domingo, 25 de dezembro de 2016

QUIZ 32: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 32: MATEMÁTICA - 5° ANO
Quiz 32: MATEMÁTICA - 5° ANO

01
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

A representação decimal da fração [tex]\frac{1}{2}[tex] é igual a

A
B
C
D

Como fração é uma divisão. Logo:

    [tex]\frac{1}{2} = 1 ÷ 2 = 0,5[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

Observe o ponto P localizado na reta numerada a seguir:


O número decimal correspondente ao ponto P é

A
B
C
D

Observe a reta numérica a seguir:


Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

Considere as cédulas e moedas representadas na imagem a seguir.


O valor total representado na imagem é igual a

A
B
C
D

O valor total é:

  [tex] = 10 + 10 + 20 + 5 + 2 + 1 + 0,25 [tex]

  [tex] = R \$\ 48,25 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

A imagem a seguir representa o que sobrou da pizza que Ricardo pediu para jantar.


A fração que representa o pedaço que Ricardo comeu em relação a pizza inteira, é igual a

A
B
C
D

Como Ricardo comeu um pedaço no total de 8. Logo:

    [tex] \frac{Pedaço\ que\ comeu}{Total\ de\ pedaços} = \frac{1}{8} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

Na imagem a seguir a localização de cada figura é identificada por um número e uma letra.


De acordo com a imagem, o triângulo está localizado em

A
B
C
D

De acordo com a imagem, o triângulo está localizado em (2, C).

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

Utilizando as peças de um Tangram, Marlene criou a composição a seguir.

Fonte: https://br.freepik.com / Acesso em 09/03/2021

Nessa composição, podemos visualizar

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Sendo assim, a composição é formada por 2 quadriláteros e 5 triângulos.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

Um prédio possui 11 andares. Cada andar mede 3 metros.

Qual a altura desse prédio, em metros, aproximadamente?

A
B
C
D

Como o prédio possui 11 andares e cada andar mede 3 metros. Logo, a altura aproximada desse prédio é:

    [tex] Altura = 11\ andares × 3\ metros [tex]

    [tex] Altura = 33\ metros [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

Em janeiro de 2021, Renato estava pesando 98 quilogramas. Dois meses depois, ele emagreceu 2 000 gramas.

Qual o peso de Renato, em quilogramas, após emagrecer?

A
B
C
D

Como Renato emagraceu 2 000 gramas = 2 kg. Logo:

    [tex] Peso = 98\ kg\ -\ 2\ kg [tex]

    [tex] Peso = 96\ kg [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

Observe a tabela de preços colocada na lanchonete que Alan frequenta.

TABELA DE PREÇOS
PRODUTO PREÇOS
DoceR$ 3,00
BoloR$ 4,75
SalgadoR$ 5,00
SucoR$ 4,50

O produto mais barato que Alan pode comprar é o

A
B
C
D

De acordo com a tabela, o produto mais barato é doce custanto R$ 3,00.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

Uma pesquisa foi realizada com 100 jovens de um curso de informática, para conhecer as idades desse grupo. O resultado dessa pesquisa está demostrado no gráfico a seguir.


O número de jovens com idade igual a 16 anos é

A
B
C
D

   De acordo com o gráfico, tem 20 alunos com 16 anos de idade.

   Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




QUIZ 33: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 33: MATEMÁTICA - 5° ANO
Quiz 33: MATEMÁTICA - 5° ANO

01
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

A casa de Carlos fica a 2 quilômetros da escola.

Qual a distância, em metros, da casa de Carlos até a escola?

A
B
C
D

Como [tex]1\ km = 1000\ metros[tex]. Logo:

  [tex] = 2 km = 2 \cdot 1000 = 2\ 000\ metros [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles)


02
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Observe o desenho feito pela professora Luna na malha quadriculada a seguir:


A medida do contorno (perímetro) desse desenho é igual a

A
B
C
D

Como o perímetro é soma dos lados do polígono ou contorno. Logo:

    [tex] Perímetro = 22\ cm [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles)


03
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Observe a figura a seguir.


A medida da área da região triangular de vermelho, em centímetros quadrados, é igual a

A
B
C
D

A área é a quantidade de quadradinhos. Logo:

    [tex] Área = 2\ quadrados + 4\ triângulos [tex]

    [tex] Área = 2 \cdot 1 + 4 \cdot 0,5 [tex]

    [tex] Área = 2 + 2 [tex]

    [tex] Área = 4\ cm^{2} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles)


04
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Observe o quadrilátero a seguir.


Esse quadrilátero é um

A
B
C
D

    Esse quadrilátero é um trapézio.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles)


05
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

O Pai de Fernando realizou uma grande viagem de carro, que durou 72 horas.

O número total de dias dessa viagem é igual a

A
B
C
D

Como 1 dia tem 24 horas. Logo:

    [tex] = \frac{72\ horas}{24\ horas} [tex]

    [tex] = 3\ dias [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles)


06
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Considere as cédulas e moedas representadas na imagem a seguir.


Essas cédulas e moedas podem trocadas por


A
B
C
D

Como 2 reais + 20 reais + 3 moedas de 1 real = R$ 25,00. Logo, posso trocar por uma nota de vinte reais mais um nota de cinco reais.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles)


07
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

A Independência do Brasil aconteceu em 1822.

O algarismo 8 nesse número está na ordem das

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:

1 8 2 2
unidades
de milhar
centenas dezenas unidades

Sendo assim, o algarismo 8 está na ordem das CENTENAS.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles)


08
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

A professora Ana escreveu no quadro o cálculo a seguir.

538 + 897 =

O resultado deste cálculo é igual a

A
B
C
D

O resultado deste cálculo é:


Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles)


09
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Da laranjeira com 63 laranjas, 24 caíram.

Quantas laranjas sobraram?

A
B
C
D

Como tinha 63 laranjas e caíram 24. Logo:


Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles)


10
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Gastar 50% de um salário é o mesmo que

A
B
C
D

Temos que 50% corresponde a METADE. Logo:

    [tex]= 50 \%\ = \frac{50}{100} = \frac{50\ ÷\ 50}{100\ ÷\ 50} = \frac{1}{2} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles)




terça-feira, 20 de dezembro de 2016

QUIZ 37: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 37: MATEMÁTICA 9° ANO
QUIZ 37: MATEMÁTICA 5° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Durante uma aula de Matemática, a professora apresentou o sólido abaixo para seus alunos.


Esses alunos deveriam observar características desse sólido para compartilhar com a turma. Observe abaixo as características que os alunos Paulo, Renata, Sílvia e Túlio descreveram.

Paulo: Esse sólido é um poliedro.

Renata: Esse sólido tem faces laterais triangulares.

Sílvia: Esse sólido tem uma face circular e uma triangular.

Túlio: Esse sólido possui uma base circular.

Qual desses alunos apresentou uma característica desse sólido geométrico?

A
B
C
D

Foi Túlio que apresentou uma característica desse sólido geométrico corretamente.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Observe as figuras geométricas abaixo.


Qual dessas figuras geométricas é um triângulo?

A
B
C
D

A figura I é um pentágono; a figura II é um quadrado, a figura III é um círculo e a figura IV é um triângulo.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na tabela abaixo, a quantidade de itens para festa que Luciana comprou para decorar o aniversário de sua filha.

Itens para a festa
Itens Quantidade
Balões250
Bandeirinhas75
Flores125
Lembrancinhas50

De acordo com essa tabela, quantas bandeirinhas Luciana comprou?

A
B
C
D

De acordo com a tabela, Luciana comprou 75 bandeirinhas.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF). Observe o número no quadro abaixo.

3 241

Nesse número, qual é a ordem ocupada pelo algarismo 1?

A
B
C
D

Observe:

3 2 4 1
Unidade
de milhar
CentenaDezenaUnidade

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Foi realizado um levantamento das quantidades de estudantes matriculados em uma escola, nos anos de 2018 a 2021. Esse levantamento está representado no gráfico abaixo.


Qual foi a redução na quantidade de matrículas de 2020 para 2021 nessa escola?

A
B
C
D

A redução na quantidade de matrículas de 2020 para 2021 nessa escola foi de:

    [tex] = 240\ -\ 197 [tex]

    [tex] = 43 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF). Resolva a operação abaixo.

[tex] 3 × 10 [tex]

Qual é o resultado dessa operação?

A
B
C
D

O resultado dessa operação é:

    [tex] = 3 × 10 [tex]

    [tex] = 30 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, o guarda-roupa, medindo 100 centímetros de comprimento, que Júlio colocou em uma das paredes de seu quarto.


De acordo com essa imagem, qual é a medida aproximada, em centímetros, do comprimento dessa parede?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Observe o número apresentado no quadro abaixo.

375 904

O valor relativo do algarismo 7 nesse número é

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:

3 7 5 9 0 4
Centena
de milhar
Dezena
de milhar
Unidade
de milhar
CentenaDezenaUnidade

Logo, o algarismo 7 vale 7 dezena de milhar.

    [tex]= 7 × 10\ 000 [tex]

    [tex]= 70\ 000 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Observe o sólido geométrico apresentado abaixo.


Uma característica desse sólido é

A
B
C
D

Esse sólido é um cilindro. Logo, ele apresenta duas bases circulares.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Ana tinha um estojo com 24 lápis de cor. Ela comprou uma caixa com mais 48 lápis de cor e deu 15 desses lápis para sua amiga Romilda.

Com quantos lápis de cor, ao todo, Ana ficou?

A
B
C
D

A quantidade de lápis de cor, ao todo, que Ana ficou foi:

    [tex]= 24 + 48 - 15 [tex]

    [tex]= 72 - 15 [tex]

    [tex]= 57\ lápis [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Miguel vai disputar um torneio de arremessos de dardos e, para seu treinamento, construiu um alvo em uma cartolina utilizando um plano cartesiano como referência. Em uma das jogadas, o dardo atingiu o alvo no ponto indicado por P na figura abaixo.


Quais são as coordenadas (x, y) do ponto P que esse dardo atingiu no alvo?

A
B
C
D

As coordenadas (x, y) do ponto P que esse dardo atingiu no alvo foi:

   [tex] (x,\ y) = (2,\ 1) [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

João é professor de Geografia e realizou uma pesquisa com as turmas do 4º e do 5º anos de uma escola sobre a quantidade de irmãos dos alunos dessas turmas.

Nessa pesquisa, ele verificou que há no 4º ano 2 alunos que não têm irmãos, 14 com 1 irmão, 12 com 2 irmãos e 1 com 3 irmãos. Já no 5º ano, tem 8 alunos com 1 irmão, 20 com 2 irmãos, 4 com 3 irmãos e nenhum aluno é filho único.

Qual é a tabela que representa os dados coletados nessa pesquisa realizada por João?

A
B
C
D

A tabela B relaciona corretamente com as informações do texto.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

QUIZ 30: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 30: MATEMÁTICA - 5° ANO
Quiz 30: MATEMÁTICA - 5° ANO

01
(SPAECE).

Observe abaixo as formas geométricas que Ricardo recortou.

Quais desses recortes representam quadriláteros?

A
B
C
D

Observe:

    Figura 1: hexágono (6 lados)

    Figura 2: trapézio (4 lados)

    Figura 3: pentágono (5 lados)

    Figura 4: quadrilátero (4 lados)

Portanto, alternativa "D".


02
(Saresp).

Na jarra de suco abaixo, cabem 2 litros de suco quanto estiver cheia.

Então, a quantidade de suco existente na jarra é, aproximadamente:

A
B
C
D

Como a jarra cheia cabem 2 litros de suco. Então, meia jarra cabe 1 litro.

Portanto, alternativa "C".


03
(Saresp).

O cão pastor-alemão é um excelente animal de companhia! Após 60 dias de gestação, nascem em média seis filhotes.

O tempo de gestação do cão pastor-alemão é de

A
B
C
D

Como 60 dias é igual a 2 meses.

Portanto, alternativa "B".


04
(PROEB).

Veja a figura representada pela cor cinza na malha quadriculada abaixo. Cada quadradinho da malha tem 3 centímetros de lado.

Qual é a medida do perímetro dessa figura desenhada?

A
B
C
D

Como o perímetro é o contorno da figura. Sendo assim, a figura tem 28 lados do quadradinho. E, como cada lado tem 3 cm. Então:

    P = 3 × 28

    P = 84 cm

Portanto, alternativa "D".


05
(SAEP).

O número que corresponde à decomposição

5 × 1000 + 4 × 100 + 8 × 10 + 5 × 1

é

A
B
C
D

Observe:

  = 5 × 1000 + 4 × 100 + 8 × 10 + 5 × 1

  = 5 000 + 400 + 80 + 5

  = 5 485

Portanto, alternativa "A".


06
(Saerj).

O resultado da operação

987 × 8

é

A
B
C
D

Observe:

Portanto, alternativa "C".


07
(AvaliaBH).

    Um supermercado está fazendo uma promoção. A cada 80 reais gastos no supermercado, o cliente ganha um copo colorido. Maurício fez compras no valor de R$ 290,00.

Por ter gasto essa quantia, Maurício terá direito a

A
B
C
D

Como a cada R$ 80,00 o cliente ganha um copo colorido. Então:

    R$ 80,00 --- 1 copo

    R$ 160,00 --- 2 copos

    R$ 240,00 --- 3 copos

    R$ 320,00 --- 4 copos

Sendo assim, com R$ 290,00 é possível ganhar 3 copos coloridos.

Portanto, alternativa "B".


08
(Ubajara – CE).

Um dia tem 24 horas, 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos.

Que fração do dia corresponde a 6 horas?

A
B
C
D

Observe:

    [tex] = \frac{6\ horas}{1\ dia} = \frac{6\ horas}{24\ horas} [tex]

    [tex]= \frac{6\ ÷\ 6}{24\ ÷\ 6} [tex]

    [tex]= \frac{1}{4} [tex]

Portanto, alternativa "A".


09
(Projeto (con)seguir – DC).

Marina juntou R$ 125,00 e quer comprar um vídeo game que custa R$ 567,00.

Quanto ela ainda precisa juntar para comprar o vídeo game?

A
B
C
D

Observe:

Então, Marina precisa juntar R$ 442,00 para comprar o vídeo game.

Portanto, alternativa "D".


10
(SAEPI).

Rita está pintando um painel que foi dividido em partes iguais, como representado na figura abaixo.

.. . .
.. . .
.. . .
.. . .

A parte pintada de cinza por Rita nesse painel representa

A
B
C
D

11
(PROEB).

O gráfico abaixo mostra o número de alunos da turma de Denise por idade.


Quantos alunos da turma de Denise têm 10 anos?

A
B
C
D

Fazendo a leitura do gráfico, obtemos alternativa A.


12
(SPAECE).

Resolva a conta a seguir.

1 600 – 190

O resultado dessa conta é

A
B
C
D

Observe:

Portanto, alternativa "D".