quarta-feira, 15 de novembro de 2023

ENEM_Linguagens_2023_2ªAp

ENEM 2023 - 2ª APLICAÇÃO - PPL
ENEM 2023 - LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - 2ª APLICAÇÃO - PPL

01
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

O fim da história

    Não creio que o tempo

    Venha comprovar

    Nem negar que a História

    Possa se acabar

    Basta ver que um povo

    Derruba um czar

    Derruba de novo

    Quem pôs no lugar

    É como se o livro dos tempos pudesse

    Ser lido trás pra frente, frente pra trás

    Vem a História, escreve um capítulo

    Cujo título pode ser “Nunca Mais”

    Vem o tempo e elege outra história, que escreve

    Outra parte, que se chama “Nunca É Demais”

    “Nunca Mais”, “Nunca É Demais”,

    “Nunca Mais” “Nunca É Demais”, e assim por diante, tanto faz

    Indiferente se o livro é lido

    De trás pra frente ou lido de frente pra trás.

GILBERTO GIL. In: Parabolicamará. Rio de Janeiro: WEA, 1991.

Considerando-se o jogo de oposições presente nessa letra de canção, infere-se que a narrativa histórica

A
B
C
D
E

    Considerando-se o jogo de oposições presente nessa letra de canção, infere-se que a narrativa histórica sucede-se em espaços de tempo cíclicos.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    A verdade é que não me preocupo muito com o outro mundo. Admito Deus, pagador celeste dos meus trabalhadores, mal remunerados cá na terra, e admito o diabo, futuro carrasco do ladrão que me furtou uma vaca de raça. Tenho, portanto, um pouco de religião, embora julgue que, em parte, ela é dispensável a um homem. Mas mulher sem religião é horrível. Comunista, materialista. Bonito casamento! Amizade com o Padilha, aquele imbecil. “Palestras amenas e variadas”. Que haveria nas palestras? Reformas sociais, ou coisa pior. Sei lá! Mulher sem religião é capaz de tudo.

RAMOS, G. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 1981.

Uma das características da prosa de Graciliano Ramos é ser bastante direta e enxuta. No romance São Bernardo, o autor faz a análise psicológica de personagens e expõe desigualdades sociais com base na relação entre patrão e empregado, além da relação conjugal. Nesse sentido, o texto revela um(a)

A
B
C
D
E

    Nesse sentido, o texto revela um discurso em primeira pessoa que transmite o caráter ambíguo da religiosidade do personagem e sua convicção acerca da relação que a mulher deve ter com a religião.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    É vantajoso que as crianças possam entender o funcionamento por trás da tecnologia que está presente em diversos aspectos da vida cotidiana, aproveitando a curiosidade infantil como impulso inicial. A computação ajuda a desenvolver o raciocínio, a melhorar a comunicação e a trabalhar a capacidade de resolver problemas. Os computadores executam tarefas por meio de comandos dados em uma programação. Essa, por sua vez, é feita com linguagens próprias, que funcionam como uma espécie de “idioma”, por meio do qual o programador se comunica com as máquinas.

    Porém, mais do que dominar essas linguagens, o programador precisa empregar a lógica computacional. O programador precisa expressar em seu código as condições e seus efeitos, como “se acontecer A, faça B, a não ser que haja X, então faça C”. A escrita de um algoritmo é repleta de condições interconectadas, do tipo “se”, “então”, “senão”, “ou”, “até que”, “enquanto” etc. Por isso, para programar, é necessário compreender esse tipo de raciocínio. Para as crianças, isso é tarefa fácil; afinal elas têm uma capacidade incrível de assimilar informações novas.

Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 25 nov. 2021.

Esse texto promove uma reflexão sobre o ensino de programação na infância. A defesa da proposta está ancorada na caracterização da programação com base na sua

A
B
C
D
E

    A defesa da proposta está ancorada na caracterização da programação com base na sua similaridade com o funcionamento das línguas.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Que Stendhal confessasse haver escrito um de seus livros para cem leitores, coisa é que admira e consterna. O que não admira, nem provavelmente consternará, é se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinquenta, nem vinte, e quando muito, dez. Dez? Talvez cinco. Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne, ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado. Escrevia-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil antever o que poderá sair desse conúbio. Acresce que a gente grave achará no livro umas aparências de puro romance, ao passo que a gente frívola não achará nele o seu romance usual; ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, que são as duas colunas máximas da opinião.

ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 8 ago. 2015.

No fragmento transcrito da dedicatória “Ao leitor”, em Memórias póstumas de Brás Cubas, o autor serve-se da figura do narrador-defunto para

A
B
C
D
E

    No fragmento transcrito da dedicatória “Ao leitor”, em Memórias póstumas de Brás Cubas, o autor serve-se da figura do narrador-defunto para fazer intromissões na narrativa, introduzindo pausas no relato durante as quais estabelece com o leitor um diálogo de tom sarcástico e provocativo.

   Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    A solidão nas cidades grandes é muito mais um sinal da precariedade do sentido da comunidade e da convivência, é mais um problema sociocultural do que de escolha individual.

    Certamente ela reflete a impossibilidade de retornar às florestas, como um dia fez Henry Thoreau. As florestas estão em extinção, assim como, curiosamente, a ideia de humanidade. Resta fugir para a moderna caverna na selva de pedra — sem querer reeditar lugares-comuns — que é a casa de cada um.

    A solidão é, assim, a categoria política que expressa a nostalgia de uma vivência de si mesmo. Ela é, por isso, a tentativa de preservar a subjetividade e a intimidade consigo mesmo que não tem lugar no contexto de relações sociais transformadas em mercadorias baratas.

    A sociedade da antipolítica precisa tratar a solidão como uma pena e um mal-estar quando não consegue olhar para a miséria da vez: o fetiche da hiperconectividade, que ilude que não somos sozinhos.

TIBURI, M. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br. Acesso em: 7 out. 2011.

Marcia Tiburi trata de um tema relevante para a sociedade moderna: a convivência interpessoal e a hiperconectividade vivenciada no ciberespaço. O texto classifica-se, quanto ao gênero textual, como artigo de opinião, porque

A
B
C
D
E

    O texto classifica-se, quanto ao gênero textual, como artigo de opinião, porque objetiva expressar o ponto de vista de que o mal-estar provocado na sociedade decorre da hiperconectividade.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    O Esporte Adaptado ou Paradesporto é compreendido como prática que oportuniza às pessoas com deficiência (PcD) o alcance de novos horizontes e perspectivas de vida por meio de vivências motoras, psicológicas e sociais diversificadas. Esse tipo de atividade consiste na possibilidade de prática esportiva para PcD com modificações relacionadas às regras da modalidade ou à maneira como a modalidade se desenvolve. Adicionalmente, o esporte para PcD é geralmente dividido por grupos de deficiência específicos nos quais cada grupo tem história distinta, organização, programa de competição e abordagem diferentes. Registram-se atualmente movimentos esportivos específicos para pessoas surdas, para deficientes físicos, deficientes visuais e para pessoas com deficiência intelectual. Uma grande variedade de modalidades esportivas foram adaptadas para serem praticadas por pessoas com diferentes deficiências, assim como outras modalidades foram criadas exclusivamente para PcD.

SIMIM, M. A. M. et al. O estado da arte das pesquisas em esportes coletivos para pessoas com deficiência: uma revisão sistemática. Arquivos de Ciências do Esporte, n. 1, 2018 (adaptado).

De acordo com esse texto, as práticas esportivas para PcD são caracterizadas por

A
B
C
D
E

    De acordo com esse texto, as práticas esportivas para PcD são caracterizadas por ampliarem perspectivas de vida ao considerarem o desenvolvimento integral das pessoas.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

Leão do Norte

    Sou o coração do folclore nordestino

    Eu sou Mateus e Bastião do boi-bumbá

    Sou o boneco do Mestre Vitalino

    Dançando uma ciranda em Itamaracá

    Eu sou um verso de Carlos Pena Filho

    Num frevo de Capiba

    Ao som da Orquestra Armorial

    Sou Capibaribe

    Num livro de João Cabral

    Sou mamulengo de São Bento do Una

    Vindo no baque solto de maracatu

    Eu sou um auto de Ariano Suassuna

    No meio da Feira de Caruaru

    Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta

    Levando a Flor da Lira

    Pra Nova Jerusalém

    Sou Luiz Gonzaga

    E eu sou mangue também

    Eu sou mameluco, sou de Casa Forte

    Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte

LENINE; PINHEIRO, P. C. Leão do Norte. In: LENINE. Olho de peixe. São Paulo, 1993 (fragmento).

A letra da canção expressa a diversidade de danças, sendo uma delas demonstrada no trecho:

A
B
C
D
E

    A letra da canção expressa a diversidade de danças, sendo uma delas demonstrada no trecho “Eu sou Mateus e Bastião do boi-bumbá / Sou o boneco do Mestre Vitalino”.

    Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Construindo uma irmandade da língua A ideia de que a língua portuguesa é pertença de todos os seus falantes é hoje quase pacífica. Só meia dúzia de ultranacionalistas portugueses insiste ainda no disparate de se julgar proprietário exclusivo do idioma. Aliás, ao contrário da Commonwealth e da francofonia, a irmandade da língua portuguesa não tem um único centro ou voz dominante, e essa é precisamente uma das suas maiores virtudes.

AGUALUSA, J. E. O Globo, 8 maio 2021 (adaptado).

Nesse texto, o termo “Aliás” articula dois enunciados envolvidos numa mesma relação argumentativa, construindo, para o segundo, uma ideia de

A
B
C
D
E

    Nesse texto, o termo “Aliás” articula dois enunciados envolvidos numa mesma relação argumentativa, construindo, para o segundo, uma ideia de acréscimo de fato comprobatório sobre a língua portuguesa.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

TEXTO I

Você vai ficar obsoleto

    Vivemos numa época em que as coisas ficam obsoletas cada vez mais rápido. Produtos e serviços desaparecem substituídos por outros, como também indústrias inteiras, devoradas por formas mais eficientes de trabalho. O comportamento das pessoas também está mudando; hoje aceitamos a inovação muito mais rápido.

    Você sabia que a eletricidade demorou 46 anos para ser adotada por pelos menos 25% da população norte-americana? Para o telefone foram necessários 35 anos, 31 para o rádio, 26 para a televisão, 16 para o computador, 13 para o celular e apenas 7 para a internet.

    Dessa forma, tecnologia e empreendedorismo formam uma combinação explosiva que afeta os tradicionais setores econômicos, transformando modelos de negócios inteiros e acelerando o envelhecimento das coisas. Portanto, a chave para lidar com isso nos exige sair constantemente da zona de conforto. Deixar para trás o velho e abrir-se ao novo é despir-se do medo do desconhecido. É deixar-se dominar pelo entusiasmo, pela curiosidade e pela vontade de viver e fazer diferente.

SENGER, A. Disponível em: www.cloudcoaching.com.br. Acesso em: 20 nov. 2021 (adaptado).

TEXTO II

A rotina obsoleta

    Ser do tempo da máquina de escrever não me assusta mais. Já é objeto de museu. De colecionador. Até seu sucessor, o computador de mesa, está com os dias contados. Tão mais prático o laptop! Mas também existe o tablet, e quem sabe o que logo mais.

    É surpreendente a velocidade com que meu cotidiano se transforma. Objetos essenciais até um tempinho atrás desapareceram.

    Inventa-se um dispositivo, todo mundo tem, e, dali a pouco, ele é trocado por outro, mais avançado. A velocidade da mudança supera as eras anteriores.

    O próprio papel está perdendo a razão de ser. Documentos on-line são aceitos. Posso assinar um contrato por e-mail. Houve um tempo em que ter xerox de RG com firma reconhecida era um avanço. Hoje…

    Quem faz xerox? Imagine, eu sou do tempo em que na escola se faziam apostilas em xerox! Hoje, a gente recebe on-line.

    Parece estável? Vai sumir. A vida se torna obsoleta a cada segundo. Mas o novo vai surgir. Isso torna a vida fascinante. A realidade é deliciosamente instável.

CARRASCO, W. Disponível em: https://veja.abril.com.br. Acesso em: 20 nov. 2021.

Os textos I e II abordam a temática da obsolescência e têm em comum a

A
B
C
D
E

    Os textos I e II abordam a temática da obsolescência e têm em comum a perspectiva otimista diante da impermanência do mundo contemporâneo.

    Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos.

    Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d’agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem! Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui esta pousada para essa navegação de Calicute bastava. Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé!

CAMINHA, P. V. A carta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 31 out. 2021.

Esse texto é um fragmento da carta de Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal, cuja importância documental reside no fato de

A
B
C
D
E

    Esse texto é um fragmento da carta de Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal, cuja importância documental reside no fato de ser um registro histórico e linguístico do período em que foi redigido.

    Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

Nessa postagem dirigida aos seus seguidores de rede social, o autor utiliza uma linguagem

A
B
C
D
E

    Nessa postagem dirigida aos seus seguidores de rede social, o autor utiliza uma linguagem empregada por falantes urbanos jovens de determinada região.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    O grande hall do hotel estava repleto. [...] Os criados passavam apressados, erguendo numa azáfama os pratos de metal. Ao alto, os ventiladores faziam um rumor de colmeias. Senhoras e cavalheiros, perfeitamente felizes, as senhoras quase todas com largos boás de plumas brancas, chalravam e sorriam. Estávamos bem na bizarra sociedade de entalhe que é o escol dos hotéis. Alta, longa, comprida, com uma cintura de esmaltes translúcidos e o ar empoado de uma íntima do general Lafayette, a escritora americana cuja admiração por Gonçalves Dias chegara a fazê-la estudar e propagar o Brasil, mastigava gravemente. Logo ao lado, um grupo de engenheiros, também americanos, bebia, com gargalhadas brutais e decerto inconvenientes, champanhe Mumm. [...] De vez em quando parava à porta um novo hóspede, hesitava, percorria com o olhar a extensa fila de mesas onde o debinage se acalorava. A um canto, Mlles. Peres, filhas de um rico argentino, yatch-recorderman nas horas vagas e vendedor de gado nas outras, perlavam risadinhas de flerte para o solitário e divino Alberto Guerra, seguro dos seus bíceps, dos seus brilhantes e quiçá dos seus versos.

JOÃO DO RIO. Dentro da noite. São Paulo: Antiqua, 2002 (fragmento).

Nessa descrição, o narrador traça um panorama sociocultural das primeiras décadas do século XX. Sua perspectiva revela uma

A
B
C
D
E

    Nessa descrição, o narrador traça um panorama sociocultural das primeiras décadas do século XX. Sua perspectiva revela uma percepção irônica da importação de valores e modismos.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


13
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Para começar, ele nos olha na cara. Não é como a máquina de escrever, que a gente olha de cima, com superioridade. Com ele é olho no olho ou tela no olho. Ele nos desafia. Parece estar dizendo: vamos lá, seu desprezível pré-eletrônico, mostre o que você sabe fazer. A máquina de escrever faz tudo que você manda, mesmo que seja a tapa. Com o computador é diferente. Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita. Às vezes, quando a gente erra, ele faz “bip”. Assim, para todo mundo ouvir. Comecei a usar o computador na redação do jornal e volta e meia errava. E lá vinha ele: “Bip!” “Olha aqui, pessoal: ele errou.” “O burro errou!”.

    Outra coisa: ele é mais inteligente que você. Esse negócio de que qualquer máquina só é tão inteligente quanto quem a usa não vale com ele. Está subentendido, nas suas relações com o computador, que você jamais aproveitará metade das coisas que ele tem para oferecer. A máquina de escrever podia ter recursos que você nunca usaria, mas não tinha o mesmo ar de quem só aguentava os humanos por falta de coisa melhor, no momento. E a máquina, mesmo nos seus instantes de maior impaciência conosco, jamais faria “bip” em público.

VERISSIMO, L. F. Pai não entende nada. Porto Alegre: L&PM, 1990.

Ao descrever sua relação com a máquina de escrever e o computador, o cronista adota uma perspectiva que

A
B
C
D
E

    Ao descrever sua relação com a máquina de escrever e o computador, o cronista adota uma perspectiva que põe em evidência a disparidade entre tecnologias.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


14
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

PAULINO, R. Bastidores (detalhe). Gravura sobre tecido em suporte de madeira para bordado, 1997. Disponível em: www.galeriavirgilio.com.br. Acesso em: 29 out. 2010.

Sob a perspectiva em que o artista deve trabalhar com as coisas que o tocam profundamente, a singularidade da obra Bastidores, produzida com objetos do cotidiano e de pouco valor material, mostra a boca, que expressa uma

A
B
C
D
E

    Sob a perspectiva em que o artista deve trabalhar com as coisas que o tocam profundamente, a singularidade da obra Bastidores, produzida com objetos do cotidiano e de pouco valor material, mostra a boca, que expressa uma condição vivida por parte das mulheres afro-brasileiras trabalhadoras.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


15
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

TEXTO I

VIK MUNIZ. Segundo Warhol: dupla Mona Lisa. Fotografia da composição, realizada com geleia e pasta de amendoim. MAC Lima, Peru, 1999.

Disponível em: www.artnet.com. Acesso em: 1 nov. 2022.

TEXTO II

ARCIMBOLDO, G. Vertumnus (Imperador Rodolfo II). Óleo sobre painel de madeira, 70 x 57 cm. Castelo Skokloster, Suécia, circa 1590.

Disponível em: www.aventurasnahistoria.uol.com.br. Acesso em: 16 fev. 2023.

Produzidas com mais de 400 anos de diferença, as obras de Vik Muniz e Giuseppe Arcimboldo têm em comum a referência a alimentos. Contudo, enquanto na obra de Arcimboldo os alimentos fazem parte de um jogo de representação, em Muniz, são empregados como matéria-prima, sinalizando uma

A
B
C
D
E

    Produzidas com mais de 400 anos de diferença, as obras de Vik Muniz e Giuseppe Arcimboldo têm em comum a referência a alimentos. Contudo, enquanto na obra de Arcimboldo os alimentos fazem parte de um jogo de representação, em Muniz, são empregados como matéria-prima, sinalizando uma intenção parodística, estabelecendo um diálogo entre a Pop Art e a tradição.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


16
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Basquiat representa uma das classes da sociedade americana às quais as barreiras sociais impedem, geralmente, o acesso à arte. Os seus quadros, objetos pictóricos e desenhos apresentam-se cheios de sinais, transcrições de textos e elementos figurativos, encadeados em ritmos pictóricos de uma precisão empolgante — um misto de pintura gráfica, símbolos populares americanos, gírias de rua e alusões a obras de arte famosas.

HONNEF, K. Arte contemporânea. São Paulo: 1994 (adaptado).

As características pictóricas das obras de Basquiat apresentadas no texto aproximam-se das que encontramos no Brasil no

A
B
C
D
E

    As características pictóricas das obras de Basquiat apresentadas no texto aproximam-se das que encontramos no Brasil no painel de pastilhas do mural de rua Imprensa, do artista modernista Di Cavalcanti, localizado na cidade de São Paulo.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


17
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

Plantas superpoderosas

    A bióloga Joanne Chory já tinha 60 anos e um diagnóstico de Parkinson quando decidiu se dedicar a um projeto que capturasse gás carbônico da atmosfera — coisa que as plantas fazem regularmente há 2,8 bilhões de anos. Para isso, a pesquisadora começou a estudar algumas espécies e alterá-las por meio de técnicas de horticultura e manipulação genética. A ideia é que capturem mais carbono e o armazenem em suas raízes. Uma dessas plantas, um tipo de mostarda, já cresce no delta do rio Mississipi. Caso funcione, a pesquisa tem potencial para diminuir em 46% o excesso de [tex]CO_{2}[tex] jogado anualmente na atmosfera. “Provavelmente não estarei aqui para ver os resultados. Mas prefiro ser parte da solução a me sentar e reclamar”, diz Joanne. Que as superplantas criadas pela bióloga vinguem e vicejem!

CARNEIRO, F. Disponível em: https://veja.abril.com.br. Acesso em: 23 out. 2021 (adaptado).

Esse texto descreve a pesquisa inovadora realizada por uma bióloga de 60 anos com diagnóstico de Parkinson. O trecho que permite uma referência indireta a essa condição física é

A
B
C
D
E

    O trecho que permite uma referência indireta a essa condição física é “‘Provavelmente não estarei aqui para ver os resultados’”.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


18
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

Proclamação do amor antigramática

    “Dá-me um beijo”, ela me disse,

    E eu nunca mais voltei lá.

    Quem fala “dá-me” não ama,

    Quem ama fala “me dá”

    “Dá-me um beijo” é que é correto,

    É linguagem de doutor,

    Mas “me dá” tem mais afeto,

    Beijo me-dado é melhor.

    A gramática foi feita Por um velho professor,

    Por isso é tão má receita

    Pra dizer coisas de amor.

    O mestre pune com zero

    Quem não diz “amo-te”. Aposto

    Que em casa ele é mais sincero

    E diz pra mulher: “te gosto”

    Delírio dos olhos meus,

    Estás ficando antipática.

    Pelo diabo ou por deus

    Manda às favas a gramática.

    Fala, meu cheiro de rosa,

    Do jeito que estou pedindo:

    “Hoje estou menas formosa,

    Com licença, vou se indo”.

    Comete miles de erros,

    Mistura tu com você,

    E eu proclamarei aos berros:

    “Vós és o meu bem querer”.

LAGO, M. Disponível em: www.mariolago.com.br. Acesso em: 30 out. 2021.

Nesse poema, o eu lírico defende o uso de algumas estruturas consideradas inadequadas na norma-padrão da língua. Esse uso, exemplificado por “me dá” e “te gosto”, é legitimado

A
B
C
D
E

    Esse uso, exemplificado por “me dá” e “te gosto”, é legitimado pelo contexto de situação discutido ao longo do poema.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


19
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Terça-feira, 30 de maio de 1893.

    Eu gosto muito de todas as festas de Diamantina; mas quando são na igreja do Rosário, que é quase pegada à chácara de vovó, eu gosto ainda mais. Até parece que a festa é nossa. E este ano foi mesmo. Foi sorteada para rainha do Rosário uma ex-escrava de vovó chamada Júlia e para rei um negro muito entusiasmado que eu não conhecia. Coitada de Júlia! Ela vinha há muito tempo ajuntando dinheiro para comprar um rancho. Gastou tudo na festa e ainda ficou devendo. Agora é que eu vi como fica caro para os pobres dos negros serem reis por um dia. Júlia com o vestido e a coroa já gastou muito. Além disso, teve de dar um jantar para a corte toda. A rainha tem uma caudatária que vai atrás segurando na capa que tem uma grande cauda. Esta também é negra da chácara e ajudou no jantar. Eu acho graça é no entusiasmo dos pretos neste reinado tão curto. Ninguém rejeita o cargo, mesmo sabendo a despesa que dá!

MORLEY, H. Minha vida de menina. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

O trecho apresenta marcas textuais que justificam o emprego da linguagem coloquial. O tom informal do discurso se deve ao fato de que se trata de um(a)

A
B
C
D
E

    O trecho apresenta marcas textuais que justificam o emprego da linguagem coloquial. O tom informal do discurso se deve ao fato de que se trata de um registro no diário da autora, conforme indicam a data, o emprego da primeira pessoa, a expressão de reflexões pessoais e a ausência de uma intenção literária explícita na escrita.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


20
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

LAERTE. Mapa-múndi. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 24 out. 2021.

Nesse cartum, a predominância da função poética da linguagem manifesta-se na

A
B
C
D
E

    Nesse cartum, a predominância da função poética da linguagem manifesta-se na articulação entre a expressão verbal e as imagens representadas.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


21
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Uma marca de eletrodomésticos que retornou para o mercado brasileiro posicionou painéis em pontos estratégicos da cidade de São Paulo com frases que trazem histórias reais de mulheres que desafiaram padrões e estereótipos, com a premissa de trazer uma reflexão sobre o Dia da Igualdade Feminina.

    Cada uma das 9 frases traz um contraponto instigante e atualiza uma nova ideia em sintonia com o ambiente, dialogando com a cidade, como “O cara que inventou a cerveja foi uma mulher”, perto de bares, e “O melhor artilheiro da seleção é uma mulher nordestina”, em frente a estádios de futebol.

    Frases como “O pai do wi-fi foi uma mulher, atriz e refugiada”; “O gênio por trás do GPS foi uma mulher negra”; “O arquiteto que projetou o MASP foi uma mulher imigrante”; “O ator que mais vezes venceu o Oscar foi uma mulher”; “O cientista precursor da energia limpa foi uma mulher”; “O primeiro piloto de testes da história foi uma mulher” e “O autor do primeiro romance do mundo foi uma mulher japonesa” estavam presentes em 15 pontos da cidade de São Paulo.

ALVES, S. Disponível em: www.b9.com.br. Acesso em: 5 nov. 2021 (adaptado).

Ao provocar a reflexão sobre o Dia da Igualdade Feminina, a campanha descrita nesse texto fundamenta-se no(a)

A
B
C
D
E

    Ao provocar a reflexão sobre o Dia da Igualdade Feminina, a campanha descrita nesse texto fundamenta-se na oposição proposital entre as referências de gênero presentes nas frases.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


22
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    A palavra saudade faz parte do vocabulário cotidiano dos portugueses e, também, do povo brasileiro. Mas afinal, qual é a sua verdadeira origem? Existem algumas especulações sobre a origem de saudade. Há quem defenda que a palavra vem do árabe saudah. Outros entendem que a sua origem vem do latim sólitas, que significa solidão. Alguns especialistas indicam que palavras como saud, saudá e suaida significam “sangue pisado” e “preto dentro do coração”. A metáfora perfeita para alguém que carrega no seu coração uma profunda tristeza, tristeza esta que pode ser causada pela saudade. Os árabes utilizam o termo as-saudá quando querem se referir a uma doença do fígado, diagnosticada por eles como “melancolia do paciente”.

    Em certos idiomas, o significado de solitate foi mantido, como é o caso do castelhano (soledad), do italiano (solitudine) ou do francês (solitude). Em português e no galego (soidade), alterou-se com o tempo. Assim sendo, quando alguém dizia “tenho saudades de casa” significava que sentia “solidão” por não estar em casa. De qualquer forma, os portugueses foram atribuindo outros significados a saudade. Dizem até que passou a fazer parte do dicionário dos portugueses no tempo dos Descobrimentos Marítimos. Saudade definia a solidão que os portugueses tinham da sua terra, familiares e amigos, quando estes partiam para o Brasil.

Disponível em: www.natgeo.pt. Acesso em: 24 nov. 2021 (adaptado).

Esse texto, que trata da acepção da palavra “saudade” em vários idiomas, tem como objetivo

A
B
C
D
E

    Esse texto, que trata da acepção da palavra “saudade” em vários idiomas, tem como objetivo especular sobre suas origens etimológicas.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


23
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Quaresma despiu-se, lavou-se, enfiou a roupa de casa, veio para a biblioteca, sentou-se a uma cadeira de balanço, descansando. Estava num aposento vasto, e todo ele era forrado de estantes de ferro. Havia perto de dez, com quatro prateleiras, fora as pequenas com os livros de maior tomo. Quem examinasse vagarosamente aquela grande coleção de livros havia de espantar-se ao perceber o espírito que presidia a sua reunião. Na ficção, havia unicamente autores nacionais ou tidos como tais: o Bento Teixeira, da Prosopopeia; o Gregório de Matos, o Basílio da Gama, o Santa Rita Durão, o José de Alencar (todo), o Macedo, o Gonçalves Dias (todo), além de muitos outros.

BARRETO, L. Triste fim de Policarpo Quaresma. Rio de Janeiro: Mediafashion, 2008.

No texto, o uso do artigo definido anteposto aos nomes próprios dos escritores brasileiros

A
B
C
D
E

    No texto, o uso do artigo definido anteposto aos nomes próprios dos escritores brasileiros demonstra a familiaridade e o conhecimento que o personagem tem dos autores nacionais e de suas obras.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


24
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Foram 11 bilhões de palavras examinadas em mais de três milhões de livros que mostraram que a linguagem usada em romances, durante mais de cem anos, é sexista. Um grupo de cientistas realizou um descomunal trabalho de campo no qual analisou de forma maciça textos escritos em inglês em livros publicados entre 1900 e 2008. O que foi analisado exatamente? A correlação entre gêneros e qualificativos em busca de um padrão: o tratamento diferente entre mulheres e homens em textos escritos.

    O estudo utilizou um sistema baseado em inteligência artificial e aprendizagem de máquina para analisar, palavra por palavra, as obras publicadas nesse período. A análise concluiu que as mulheres recebem apenas qualificativos relacionados ao seu físico, enquanto para os homens as referências se concentram principalmente em sua força e personalidade. Os atributos negativos relacionados ao físico e à aparência nessas obras são observados até cinco vezes mais nas mulheres do que nos homens.

    Os algoritmos aprendem com os textos já escritos e publicados. Assim, um sistema pode considerar bom um modelo que se repete várias vezes (por exemplo, aquele relacionado à beleza e à mulher) e assimilá-lo em sua execução atual.

ZURIARRAIN, J. M. Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 5 nov. 2021 (adaptado).

O desenvolvimento de tecnologias, como os algoritmos e a inteligência artificial, permite a análise de um grande volume de dados. Nesse texto, a utilização desses recursos

A
B
C
D
E

    O desenvolvimento de tecnologias, como os algoritmos e a inteligência artificial, permite a análise de um grande volume de dados. Nesse texto, a utilização desses recursos revela a materialidade linguística de estereótipos de gênero.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


25
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

Disponível em: https://facebook.com/SenadoFederal. Acesso em: 1 nov. 2021.

Com essa postagem, o enunciador busca

A
B
C
D
E

    Com essa postagem, o enunciador busca divulgar dispositivos legais criados para ajudar no combate a um crime.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


26
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

No tempo em que assistíamos televisão no meio da praça

    O que eu vou contar nestas próximas linhas não fará sentido para os leitores mais jovens, mas houve um tempo em que assistíamos televisão no meio da praça. Nessa fase, a propriedade de aparelhos ainda era restrita às camadas mais abastadas.

    Seja no meio de uma praça pública, seja na sala de casa, a televisão cumpriu um importante papel de sociabilização, mesmo que de forma mitigada. Isso porque, ao contrário do que acontecia na antiguidade, as praças não eram (como ainda não são) espaços de convivência pública ativa, no máximo um lugar para gastar o tempo, bater um papo. Naqueles tempos, os aparelhos de TV nas praças reverteram um pouco dessa lógica.

    Ao que parece, está se inaugurando no Brasil um novo tempo no campo da pesquisa sobre a televisão e sua inserção sociocultural nas camadas populares.

    Essas pesquisas não podem e não devem ignorar, especialmente, a intensa concentração desses veículos nas mãos de poucas famílias e grupos econômicos, sob o risco de a televisão no Brasil continuar centrada num modelo antidemocrático, antimediador, intransitivo, tendo como consequência direta a limitação crescente da participação da população nas instâncias públicas de decisão (a televisão é uma concessionária de serviço público), só que agora com o agravante da falsa sensação de que a comunicação se tornou mais democrática com a internet.

    Que a televisão permaneça por muitos e muitos anos, mas que o seu atual modelo tenha seus dias contados! Quem sabe com isso um dia voltemos para o meio da praça, não mais para assistir TV, mas para fazermos valer uma cultura de participação política realmente ativa e instruída, como uma democracia de fato merece.

ARAÚJO, F. P. Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 30 out. 2021 (adaptado).

Embora reconheça o impacto social da televisão e seu importante papel de sociabilização ao longo do tempo, o texto defende que essa tecnologia passe por mudanças que contribuam para

A
B
C
D
E

    Embora reconheça o impacto social da televisão e seu importante papel de sociabilização ao longo do tempo, o texto defende que essa tecnologia passe por mudanças que contribuam fomentar uma maior participação da população nas esferas públicas.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


27
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

TEXTO I

A nova opinião pública e as redes digitais

    Todas as vezes que os injustiçados do mundo ganham espaço nas telinhas dos gadgets de última geração e nas correntes caudalosas de e-mails, e o barulho digital é tanto que chega até aos veículos de comunicação tradicionais, muita gente destaca as boas qualidades do que chamam de uma nova opinião pública.

    É difícil não nos confrontarmos com as novas formas que a sociedade utiliza para se inteirar, integrar-se, persuadir, manipular, controlar, aprender, fazer-se ver e ser vista, conversar e fofocar. Isso porque, o tempo todo, as multidões estão opinando, capturando imagens em quantidade descomunal e disponibilizando-as facilmente para audiências abrangentes.

    Essa produção midiática da multidão, muitas vezes formatada sem preocupações técnicas, éticas e estéticas, com certeza não contribui para a consolidação de uma conversação democrática, que respeite a alteridade, dê tempo ao contraditório e à comunicação. Essa nova opinião pública é rápida em linchamentos simbólicos e em expressar preconceitos em mensagens rapidinhas, de 140 caracteres.

AMADEU, S. Disponível em: www.sescsp.org.br. Acesso em: 26 nov. 2021 (adaptado).

TEXTO II

Uma nova opinião pública. Será?

    A internet inverteu o ecossistema comunicacional. O difícil não é falar. Agora, o grande problema é ser ouvido. Todavia, quando alguém fala algo que todos queriam ouvir, uma onda imediatamente se forma no oceano informacional e pode gerar ações concretas nas ruas, nos mercados, nas bolsas de valores.

    A rede é um articulador coletivo de diversas causas. Não podemos ter a ilusão de que somente ideias democratizantes e ligadas à nobre causa da defesa ambiental é que geram adeptos. Uma análise mais aprofundada das ações e do ativismo em rede permite observar que cada vez mais se formam redes de opinião distintas e muitas vezes opostas.

    Por fim, também é preciso notar que a internet é uma rede de arquitetura distribuída. Por isso, sua natureza é mais propícia às ações democratizadoras, livres e favoráveis ao compartilhamento do que às posturas que visam simplesmente à dominação, ao controle autoritário e ao impedimento da troca de arquivos digitais.

NASSAR, P. Disponível em: www.sescsp.org.br. Acesso em: 26 nov. 2021 (adaptado)

Com relação à produção da opinião pública na contemporaneidade, os textos I e II divergem sobre o(a)

A
B
C
D
E

    Com relação à produção da opinião pública na contemporaneidade, os textos I e II divergem sobre a compreensão da internet como espaço de construção democrática.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


28
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

Disponível em: www.fapcom.edu.br. Acesso em: 20 nov. 2021.

Nesse texto, ao combinar os gêneros anúncio e manchete de notícia, o autor pretende

A
B
C
D
E

    Nesse texto, ao combinar os gêneros anúncio e manchete de notícia, o autor pretende criticar a superficialidade de notícias em veículos de comunicação.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


29
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

O corrupião

    Escaveirado corrupião idiota,

    Olha a atmosfera livre, o amplo éter belo,

    E a alga criptógama e a úsnea e o cogumelo,

    Que do fundo do chão todo o ano brota!

   

    Mas a ânsia de alto voar, de à antiga rota

    Voar, não tens mais!E pois, preto e amarelo,

    Pões-te a assobiar, bruto, sem cerebelo

    A gargalhada da última derrota!

   

    A gaiola aboliu tua vontade.

    Tu nunca mais verás a liberdade!...

    Ah! Tu somente ainda és igual a mim.

   

    Continua a comer teu milho alpiste.

    Foi este mundo que me fez tão triste,

    Foi a gaiola que te pôs assim!

ANJOS, A. Eu e outras poesias. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 30 out. 2021.

Nesse soneto, a imagem e o comportamento do pássaro são utilizados pelo eu lírico para metaforizar o

A
B
C
D
E

    Nesse soneto, a imagem e o comportamento do pássaro são utilizados pelo eu lírico para metaforizar o gesto de resignação ante as privações diárias.

    Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


30
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

A animação Vida Maria

    Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35 mm, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no sertão cearense, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada.

    O filme nos mostra a história da rotina da personagem Maria José, uma menina de cinco anos de idade que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça.

    Enquanto trabalha, ela cresce, casa e tem filhos e depois envelhece, e o ciclo continua a se reproduzir nas outras Marias suas filhas, netas e bisnetas.

Disponível em: www.revistaprosaversoearte.com. Acesso em: 1 nov. 2021.

Esse fragmento é caracterizado como gênero sinopse, pois apresenta

A
B
C
D
E

    Esse fragmento é caracterizado como gênero sinopse, pois apresenta relato da história abordada no curta-metragem.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


31
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

KANDINSKY, W. Sem título (desenho para o Diagrama 17). Nanquim sobre papel, 28,4 cm x 36 cm. Museu de Arte Mount Holyoke College, South Hadley, 1925. Disponível em: https://artmuseum.mtholyoke.edu/object/untitled-drawing-diagram-17.

O artista Wassily Kandinsky apresenta, em sua produção, aspectos formais relacionados aos elementos fundamentais da linguagem visual, que comprovam que a linha é criada a partir do(a)

A
B
C
D
E

    O artista Wassily Kandinsky apresenta, em sua produção, aspectos formais relacionados aos elementos fundamentais da linguagem visual, que comprovam que a linha é criada a partir do movimento do ponto.

    Portanto, alternativa (A).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


32
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

Disponível em: www.cnj.jus.br. Acesso em: 30 out. 2021.

A articulação entre os recursos verbais e não verbais utilizados na construção do texto tem como objetivo

A
B
C
D
E

    A articulação entre os recursos verbais e não verbais utilizados na construção do texto tem como objetivo incentivar a adoção de comportamentos adequados na disseminação de informações.

    Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


33
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

Disponível em: www.cnj.jus.br. Acesso em: 28 out. 2021.

Esse cartaz, parte de uma campanha publicitária, tem como propósito

A
B
C
D
E

    Esse cartaz, parte de uma campanha publicitária, tem como propósito incentivar denúncias de violência contra crianças.

    Portanto, alternativa (C).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


34
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Rebeca Andrade superou a si mesma, fazendo história. Aos 22 anos, entrou para o Olimpo da ginástica mundial, ostentando a medalha de prata no individual geral feminino e subindo ao topo do pódio olímpico na prova de salto. Sua caminhada começou graças a uma tia que viu seu talento e a apresentou à técnica de ginástica da cidade. Não demorou para que ganhasse o apelido de “Daiane dos Santos 2”. A atleta dá sequência a um legado iniciado por ginastas como Daniele Hypólito e Daiane dos Santos, respectivamente, primeira medalhista e primeira campeã em campeonatos mundiais. Rebeca tornou-se a primeira medalhista e campeã olímpica do Brasil na modalidade. Daiane afirmou que admira a jovem atleta, cuja vitória é permeada por simbolismos importantes. “Durante muito tempo disseram que as pessoas negras não podiam fazer alguns esportes, e a gente vê hoje a primeira medalha, de uma menina negra. Tem uma representatividade muito grande atrás de tudo isso”, falou. A ginasta Nádia Comaneci, dona da primeira nota 10 na ginástica, parabenizou a brasileira em suas redes.

Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).

A relevância social da conquista de Rebeca Andrade na ginástica se traduz no(a)

A
B
C
D
E

    A relevância social da conquista de Rebeca Andrade na ginástica se traduz na visibilidade étnico-racial no esporte.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


35
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

   As práticas corporais representam uma possibilidade de promoção da educação, do lazer e da saúde. A identificação das preferências das práticas corporais pode ser um incentivo para a adesão dos usuários aos serviços de saúde mental. Desse modo, a interação social por meio delas contribui para o desenvolvimento da identidade dos usuários, uma vez que essas atividades permeiam as dimensões cognitiva, emocional, social e comportamental. Nesse contexto, realizar atividades físicas, com um viés lúdico, converte-se numa maneira de cuidado com o corpo, gerando avaliações positivas dos usuários.

SILVA, D. P.; RODRIGUES, L. T.; FLORES, F. F. Estágio em educação física na saúde mental: experiência em ministrar práticas corporais. Ensino em Perspectivas, n. 1, 2021 (adaptado).

As práticas corporais realizadas em serviços de saúde mental estimulam o(a)

A
B
C
D
E

    As práticas corporais realizadas em serviços de saúde mental estimulam o fortalecimento da identidade.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


36
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

Se todos fossem iguais a você

    Se todos fossem iguais a você

    Que maravilha viver

    Uma canção pelo ar

    Uma mulher a cantar

    Uma cidade a cantar

    A sorrir, a cantar, a pedir

    A beleza de amar

MORAES, V.; TOM JOBIM. Disponível em: http://letras.terra.com.br. Acesso em: 16 set. 2011 (fragmento).

O locutor da letra da canção exalta as características de uma pessoa ideal. O uso da palavra “se” contribui para essa idealização, pois ela introduz no texto a

A
B
C
D
E

    O uso da palavra “se” contribui para essa idealização, pois ela introduz no texto a hipótese para a existência de um mundo prazeroso.

    Portanto, alternativa (E).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


37
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

O voluntário

    Quem não sabe o efeito produzido à beira do rio pela notícia da declaração da guerra entre o Brasil e o Paraguai?

    Nas classes mais favorecidas da fortuna, nas cidades principalmente, o entusiasmo foi grande e duradouro. Mas entre o povo miúdo o medo do recrutamento para voluntário da Pátria foi tão intenso que muitos tapuios se meteram pelas matas e pelas cabeceiras dos rios, e ali viveram como animais bravios sujeitos a toda a espécie de privações.

    [...]

    Coisa terrível que era então o recrutamento! Esse meio violento de preencher os quadros do exército era ao tempo da guerra posto em prática com barbaridade e tirania, indignas dum povo que pretende foros de civilizado.

    Suplícios tremendos eram infligidos aos que, fugindo a uma obrigação não compreendida, ousavam preferir a paz do trabalho e o sossego do lar à ventura de se deixarem cortar em postas na defesa das estâncias rio-grandenses e das aldeolas de Mato Grosso.

SOUZA, I. Contos amazônicos. Jundiaí: Cadernos do Mundo Inteiro, 2018 (fragmento).

Para descrever o modo como indígenas e ribeirinhos eram recrutados para lutarem como “voluntários da Pátria”, o texto de Inglês de Souza

A
B
C
D
E

    Para descrever o modo como indígenas e ribeirinhos eram recrutados para lutarem como “voluntários da Pátria”, o texto de Inglês de Souza põe em evidência a brutalidade do alistamento compulsório.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


38
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

A sobrevivência dos pomeranos

    Ocorrem no Brasil atual casos como o da língua falada pelos pomeranos, que imigraram para o Brasil devido à Segunda Guerra Mundial, e que conseguiu manter-se viva em pequenas comunidades do Rio Grande do Sul e do Espírito Santo. Essa língua, em pleno uso e transmissão no Brasil, não é mais falada na Europa Central, sua região de origem. Após a guerra, a região onde ficava Pomerode foi incorporada à Polônia pela força do regime soviético. Quanto à etnia dos pomeranos, praticamente foi extinta e os sobreviventes dispersados pela Polônia. Mas a língua permanece viva no Brasil.

CASAL JR., M. Disponível em: http://desafios.ipea.gov.br. Acesso em: 30 out. 2021 (adaptado).

De acordo com esse texto, a língua falada pelos pomeranos

A
B
C
D
E

    De acordo com esse texto, a língua falada pelos pomeranos permanece preservada em algumas regiões do Brasil.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


39
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

Da calma e do silêncio

    Quando eu morder

    a palavra,

    por favor,

    não me apressem,

    quero mascar,

    rasgar entre os dentes,

    a pele, os ossos, o tutano

    do verbo,

    para assim versejar

    o âmago das coisas...

    [...]

    Quando meus pés

    abrandarem na marcha,

    por favor,

    não me forcem.

    Caminhar para quê?

   

    Deixem-me quedar,

    deixem-me quieta,

    na aparente inércia.

   

    Nem todo viandante

    anda estradas,

    há mundos submersos,

    que só o silêncio

    da poesia penetra.

EVARISTO, C. Poemas de recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2021 (fragmento).

Na reflexão sobre motivos e soluções do trabalho com a palavra, o eu lírico defende que a poesia

A
B
C
D
E

    Na reflexão sobre motivos e soluções do trabalho com a palavra, o eu lírico defende que a poesia requer um tempo próprio de amadurecimento e plenitude.

    Portanto, alternativa (D).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


40
(ENEM 2023 - 2ª Aplicação - PPL).

    Jon Lord, fundador do Deep Purple, era um caso raro na música. Depois de uma carreira bem-sucedida como tecladista de duas das maiores bandas de rock do planeta, aposentou-se em 2002 para compor peças eruditas. Para ele, clássico e popular eram apenas aspectos de uma mesma entidade, a boa música. O caminho era quase natural. Tendo aprendido a tocar os clássicos no piano, Lord apaixonou-se pelo rock ao ouvir Buddy Holly e começou a tocar em combos de jazz, rhythm’n’blues e depois rock. Em 1969, aos 27 anos, ele compôs, com a ajuda do maestro Malcolm Arnold, um Concerto para grupo e orquestra, temperando a estrutura de uma peça erudita com a eletricidade agressiva da fase mais criativa do Deep Purple, a mesma equipe que comporia Smoke on the Water em 1972.

SOARES, M. Jon Lord foi um pioneiro na fusão entre rock e erudito. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 16 nov. 2021 (adaptado).

A circulação do tecladista Jon Lord (1941-2012) entre gêneros aparentemente distantes como o rock e a música erudita foi possível porque ele

A
B
C
D
E

    A circulação do tecladista Jon Lord (1941-2012) entre gêneros aparentemente distantes como o rock e a música erudita foi possível porque ele superou eventuais barreiras estéticas ao se abrir para novos estilos musicais.

    Portanto, alternativa (B).

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




Nenhum comentário:

Postar um comentário