sábado, 23 de dezembro de 2017

QUIZ 14: CIÊNCIAS 3ª SÉRIE - E.M

Quiz 14: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 14: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    Frequentemente nos deparamos com pessoas em aeroportos, bibliotecas, restaurantes, etc. utilizando dispositivos eletrônicos, como, por exemplo, notebooks, para acessarem a internet sem utilizar cabos para a conexão.

    A chamada rede Wi-Fi é uma rede sem fio (também chamada de wireless) na qual podemos ter acesso à internet [...] não sendo necessária a utilização de fios conectores. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3gQFfow. Acesso em: 16 fev. 2022. Fragmento.

Essa tecnologia tratada no texto utiliza qual tipo de radiação em seu funcionamento?

A
B
C
D
E

   A rede wireless por meio da qual nós temos acesso à internet não se utiliza de fios conectores. Essas redes funcionam através de ondas de rádios. Esses sinais são formados por oscilações elétricas que são transformados em ondas eletromagnéticas e em seguida são redirecionadas através das antenas.

www.labcisco.com.br

   Dessa forma, a rede Wi-Fi utiliza a radiação micro-ondas.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, a transformação química que ocorre quando duas substâncias líquidas diferentes são misturadas.

Disponível em: https://bit.ly/3GL4Uta. Acesso em: 15 fev. 2022.

Após a mistura desses líquidos, a transformação química é evidenciada pela

A
B
C
D
E

   Após a mistura desses líquidos, a transformação química é evidenciada pela alteração de cor.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Observe, nas representações abaixo, os estados físicos de uma substância em diferentes condições de temperaturas.

Disponível em: https://bit.ly/3rPU9kU. Acesso em: 15 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

A passagem da substância do estado líquido para o estado gasoso nessa representação ocorre de

A
B
C
D
E

   A passagem da substância do estado líquido para o estado gasoso nessa representação ocorre de I para IV.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] No final do século XIX o físico J.J. Thomson começou a fazer experimentos com tubos de raios catódicos. Tubos de raios catódicos são tubos de vidro lacrados dos quais a maior parte do ar foi retirada. É aplicada uma alta voltagem através de dois eletrodos em uma das extremidades do tubo, o que faz com que um feixe de partículas flua do cátodo (o eletrodo carregado negativamente) para o ânodo (o eletrodo carregado positivamente). [...]

    Para testar as propriedades das partículas, Thomson colocou duas placas elétricas ao redor do raio catódico. O raio catódico desviou-se da placa elétrica de carga negativa e foi em direção à placa elétrica de carga positiva. Isso indicou que o raio catódico era composto de partículas carregadas negativamente. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3oTkgWn. Acesso em: 16 fev. 2022. Fragmento.

O modelo atômico apresentado nesse texto contribuiu para ampliar os conhecimentos sobre a

A
B
C
D
E

   O modelo atômico apresentado nesse texto contribuiu para ampliar os conhecimentos sobre a natureza elétrica da matéria.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF). Observe a cadeia alimentar representada abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3p06ktR. Acesso em: 19 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nessa imagem, o peixe grande é um consumidor

A
B
C
D
E

Nessa cadeia alimentar o peixe grande é o consumidor quaternário.

  Fitoplâncton  →  produtor

  Zooplâncton  →  consumidor primário

 Peixe I  →  consumidor secundário

 Peixe II  →  consumidor terciário

 Orca  →  consumidor quaternário

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF). Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3hDTKMO. Acesso em: 3 mar. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nessa imagem, a unidade morfofisiológica dos seres vivos está indicada pelo algarismo

A
B
C
D
E

   A unidade morfofisiológica dos seres vivos é a "CÉLULA" que está indicada pelo algarismo I.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    O transplante de coração consiste na substituição do coração por outro, vindo de um indivíduo que esteja com morte cerebral, que não possua doença e alterações cardíacas e que seja compatível com o do paciente que tem um problema cardíaco potencialmente fatal.

    Desta forma, a cirurgia só é feita em casos de doenças cardíacas graves e que ponham em risco a vida do paciente, como é o caso de doença cardíaca congênita, valvulopatias graves e miocardiopatias, por exemplo. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3gWZcKn. Acesso em: 19 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

A estrutura do corpo cujo transplante é abordado nesse texto é classificada como

A
B
C
D
E

   O coração é um órgão musculoso que, no Homem, tem o tamanho aproximado de um punho. A parte musculosa do coração tem o nome de miocárdio ou músculo cardíaco.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Leia, no texto abaixo, sobre uma ação importante para a saúde.

    Para vacinar, basta levar a criança a um posto ou Unidade Básica de Saúde (UBS) com o cartão/caderneta da criança. O ideal é que cada dose seja administrada na idade recomendada. Entretanto, se perdeu o prazo para alguma dose, é importante voltar à unidade de saúde para atualizar as vacinas. [...]

    A caderneta de vacinação deve ser frequentemente atualizada. Algumas vacinas só são administradas na adolescência. Outras precisam de reforço nessa faixa etária. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3d9zyhK. Acesso em: 28 maio 2020. Fragmento.

A ação tratada nesse texto é importante, pois

A
B
C
D
E

   O ato de vacinar tem o objetivo de imunizar a população contra determinadas doenças.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Eduarda foi a uma consulta com a sua ginecologista, pois queria iniciar o uso de algum método contraceptivo. Dentre os métodos que a médica apresentou, Eduarda escolheu aquele que inibe a ocorrência da ovulação.

O método contraceptivo que possui esse princípio de ação é denominado

A
B
C
D
E

   Como Eduarda escolheu aquele que inibe a ocorrência da ovulação, ou seja, o uso de pílula anticoncepcional.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

O conjunto de cromossomos existentes nas células dos seres vivos varia entre as espécies. Os seres humanos e os cachorros, por exemplo, são organismos que possuem 46 e 78 cromossomos, respectivamente, em suas células somáticas.

A esse conjunto dá-se o nome de

A
B
C
D
E

   O cariótipo é o estudo da representação dos cromossomos presentes nas células. Essas estruturas são formadas por genes contendo o DNA, o nosso material genético, e são transmitidas aos nossos descendentes. Tipicamente, uma célula humana tem 46 cromossomos — 23 herdados da mãe e os outros 23, do pai.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

As fases da Lua ocorrem devido às mudanças nas posições relativas entre a Lua, a Terra e o Sol. Essas fases recebem o nome de acordo com o quanto da face da Lua iluminada pelo Sol, está voltada para a Terra. A fase de Lua nova, por exemplo, ocorre quando a face da Lua visível da Terra não recebe luz do Sol. Nela, a Lua e o Sol nascem e se põem aproximadamente juntos.

Nessa fase da Lua, a face voltada para a Terra não recebe luz, pois a

A
B
C
D
E

    Observe a figura a seguir:

www.todoestudo.com.br/geografia/as-fases-da-lua

    Para ocorrer a lua nova deve ter a Lua entre a Terra e o Sol.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

A imagem abaixo representa experimentos realizados para reconhecer a existência de um gás presente no ar atmosférico.

Disponível em: https://bit.ly/3Bu26PZ. Acesso em: 16 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Esses experimentos reconhecem a existência do gás

A
B
C
D
E

   No experimento reconhece a existência do gás oxigênio, ausência de vida no experimento 1 e, presença no 2.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






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