Fonte:
http://www.portalideb.com.br/
MATRIZ DE REFERÊNCIA - ENEM - Ciências da Humanas e suas tecnologias |
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Habilidade | Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades |
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H1 | Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. |
D2 | Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. |
H3 | Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. |
H4 | Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura. |
H5 | Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades. |
Habilidade | Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. |
H6 | Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos. |
H7 | Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações. |
H8 | Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. |
H9 | Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial. |
Habilidade | Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais. |
H10 | Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. |
H11 | Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades. |
H12 | Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios. |
H13 | Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. |
H14 | Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas. |
H15 | Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história. |
Habilidade | Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. |
H16 | Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social. |
H17 | Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. |
H18 | Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais. |
H19 | Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano. |
H20 | Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho. |
Habilidade | Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. |
H21 | Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social. |
H22 | Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. |
H23 | Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades. |
Habilidade | Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas. |
H24 | Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades. |
H25 | Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social. |
Habilidade | Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. |
H26 | Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem. |
H27 | Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos. |
Habilidade | Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas. |
H28 | Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos. |
H29 | Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. |
H30 | Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas. |
Fonte: https://portal.inep.gov.br
MATRIZ DE REFERÊNCIA - ENEM - Ciências da Natureza e suas tecnologias |
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Habilidade | Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. |
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H1 | Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos. |
D2 | Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. |
H3 | Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. |
H4 | Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade. |
Habilidade | Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos. |
H5 | Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano. |
H6 | Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum. |
H7 | Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida. |
Habilidade | Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. |
H8 | Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos. |
H9 | Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos. |
H10 | Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais. |
H11 | Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos. |
H12 | Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios. |
Habilidade | Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais. |
H13 | Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos. |
H14 | Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros. |
H15 | Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos. |
H16 | Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos. |
Habilidade | Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. |
H17 | Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. |
H18 | Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam. |
H19 | Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental. |
Habilidade | Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. |
H20 | Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes. |
H21 | Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo. |
H22 | Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais. |
H23 | Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas. |
Habilidade | Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas. |
H24 | Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas. |
H25 | Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção. |
H26 | Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos. |
H27 | Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios. |
Habilidade | Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas. |
H28 | Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros. |
H29 | Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou produtos industriais. |
H30 | Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente. |
Fonte: https://portal.inep.gov.br
MATRIZ DE REFERÊNCIA - ENEM - Matemática e suas tecnologias |
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Habilidade | Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. |
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H1 | Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais. |
D2 | Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem. |
H3 | Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. |
H4 | Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas. |
H5 | Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos. |
Habilidade | Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. |
H6 | Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. |
H7 | Identificar características de figuras planas ou espaciais. |
H8 | Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma. |
H9 | Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. |
Habilidade | Competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. |
H10 | Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. |
H11 | Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano. |
H12 | Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. |
H13 | Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente. |
H14 | Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas. |
Habilidade | Competência de área 4 - Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. |
H15 | Identificar a relação de dependência entre grandezas. |
H16 | Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais. |
H17 | Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação. |
H18 | Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas. |
Habilidade | Competência de área 5 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas. |
H19 | Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas. |
H20 | Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas. |
H21 | Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos. |
H22 | Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação. |
H23 | Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos. |
Habilidade | Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. |
H24 | Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. |
H25 | Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. |
H26 | Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos. |
Habilidade | Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística. |
H27 | Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de freqüências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos. |
H28 | Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade. |
H29 | Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação. |
H30 | Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade. |
Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência | |
• Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem. | |
• Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo. | |
• Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade. | |
• Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas. | |
• Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações. |
Fonte: https://portal.inep.gov.br
MATRIZ DE REFERÊNCIA - ENEM - Línguagens e Códigos |
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Habilidade | Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. |
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H1 | Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. |
D2 | Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais. |
H3 | Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas. |
H4 | Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação. |
Habilidade | Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. |
H5 | Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema. |
H6 | Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. |
H7 | Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social. |
H8 | Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística. |
Habilidade | Competência de área 3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade. |
H9 | Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social. |
H10 | Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas. |
H11 | Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos. |
Habilidade | Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. |
H12 | Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. |
H13 | Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos. |
H14 | Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos. |
Habilidade | Competência de área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. |
H15 | Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. |
H16 | Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. |
H17 | Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional. |
Habilidade | Competência de área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. |
H18 | Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. |
H19 | Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. |
H20 | Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional. |
Habilidade | Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. |
H21 | Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. |
H22 | Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. |
H23 | Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. |
H24 | Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras. |
Habilidade | Competência de área 8 - Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. |
H25 | Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. |
H26 | Relacionar as variedades lingüísticas a situações específicas de uso social. |
H27 | Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação. |
Habilidade | Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar. |
H28 | Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação. |
H29 | Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação. |
H30 | Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem. |
Fonte: MEC
MATRIZ DE REFERÊNCIA - ENEM - REDAÇÃO |
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Competências | |
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Competência 1 | Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. |
Competência 2 | Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. |
Competência 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. |
Competência 5 | Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. |
Fonte: https://portal.inep.gov.br
TEMAS DE REDAÇÃO - ENEM |
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2023 | |
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1ª Aplicação | "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” |
2ª Aplicação | "Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil" |
2022 | |
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1ª Aplicação | "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" |
ENEM Digital | "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" |
2ª Aplicação | "Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil" |
2021 | |
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1ª Aplicação | "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil" |
ENEM Digital | "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil" |
2ª Aplicação | "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil" |
2020 | |
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1ª Aplicação | “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” |
ENEM Digital | “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil” |
2ª Aplicação | “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil” |
2019 | |
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1ª Aplicação | “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” |
2ª Aplicação | “Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças” |
2018 | |
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1ª Aplicação | “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” |
2ª Aplicação | “Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil” |
2017 | |
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1ª Aplicação | “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” |
2ª Aplicação | “Consequências da busca por padrões de beleza idealizados” |
3ª Aplicação | “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” |
2016 | |
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1ª Aplicação | “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” |
2ª Aplicação | “Caminhos para combater o racismo no Brasil” |
3ª Aplicação | “Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil” |
2015 | |
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1ª Aplicação | “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” |
2ª Aplicação | “O histórico desafio de se valorizar o professor” |
2014 | |
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1ª Aplicação | “Publicidade infantil em questão no Brasil” |
2ª Aplicação | “O que o fenômeno social dos “rolezinhos” representa?” |
3ª Aplicação | “Alternativas para a escassez de água no Brasil” |
2013 | |
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1ª Aplicação | “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” |
2ª Aplicação | “Cooperativismo como alternativa social” |
2012 | |
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1ª Aplicação | “O Movimento imigratório para o Brasil no século XXI” |
2ª Aplicação | “O grupo fortalece o indivíduo?” |
2011 | |
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1ª Aplicação | “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado” |
2ª Aplicação | “Cultura e mudança social” |
2010 | |
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1ª Aplicação | “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana” |
2ª Aplicação | “Ajuda Humanitária” |
2009 | |
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1ª Aplicação | “A família contemporânea e o que ela representa para a sociedade” |
2ª Aplicação | “O indivíduo frente à ética nacional” |
3ª Aplicação | “Valorização do idoso” |
Fonte: https://portal.inep.gov.br