(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a cidade de Valparaíso, na costa chilena. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 112 quilômetros. Terremoto de magnitude 5,9 atinge Valparaíso, no Chile.
Disponível em: www.cnnbrasil.com.br. Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).
TEXTO II
Um tremor de terra de magnitude 4,8 foi registrado no município de Atalaia do Norte, no interior do estado do Amazonas. O abalo é de magnitude considerada mediana para os níveis do Brasil. Os eventos dessa região costumam ser resultado das atividades da placa de Nazca. Tremor de terra de magnitude 4,8 é registrado no interior do Amazonas.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).
TEXTO III
Moradores usaram as redes sociais para relatar tremores de terra no interior de São Paulo. As atividades foram registradas nas cidades de Júlio Mesquita e Guaimbê e tiveram magnitude 3,0 na escala Richter, o que é considerado pequeno e sem previsão de danos. Moradores do interior de SP relatam tremores de terra.
Disponível em: https://noticias.r7.com. Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).
As diferenças entre os eventos geológicos relatados decorrem de distintas posições geográficas das cidades em relação a:
A chamada zona de subducção na América do Sul encontra-se ao longo do litoral oeste do subcontinente, nas costas de Chile, Peru e Equador, onde o movimento convergente das Placas Sul-americana e de Nazca provoca o afundamento (a subducção) da Placa de Nazca (mais densa), liberando energia que provoca os tremores. A intensidade dos tremores varia conforme a proximidade das localidades à zona de contato. Assim, Valparaíso no Chile, mais próxima, apresentará tremores de maior intensidade, reduzindo-se para Atalaia do Norte, no estado do Amazonas, e menor ainda em Júlio Mesquita e Guaimbê, em São Paulo.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Tal qual num exército, não se compreende um efetivo composto apenas de oficiais. Também na saúde pública, os funcionários técnicos graduados necessitam ser assistidos por auxiliares em número suficiente e com preparo adequado, constituído pelas enfermeiras de saúde pública, educadoras ou visitadoras sanitárias, técnicos de laboratório, inspetores ou guardas etc., para não falarmos no pessoal burocrático, não especializado.
PAULA SOUZA, G. H.; VIEIRA, F. B. Centro de saúde “eixo” de organização sanitária. Boletim do Instituto de Higiene de São Paulo, n. 59 (adaptado).
O texto dos sanitaristas atuantes nas décadas de 1920 e 1930 veicula uma mensagem caracterizada pela
O serviço sanitarista no Brasil nas décadas de 1920 e 1930 exigia a estruturação de uma ação organizada, coordenada e aplicada tal qual um esforço de guerra, que mobilizava diversos profissionais da área, subordinados, no caso exposto no texto, ao Instituto de Higiene de São Paulo.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
O rompimento da barragem de Fundão levou muito consigo. A lama soterrou sonhos e modificou de forma permanente centenas de vidas nascidas e criadas em Bento Rodrigues e Paracatu, em Mariana (MG). Mas não somente. Ao se estender ao longo do rio, outras famílias e histórias foram atingidas de formas diferentes. Ao fugirem dos rejeitos que rapidamente tomaram as localidades, deixaram para trás os resquícios da vida que tiveram até o 5 de novembro de 2015. Nada jamais seria igual.
SANTOS, P. Histórias soterradas. Curinga, n. 19, nov. 2016 (adaptado).
Conforme o texto, o evento gerou o seguinte impacto na relação entre as pessoas e o seu espaço vivido:
O rompimento da barragem de rejeitos, em Bento Rodrigues (MG), ocorrido em novembro de 2015, foi considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil. O texto reforça que as famílias atingidas foram forçadas a “deixar para trás os resquícios da vida”, modificando permanentemente o cotidiano da população afetada e, consequentemente, fragilizando os vínculos afetivos construídos nessas localidades.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Com a proximidade do final do século XIX, amplificam-se as expectativas com relação ao século seguinte. Se muitas eram as utopias, talvez uma das mais evidentes tenha se concentrado nas potencialidades da nova ciência, com suas invenções e projetos. Não é por mera coincidência que a agenda do país tenha sido tomada pela introdução de uma série de inventos. De forma acelerada, entraram no Brasil a luz elétrica e, com ela, o telégrafo, o telefone, o cinematógrafo. Na área dos transportes, o trem a vapor é substituído pelo elétrico, que assiste à entrada do automóvel e até do aeroplano.
COSTA, A. M.; SCHWARCZ, L. M. 1890-1914, no tempo das certezas. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).
No Brasil, os eventos descritos ganharam conotação política ao serem vinculados à
A modernização ressaltada no excerto remete à Belle Époque, período de enormes avanços científicos e tecnológicos aplicados à realidade brasileira no início do período republicano (conforme a data apresentada na referência do texto, 1890-1914). Os diversos inventos propagavam um ambiente cujas palavras de ordem eram modernidade, progresso e desenvolvimento. Tal cenário foi possível por conta dos lucros provenientes do café, contribuindo para as transformações urbano-industriais.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
O bispo Bartolomeu de Las Casas é o homem mais odiado da América, o anti-Cristo dos senhores, o açoite destas terras. Por sua culpa, o imperador promulgou novas leis que despojam de escravos índios os filhos dos conquistadores. O que será deles sem os braços que os sustentam nas minas e nas lavouras? As novas leis estão arrancando a comida de suas bocas. Las Casas é o homem mais amado da América. Voz dos mudos, teimoso defensor dos que recebem pior tratamento que o esterco das praças, denunciador de quem por cobiça converte Jesus Cristo no mais cruel dos deuses e o rei em lobo faminto de carne humana.
GALEANO, E. Os nascimentos. Porto Alegre: L&PM, 2011 (adaptado).
Os diferentes pontos de vista presentes no texto expressam que o bispo era, ao mesmo tempo,
Frei Bartolomeu de Las Casas foi um religioso que viveu na América Espanhola no início da colonização. Ao testemunhar cenas bárbaras de abusos e violências, passou a denunciá-las, influenciando a aprovação de leis que timidamente diminuíram a exploração do trabalho indígena pelos colonos. Dessa maneira, protagonizou a defesa dos direitos dos povos nativos da América conquistando, contudo, a antipatia de muitos espanhóis.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
A valsa vienense é a mais antiga das danças de salão tradicional. É dançada desde a Idade Média, quando os pares davam voltas pelo salão realizando giros em torno de si mesmos em postura fechada. Pelo fato de ser dançada aos pares em contato íntimo, a valsa encantava a sociedade medieval, como também sofria proibições por infringir os “bons costumes”. Originária das danças campestres e folclóricas, no século XVI, a aristocracia francesa abandonou a valsa por sua estreita relação com a cultura plebeia, retomando-a posteriormente.
FRANCO, N.; FERREIRA, N. Evolução da dança no contexto histórico: aproximações iniciais com o tema. Repertório, n. 26, 2016 (adaptado).
A expressão cultural descrita no texto foi rejeitada no início da Idade Moderna por congregar
A valsa vienense, de acordo com o excerto, foi inicialmente objeto de preconceito pelas elites, tanto por suas origens populares – que combinavam elementos folclóricos e não palacianos, quanto por ser compreendida como uma infração aos “bons costumes” – pela aproximação física dos pares durante o bailado. Dessa maneira, o estilo foi desprezado nos salões, devido às suas raízes não aristocráticas, ao menos até finais do século XVIII.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
O Black Lives Matter vai para além do nacionalismo estreito que pode prevalecer no seio das comunidades negras, que se limita a apelar aos negros a amar os negros, viver como os negros e comprar produtos dos negros, e mantém à frente do movimento homens negros heterossexuais. Black Lives Matter estima as vidas dos negros e negras homossexuais e transexuais, pessoas incapacitadas, negros sem documentos ou com antecedentes criminais, mulheres e as vidas de todos os negros de todo o espectro de gêneros.
LA BOTZ, D. O movimento Black Lives Matter organiza-se e procura definir-se politicamente. Disponível em: www.ufes.br. Acesso em: 4 out. 2021 (adaptado).
A reivindicação do movimento norte-americano apresentada no texto consiste na necessidade de
A atuação de movimentos sociais, como o Black Lives Matter, é caracterizada no fortalecimento da integração de minorias, como as citadas no texto, ao conjunto de aspirações do movimento.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Diferenças entre inundação gradual e brusca
TOMINAGA, L. K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. Desastres naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009 (adaptado).
A desproporção de velocidade e tempo de duração nos tipos de inundação destacados é condicionada pela
As diferenças nos tempos de ocorrência de inundações ocorrem por uma série de fatores, como a intensidade e volume das precipitações atmosféricas; o tipo de cobertura do solo, em que coberturas vegetais preservadas apresentam maior capacidade de retenção das águas; e a declividade do terreno, em que áreas de maior declividade apresentam mais velocidade no fluxo de escoamento das águas.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Os grupos dominantes são beneficiados em termos de credibilidade e podem, com isso, controlar falas de membros de outros grupos, descredibilizando seus testemunhos com base em concepções compartilhadas de preconceito de identidade (gênero e raça). Algumas formas de preconceito tornam as declarações das pessoas menos importantes devido ao seu pertencimento a determinado grupo social. Assim, um falante recebe menos credibilidade devido ao preconceito do ouvinte.
KUHNEN, T. Resenha de The Power and Ethics of Knowing, de Miranda Fricker. Revista Princípios, n. 33, 2013.
Com base na reflexão suscitada no texto, o preconceito de identidade é responsável por um tipo de injustiça
A injustiça denunciada se refere aos constituintes sociais de ordem no conhecimento, de forma a definir desigualdades entre os grupos sociais, criando miasmas comunicativos, bem como na perpetuação das diferenças das classes sociais.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
A alma funciona no meu corpo de maneira maravilhosa. Nele se aloja, certamente, mas sabe bem dele escapar: escapa para ver as coisas através da janela dos meus olhos, escapa para sonhar quando durmo, para sobreviver quando morro. Minha alma durará muito tempo e mais que muito tempo, quando meu corpo vier a apodrecer. Viva minha alma! É meu corpo luminoso, purificado, virtuoso, ágil, móvel, tépido, viçoso; é meu corpo liso, castrado, arredondado como uma bolha de sabão.
FOUCAULT, M. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: Edições N-1, 2013.
Esse texto reforça uma concepção metafísica clássica que remete a um(a)
A concepção entre corpo e alma, a finitude e infinito, o tangível e o intangível são marcas da metafísica clássica.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
No primeiro dia, foi colocada uma panela de barro no centro do barracão, a qual representava o espírito do morto presente na sala. Aqueles que dançavam depositavam moedas ao passarem junto dela e, ao seu redor, milho branco, mel, água, acaçás, cachaça. No segundo dia, os ogãs, antes de iniciar a cerimônia, caminharam pelo corredor formado pelas casas, batendo com longas varas de bambus nos seus beirais, até alcançarem o portão de entrada. No terceiro dia, quatro pessoas, as mais influentes do culto, carregaram um lençol, que aparentemente continha um corpo em seu interior. No entanto, esse corpo era formado por folhas verdes de plantas, que foram derramadas sobre uma pessoa.
MANZOCHI, H. M. Axexe, um rito de passagem. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, n. 5, 1995 (adaptado).
O ritual brasileiro apresentado no texto representa, para seus adeptos, a
O ritual funerário destaca uma vivência religiosa, característica da identidade coletiva de afrodescendentes no Brasil. No excerto, os diversos produtos, como milho branco, acaçás, cachaça e lençol, dentro de uma prática ritualística da tradição axexe, elaboram e mantêm a memória coletiva.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Espaços públicos não são produtos dados e acabados, uma instituição que, uma vez estabelecida, traria a paz da consensualidade e a perfeita igualdade. São os lugares em que os problemas aparecem e se transformam em debates, em diálogo e em possibilidade de ajuste e compromissos. Por isso, não anulam os conflitos, ao contrário, são canais de comunicação e de visibilidade de oposições.
GOMES, P. C. C. Espaço público, espaços públicos. Geographia, n. 44, set.-dez. 2018 (adaptado).
As características descritas no texto exibem a importância dos espaços públicos para a
Espaços públicos, como parques, praças e vias abertas ao público são caracterizadas pela maior interação cultural e social da população. Dessa forma, a intensificação dos fluxos de informações aumenta a prática do debate e das diferenças de opiniões, características marcantes da democracia.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
Aristóteles entendia que a felicidade era diretamente ligada ao respeito pela própria natureza e, de certa maneira, a uma vida que tivesse na natureza de si mesma uma referência inabalável. Isso lhe permitiu formular o conceito de excelência. O que seria excelência? Seria, justamente, ao longo da vida, tirar de si mesmo, em forma de performance, de conduta, de comportamento, de disposição, o que a natureza permitiria de melhor.
COEN, M.; BARROS FILHO, C. A monja e o professor: reflexões sobre ética, preceitos e valores. Rio de Janeiro: Best Seller, 2018.
TEXTO II
A noção de eudaimonia é central para a ética aristotélica. A eudaimonia é uma atividade e não um estado psicológico, pois é definida na Ética a Nicômaco como uma atividade da alma com base na virtude moral. A virtude moral é definida em termos de uma disposição diretamente ligada à deliberação, o que o leva a estudar a virtude intelectual que opera em seu interior, isto é, a prudência. A estrutura conceitual da ética aristotélica responde a uma tentativa de elucidar conceitualmente em que consiste isto, agir bem, ou, na linguagem aristotélica, o que significa ser feliz.
ZINGANO, M. Eudaimonia, razão e contemplação na ética aristotélica. Analytica, n. 1, 2017 (adaptado).
Os textos indicam que a prática de ações virtuosas, sempre efetivada na pólis, ocorre por meio do(a)
Na Antiguidade Clássica, os gregos concebiam e praticavam a educação para a virtude, o aperfeiçoamento das condutas humanas era essencial para a formação do homem virtuoso.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
As instituições que a Idade Média nos legou são de um valor maior e mais imperecível do que suas catedrais. E a universidade é nitidamente uma instituição medieval — tanto quanto a monarquia constitucional, ou os parlamentos, ou o julgamento por meio do júri. As universidades e os produtos imediatos das suas atividades constituem a grande realização da Idade Média na esfera intelectual.
RASHDALL, H. apud OLIVEIRA, T. Origem e memória das universidades medievais. Varia História, n. 37, jan.-jun. 2007.
De acordo com o texto, o legado das universidades medievais torna-se um relevante patrimônio histórico-cultural por
As universidades na Baixa Idade Média se constituíram como locais privilegiados de produção de conhecimento científico-racionalista, ainda que inicialmente subordinado à Igreja Católica. Obs.: Nesse contexto destaca-se o desenvolvimento da escolástica, unindo a teologia católica com a filosofia aristotélica.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Há experiências de lutas sociais de reapropriação cultural da natureza que são movimentos emblemáticos, como a dos seringueiros no Brasil, que da luta sindical para a comercialização da borracha chegaram a inventar o conceito de reserva extrativista e estão avançando para um novo modo de produção, uma nova racionalidade produtiva, mostrando que é possível viver bem, e não apenas sobreviver, em harmonia com a natureza que habitam. O novo planeta que podemos imaginar é feito desses territórios produtivos que não são apenas economias de autossubsistência mas economias que potencializam a produtividade ecológica de seus territórios.
LEFF, E. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010 (adaptado).
O texto expõe a possibilidade de uma nova racionalidade produtiva por meio de uma gestão territorial que se baseia na
O texto evidencia a possibilidade de comunidades regionais de evoluir dentro do contexto local para decidir novas formas de atuação a fim de obter produtividade e consequente acesso ao lucro, com evidente harmonia com o meio ambiente.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Eu sentia falta do futuro. É claro que eu sabia, muito mesmo antes da recorrência dele, que nunca envelheceria. Era muito provável que eu nunca mais fosse ver o oceano de uma altura de trinta mil pés de novo, uma distância tão grande que não dá nem para distinguir as ondas, nem nenhum barco, de um jeito que faz o oceano parecer um enorme e infinito monólito. Eu poderia imaginá-lo. Eu poderia me lembrar dele. Mas não poderia vê-lo de novo, e me ocorreu que a ambição voraz dos seres humanos nunca é saciada quando os sonhos são realizados, porque há sempre a sensação de que tudo poderia ter sido feito melhor e ser feito outra vez.
GREEN, J. A culpa é das estrelas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.
O texto apresenta uma reflexão da personagem acerca de um problema característico da filosofia contemporânea, que trata da(s)
O texto traz a reflexão sobre a finidade humana, de forma a dar posição em relação aos questionamentos existências como limitados, ou seja, nunca absolutos.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
O empirismo moderno foi, em grande parte, condicionado por dois dogmas. Um deles é a crença em certa divisão fundamental entre verdades analíticas, ou fundadas em significados independentemente de questões de fato, e verdades sintéticas, ou fundadas em fatos. O outro dogma é o reducionismo: a crença de que todo enunciado significativo é equivalente a algum construto lógico sobre termos que se referem à experiência imediata.
QUINE, W. V. O. Dois dogmas do empirismo. In: RYLE, G. et al. Ensaios. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
TEXTO II
Teses: 1. Somente os enunciados que possuem conteúdo factual são teoricamente significativos; enunciados que não podem, em princípio, estar fundamentados pela experiência são carentes de significado. 2. As ciências empíricas usam somente o conteúdo empírico da realidade. 3. A filosofia usa um conceito não empírico da realidade.
CARNAP, R. Pseudoproblemas na filosofia. In: SCHLICK, M.; CARNAP, R.; POPPER, K. Coletânea de textos. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
Ao comparar os textos, conclui-se que eles apresentam posicionamentos filosóficos divergentes com relação ao
Enquanto o primeiro texto critica o empirismo por se fundamentar em dois “dogmas” epistemológicos, o segundo texto o defende como via segura para a ciência, desclassificando a filosofia por ser um saber que não se funda sobre dados empíricos ou reais.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Uma das principais atividades provocadas pela arte, a reflexão, é abandonada pela indústria cultural. A indústria cultural seria como uma isca que ilude os indivíduos, com o sonho de que eles são livres, originais, únicos e especiais quando, na verdade, os trata como servos e partes de uma massa homogênea.
FONTES, B.; MAGALHÃES, R. O que é indústria cultural? In: BODART, C. N. (Org.). Conceitos e categorias do ensino de sociologia. Maceió: Café com Sociologia, 2021 (adaptado).
Ao analisar as consequências da dinâmica apresentada no texto, as autoras destacam a importância do conceito como:
O texto faz refletir o conceito de indústria cultural como forma de distanciamento da realidade, de forma que tal conceito atua, de fato, como um mecanismo de controle social, iludindo os indivíduos.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
Neta de Tomásia, uma escravizada alforriada, Chiquinha Gonzaga foi uma das primeiras mulheres a se destacar na música popular brasileira. Entre suas obras mais famosas estão a marcha Ó abre alas, sucesso nos blocos de Carnaval até hoje, e o tango Gaúcho, além de inúmeras peças musicais para teatro e óperas. Chiquinha também teve uma atuação em defesa dos direitos das mulheres e pelo fim da escravatura.
Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 7 out. 2023 (adaptado).
TEXTO II
Depois da estreia de sua peça Gonzaga, em 1867, que tem como um de seus núcleos dramáticos dois escravizados, pai e filha, separados há muitos anos, Castro Alves escreve talvez o maior conjunto de poemas antiescravistas do Romantismo brasileiro, publicados em 1883 no livro Os escravos, doze anos após a sua morte. Os textos Vozes d’África e Navio negreiro, por exemplo, publicados em folhetos, já em 1878, tiveram enorme repercussão desde a sua circulação, a ponto de Afrânio Coutinho (um importante crítico brasileiro) afirmar ter sido Castro Alves, no que diz respeito à poesia antiescravista, um dos primeiros que o Brasil ouviu.
Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 8 out. 2023 (adaptado).
Os textos indicam a participação de artistas e intelectuais brasileiros em defesa do(a)
No texto I, a biografia da musicista Chiquinha Gonzaga destaca sua luta na defesa dos direitos das mulheres e pela abolição da escravatura. No texto II, a produção teatral e literária, especialmente elaborada por Castro Alves, causaram impacto significativo na luta antiescravista aumentando a participação pública e a mobilização de mais adeptos na campanha abolicionista.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Como conclusão provisória, parece então que a globalização tem, sim, o efeito de contestar e deslocar as identidades centradas e “fechadas” de uma cultura nacional. Ela tem um efeito pluralizante sobre as identidades, produzindo uma variedade de possibilidades e novas posições de identificação, e tornando as identidades mais posicionais, mais políticas, mais plurais e diversas; menos fixas, unificadas ou trans-históricas.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
De acordo com o texto, o processo apresentado contribuiu para
Ao tomar o conceito de identidade a partir da pluralidade e não em aspectos homogeneizantes, as pautas minoritárias se fortalecem, a ponto de que a construção da humanidade passa a alicerçar-se nas divergências sociais.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Em 1960, a primeira pílula anticoncepcional foi comercializada nos EUA, e, em poucos anos, o método contraceptivo se difundiu pelo mundo, inclusive no Brasil. Em nosso país, a chegada das pílulas anticoncepcionais foi simultânea às discussões neomalthusianas sobre a crise demográfica, à aceleração dos processos de modernização e ao boom da indústria farmacêutica multinacional.
DIAS, T. M. et al. A pílula da oportunidade: discursos sobre as pílulas anticoncepcionais em A Gazeta da Farmácia, 1960-1981. História, Ciências, Saúde — Manguinhos, n. 3, jul.-set. 2018 (adaptado).
Qual foi o efeito social resultante do avanço tecnológico mencionado no texto?
A questão trata do avanço da tecnologia farmacêutica na sociedade mundial, da maior acessibilidade a fármacos e medicamentos proporcionado pelo ganho de escala na produção e dos consequentes reflexos nas dinâmicas socioeconômicas. À medida que as sociedades vão-se urbanizando com o avanço da industrialização, também há a melhoria da escolarização e o aumento da participação feminina no mercado de trabalho. As novas tecnologias passam a propiciar a difusão do planejamento familiar como estratégia de inserção nas novas dinâmicas socioeconômicas que se apresentam.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
A internet fortalece o engajamento e a visibilidade de populações tradicionais e indígenas por meio de redes sociais, rádios e veículos de mídia digital. Ela também promove a criação e o fortalecimento de mercados e a inovação nos sistemas de financiamento, integrando pequenos agricultores e produtores da comunidade florestal a cadeias de abastecimento maiores.
GROTTERA, C.; CASTRO, L. M.; BRITO, M. C. Como a tecnologia pode ser uma aliada na conservação ambiental. Nexo Jornal, 14 ago. 2021.
A adoção da tecnologia mencionada amplia a rentabilidade das comunidades citadas, ao possibilitar o(a):
As comunidades citadas, populações originárias e tradicionais, quando se engajam e alcançam maior visibilidade, via internet, integram pequenos produtores, inclusive florestais, a cadeias maiores de abastecimento, valorizando as suas economias locais.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
Uma única árvore joga entre 300 e 1 000 litros de água por dia para a atmosfera. Considerando a demanda mínima que uma pessoa consome de água, ou seja, 120 litros por dia, uma única árvore pode ser capaz de produzir água para até oito pessoas.
MAGNO, C. Estudiosos explicam o motivo de chover tanto em Belém. Disponível em: www.diarioonline.com.br. Acesso em: 6 nov. 2021.
TEXTO II
A Amazônia perdeu diariamente uma área de floresta maior do que 4 mil campos de futebol apenas em setembro de 2021. Em todo o mês, foram devastados 1 224 km², o que corresponde ao tamanho da cidade do Rio de Janeiro e é a pior marca para setembro em 10 anos. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que monitora a floresta por meio de imagens de satélites.
FREITAS, A. Desmatamento na Amazônia em setembro foi o maior para o período em 10 anos. Disponível em: www.cnnbrasil.com.br. Acesso em: 6 nov. 2021.
Para a região amazônica, a relação entre as informações dos textos indica uma redução do(a)
O desmatamento na região amazônica reduz a evapotranspiração e consequentemente as chuvas convectivas, características da região.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Atribuo a causa desse florescimento estéril a um sistema de educação falso, extraído de livros sobre o assunto escrito por homens que, ao considerar as mulheres mais como fêmeas do que como criaturas humanas, estão mais ansiosos em torná-las damas sedutoras do que esposas afetuosas e mães racionais. O entendimento do sexo feminino tem sido tão distorcido por essa homenagem ilusória de que as mulheres civilizadas de nosso século, com raras exceções, anseiam apenas inspirar amor, quando deveriam nutrir uma ambição mais nobre e exigir respeito por suas capacidades e virtudes.
WOLLSTONECRAFT, M. Reivindicação dos direitos da mulher. São Paulo: Boitempo, 2016.
Nesse texto, escrito no século XVIII, a autora reivindica para as mulheres a
A autora questiona a construção da ideia do que é ser mulher elaborada por homens e difundida por meio da educação e dos livros. Dessa forma, reivindica para elas respeito por suas capacidades e virtudes, valorizando o seu papel social.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Cada objeto é, em si mesmo, um sistema funcionando sistemicamente. Um grande supermercado ou shopping center seria incapaz de existir se não fossem servidos por vias rápidas, estacionamentos adequados e acessíveis, sistemas de transportes públicos com horários regulares e conhecidos e se, no seu próprio interior, as atividades não estivessem subordinadas a uma coordenação. Esse é o caso dos armazéns, dos silos etc. Os portos, a rede rodoviária de um país e, sobretudo, a rede ferroviária são exemplos de objetos complexos e sistêmicos.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica, tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996 (adaptado).
De acordo com o texto, o território torna-se cada vez mais dotado de objetos com a finalidade de intensificar a
A ampliação da disposição de equipamentos e a dotação da infraestrutura são essenciais para tornar o território apto a permitir, com eficiência, maior dinâmica dos fluxos.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
A 26ª Conferência do Clima das Nações Unidas foi realizada com a perspectiva de que os países tornassem ainda mais ambiciosos os compromissos assumidos no enfrentamento das mudanças climáticas, de modo a evitar que a temperatura global se eleve acima de 1,5 °C, marca que já vinha sendo discutida desde o Acordo de Paris, de 2015.
A pressão do setor empresarial, que se posicionou de maneira contundente nesta COP-26, gerou impacto positivo. O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) capitaneou, por meio do movimento Empresários pelo Clima, a adesão de 119 CEOs de importantes empresas e 14 instituições do setor privado, de setores tão diversos como agronegócio, alimentício, aviação, elétrico, farmacêutico, finanças, infraestrutura, logística, papel e celulose, petroquímico, saúde, tecnologia, telefonia e varejo. O Brasil deixa a conferência com o compromisso de fazer valer sua meta e reduzir 50% dos gases de efeito estufa até 2030 em relação aos níveis de 2005 — anteriormente, a meta de redução era de 43%.
GROSSI, M. A mais plural das COPs e a lição de casa para o Brasil. Disponível em: www.nexojornal.com.br. Acesso em: 24 nov. 2021 (adaptado).
Conforme o texto, o compromisso assumido pelo Brasil foi resultado dos tensionamentos promovidos por
O posicionamento do Brasil em relação a importantes temas globais, sobretudo no que tange ao meio ambiente, deve-se à influência da sociedade civil organizada e à ação de organizações supraestatais.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
A pessoa com deficiência de qualquer modalidade — seja visual, auditiva, física ou mental — encontra-se em uma posição de grande vulnerabilidade em relação às pessoas sem deficiência, sendo frequentemente marcante a assimetria das relações de poder na interação entre ambas. Tal assimetria de relação hierárquica é multiplicada conforme a severidade de cada caso, sendo ampliada se a pessoa com necessidades especiais pertencer a um outro grupo de risco, por exemplo, se for mulher ou criança.
PASIAN, M. S. A negligência parental e a relação com a deficiência: o que mostra a pesquisa nacional. Revista Educação Especial, n. 53, set.-dez. 2015 (adaptado).
A realidade abordada no texto indica a necessidade de se promover uma ética interpessoal centrada no
Uma promoção ética em relação às pessoas com deficiência deve contribuir não só para uma sociedade mais justa e inclusiva, mas também para fortalecer laços sociais mais humanos e solidários. Nesse sentido, deve-se promover o acolhimento desses indivíduos, assegurando seu desenvolvimento pessoal, bem como sua autonomia.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
As capas dos folhetos de cordel, já então ilustradas por postais fotográficos, desenhos ou fotogramas de filmes, demoravam mais de uma semana para serem transformadas em clichês em Recife ou Fortaleza, o que levou a que santeiros e artesãos locais fossem requisitados para cortar na umburana — madeira preferida para o taco xilográfico pela facilidade do talhe e abundância — princesas, dragões, cangaceiros.
CARVALHO, G. Xilogravura: os percursos da criação popular. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 39, 1986 (adaptado).
No início do século XX, a incorporação da técnica de produção descrita no texto promoveu uma renovação da
As transformações mencionadas pelo texto se atêm a critérios estéticos na composição da obra como um todo, base da composição editorial.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
O Círio de Nazaré é uma festa que ocorre, anualmente, na cidade de Belém do Pará, no segundo domingo do mês de outubro. Sua estrutura ritualística tem origem no catolicismo devocional que surge em Portugal por volta do século XV. Até 1789, a festa em louvor a Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, era marcada pelas ladainhas e novenas. Em 1790, a Igreja Católica autorizou a realização de festa em homenagem à Virgem. A primeira procissão ocorreu em 1793. Existindo há mais de duzentos anos, a Festa congrega um extenso mosaico de elementos integrados em diferentes planos e graus de intensidade.
ALMEIDA, I. M. A. Revisitando o Círio de Nazaré a partir da lente sociológica de Eidorfe Moreira. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, n. 3, set.-dez. 2015 (adaptado).
O reconhecimento da festa descrita no texto, como patrimônio histórico, encontra sustentação no(a)
O Círio de Nazaré, procissão que tem sua origem em Portugal por volta do século XV, chegou ao Brasil no período colonial. Na região de Belém do Pará passou por diversas reelaborações até alcançar sua atual identidade. O reconhecimento de uma manifestação religiosa como patrimônio imaterial decorre de políticas públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro. Na década de 1930, foi criado o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), transformado, posteriormente, em Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que, na década de 2000, passou a considerar também o registro de patrimônios dessa natureza como bens culturais.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Os salões permitiam aos escritores da época do Iluminismo adentrar no universo dos poderosos. Figuras como as de Voltaire e Duclos exortavam seus “irmãos” a aproveitarem da mobilidade que era oferecida pela ordem social do Antigo Regime, juntando-se à elite. Nos últimos decênios do Ancien Régime, ele foi se tornando cada vez mais o reduto dos filósofos do Alto Iluminismo, que deixavam os cafés para os tipos inferiores de literário. Com efeito, os cafés se constituíram na antítese lógica dos salões. Eles eram abertos a todos, a um passo da rua. Como é possível constatar, salões e cafés constituem interessantes instituições do espaço público literário através das quais é possível vislumbrar as bases sociais nas quais se assentavam o Alto e o Baixo Iluminismo.
HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984 (adaptado).
No período iluminista, os espaços sociais mencionados contribuíram para
O texto indica que a circulação de ideias – filosóficas, políticas, sociais e estéticas – produzidas no contexto da Ilustração (iluminismo), não se restringia aos salões aristocráticos, chegando aos cafés, espaços abertos nos quais havia participação popular. A discussão dessa produção intelectual atingia, assim, diferentes segmentos sociais, desde a burguesia, passando pela aristocracia, pelos déspotas esclarecidos até chegar às camadas subalternas da sociedade europeia.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Resumamos os principais caracteres de um rizoma: diferentemente das árvores ou de suas raízes, o rizoma conecta um ponto qualquer com outro ponto qualquer e cada um de seus traços não remete necessariamente a traços de mesma natureza. Contra os sistemas centrados (e mesmo policentrados), de comunicação hierárquica e ligações preestabelecidas, o rizoma é um sistema a-centrado não hierárquico e não significante, sem general, sem memória organizadora ou autômato central, unicamente definido por uma circulação de estados.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 1995 (adaptado).
Qual elemento da cultura contemporânea se relaciona às características do conceito de rizoma, conforme descrito no texto?
O conceito de rizoma, desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari, diz respeito a uma forma de pensar que valoriza a pluralidade de interações, ou seja, a multiplicidade e a abertura, sem hierarquia e sem centralidade.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
VIEIRA, A. P. L. O Departamento de Imprensa e Propaganda e a política editorial do Estado Novo (1937-1945). Rio de Janeiro: Unirio, 2019.
O que as capas da revista Travel in Brazil, publicadas entre 1941 e 1944 pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), evidenciam?
Os cartazes apresentados foram produzidos durante o Estado Novo (1937-1945) pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão responsável pela propaganda ideológica do regime varguista, bem como pela censura a qualquer manifestação cultural contrária aos ditames do governo. As três imagens fazem parte de um esforço para construir uma identidade nacional, fundindo os estereótipos de diferentes regiões em uma caracterização promotora de um maior conhecimento sobre o País – também no exterior, no contexto da aproximação do Brasil com os Estados Unidos (1941-1944).
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
A regra de ouro, popularmente conhecida pelo provérbio “Trate os outros como gostaria de ser tratado”, é um dos princípios morais mais onipresentes. A noção subjacente, que apela para o senso ético mais básico, se expressa de uma forma ou de outra em praticamente todas as tradições religiosas, e poucos filósofos morais deixaram de invocar a regra ou pelo menos de tecer comentários a respeito da relação com seus próprios princípios.
DUPRÉ, B. 50 grandes ideias da humanidade. São Paulo: Planeta do Brasil, 2016.
O princípio ético apresentado no texto, como elemento estruturante da vida em sociedade, se traduz pela seguinte formulação teórica:
A regra de ouro trazida no texto, “não fazer ao outro o que não se quer a você”, condiz com uma máxima universal, ou um imperativo categórico.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
O que alicerça, portanto, o acolhimento de refugiados pelos Estados gira em torno da fronteira erguida entre inclusão e exclusão, admissão e rejeição, desejáveis e indesejáveis; ao mesmo tempo, enseja vulnerabilidade, indefinição e incerteza a esses migrantes internacionais forçados.
MOREIRA, J. B. Refugiados no Brasil. REMHU, n. 43, jul.-dez. 2014.
A eliminação, para os refugiados, do tipo de fronteira descrita no texto necessita de políticas públicas de
A eliminação das barreiras enfrentadas pelos refugiados exige políticas públicas de integração socioeconômica. Tais políticas visam oferecer lhes oportunidades de trabalho, acesso a serviços essenciais e promover sua participação na vida social e econômica do País de acolhimento, diminuindo, assim, a vulnerabilidade e a incerteza que eles enfrentam.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
“As novelas brasileiras foram as primeiras a aparecer na TV russa ainda na época de Gorbachov, nos anos 1980. Elas causaram sensação. Houve casos anedóticos, como quando o Parlamento da Federação Russa terminou a sessão mais cedo para ver o último capítulo de Escrava Isaura”, conta o russo Anatoli Sostanov, consultor na área de TV internacional e ex-diretor da emissora estatal russa Canal.
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 out. 2021.
TEXTO II
As novelas de maior impacto em Angola foram as produções brasileiras. Fizeram tanto sucesso que um mercado popular, na época era o maior a céu aberto na África, chegou a receber o nome de Roque Santeiro, novela brasileira exibida naquele país na década de 1980. A influência das produções brasileiras fez com que os angolanos conhecessem o Brasil por meio das novelas. Além de entreter, os folhetins brasileiros até hoje ditam a moda em Angola. Figurinos e acessórios de personagens se transformam em uma verdadeira febre e influenciam o comportamento.
Disponível em: https://tvbrasil.ebc.com.br. Acesso em: 16 out. 2021 (adaptado).
Embora situados em continentes diferentes com práticas sociais distintas, Rússia e Angola se aproximam, conforme os textos I e II, no aspecto
O texto mostra que as telenovelas brasileiras passaram a integrar a cultura de ambos os países ao ponto de interferir no cotidiano e no comportamento das respectivas populações.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
No Brasil, os remanescentes de antigos quilombos, “mocambos”, “comunidades negras rurais”, “quilombos contemporâneos”, “comunidades quilombolas” ou “terras de preto” referem-se a um mesmo patrimônio territorial e cultural inestimável, que só recentemente passaram a ter atenção do Estado e ser do interesse de algumas autoridades e organismos oficiais.
ANJOS, R. S. A. Cartografia e quilombos: territórios étnicos africanos no Brasil. Africana Studia, n. 9, 2007.
Na esfera de ação do Estado, com a Constituição de 1988, os espaços mencionados tornaram-se objeto de
Com a Constituição de 1988, o Brasil passou a considerar o direito das comunidades quilombolas à posse de suas terras, assegurando-lhes proteção cultural e territorial. Essa medida faz parte das políticas de inserção social, pois visa integrar essas comunidades ao desenvolvimento social e econômico do País, respeitando sua identidade cultural e histórica.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Bertrand Russell conta a história de um peru que descobrira, em sua primeira manhã na fazenda de perus, que fora alimentado às 9 da manhã. Contudo, ele não tirou conclusões apressadas. Esperou até recolher um grande número de observações do fato de que era alimentado às 9 da manhã e fez essas observações sob uma ampla variedade de circunstâncias, às quartas e quintas-feiras, em dias quentes e dias frios, em dias chuvosos e dias secos. A cada dia acrescentava uma outra proposição de observação à sua lista. Finalmente, sua consciência f icou satisfeita e ele concluiu. “Eu sou alimentado sempre às 9 da manhã”.
CHALMERS, A. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993 (adaptado).
Qual tipo de raciocínio corresponde ao padrão de pensamento exibido pelo personagem do texto?
O texto revela a lógica aristotélica clássica, em que a construção de um caminho de verdade é construído por máximas (particulares), para se atingir uma verdade universal.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
A finalidade mais marcante em toda a história dos mapas, desde o seu início, teria sido a de estarem sempre voltados à prática, principalmente a serviço da dominação, do poder. Sempre registraram o que mais interessava a uma minoria, fato este que acabou estimulando o incessante aperfeiçoamento deles.
MARTINELLI, M. Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).
No texto, a cartografia é apresentada como um instrumento usado essencialmente para a
Historicamente, os mapas foram utilizados como instrumentos de dominação e poder, refletindo interesses de uma minoria dominante e promovendo a sustentação de hegemonias territoriais. Eles registraram o que era relevante para aqueles que detinham poder e controle, em vez de representar os territórios de forma imparcial. Assim, os mapas estimularam e sustentaram a hegemonia dos grupos dominantes.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
O bufarinheiro, conhecido nas cidades por teque-teque, chama-se, nos recônditos da Amazônia, “regatão”. Em lugar de transportar nas costas o mundo de miudezas, transporta-o no bojo de uma gaiola que desloca duas, três, quatro toneladas, divididas em seções de secos e molhados e é movido por remo de faia. Cortando comunidades e matas da Amazônia por rios, dentro dessas gaiolas, riscadas de prateleiras, encontram-se os artigos mais díspares, que vão da agulha à espingarda, do lenço ao cobertor, da chita à escova de dentes.
MORAES, R. Na Planície Amazônica. São Paulo: Editora Nacional, 1936 (adaptado).
TEXTO II
No século XIX, o comércio dos regatões era feito, então, com base em relações tecidas com quilombolas, pequenos produtores, comerciantes locais e indígenas, constituindo relação comercial alternativa ao abastecimento da população.
HENRIQUE, M. C.; MORAIS, L. T. Estradas líquidas, comércio sólido: índios e regatões na Amazônia (século XIX). Rev. Hist., n. 171, jul.-dez. 2014 (adaptado).
Como parte do patrimônio cultural da Amazônia, o regatão foi fundamental, no século XIX, para a
Os regatões, como apresentados no texto, além de funcionarem como elemento por intermédio do qual ocorriam as trocas comerciais, também cumpriam função de integração social criando redes de sociabilização, levando informações e conectando diferentes comunidades.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Era uma vez um país, uma cidade, uma praça, algumas mães... Las Madres de Plaza de Mayo! Silenciosas, com lenços brancos na cabeça, rondavam a Praça de Maio. Incansáveis, caminharam por dias, meses, anos. Foram chamadas de loucas. Em silêncio, criaram um fato político, escancararam as entranhas da repressão, desafiaram o aparato militar e suas dores ecoaram pelo mundo. Como observou Oliveira, “à luz do dia, sob as janelas do ditador, sob chuva, sob sol, no silêncio entrecortado de gritos, faziam ouvir como que a alucinação de uma litania, que ecoou no país, na América Latina e além-mar”. Era impossível ignorá-las, estavam lá, sempre em silêncio, mas estavam lá.
GONÇALVES, R. De antigas e novas loucas: Madres e Mães de Maio contra a violência de Estado. Lutas Sociais, n. 29, jul.-dez. 2012.
Qual problema de âmbito nacional argentino o movimento social mencionado expôs ao mundo?
O movimento intitulado “Las Madres de Plaza de Mayo” (“As mães da Praça de Maio”) foi organizado por mulheres argentinas que protestaram por seus filhos desaparecidos e assassinados durante a ditadura militar no país (1976-1983), sendo assim, denunciavam violações dos direitos humanos.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Texto I: Disponível em: https://earth.google.com. Acesso em: 13 out. 2023.
Texto II: Disponível em: https://earth.google.com. Acesso em: 13 out. 2023.
A comparação entre as imagens de satélite indica a ocorrência de um processo de
A diferença entre a temporalidade das fotos (entre 2000 e 2020) mostra a evolução espacial do território de Dubai, por conta da construção de espaços a serem ocupados por habitações, lazer, atividades econômicas e portos, que acabam por “artificializar” o espaço da cidade, ampliando artificialmente seu território. Tal situação tem sido também observada em outros países do mundo.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
A democracia responde a esta pergunta: quem deve exercer o poder público? A resposta é: o exercício do poder público corresponde à coletividade dos cidadãos. Contudo, nessa pergunta não se fala sobre qual extensão deva ter o poder público. Trata-se somente de determinar o sujeito a quem o mando compete. A democracia propõe que mandemos todos; quer dizer, que todos intervenham nos fatos sociais.
ORTEGA Y GASSET, J. apud MAIA, E. C. Mario Vargas Llosa e o indivíduo para além da tribo. Disponível em: www.estadodaarte.estadao.com.br. Acesso em: 10 out. 2021 (adaptado).
O que sustenta o exercício do poder, conforme a configuração apresentada no texto escrito na década de 1920?
O questionamento inicial sobre o exercício do poder na democracia é respondido pela valorização das decisões elaboradas coletivamente pelos cidadãos. Dessa maneira, a isonomia entre os membros da sociedade confere legitimidade às escolhas políticas e assegura a soberania popular.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
A mudança do clima nas cidades brasileiras é um desafio de adaptação e equidade. Inundações, alagamentos e ondas de calor são cada vez mais frequentes e intensas. Cidades precisam se adaptar com urgência, a começar pelas áreas e populações mais vulneráveis. Implementar soluções baseadas na natureza de forma sistêmica pode contribuir para a redução de desastres relacionados às mudanças do clima e ainda gerar múltiplos benefícios para a economia, o ambiente e as pessoas.
EVERS, H. et al. Soluções baseadas na natureza para adaptação em cidades. Disponível em: www.wribrasil.org.br. Acesso em: 19 out. 2023 (adaptado).
Qual medida atenua os problemas abordados no texto?
A mudança climática nas cidades brasileiras tem causado inúmeros problemas urbanos, como alagamentos, inundações, deslizamentos, entre outros. As cidades precisam adaptar-se com políticas mitigadoras, como a implantação de parques públicos com áreas verdes capazes de absorver a água, diminuindo o escoamento superficial e, consequentemente, mitigando inundações e alagamentos.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) é, junto com a Assembleia-Geral, um dos principais órgãos de tomada de decisão dentro da entidade. O Conselho lida com questões de segurança e paz internacionais, além de recomendar a admissão de novos membros à Assembleia-Geral e aprovar mudanças na Carta das Nações Unidas. Cinco dos quinze membros são permanentes e podem vetar resoluções, o que ocorreu 261 vezes até 2020.
GOMES, L.; PRETTO, N. O funcionamento do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Disponível em: www.nexojornal.com.br. Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).
A composição e o funcionamento do organismo internacional apresentados revelam a seguinte característica das relações internacionais entre os países-membros:
O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países, sendo que cinco países (EUA, Rússia, China, Reino Unido e França) são membros permanentes com poder de veto. Os outros dez países são membros rotativos com mandatos de dois anos e não podem ser reeleitos, expressando um desequilíbrio decisório dentro do Conselho.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2024 - 1ª Aplicação).
Uma fábrica na qual os operários fossem, efetiva e integralmente, simples peças de máquinas executando cegamente as ordens da direção pararia em quinze minutos. O capitalismo só pode funcionar com a contribuição constante da atividade propriamente humana de seus subjugados que, ao mesmo tempo, tenta reduzir e desumanizar o mais possível.
CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
O texto apresenta uma contradição interna do capitalismo caracterizada pela
A contradição interna do capitalismo é que o sistema só pode funcionar com a “contribuição constante da atividade propriamente humana”. No entanto, a alienação do trabalhador, situação em que o passa a desconhecer todas as fases do processo produtivo, torna-o cada vez mais alheio ao resultado da produção e, assim, desumanizando-o.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário