quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

QUIZ 11: CIÊNCIAS 3ª SÉRIE - E.M

Quiz 11: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 11: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Escudo térmico do telescópio James Webb é aberto com sucesso

    O telescópio espacial James Webb superou [...] uma etapa importante ao abrir completamente seu escudo térmico, um guarda-sol de cinco camadas, necessário para a observação do cosmos, informou a NASA¹.

    Embora faltem muitas operações para que o observatório esteja pronto, a abertura desse guarda-sol era o item “mais difícil” da lista, admitiu Thomas Zurbuchen, chefe de missões científicas da Nasa, em um comunicado.

    Cada uma das camadas desse escudo térmico tem o tamanho de uma quadra de tênis e é necessária para proteger os instrumentos científicos do calor do Sol. [...]

    O observatório foi lançado há pouco mais de uma semana da Guiana Francesa e atualmente se encontra a mais de 900 mil quilômetros da Terra. Segue rumo à sua órbita definitiva, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, ou seja, quatro vezes a distância entre nosso planeta e a Lua.

    Nesse local, se algum problema surgisse, não se poderia contar com uma missão de reparos. [...]

*Vocabulário:

¹Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, na tradução para o português. É uma agência federal dos Estados Unidos, destinada à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e a programas de exploração espacial.

Disponível em: https://bit.ly/3I2iEkQ. Acesso em: 16 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

O escudo térmico abordado nesse texto protege os instrumentos do calor que se propaga até o telescópio pelo processo de

A
B
C
D
E

   Irradiação é a transmissão de calor pelo vácuo (ou seja, sem meio material para se propagar), dessa forma, o Sol nos envia calor através da irradiação porque não usa nenhum meio material para transmitir.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(MEC-CAED - ADF).

    Leia, no texto abaixo, a explicação do pesquisador Marcos Djun Barbosa Watanabe.

    [...] Watanabe explica que após ser colhida no campo, a cana-de-açúcar é levada para as usinas, onde passa pelo processo de moagem. “Nesse processo a cana é prensada na moenda da usina, onde é obtido de um lado o caldo e, do outro lado, o bagaço, representado pelo resíduo fibroso da cana”.

    Esse bagaço, que pode estar ou não misturado com palha de cana-de-açúcar adicional trazida do campo, é levado até a caldeira da usina, que é o equipamento onde ocorre a combustão desse material.

    O vapor gerado dentro dessas caldeiras é então direcionado para uma turbina. Nessa turbina, o vapor consegue movimentar as pás do rotor que irão gerar energia mecânica, a qual, por sua vez, é convertida em energia elétrica em um gerador acoplado ao eixo da turbina. Essa energia elétrica é finalmente lançada na rede de distribuição elétrica. [...]

Disponível em: https://bit.ly/34QiQoN. Acesso em: 19 fev. 2022. Fragmento.

O processo descrito nesse texto produz energia elétrica a partir

A
B
C
D
E

   Toda a matéria vegetal e orgânica existente, biomassa, pode ser utilizada na produção de energia. Neste caso, a biomassa é o bagaço.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Leia no texto abaixo sobre um modelo de torneira.

    Lavar a louça causa arrepios em quem odeia ter essa obrigação na rotina. Agora, imagine no frio? O bom é que existe uma solução tecnológica para ajudar: uma torneira elétrica. Além de evitar que você lide com a água gelada, o seu uso é útil para remover a gordura de pratos, talheres e panelas com ajuda da água quente.

    De forma geral, assim que você abre essa torneira, a pressão da água ativa um mecanismo que faz com que ela ligue. É aí que acontece a troca de calor e a água passa a sair quentinha. [...]

Disponível em: https://bit.ly/33oWGJs. Acesso em: 16 fev. 2022. Fragmento.

O modelo de torneira apresentado nesse texto tem como finalidade transformar a energia elétrica em energia

A
B
C
D
E

    Essa torneira converte energia elétrica em térmica (calor).

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF). Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/36OYxIS. Acesso em: 16 fev. 2022.

Qual tipo de radiação deve ser usado para construir essa imagem?

A
B
C
D
E

   O grande benefício oriundo da descoberta dos raios X foi a possibilidade de realizar diagnósticos por imagens. Tecidos e fibras musculares são praticamente atravessados pelos raios x, enquanto os ossos absorvem essa radiação.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    Puberdade é o nome dado ao período de transição entre a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos. Essa fase é marcada, principalmente, pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o início da fase reprodutiva, tanto do homem quanto da mulher. Nas meninas, o primeiro sinal da puberdade é o surgimento do chamado broto mamário, enquanto que nos meninos é o aumento dos testículos. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3tpIQ2r. Acesso em: 3 mar. 2022. Fragmento.

O período abordado nesse texto está relacionado diretamente à atuação do sistema

A
B
C
D
E

   O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

    Para eliminação de sujeiras e gorduras impregnadas nas superfícies, é possível o uso da mistura entre o bicarbonato de sódio e vinagre. Juntos, esses componentes realizam uma reação química formando bolhas e uma espuma. Dessa reação é produzido o dióxido de carbono, responsável pela formação das bolhas aparentes, a água e o acetato de sódio, um poderoso abrasivo capaz de remover sujeiras e gorduras.

A evidência de que essa mistura forma uma reação química acontece pela

A
B
C
D
E

    Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, o ácido acético reage com o bicarbonato de sódio. Um dos produtos da reação é um gás muito conhecido, chamado dióxido de carbono, o CO₂. É por isso que se observa a efervescência (bolhas de ar).

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Os modelos abaixo representam a mudança no comportamento das moléculas de água ao serem submetidas a um aumento de temperatura.

Disponível em: https://bit.ly/3bzcElV. Acesso em: 15 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Com base nesses modelos, o aumento de temperatura faz com que a água passe do estado físico

A
B
C
D
E

  No estado sólido as moléculas de água vibram em posições fixas. No estado líquido, as moléculas vibram mais do que no estado sólido, mas dependente da temperatura do líquido (quanto mais quente, maior a vibração, até se desprenderem, passando para o estado gasoso, em um fenômeno conhecido como ebulição).

   Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    Os primeiros que imaginaram a existência dos átomos foram os filósofos gregos Leucipo e Demócrito em, aproximadamente, 450 a.C. Nesse modelo, tudo seria formado por minúsculas partículas indivisíveis. Daí a origem do nome “átomo”, que vem do grego a (não) e tomo (partes). Entretanto, essas ideias não puderam ser comprovadas na época, constituindo-se apenas como hipóteses.

    Alguns cientistas passaram a realizar testes experimentais cada vez mais precisos graças aos avanços tecnológicos. Com isso, não só se descobriu que tudo era realmente formado por minúsculas partículas, mas também foi possível entender cada vez mais sobre a estrutura atômica. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3Jvppvw. Acesso em: 15 fev. 2022. Fragmento.

O modelo atômico que marcou a retomada das ideias apresentadas nesse texto foi proposto pelo cientista

A
B
C
D
E

   O químico inglês John Dalton (1766-1844) retomou as ideias de Leucipo e Demócrito e, baseando-se em leis já comprovadas experimentalmente, como as Leis Ponderais, ele propôs resumidamente que o átomo seria parecido com uma bola de bilhar, isto é, esférico, maciço e indivisível.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    [...] Um exemplo de cadeia alimentar aquática são as plantas, produtoras, que são consumidas por algum molusco que, por sua vez, são consumidos pelos peixes pequenos.

    Esses animais servem de alimento para os peixes maiores, que são consumidos pelas aves. Quando morrerem, elas servirão de alimento para os decompositores, que vão gerar matéria inorgânica para os produtores, fechando a cadeia. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3Bwt9dC. Acesso em: 19 fev. 2022. Fragmento.

Na cadeia alimentar descrita nesse texto, as aves são consumidores

A
B
C
D
E

    Observe a cadeia alimentar a seguir:

https://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/cadeia-alimentar

 • Planta aquática: produtor;

 • Molusco: consumidor primeiro;

 • peixes pequenos: consumidor secundário;

 • peixes maiores: consumidor terciário;

 • aves: consumidor quaternário;

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, a representação da estrutura de um neurônio.

Disponível em: https://bit.ly/3BRJ9XF. Acesso em: 24 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nessa imagem, a bainha de mielina está indicada pelo algarismo

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir:

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF). Observe as misturas abaixo.

I - Disponível em: https://bit.ly/3gLu9AW. Acesso em: 15 fev. 2022.

II - Disponível em: https://bit.ly/3gPDbgo. Acesso em: 15 fev. 2022.

III - Disponível em: https://bit.ly/3HRX0PP. Acesso em: 15 fev. 2022.

IV - Disponível em: https://bit.ly/3uSPQra. Acesso em: 15 fev. 2022.

V - Disponível em: https://bit.ly/3LAg7Aq. Acesso em: 15 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Dessas misturas, a homogênea está representada pelo algarismo

A
B
C
D
E

   Misturas Homogêneas são aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias componentes da mistura. Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásica). Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma solução.

    Dessa forma, a liga metálica é uma mistura homogênea.

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Observe no gráfico abaixo alguns dados sobre a alteração na incidência de casos de sarampo no Brasil ao longo dos anos, devido a uma importante ação empregada.

Disponível em: https://bit.ly/2WutXx9. Acesso em: 20 mar. 2020. Adaptado para fins didáticos.

De acordo com esse gráfico, a alteração na incidência desses casos se deve ao fato da ação empregada

A
B
C
D
E

   A vacinação tem o objetivo imunizar a população. Então, a alteração na incidência desses casos se deve ao fato da ação empregada assegurar a prevenção da população contra essa doença.

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário