acelerando assim sua maturação.

   Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


14
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    Há muito tempo são conhecidas espécies de lesmas-do-mar com uma capacidade ímpar: guardar parte da maquinaria das células das algas que consomem — os cloroplastos — e mantê-los funcionais dentro das suas próprias células, obtendo assim parte do seu alimento. Investigadores portugueses descobriram que essas lesmas-do-mar podem ser mais eficientes nesse processo do que as próprias algas que consomem.

Disponível em: www.cienciahoje.pt. Acesso em: 10 fev. 2015 (adaptado).

Essa adaptação confere a esse organismo a capacidade de obter primariamente

A
B
C
D
E

    Os cloroplastos são organelas responsáveis pela fotossíntese, processo responsável pela síntese de açúcares como a glicose. Portanto, haverá a formação de carboidratos na célula da lesma-do-mar.

   Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


15
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    A leishmaniose visceral é uma zoonose causada por um protozoário do gênero Leishmania que é encontrado em diversos tecidos. Ela é transmitida ao homem de forma indireta, por vetores do ambiente doméstico. O cão é considerado um importante hospedeiro desse protozoário, podendo ou não apresentar os sintomas da doença, como perda de peso, anemia, ferimentos na pele, diarreia, conjuntivite e insuficiência renal. Em uma região que sofre com alta incidência dessa doença, uma campanha do centro de zoonoses buscou verificar a presença desse protozoário nos cães para tentar controlar a doença.

Em qual material biológico dos cães a presença desse protozoário representa risco de transmissão dessa zoonose?

A
B
C
D
E

    O agente etiológico da leishmaniose visceral é um hemoparasita, ou seja, encontrado no sangue. A transmissão é realizada pelo vetor que é o mosquito palha ou birigui. Ao picar o cachorro infectado, adquire o flagelado, transmitindo-o ao ser humano também através da picada.

   Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


16
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

Um professor lança uma esfera verticalmente para cima, a qual retorna, depois de alguns segundos, ao ponto de lançamento. Em seguida, lista em um quadro todas as possibilidades para as grandezas cinemáticas.

*Grandezas com módulo nulo não têm sentido definido.

Ele solicita aos alunos que analisem as grandezas cinemáticas no instante em que a esfera atinge a altura máxima, escolhendo uma combinação para os módulos e sentidos da velocidade e da aceleração.

A escolha que corresponde à combinação correta é

A
B
C
D
E

O ponto mais alto da trajetória é o ponto de inversão do movimento e, portanto, o vetor velocidade tem módulo nulo ([tex]v = 0[tex]) e sentido indefinido.

Após o lançamento da esfera, atuam na esfera duas forças: o seu peso [tex]\overrightarrow{P}[tex] e a força de resistência do ar, que é oposta à velocidade [tex]\overrightarrow{v}[tex] e tem módulo

    [tex] F_{(ar)} = k v^{2}[tex]

No ponto mais alto da trajetória a força de resistência do ar se anula e a força resultante é o peso [tex]\overrightarrow{P}[tex] e, portanto, a aceleração vetorial não é nula e coincide com a aceleração da gravidade, com direção vertical e sentido para baixo.

Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


17
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    Muitas mulheres sofrem com desconfortos nos dias que antecedem a menstruação, a chamada tensão pré-menstrual. Entre outros sintomas, podem ocorrer alterações de humor. Atualmente, acredita-se que os sintomas são resultado da queda na concentração do neurotransmissor serotonina, que, por sua vez, está relacionado com a diminuição na produção dos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona, observada nessa fase do ciclo feminino.

DIMMOCK, P. W. et al. Efficacy of Selective Serotonin-Reuptake Inhibitors in Premenstrual Syndrome: a Systematic Review. The Lancet, n. 9 236, 2000 (adaptado).

A redução da produção desses hormônios nessa fase está relacionada com o(a)

A
B
C
D
E

    A regressão do corpo lúteo ovariano diminui a secreção dos hormônios ovarianos, progesterona e estrógeno. A queda da progesterona está relacionada à queda do neurotransmissor serotonina, que influencia os desconfortos da tensão pré-menstrual.

   Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


18
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

As cetonas fazem parte de famílias olfativas encontradas em muitos alimentos. A molécula de hexan-3-ona é um exemplo desses compostos voláteis responsáveis pelo aroma, podendo ser obtida por processos energéticos realizados em meio ácido, na presença de oxidantes como o permanganato de potássio.

Para se produzir esse composto volátil em laboratório, deve-se oxidar a molécula de

A
B
C
D
E

A oxidação enérgica de um álcool secundário produz uma cetona:


   Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


19
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    Durante a evolução das plantas, ocorreu uma transição do ambiente aquático para o ambiente terrestre graças ao surgimento de algumas estruturas que as tornaram independentes da água. Esse fato permitiu maior dispersão desse grupo de seres vivos, sendo possível observá-los em diferentes ambientes na atualidade.

Qual estrutura possibilitou a independência da água para a fecundação dos seres vivos citados acima?

A
B
C
D
E

    A presença de tubo polínico nas gimnospermas e nas angiospermas, durante a evolução das plantas, tornou a fecundação independente da água do meio externo para sua ocorrência.

   Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


20
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    O vidro contendo alumínio em sua composição é um excelente material para acondicionar medicamentos e suplementos, porque pode ser esterilizado por aquecimento. No entanto, quando o medicamento ou suplemento contém substâncias que se ligam fortemente ao íon desse metal, a dissolução do alumínio é promovida em função do deslocamento do equilíbrio químico estabelecido entre a espécie imobilizada no vidro e a espécie em solução. Por essa razão, recomenda-se que suplementos de nutrição de recém-nascidos contendo gluconato de cálcio sejam acondicionados em embalagens plásticas, e não nesse tipo de vidro. Atualização da recomendação da Sociedade Portuguesa de Neonatologia.

Disponível em: www.spneonatologia.pt. Acesso em: 22 out. 2021 (adaptado).

Caso esse suplemento seja acondicionado em embalagem desse tipo de vidro, o risco de contaminação por alumínio será maior se o(a)

A
B
C
D
E

A dissolução do alumínio presente no vidro (R) pode ser representado pela equação química simplificada:

    [tex] R — Al \rightleftharpoons Al^{3+} + R^{-} [tex]

O risco de contaminação por alumínio será maior se a concentração de gluconato de cálcio for alta, pois o gluconato se ligaria fortemente aos íons [tex]Al^{3+}[tex] promovendo o deslocamento do equilíbrio acima para a direita, de acordo com o princípio de Le Châtelier.

Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


21
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    Barbatimão é o nome popular de uma árvore cuja casca é utilizada para fins medicinais. Essa casca é constituída principalmente de dois tecidos vegetais: periderme e floema. A extração da casca tem levado à morte muitos indivíduos dessa espécie, quando o corte retira um anel completo ao longo da circunferência do tronco. Aqueles que têm parte da casca retirada sem completar essa circunferência podem sobreviver.

A morte desses indivíduos, decorrente da retirada do anel completo da casca, é provocada pela interrupção da

A
B
C
D
E

    O líber ou floema transporta a seiva elaborada dos tecidos produtores aos consumidores ou de reserva. A retirada do líber da casca do Barbatimão impede o fornecimento de substâncias orgânicas à raiz, ocasionando a morte da planta.

   Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


22
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    O descarte de detergentes comuns nos esgotos domésticos ocasiona a formação de uma camada de espuma que impede a entrada de oxigênio na água. Os microrganismos que vivem nessas águas não são capazes de quebrar moléculas ramificadas, ocorrendo assim um desequilíbrio ambiental nos rios. A fórmula a seguir representa a estrutura química de um tensoativo presente na composição de um detergente não biodegradável.


Qual modificação química na estrutura desse tensoativo o tornaria um detergente biodegradável?

A
B
C
D
E

    A modificação química na estrutura desse tensoativo o tornaria um detergente biodegradável modificando a cadeia carbônica para cadeia normal, pois os microorganismos são capazes de quebrar essas cadeias normais.

   Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


23
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

Avaliação de substâncias genotóxicas

    O ensaio de micronúcleos é um teste de avaliação de genotoxicidade que associa a presença de micronúcleos (pequenos núcleos que aparecem próximo aos núcleos das células) com lesões genéticas. Os micronúcleos são fragmentos de DNA encapsulados, provenientes do fuso mitótico durante a divisão celular.

DIAS, V. M. Micronúcleos em células tumorais: biologia e implicações para a tumorigênese. Dissertação de Mestrado. USP, 2006 (adaptado).

Os micronúcleos se originam dos(as)

A
B
C
D
E

    Os micronúcleos são fragmentos de DNA originados da quebra cromossômica durante divisões celulares, devido à exposição a substâncias genotóxicas.

   Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


24
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    O petróleo é uma matéria-prima muito valiosa e métodos geofísicos são úteis na sua prospecção. É possível identificar a composição de materiais estratificados medindo-se a velocidade de propagação do som (onda mecânica) através deles. Considere que uma camada de 450 m de um líquido se encontra presa no subsolo entre duas camadas rochosas, conforme o esquema. Um pulso acústico (que gera uma vibração mecânica) é emitido a partir da superfície do solo, onde são posteriormente recebidas duas vibrações refletidas (ecos). A primeira corresponde à reflexão do pulso na interface superior do líquido com a camada rochosa. A segunda vibração deve-se à reflexão do pulso na interface inferior. O tempo entre a emissão do pulso e a chegada do primeiro eco é de 0,5 s. O segundo eco chega 1,1 s após a emissão do pulso.


A velocidade do som na camada líquida, em metro por segundo, é

A
B
C
D
E

O intervalo de tempo entre a recepção dos dois ecos corresponde ao tempo gasto pela onda sonora para percorrer duas vezes o líquido (ida e volta) e, portanto, uma distância de 900m.

Dados:

Δ[tex]t = 1,1s\ –\ 0,5s = 0,6s [tex]

[tex]Δs = 900m [tex]

[tex]Vm =\ ?[tex]

    [tex] V = \frac{ΔS}{Δt} = \frac{900\ m}{0,6\ s} = 1\ 500\ m/s[tex]

Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


25
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    É comum em viagens de avião sermos solicitados a desligar aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas, como celulares. A justificativa dada para esse procedimento é, entre outras coisas, a necessidade de eliminar fontes de sinais eletromagnéticos que possam interferir nas comunicações, via rádio, dos pilotos com a torre de controle.

Essa interferência poderá ocorrer somente se as ondas emitidas pelo celular e as recebidas pelo rádio do avião

A
B
C
D
E

    Caso os equipamentos de comunicação da aeronave operem na mesma frequência dos telefones celulares, pode ocorrer o fenômeno de interferência entre as radiofrequências utilizadas por esses dispositivos.

   Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


26
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

O Aldrin é um inseticida agrícola organoclorado sintético de baixa polaridade, cuja estrutura molecular simétrica, de fórmula C12H8Cl6, está representada na figura. Introduzido na agricultura a partir da década de 1950, esse composto apresenta alta persistência no meio ambiente e acumulação nos organismos, sendo danoso para a saúde.


VIEGAS JÚNIOR, C. Terpenos com atividade inseticida: uma alternativa para o controle químico de insetos. Química Nova, v. 26, n. 3, 2003 (adaptado).

Um pesquisador coletou fluidos biológicos de indivíduos de uma população contaminada por esse inseticida agrícola. Ele analisou amostras de saliva, sangue, lágrima, urina e leite quanto à presença dessa substância.

Em qual dos fluidos o pesquisador provavelmente encontrou a maior concentração dessa substância?

A
B
C
D
E

    O inseticida Aldrin, devido à baixa polaridade, não é solúvel em compostos aquosos. Assim, não será encontrado em saliva, sangue, lágrima e urina, que possuem alto teor hídrico. Portanto, por ser lipofílico, é encontrado na gordura do leite.

   Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


27
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    Uma cafeteria adotou copos fabricados a partir de uma composição de 50% de plástico reciclado não biodegradável e 50% de casca de café. O copo é reutilizável e retornável, pois o material, semelhante a uma cerâmica, suporta a lavagem. Embora ele seja comercializado por um preço considerado alto quando comparado ao de um copo de plástico descartável, essa cafeteria possibilita aos clientes retornarem o copo sujo e levarem o café quente servido em outro copo já limpo e higienizado. O material desse copo oferece também o conforto de não esquentar na parte externa. Cafeteria adota copo reutilizável feito com casca de café.

Disponível em: www.gazetadopovo.com.br. Acesso em: 5 dez. 2019 (adaptado).

Quais duas vantagens esse copo apresenta em comparação ao copo descartável?

A
B
C
D
E

    Os copos especiais utilizados pela cafeteria são bons isolantes térmicos por terem baixa condutividade térmica. Ademais, esses copos são mais sustentáveis, já que reduzem o resíduo não biodegradável na natureza.

   Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


28
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    O consumo exagerado de refrigerantes é preocupante, pois contribui para o aumento de casos de obesidade e diabetes. Considere dois refrigerantes enlatados, um comum e um diet, e que ambos possuam a mesma quantidade de aditivos, exceto pela presença de açúcar. O refrigerante comum contém basicamente água carbonatada e grande quantidade de açúcar; já o refrigerante diet tem água carbonatada e adoçantes, cujas massas são muito pequenas.

CAVAGIS, A. D. M.; PEREIRA, E. A.; OLIVEIRA, L. C. Um método simples para avaliar o teor de sacarose e [tex]CO_{2}[tex] em refrigerantes. Química Nova na Escola, n. 3, ago. 2014 (adaptado).

Entre as duas versões apresentadas, o refrigerante comum possui

A
B
C
D
E

    O refrigerante comum possui maior densidade que o refrigerante diet, pois tem maior quantidade de soluto dissolvida em um mesmo volume. O refrigerante comum contém grande quantidade de açúcar, enquanto o refrigerante diet contém pequena massa de adoçante. O refrigerante comum possui menor temperatura de congelamento, pois tem maior concentração de partículas dispersas.

   Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


29
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    O manual de um automóvel alerta sobre os cuidados em relação à pressão do ar no interior dos pneus. Recomenda-se que a pressão seja verificada com os pneus frios (à temperatura ambiente). Um motorista, desatento a essa informação, realizou uma viagem longa sobre o asfalto quente e, em seguida, verificou que a pressão P0 no interior dos pneus não era a recomendada pelo fabricante. Na ocasião, a temperatura dos pneus era [tex]T_{0}[tex]. Após um longo período em repouso, os pneus do carro atingiram a temperatura ambiente T. Durante o resfriamento, não há alteração no volume dos pneus e na quantidade de ar no seu interior. Considere o ar dos pneus um gás perfeito (também denominado gás ideal).

Durante o processo de resfriamento, os valores de pressão em relação à temperatura ([tex]P × T[tex]) são representados pelo gráfico:

A
B
C
D
E

Com o resfriamento, o ar contido no pneu sofre uma transformação isométrica (volume constante), com redução da temperatura absoluta e da pressão. Conforme a Lei de Charles, essas grandezas são diretamente proporcionais e o gráfico [tex]P × T[tex] é um segmento de reta alinhado com a origem do sistema de eixos.

    [tex] P = k T [tex]

Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


30
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    A síndrome de Down é uma alteração genética associada à trissomia do cromossomo 21, ou seja, o indivíduo possui três cromossomos 21 e não um par, como é normal. Isso ocorre pela união de um gameta contendo um cromossomo 21 com um gameta possuidor de dois cromossomos 21. Embora, normalmente, as mulheres com a síndrome sejam estéreis, em 2008, no interior de São Paulo, uma delas deu à luz uma menina sem a síndrome de Down.

MORENO, T. Três anos após dar à luz, mãe portadora de síndrome de Down revela detalhes de seu dia a dia. Disponível em: www.band.uol.com.br. Acesso em: 31 out. 2013 (adaptado).

Sabendo disso, um jovem casal, ambos com essa síndrome, procura um médico especialista para aconselhamento genético porque querem ter um bebê.

O médico informa ao casal que, com relação ao cromossomo 21, os zigotos formados serão

A
B
C
D
E

Indivíduos com síndrome de Down apresentam trissomia do cromossomo 21 (2 N = 47 + 21). Em cada indivíduo do casal, os gametas terão N = 23 ou N = 24.

Desta maneira, podemos concluir que o casamento de duas pessoas com síndrome de Down será:


Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


31
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    Para que uma molécula dê origem a um medicamento de administração oral, além de apresentar atividade farmacológica, deve ser capaz de atingir o local de ação. Para tanto, essa molécula não deve se degradar no estômago (onde o meio é fortemente ácido e há várias enzimas que reagem mediante catálise ácida), deve ser capaz de atravessar as membranas celulares e ser solúvel no plasma sanguíneo (sistema aquoso). Para os fármacos cujas estruturas são formadas por cadeias carbônicas longas contendo pelo menos um grupamento amino, um recurso tecnológico empregado é sua conversão no cloridrato correspondente. Essa conversão é representada, de forma genérica, pela equação química:

    [tex] R_{3}N + HCl  \Longrightarrow  (R_{3}NH)^{+} Cl^{-} [tex]

O aumento da eficiência de circulação do fármaco no sangue, promovido por essa conversão, deve-se ao incremento de seu(sua)

A
B
C
D
E

As aminas apresentam caráter básico, portanto, reagem com ácidos.

[tex] R_{3}N + HCl  \Longrightarrow  (R_{3}NH)^{+} Cl^{-} [tex]

O produto formado é um sal de amônio quaternário de caráter iônico, portanto, solúvel no plasma sanguíneo e passível de atravessar as membranas celulares.

Quando uma amina reage com [tex]HCl[tex], o sal formado é chamado cloridrato (nomenclatura não oficial).

Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


32
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

Toxicidade do cianeto

    A produção de ATP depende do gradiente de prótons gerado pela cadeia respiratória. Nessas reações, os elétrons provenientes da oxidação do NADH em NAD+ percorrem a cadeia até chegarem à citocromo c oxidase reduzindo o [tex]Fe^{3+}[tex] a [tex]Fe^{2+}[tex]. O oxigênio atua como aceptor final desses elétrons formando água. O cianeto é uma espécie química altamente tóxica que tem grande afinidade pelo [tex]Fe^{3+}[tex]. Quando células são expostas ao cianeto, ele se liga ao sítio de Fe3+ da citocromo c oxidase, impedindo a sua conversão em [tex]Fe^{2+}[tex] e bloqueando a cadeia respiratória.


ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artmed, 2010 (adaptado).

Esse bloqueio aumenta a concentração celular de

A
B
C
D
E

    A ligação do cianeto com o [tex]Fe^{3+}[tex] da citocromo c oxidase bloqueia a cadeia respiratória e, como consequência, aumenta a concentração celular de NADH, pois a interrupção da cadeia respiratória compromete a oxidação do [tex]NADH[tex] em [tex]NAD^{+}[tex], fazendo com que ele se acumule.

   Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


33
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    O número de abelhas encontra-se em declínio em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, sendo que vários fatores contribuem para o colapso de suas colmeias. Nos Estados Unidos, bombas de sementes de espécies vegetais nativas têm sido utilizadas para combater o desaparecimento desses insetos. Elas são pequenas bolinhas recheadas com sementes, adubo e argila. Quando são arremessadas e ficam expostas ao sol e à chuva, germinam até mesmo em solo pouco fértil.

DARAYA, V. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 2 fev. 2015 (adaptado).

Esse método contribui para a preservação das abelhas porque

A
B
C
D
E

    A técnica de bomba de sementes aumenta o número de indivíduos das espécies vegetais, e isto tem como consequência um aumento na oferta de alimento para as abelhas, contribuindo para a preservação do animal.

   Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


34
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    Os mais antigos cozinhavam o feijão na panela de ferro a fim de acabar com a palidez de seus filhos. Alguns chegavam até a colocar um prego enferrujado nesse cozimento para liberar o ferro contido nele. Sabe-se que esse elemento pode ser encontrado na sua forma metálica ou iônica, sendo essencial para a manutenção da vida humana.

As estratégias citadas eram utilizadas com o objetivo de

A
B
C
D
E

    O ferro é um constituinte da molécula da hemoglobina. A carência de ferro ocasiona a anemia ferropriva. O hábito de cozinhar em panelas de ferro promove a liberação deste metal na comida, e a ingestão deste composto auxilia na prevenção do quadro de anemia ferropriva no organismo humano.

   Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


35
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    A utilização de tecnologia nuclear é um tema bastante controverso, por causa do risco de acidentes graves, como aqueles ocorridos em Chernobyl (1986), em Goiânia (1987) e em Fukushima (2011). Apesar de muitas desvantagens, como a geração de resíduos tóxicos, a descontaminação ambiental dispendiosa em caso de acidentes e a utilização em armas nucleares, a geração de energia nuclear apresenta vantagens em comparação a outras fontes de energia.

A geração dessa energia tem como característica:

A
B
C
D
E

A geração de energia nas usinas nucleares é oriunda da fissão nuclear de elementos como urânio e plutônio que ocorre segundo a equação:

Logo, a geração de energia ocorre sem o uso de combustíveis fósseis, como carvão, gás natural e petróleo.

[tex] ^{235}_{92}U +\ ^{1}_{0}n   \rightarrow   ^{140}_{56}Ba +\ ^{93}_{36}Kr + 3\ ^{1}_{0}n +\ energia [tex]

Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


36
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

Em uma indústria, o controle da dureza da água é importante quando ela é utilizada em caldeiras, uma vez que sais pouco solúveis, formados a partir de sulfatos e carbonatos, podem acumular-se no interior das tubulações, causando obstruções. Para avaliar a água utilizada nessa indústria, foram realizados testes de qualidade que consideraram os seguintes parâmetros:

TesteParâmetro medido
1Cálcio
2Cloreto
3Turbidez
4Coliformes totais
5Sólidos sedimentáveis

Qual teste deve ser considerado para controlar a formação desse tipo de obstrução de tubulações?

A
B
C
D
E

A água dura contém grande quantidade de íons cálcio, que em contato com carbonato [tex]CO^{-2}_{3}[tex] e sulfato [tex]SO^{-2}_{4}[tex] forma sais insolúveis ([tex]CaCO_{3}[tex], [tex]CaSO_{4}[tex]) que provocam a obstrução de tubulações.

[tex] Ca^{2+}(aq) + CO^{2-}_{3}(aq)\ →\ CaCO_{3}(s)[tex]

[tex] Ca^{2+}(aq) + SO^{2-}_{4}(aq)\ →\ CaCO_{4}(s)[tex]

Conclusão: medida da concentração do cálcio na água.

Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


37
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    As aves apresentam dois tipos de músculos em seus corpos: vermelhos e brancos. Aves migratórias como garças, gansos e patos selvagens têm os músculos vermelhos bem desenvolvidos, com ampla rede de vasos sanguíneos.

Nas viagens por grandes distâncias, tais músculos são fundamentais, pois favorecem o(a)

A
B
C
D
E

    Uma musculatura com ampla rede de vasos sanguíneos terá maior oxigenação e como consequência maior respiração aeróbica e maior produção de energia. Com isso, mantém-se o metabolismo corpóreo elevado durante migrações.

   Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


38
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    Existe no comércio um produto antimofo constituído por uma embalagem com tampa perfurada contendo cloreto de cálcio anidro, [tex]CaCl_{2}[tex]. Uma vez aberto o lacre, essa substância absorve a umidade ambiente, transformando-se em cloreto de cálcio di-hidratado, [tex]CaCl_{2} \cdot 2\ H_{2}O[tex].

Considere a massa molar da água igual a [tex]18\ g\ mol^{−1}[tex], e a massa molar do cloreto de cálcio anidro igual a [tex]111\ g\ mol^{−1}[tex].

Na hidratação da substância presente no antimofo, o ganho percentual, em massa, é mais próximo de

A
B
C
D
E

Cloreto de cálcio anidro: [tex]CaCl_{2}\ (111\ g/mol^{–1}) [tex]

Água: [tex] 2\ H_{2}O\ (18\ g/mol^{–1}) = 36g [tex]


    [tex] 111\ g ----\ 100 \%\ [tex]

    [tex]36\ g ----\ x [tex]

    [tex]111x = 36 \cdot 100[tex]

    [tex]x = \frac{3\ 600}{111}[tex]

    [tex]x = 32,4 \%[tex]

O ganho percentual em massa com adição de água é aproximadamente 32%.

Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


39
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

Um assistente de laboratório precisou descartar sete frascos contendo solução de nitrato de mercúrio (I) que não foram utilizados em uma aula prática. Cada frasco continha 5,25 g de [tex]Hg_{2}(NO_{3})_{2}[tex] dissolvidos em água. Temendo a toxidez do mercúrio e sabendo que o [tex]Hg_{2}Cl_{2}[tex] tem solubilidade muito baixa, o assistente optou por retirar o mercúrio da solução por precipitação com cloreto de sódio ([tex]NaCl[tex]), conforme a equação química:

[tex]Hg_{2}(NO_{3})_{2}(aq) + 2\ NaCl(aqu) → Hg_{2}Cl_{2} + 2\ NaNO_{3}(aq) [tex]

Na dúvida sobre a massa de [tex]NaCl[tex] a ser utilizada, o assistente aumentou gradativamente a quantidade adicionada em cada frasco, como apresentado no quadro.

frascoMassa de NaCl
em grama (g)
I0,2
II0,4
III0,6
IV0,8
V1,0
VI1,2
VII1,4

O produto obtido em cada experimento foi filtrado, secado e teve sua massa aferida. O assistente organizou os resultados na forma de um gráfico que correlaciona a massa de NaCl adicionada com a massa de [tex]Hg_{2}Cl_{2}[tex] obtida em cada frasco. A massa molar do [tex]Hg_{2}(NO_{3})_{2}[tex] é [tex]525\ g\ mol^{–1}[tex], a do [tex]NaCl[tex] é [tex]58\ g\ mol^{–1}[tex] e a do [tex]Hg_{2}Cl_{2}[tex] é [tex]472\ g\ mol^{–1}[tex].

Qual foi o gráfico obtido pelo assistente de laboratório?

A
B
C
D
E

Cálculo da massa de [tex]Hg_{2}Cl_{2}[tex] obtida:

    [tex]Hg_{2}(NO_{3})_{2}(aq) --- Hg_{2}Cl_{2}(s) [tex]

    [tex]525\ g --- 472\ g[tex]

    [tex]5,25\ g --- x\ g[tex]

    [tex]525x = 5,25 \cdot 472[tex]

    [tex]x = \frac{2478}{525}[tex]

    [tex]x = 4,72\ g[tex]

Cálculo da massa de [tex]NaCl[tex] que reage estequiometricamente com [tex]Hg_{2}(NO_{3})_{2}[tex]:

    [tex]Hg_{2}(NO_{3})_{2} ----- 2\ NaCl[tex]

    [tex]525\ g ---- 2 \cdot 58\ g[tex]

    [tex]5,25\ g ---- x[tex]

    [tex]525x = 5,25 \cdot 2 \cdot 58[tex]

    [tex]x = \frac{609}{525}[tex]

    [tex]x = 1,16\ g[tex]

Enquanto a massa de NaCl for menor que 1,16g (0,2; 0,4; 0,6; 0, 8; 1,0), o [tex]Hg_{2}(NO_{3})_{2}[tex] estará em excesso. O gráfico escolhido é o da alternativa b.

Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


40
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

Uma equipe de segurança do transporte de uma empresa avalia o comportamento das tensões que aparecem em duas cordas, 1 e 2, usadas para prender uma carga de massa [tex]M = 200\ kg[tex] na carroceria, conforme a ilustração. Quando o caminhão parte do repouso, sua aceleração é constante e igual a [tex]3\ m/s^{2}[tex] e, quando ele é freado bruscamente, sua frenagem é constante e igual a [tex]5\ m/s^{2}[tex]. Em ambas as situações, a carga encontra-se na iminência de movimento, e o sentido do movimento do caminhão está indicado na figura. O coeficiente de atrito estático entre a caixa e o assoalho da carroceria é igual a [tex]0,2[tex]. Considere a aceleração da gravidade igual a [tex]10\ m/s^{2}[tex], as tensões iniciais nas cordas iguais a zero e as duas cordas ideais.


Nas situações de aceleração e frenagem do caminhão, as tensões nas cordas 1 e 2, em newton, serão

A
B
C
D
E

Quando o caminhão acelera, a tendência do bloco é escorregar para trás e a força de atrito se manifesta para a frente e a tração na corda 1 será nula.


PFD:

    [tex]T_{2} + F_{at} = m \cdot a_{1} [tex]

    [tex]T_{2} + μ_{E} \cdot m \cdot g = m \cdot a_{1} [tex]

    [tex]T_{2} + 0,2 \cdot 200 \cdot 10 = 200 \cdot 3 [tex]

    [tex]T_{2} + 400 = 600 [tex]

    [tex]T_{2} = 600 - 400 [tex]

    [tex]T_{2} = 200\ N [tex]

Quando o caminhão freia, a tendência do bloco é escorregar para a frente e a força de atrito se manifesta para trás e a força de tração na corda 2 será nula.


PFD:

    [tex]T_{1} + F_{at} = m \cdot a_{2} [tex]

    [tex]T_{1} + μ_{E} \cdot m \cdot g = m \cdot a_{2} [tex]

    [tex]T_{1} + 0,2 \cdot 200 \cdot 10 = 200 \cdot 5 [tex]

    [tex]T_{1} + 400 = 1000 [tex]

    [tex]T_{1} = 1000 - 400 [tex]

    [tex]T_{1} = 600\ N [tex]

Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


41
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    A biorremediação designa tratamentos que usam organismos para reduzir a quantidade de substâncias tóxicas no ambiente ou degradá-las em substâncias não tóxicas ou de menor toxicidade. Uma planta aquática, o aguapé, tem sido utilizada para a biorremediação de ambientes contaminados por metais tóxicos. Sabe-se que esses poluentes serão captados para dentro do corpo do vegetal.

Dentro do corpo do vegetal, esses contaminantes serão

A
B
C
D
E

    A planta aquática absorve os metais tóxicos, funcionando como um filtro, acumulando os poluentes em seus tecidos.

   Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


42
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    O ciclo do nitrogênio é composto por várias etapas, conforme a figura, sendo cada uma desempenhada por um grupo específico de microrganismos.


Se o grupo dos microrganismos decompositores fosse exterminado, qual etapa não ocorreria?

A
B
C
D
E

    Os microrganismos decompositores participam do processo de formação da amônia a partir de detritos que contêm moléculas orgânicas nitrogenadas; processo é denominado amonização e é indicado no esquema pelo número 2.

   Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


43
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    Os raios cósmicos são fontes de radiação ionizante potencialmente perigosas para o organismo humano. Para quantificar a dose de radiação recebida, utiliza-se o sievert (Sv), definido como a unidade de energia recebida por unidade de massa. A exposição à radiação proveniente de raios cósmicos aumenta com a altitude, o que pode representar um problema para as tripulações de aeronaves. Recentemente, foram realizadas medições acuradas das doses de radiação ionizante para voos entre Rio de Janeiro e Roma. Os resultados têm indicado que a dose média de radiação recebida na fase de cruzeiro (que geralmente representa 80% do tempo total de voo) desse trecho intercontinental é 2 μSv/h. As normas internacionais da aviação civil limitam em 1 000 horas por ano o tempo de trabalho para as tripulações que atuem em voos intercontinentais. Considere que a dose de radiação ionizante para uma radiografia torácica é estimada em 0,2 mSv.

RUAS, A. C. O tripulante de aeronaves e a radiação ionizante. São Paulo: Edição do Autor, 2019 (adaptado).

A quantas radiografias torácicas corresponde a dose de radiação ionizante à qual um tripulante que atue no trecho Rio de Janeiro−Roma é exposto ao longo de um ano?

A
B
C
D
E

O tempo total de trabalho, em um ano, é de 1000h e o tempo na fase de cruzeiro, quando se mede a dose média de radiação, é de 80% 1000h = 800h.

    [tex]1h ----\ 2\ μSv [tex]

    [tex]800h ----\ D[tex]

    [tex]D = 1600\ μSv[tex]

Para a radiação torácica:

    [tex]d = 0,2\ mSv = 0,2 \cdot 103\ μSv [tex]

    [tex]d = 200\ μSv [tex]

Cálculo do número de radiografias:

    [tex]n = \frac{D}{d} = \frac{1600}{200} = 8[tex]

   Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


44
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

Entre os medicamentos mais comuns consumidos para o alívio da dor está o ibuprofeno, um composto quiral com ação anti-inflamatória e efeito analgésico, que é comercializado como fármaco opticamente puro, ou seja, sem a mistura com outro isômero óptico. A fórmula estrutural plana do ibuprofeno é:


Além do ibuprofeno, destacam-se também os princípios ativos a seguir, presentes em outros medicamentos para o alívio da dor:


O princípio ativo que apresenta o mesmo tipo de isomeria espacial que o ibuprofeno é o(a)

A
B
C
D
E

O ibuprofeno e o princípio ativo butilbrometo de escopolamina apresentam isomeria óptica, pois ambos têm carbono assimétrico ou quiral (átomo de carbono ligado a quatro grupos diferentes).


Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)


45
(ENEM 2023 - 1ª Aplicação).

    Uma concessionária é responsável por um trecho de 480 quilômetros de uma rodovia. Nesse trecho, foram construídas 10 praças de pedágio, onde funcionários recebem os pagamentos nas cabines de cobrança. Também existe o serviço automático, em que os veículos providos de um dispositivo passam por uma cancela, que se abre automaticamente, evitando filas e diminuindo o tempo de viagem. Segundo a concessionária, o tempo médio para efetuar a passagem em uma cabine é de 3 minutos, e as velocidades máximas permitidas na rodovia são 100 km/h, para veículos leves, e 80 km/h, para veículos de grande porte.

Considere um carro e um caminhão viajando, ambos com velocidades constantes e iguais às máximas permitidas, e que somente o caminhão tenha o serviço automático de cobrança. Comparado ao caminhão, quantos minutos a menos o carro leva para percorrer toda a rodovia?

A
B
C
D
E

Veículos leves:

[tex]V_{1} = 100\ km/h [tex]

[tex]Δs = 480\ km [tex]

[tex]Δt_{1} =\ ? [tex]

    [tex]V_{1} = \frac{Δs}{Δt_{1}} → Δt_{1} = \frac{Δs}{V_{1}} = \frac{480}{100} = 4,8\ h [tex]

O veículo leve não tem serviço automático de cobrança e, portanto, o tempo gasto nos pedágios será de:

    [tex] Δt_{P} = 10 \cdot 3\ min = 30\ min = 0,5\ h [tex]

O tempo total de percurso será:

    [tex] T_{1} = Δt_{1} + Δt_{p}= 4,8h + 0,5h = 5,3\ h [tex]


Para veículos pesados:

[tex]V_{2} = 80\ km/h [tex]

[tex]Δs = 480\ km [tex]

[tex]Δt_{2} =\ ? [tex]

    [tex]V_{2} = \frac{Δs}{Δt_{2}} → Δt_{2} = \frac{Δs}{V_{2}} = \frac{480}{80} = 6,0\ h [tex]

O tempo total de percurso será:

    [tex]T_{2} = Δt_{2} = 6,0h [tex]


A diferença entre os tempos de percurso será dada por:

    [tex] Δt = T_{2} - T_{1} = 6,0h - 5,3h [tex]

    [tex] Δt = 0,7\ h \cdot 60\ min [tex]

    [tex] Δt = 42\ min [tex]

Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Curso Objetivo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário