sábado, 23 de dezembro de 2017

QUIZ 13: CIÊNCIAS 3ª SÉRIE - E.M

Quiz 13: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 13: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    [...] Existem diversos animais herbívoros no planeta, tais como bois, vacas, algumas aves, elefantes, zebras e insetos. Todos eles têm, portanto, sua alimentação dependente da disponibilidade de vegetais em uma área. Essa disponibilidade pode ser influenciada pelo regime de chuvas, desmatamento e até mesmo pelo tamanho da população herbívora no local, que pode gerar competição. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3H54wWm. Acesso em: 19 fev. 2022. Fragmento.

Os animais abordados nesse texto ocupam qual nível trófico nas cadeias e teias alimentares?

A
B
C
D
E

   Os animais herbívoros alimentam de vegetais (produtores - 1° nível) na cadeia alimentar. Então, esses animais são consumidores primários pertencem ao 2º nível da cadeia.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF). Observe as imagens abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3piD0yB. Acesso em: 25 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nessas imagens, estão representadas as estruturas consideradas

A
B
C
D
E

   As células são as unidades morfofisiológicas dos seres vivos.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF). Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3p0b9TT. Acesso em: 19 fev. 2022.

As três estruturas representadas nessa imagem são classificadas como

A
B
C
D
E

   O tecido muscular é um tecido de origem mesodérmica caracterizado pela presença de células alongadas, denominadas de fibras musculares ou miócitos, com um citoplasma rico em fibras proteicas, que conferem a esse tecido a capacidade de contração.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Camisinha Feminina

    A camisinha feminina, assim como a masculina, é um método contraceptivo que além de prevenir a gravidez, confere proteção contra algumas doenças sexualmente transmissíveis. Diferentemente da camisinha masculina que é fabricada em látex, a feminina é feita em poliuretano, um material relativamente mais fino, porém igualmente resistente.

    Sua forma de bolsa [...] é formada por um lado fechado, que contém um anel flexível e móvel, e um lado aberto, que possui um anel também flexível, porém fixo. [...]

Disponível em: https://bit.ly/2TwuVqd. Acesso em: 22 maio 2020. Fragmento.

O método contraceptivo abordado nesse texto tem como princípio de ação

A
B
C
D
E

   A camisinha feminina tem o objetivo de impedir a entrada dos espermatozoides no útero.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

A vacinação contra a febre amarela é recomendada para uma grande área do Brasil onde a transmissão é considerada possível, principalmente para indivíduos não vacinados e que se expõem em áreas de mata, onde o vírus ocorre naturalmente. A vacina está recomendada nas ações de rotina dos programas de imunizações (Calendário Nacional de Vacinação), e deve ser aplicada em residentes da Área Com Recomendação de Vacina (ACRV) e em viajantes que se deslocam para essa área [...].

Disponível em: https://bit.ly/3iFQyhX. Acesso em: 14 ago. 2020. Fragmento.

A recomendação abordada nesse texto é importante para

A
B
C
D
E

   A vacinação contra a febre amarela é importante para a transmissão da febre amarela de pessoa para pessoa.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF). Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/2ZsavyV. Acesso em: 27 ago. 2019. Adaptado para fins didáticos.

Nessa imagem, as estruturas apontadas pelas setas são chamadas de

A
B
C
D
E

   Observe a figura a seguir:

   As estruturas apontadas pelas setas são chamadas de cromátides irmãs.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Leia, no texto abaixo, as características de um corpo celeste do Sistema Solar.

    [...] é um corpo celeste que possui uma rota elíptica excêntrica ao redor do Sol (muito longa); característico por possuir uma atmosfera nebulosa ao redor do núcleo e uma “cauda” feita de gases, gelo e poeira que se forma quando se aproxima muito do Sol. [...]

    O aspecto nebuloso e difuso que envolve o núcleo [...], recebe o nome de coma. A cauda [...] é formada devido o derretimento dos gases e gelo que cobrem o núcleo do corpo celeste. A cauda, normalmente, está sempre em oposição ao Sol e pode ter milhões de quilômetros de extensão. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3JFogBE. Acesso em: 19 fev. 2022. Fragmento.

Esse texto descreve as características de qual corpo celeste?

A
B
C
D
E

   Cometa é um corpo celeste que se move em torno do Sol em trajetória mais excêntrica que a dos planetas e com maior grau de inclinação em relação à eclíptica; consiste em um núcleo de fraca luminosidade formado por pequenas partículas sólidas, cercado por um envoltório gasoso e apresentando, por vezes, ao aproximar-se do Sol, uma cauda luminosa que pode atingir milhões de quilômetros de extensão.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Reduzir a poluição do ar contribui para a mitigação das mudanças climáticas

    As novas Diretrizes Globais de Qualidade do Ar (AQGs) da Organização Mundial da Saúde (OMS) fornecem evidências claras de danos à poluição do ar infligidos à saúde humana, em concentrações ainda mais baixas do que as previamente compreendidas. As diretrizes recomendam novos níveis de qualidade do ar para proteger a saúde das populações, reduzindo os níveis dos principais poluentes atmosféricos, alguns dos quais também contribuem para as mudanças climáticas.

    Entre os poluentes estão os materiais particulados com partículas de diâmetro menor ou igual a 10 mg/m³ e, principalmente, com diâmetro de 2,5 mg/m³. Houve também a diminuição de tolerância de dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, monóxido de carbono e ozônio. No nosso meio, esses elementos são provenientes, principalmente da queima de combustíveis de automóveis, indústrias e da biomassa das florestas. [...]

Disponível: https://bit.ly/3GVe6v9. Acesso em: 16 fev. 2022. Fragmento.

Nesse texto, a qualidade do ar está relacionada a qual propriedade do ar atmosférico?

A
B
C
D
E

   De acordo com texto, a qualidade do ar está diretamente relacionada com a quantidade de massa presente no ar.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, a representação do fenômeno da brisa marítima.

Disponível em: https://bit.ly/3H0Tt0v. Acesso em 19 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

O movimento do ar nesse fenômeno caracteriza a transferência de calor por

A
B
C
D
E

   Corrente de Convecção é o tipo de transmissão de energia térmica em que essa energia é transmitida por massas fluidas (Gases e líquidos) que se deslocam de uma região para outra em virtude da diferença de densidade dos fluidos existentes nessas regiões.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Leia, no texto abaixo, sobre um tipo de usina.

    [...] é uma instalação industrial que tem por finalidade produzir energia elétrica a partir de reações nucleares. As reações nucleares de elementos radioativos produzem uma grande quantidade de energia térmica. [...]

    O elemento mais utilizado para a produção dessa energia é o urânio. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3MlbL0d. Acesso em: 15 fev. 2022. Fragmento.

A energia elétrica gerada nessas usinas é proveniente

A
B
C
D
E

   As reações nucleares de elementos radioativos produzem uma grande quantidade de energia térmica. Esse tipo de energia é proveniente da fissão de núcleos atômicos.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Observe a parte de um carregador de celular indicada pela seta na imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3IAUvSu. Acesso em: 16 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nessa imagem, o dispositivo indicado pela seta, é responsável por transformar energia

A
B
C
D
E

    Nessa imagem, o dispositivo indicado pela seta, é responsável por transformar energia "SOLAR" em "ELÉTRICA".

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Observe, listados a abaixo, alguns exemplos de misturas.

I - Uma medalha de bronze composta por 67% de cobre e 33% de estanho.

II - Uma jarra com suco em pó diluído em água.

III - Uma garrafa com soro caseiro composto de água com sal e açúcar.

IV - Uma amostra de água do mar contendo manchas de óleo.

V - Um cilindro contendo 90% de gás carbônico e 10% de gás oxigênio.

Qual das misturas, listadas nesse quadro, é classificada como heterogênea?

A
B
C
D
E

   Uma mistura heterogênea é aquela que apresentam mais de uma fase. No caso, é a figura IV, ou seja, uma amostra de água do mar contendo manchas de óleo.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






QUIZ 14: CIÊNCIAS 3ª SÉRIE - E.M

Quiz 14: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 14: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    Frequentemente nos deparamos com pessoas em aeroportos, bibliotecas, restaurantes, etc. utilizando dispositivos eletrônicos, como, por exemplo, notebooks, para acessarem a internet sem utilizar cabos para a conexão.

    A chamada rede Wi-Fi é uma rede sem fio (também chamada de wireless) na qual podemos ter acesso à internet [...] não sendo necessária a utilização de fios conectores. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3gQFfow. Acesso em: 16 fev. 2022. Fragmento.

Essa tecnologia tratada no texto utiliza qual tipo de radiação em seu funcionamento?

A
B
C
D
E

   A rede wireless por meio da qual nós temos acesso à internet não se utiliza de fios conectores. Essas redes funcionam através de ondas de rádios. Esses sinais são formados por oscilações elétricas que são transformados em ondas eletromagnéticas e em seguida são redirecionadas através das antenas.

www.labcisco.com.br

   Dessa forma, a rede Wi-Fi utiliza a radiação micro-ondas.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, a transformação química que ocorre quando duas substâncias líquidas diferentes são misturadas.

Disponível em: https://bit.ly/3GL4Uta. Acesso em: 15 fev. 2022.

Após a mistura desses líquidos, a transformação química é evidenciada pela

A
B
C
D
E

   Após a mistura desses líquidos, a transformação química é evidenciada pela alteração de cor.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Observe, nas representações abaixo, os estados físicos de uma substância em diferentes condições de temperaturas.

Disponível em: https://bit.ly/3rPU9kU. Acesso em: 15 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

A passagem da substância do estado líquido para o estado gasoso nessa representação ocorre de

A
B
C
D
E

   A passagem da substância do estado líquido para o estado gasoso nessa representação ocorre de I para IV.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] No final do século XIX o físico J.J. Thomson começou a fazer experimentos com tubos de raios catódicos. Tubos de raios catódicos são tubos de vidro lacrados dos quais a maior parte do ar foi retirada. É aplicada uma alta voltagem através de dois eletrodos em uma das extremidades do tubo, o que faz com que um feixe de partículas flua do cátodo (o eletrodo carregado negativamente) para o ânodo (o eletrodo carregado positivamente). [...]

    Para testar as propriedades das partículas, Thomson colocou duas placas elétricas ao redor do raio catódico. O raio catódico desviou-se da placa elétrica de carga negativa e foi em direção à placa elétrica de carga positiva. Isso indicou que o raio catódico era composto de partículas carregadas negativamente. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3oTkgWn. Acesso em: 16 fev. 2022. Fragmento.

O modelo atômico apresentado nesse texto contribuiu para ampliar os conhecimentos sobre a

A
B
C
D
E

   O modelo atômico apresentado nesse texto contribuiu para ampliar os conhecimentos sobre a natureza elétrica da matéria.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF). Observe a cadeia alimentar representada abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3p06ktR. Acesso em: 19 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nessa imagem, o peixe grande é um consumidor

A
B
C
D
E

Nessa cadeia alimentar o peixe grande é o consumidor quaternário.

  Fitoplâncton  →  produtor

  Zooplâncton  →  consumidor primário

 Peixe I  →  consumidor secundário

 Peixe II  →  consumidor terciário

 Orca  →  consumidor quaternário

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF). Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3hDTKMO. Acesso em: 3 mar. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nessa imagem, a unidade morfofisiológica dos seres vivos está indicada pelo algarismo

A
B
C
D
E

   A unidade morfofisiológica dos seres vivos é a "CÉLULA" que está indicada pelo algarismo I.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    O transplante de coração consiste na substituição do coração por outro, vindo de um indivíduo que esteja com morte cerebral, que não possua doença e alterações cardíacas e que seja compatível com o do paciente que tem um problema cardíaco potencialmente fatal.

    Desta forma, a cirurgia só é feita em casos de doenças cardíacas graves e que ponham em risco a vida do paciente, como é o caso de doença cardíaca congênita, valvulopatias graves e miocardiopatias, por exemplo. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3gWZcKn. Acesso em: 19 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

A estrutura do corpo cujo transplante é abordado nesse texto é classificada como

A
B
C
D
E

   O coração é um órgão musculoso que, no Homem, tem o tamanho aproximado de um punho. A parte musculosa do coração tem o nome de miocárdio ou músculo cardíaco.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Leia, no texto abaixo, sobre uma ação importante para a saúde.

    Para vacinar, basta levar a criança a um posto ou Unidade Básica de Saúde (UBS) com o cartão/caderneta da criança. O ideal é que cada dose seja administrada na idade recomendada. Entretanto, se perdeu o prazo para alguma dose, é importante voltar à unidade de saúde para atualizar as vacinas. [...]

    A caderneta de vacinação deve ser frequentemente atualizada. Algumas vacinas só são administradas na adolescência. Outras precisam de reforço nessa faixa etária. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3d9zyhK. Acesso em: 28 maio 2020. Fragmento.

A ação tratada nesse texto é importante, pois

A
B
C
D
E

   O ato de vacinar tem o objetivo de imunizar a população contra determinadas doenças.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Eduarda foi a uma consulta com a sua ginecologista, pois queria iniciar o uso de algum método contraceptivo. Dentre os métodos que a médica apresentou, Eduarda escolheu aquele que inibe a ocorrência da ovulação.

O método contraceptivo que possui esse princípio de ação é denominado

A
B
C
D
E

   Como Eduarda escolheu aquele que inibe a ocorrência da ovulação, ou seja, o uso de pílula anticoncepcional.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

O conjunto de cromossomos existentes nas células dos seres vivos varia entre as espécies. Os seres humanos e os cachorros, por exemplo, são organismos que possuem 46 e 78 cromossomos, respectivamente, em suas células somáticas.

A esse conjunto dá-se o nome de

A
B
C
D
E

   O cariótipo é o estudo da representação dos cromossomos presentes nas células. Essas estruturas são formadas por genes contendo o DNA, o nosso material genético, e são transmitidas aos nossos descendentes. Tipicamente, uma célula humana tem 46 cromossomos — 23 herdados da mãe e os outros 23, do pai.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

As fases da Lua ocorrem devido às mudanças nas posições relativas entre a Lua, a Terra e o Sol. Essas fases recebem o nome de acordo com o quanto da face da Lua iluminada pelo Sol, está voltada para a Terra. A fase de Lua nova, por exemplo, ocorre quando a face da Lua visível da Terra não recebe luz do Sol. Nela, a Lua e o Sol nascem e se põem aproximadamente juntos.

Nessa fase da Lua, a face voltada para a Terra não recebe luz, pois a

A
B
C
D
E

    Observe a figura a seguir:

www.todoestudo.com.br/geografia/as-fases-da-lua

    Para ocorrer a lua nova deve ter a Lua entre a Terra e o Sol.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

A imagem abaixo representa experimentos realizados para reconhecer a existência de um gás presente no ar atmosférico.

Disponível em: https://bit.ly/3Bu26PZ. Acesso em: 16 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Esses experimentos reconhecem a existência do gás

A
B
C
D
E

   No experimento reconhece a existência do gás oxigênio, ausência de vida no experimento 1 e, presença no 2.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

QUIZ 11: CIÊNCIAS 3ª SÉRIE - E.M

Quiz 11: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 11: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Escudo térmico do telescópio James Webb é aberto com sucesso

    O telescópio espacial James Webb superou [...] uma etapa importante ao abrir completamente seu escudo térmico, um guarda-sol de cinco camadas, necessário para a observação do cosmos, informou a NASA¹.

    Embora faltem muitas operações para que o observatório esteja pronto, a abertura desse guarda-sol era o item “mais difícil” da lista, admitiu Thomas Zurbuchen, chefe de missões científicas da Nasa, em um comunicado.

    Cada uma das camadas desse escudo térmico tem o tamanho de uma quadra de tênis e é necessária para proteger os instrumentos científicos do calor do Sol. [...]

    O observatório foi lançado há pouco mais de uma semana da Guiana Francesa e atualmente se encontra a mais de 900 mil quilômetros da Terra. Segue rumo à sua órbita definitiva, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, ou seja, quatro vezes a distância entre nosso planeta e a Lua.

    Nesse local, se algum problema surgisse, não se poderia contar com uma missão de reparos. [...]

*Vocabulário:

¹Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, na tradução para o português. É uma agência federal dos Estados Unidos, destinada à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e a programas de exploração espacial.

Disponível em: https://bit.ly/3I2iEkQ. Acesso em: 16 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

O escudo térmico abordado nesse texto protege os instrumentos do calor que se propaga até o telescópio pelo processo de

A
B
C
D
E

   Irradiação é a transmissão de calor pelo vácuo (ou seja, sem meio material para se propagar), dessa forma, o Sol nos envia calor através da irradiação porque não usa nenhum meio material para transmitir.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(MEC-CAED - ADF).

    Leia, no texto abaixo, a explicação do pesquisador Marcos Djun Barbosa Watanabe.

    [...] Watanabe explica que após ser colhida no campo, a cana-de-açúcar é levada para as usinas, onde passa pelo processo de moagem. “Nesse processo a cana é prensada na moenda da usina, onde é obtido de um lado o caldo e, do outro lado, o bagaço, representado pelo resíduo fibroso da cana”.

    Esse bagaço, que pode estar ou não misturado com palha de cana-de-açúcar adicional trazida do campo, é levado até a caldeira da usina, que é o equipamento onde ocorre a combustão desse material.

    O vapor gerado dentro dessas caldeiras é então direcionado para uma turbina. Nessa turbina, o vapor consegue movimentar as pás do rotor que irão gerar energia mecânica, a qual, por sua vez, é convertida em energia elétrica em um gerador acoplado ao eixo da turbina. Essa energia elétrica é finalmente lançada na rede de distribuição elétrica. [...]

Disponível em: https://bit.ly/34QiQoN. Acesso em: 19 fev. 2022. Fragmento.

O processo descrito nesse texto produz energia elétrica a partir

A
B
C
D
E

   Toda a matéria vegetal e orgânica existente, biomassa, pode ser utilizada na produção de energia. Neste caso, a biomassa é o bagaço.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Leia no texto abaixo sobre um modelo de torneira.

    Lavar a louça causa arrepios em quem odeia ter essa obrigação na rotina. Agora, imagine no frio? O bom é que existe uma solução tecnológica para ajudar: uma torneira elétrica. Além de evitar que você lide com a água gelada, o seu uso é útil para remover a gordura de pratos, talheres e panelas com ajuda da água quente.

    De forma geral, assim que você abre essa torneira, a pressão da água ativa um mecanismo que faz com que ela ligue. É aí que acontece a troca de calor e a água passa a sair quentinha. [...]

Disponível em: https://bit.ly/33oWGJs. Acesso em: 16 fev. 2022. Fragmento.

O modelo de torneira apresentado nesse texto tem como finalidade transformar a energia elétrica em energia

A
B
C
D
E

    Essa torneira converte energia elétrica em térmica (calor).

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF). Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/36OYxIS. Acesso em: 16 fev. 2022.

Qual tipo de radiação deve ser usado para construir essa imagem?

A
B
C
D
E

   O grande benefício oriundo da descoberta dos raios X foi a possibilidade de realizar diagnósticos por imagens. Tecidos e fibras musculares são praticamente atravessados pelos raios x, enquanto os ossos absorvem essa radiação.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    Puberdade é o nome dado ao período de transição entre a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos. Essa fase é marcada, principalmente, pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o início da fase reprodutiva, tanto do homem quanto da mulher. Nas meninas, o primeiro sinal da puberdade é o surgimento do chamado broto mamário, enquanto que nos meninos é o aumento dos testículos. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3tpIQ2r. Acesso em: 3 mar. 2022. Fragmento.

O período abordado nesse texto está relacionado diretamente à atuação do sistema

A
B
C
D
E

   O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

    Para eliminação de sujeiras e gorduras impregnadas nas superfícies, é possível o uso da mistura entre o bicarbonato de sódio e vinagre. Juntos, esses componentes realizam uma reação química formando bolhas e uma espuma. Dessa reação é produzido o dióxido de carbono, responsável pela formação das bolhas aparentes, a água e o acetato de sódio, um poderoso abrasivo capaz de remover sujeiras e gorduras.

A evidência de que essa mistura forma uma reação química acontece pela

A
B
C
D
E

    Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, o ácido acético reage com o bicarbonato de sódio. Um dos produtos da reação é um gás muito conhecido, chamado dióxido de carbono, o CO₂. É por isso que se observa a efervescência (bolhas de ar).

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Os modelos abaixo representam a mudança no comportamento das moléculas de água ao serem submetidas a um aumento de temperatura.

Disponível em: https://bit.ly/3bzcElV. Acesso em: 15 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Com base nesses modelos, o aumento de temperatura faz com que a água passe do estado físico

A
B
C
D
E

  No estado sólido as moléculas de água vibram em posições fixas. No estado líquido, as moléculas vibram mais do que no estado sólido, mas dependente da temperatura do líquido (quanto mais quente, maior a vibração, até se desprenderem, passando para o estado gasoso, em um fenômeno conhecido como ebulição).

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    Os primeiros que imaginaram a existência dos átomos foram os filósofos gregos Leucipo e Demócrito em, aproximadamente, 450 a.C. Nesse modelo, tudo seria formado por minúsculas partículas indivisíveis. Daí a origem do nome “átomo”, que vem do grego a (não) e tomo (partes). Entretanto, essas ideias não puderam ser comprovadas na época, constituindo-se apenas como hipóteses.

    Alguns cientistas passaram a realizar testes experimentais cada vez mais precisos graças aos avanços tecnológicos. Com isso, não só se descobriu que tudo era realmente formado por minúsculas partículas, mas também foi possível entender cada vez mais sobre a estrutura atômica. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3Jvppvw. Acesso em: 15 fev. 2022. Fragmento.

O modelo atômico que marcou a retomada das ideias apresentadas nesse texto foi proposto pelo cientista

A
B
C
D
E

   O químico inglês John Dalton (1766-1844) retomou as ideias de Leucipo e Demócrito e, baseando-se em leis já comprovadas experimentalmente, como as Leis Ponderais, ele propôs resumidamente que o átomo seria parecido com uma bola de bilhar, isto é, esférico, maciço e indivisível.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    [...] Um exemplo de cadeia alimentar aquática são as plantas, produtoras, que são consumidas por algum molusco que, por sua vez, são consumidos pelos peixes pequenos.

    Esses animais servem de alimento para os peixes maiores, que são consumidos pelas aves. Quando morrerem, elas servirão de alimento para os decompositores, que vão gerar matéria inorgânica para os produtores, fechando a cadeia. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3Bwt9dC. Acesso em: 19 fev. 2022. Fragmento.

Na cadeia alimentar descrita nesse texto, as aves são consumidores

A
B
C
D
E

    Observe a cadeia alimentar a seguir:

https://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/cadeia-alimentar

 • Planta aquática: produtor;

 • Molusco: consumidor primeiro;

 • peixes pequenos: consumidor secundário;

 • peixes maiores: consumidor terciário;

 • aves: consumidor quaternário;

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, a representação da estrutura de um neurônio.

Disponível em: https://bit.ly/3BRJ9XF. Acesso em: 24 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nessa imagem, a bainha de mielina está indicada pelo algarismo

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir:

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF). Observe as misturas abaixo.

I - Disponível em: https://bit.ly/3gLu9AW. Acesso em: 15 fev. 2022.

II - Disponível em: https://bit.ly/3gPDbgo. Acesso em: 15 fev. 2022.

III - Disponível em: https://bit.ly/3HRX0PP. Acesso em: 15 fev. 2022.

IV - Disponível em: https://bit.ly/3uSPQra. Acesso em: 15 fev. 2022.

V - Disponível em: https://bit.ly/3LAg7Aq. Acesso em: 15 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Dessas misturas, a homogênea está representada pelo algarismo

A
B
C
D
E

   Misturas Homogêneas são aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias componentes da mistura. Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásica). Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma solução.

    Dessa forma, a liga metálica é uma mistura homogênea.

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Observe no gráfico abaixo alguns dados sobre a alteração na incidência de casos de sarampo no Brasil ao longo dos anos, devido a uma importante ação empregada.

Disponível em: https://bit.ly/2WutXx9. Acesso em: 20 mar. 2020. Adaptado para fins didáticos.

De acordo com esse gráfico, a alteração na incidência desses casos se deve ao fato da ação empregada

A
B
C
D
E

   A vacinação tem o objetivo imunizar a população. Então, a alteração na incidência desses casos se deve ao fato da ação empregada assegurar a prevenção da população contra essa doença.

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)