sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

QUIZ 05: CIÊNCIAS 3ª SÉRIE - E.M

Quiz 05: CIÊNCIAS 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 05: CIÊNCIAS 3ª Série - Ensino Médio

01
(2ª P.D – 2012 – Seduc-GO).

Com relação aos ciclos biogeoquímicos, analise as seguintes afirmativas:

A
B
C
D
E


02
(Supletivo 2011 – MG).

    A imagem abaixo representa o ciclo de vida de um protozoário que causa uma determinada doença.

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-tfN39q2JMPg/TZ513 nhkYqI/AAAAAAAAAMM/Tl7ImLVwhSM/s1600/.jpg. Acesso em: 19 set. 2011.Adaptado.

Uma medida preventiva contra essa doença é a

A
B
C
D


03
(SADEAM).

    Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, a “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.

Para o alcance desse estado, é importante a adoção de algumas atitudes como a

A
B
C
D
E


04
(AVALIA).

    A imagem abaixo mostra parte do sistema digestório humano.

Disponível em: http://www.azkidsheart.com/ae_images /adam04/graphics/images/es/8940.jpg> Acesso em: 8 jun. 2012. *Adaptado para fins didáticos.

Nessa imagem, o órgão indicado pela seta é denominado

A
B
C
D
E


05
(SARESP).

    Todo ser vivo realiza inúmeras reações químicas no seu organismo. Esse conjunto de reações é denominado metabolismo químico. As velocidades dessas reações dependem da temperatura do corpo.

Caso um jovem tenha febre, com a temperatura por volta de 39°C, pode-se esperar que as reações químicas que ocorrem em seu organismo

A
B
C
D
E


06
(Seduce - GO).

    O DNA de cada pessoa é único (com exceção dos gêmeos univitelinos) e pode ser isolado e comparado com o de outros indivíduos, utilizando enzimas de restrição, que funcionam como “tesouras” cortando as faixas de DNA.

Devido a essa característica, essa técnica é muito empregada

A
B
C
D
E


07
(Seduc-GO).

    A fumaça preta que frequentemente observamos nos escapamentos de caminhões e ônibus é um coloide na espécie de aerossol sólido, tendo como fase dispersa o carbono sólido e como meio de dispersão gases como o dióxido de carbono, monóxido de carbono e vapor de água. Esta fumaça preta é resultante da combustão incompleta do óleo diesel e pode danificar estruturas e até provocar doenças respiratórias.

Disponível em: http://www.manutencaoesuprimentos. com.br/conteudo/6933-o-que-e-solvatacao/. Acesso em: 25 jan. 2016.

Em que condições ocorre a combustão incompleta?

A
B
C
D
E


08
(SARESP).

   Segundo dados da CETESB, a maioria dos acidentes ambientais atendidos entre os anos de 1993 e 2008 ocorreram em rodovias, envolvendo líquidos inflamáveis.

Para minimizar acidentes deste tipo, deve ser redobrado o cuidado no transporte de várias substâncias inflamáveis, dentre as quais:

A
B
C
D
E


09
(SPAECE). Observe a imagem abaixo.

Disponível em: http://www.blogbocanotrombone.com/wp- content/uploads/2011/05/charge_madeira1.jpg. Acesso em: 12 jul. 2011.

Essa imagem faz referência a uma ação antrópica denominada

A
B
C
D
E


10
(SADEAM).

   Com o tempo, diversos alimentos de origem vegetal e animal sofrem deterioração. Por isso, para ter produtos de qualidade, saudáveis e com um longo período de tempo para serem consumidos, esses alimentos passam por diferentes técnicas de conservação. Além disso, acrescenta-se a essas técnicas o uso de aditivos alimentares que conferem aos alimentos boas condições ou, ainda, torna-os mais saborosos.

Nas técnicas de conservação dos alimentos, um fator base para dificultar a decomposição é

A
B
C
D
E


11
(SARESP).

    Para alimentar um farol de bicicleta, pode-se utilizar um dispositivo conhecido como dínamo, ilustrado na figura. Convenientemente ligado à roda da bicicleta, o dínamo possibilita o acendimento do farol quando a bicicleta é posta em movimento.

Fonte:http://www.windpower.org/kres/dynbde02.gif

Podemos afirmar que, neste caso, o dínamo possibilita a conversão de energia

A
B
C
D
E


12
(SADEAM).

    As pilhas e baterias, geralmente, usadas nos aparelhos eletrônicos possuem na sua composição metais pesados, como mercúrio, níquel, cádmio, entre outros compostos tóxicos. O descarte adequado dessas pilhas e baterias é importante, pois o perigo surge quando são descartadas de maneira inadequada e vão parar nos lixões comuns.

Esse fato acarreta

A
B
C
D
E




Nenhum comentário:

Postar um comentário