domingo, 16 de agosto de 2020

Quiz 07: PORT. - 1ª Série (Ens. Médio)

Quiz 07: PORTUGUÊS - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 07: PORTUGUÊS - 1ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Crítica: Texto próximo da poesia de 'Caderno de um Ausente' é precioso

Beatriz Resende

Especial para a Folha

    "Caderno de um Ausente" vem sendo apresentado como o segundo romance do importante contista que é João Anzanello Carrascoza. Mais próximo da prosa poética, esse pequeno e precioso livro propõe a ruptura com formatos e a pesquisa de dicções.

    O caderno é a escritura que um pai quer deixar para Beatriz, (...)

    [...]

    Entre a vinda da menina e o melancólico prenúncio da partida da mãe, o silêncio — mais uma vez na obra de Carrascoza — se avoluma, porque mostrar a Bia o mundo em que vai crescer é apresentar-lhe as palavras, os sons, as imagens no papel que como tela abriga rasuras, espaços em branco. Tudo breve, porque "a vida é um resumo".

    [...]

    O romance vai se constituindo numa verdadeira teoria do olhar e da palavra, "o invólucro das palavras pode ser mais doce que a sua gema", e poderia concluir como Dante inicia sua "Divina Comédia": "Não lhe ouves, Beatriz, o amargo pranto?".

    A marca poética de Carrascoza, no entanto — e aí está a beleza de sua escrita —, é a contenção. Em vez do pranto fica a partilha silenciosa da ausência.

CADERNO DE UM AUSENTE

AUTOR João Anzanello Carrascoza

EDITORA Cosac Naify

QUANTO R$ 34,90 (128 págs.)

AVALIAÇÃO ótimo

Disponível em: http: //www1.folha.uol.com.br/ilustrada/ 2014/06/14736077-critica-texto-proxim o-da-poesia-de-caderno-de-um- ausente-e-precioso.shtml. Acesso em: 09 maio 2016.

No trecho “Tudo breve, porque ‘a vida é um resumo’.”, o autor, ao afirmar que “a vida é um resumo”, quis destacar o quanto a vida é

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto e, a seguir, responda.

O problema ecológico

Afrânio Primo. Jornal Madhva [adaptado].

    Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano.

    Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. Grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.

Disponível em: http:www.syntonia.com/textos/ textosee cologia/problemaecológico.htm. Acesso em: 26 ago. 2016.

O tema deste texto é

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto e, a seguir, responda.


Folha de S. Paulo. São Paulo, 23 de janeiro de 2002.

O que dá um tom irônico na tira?

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto e, a seguir, responda.

À sua mulher antes de casar

    Discreta, e formosíssima Maria, Enquanto estamos vendo a qualquer hora Em tuas faces a rosada Aurora, Em teus olhos, e boca o Sol, e o dia:

    Enquanto com gentil descortesia O ar, que fresco Adônis te namora, Te espalha a rica trança voadora, Quando vem passear-te pela fria:

    Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trota a toda ligeireza, E imprime em toda a flor sua pisada.

    Oh, não aguardes, que a madura idade Te converta em flor, essa beleza Em terra, em cinza, em pó, em sobra, em nada.

Disponível em: www.poesiapoemaseversos.com.br/gregori _de_matos-poemas/>. Acesso em: 26 ago.2016.

No trecho “... a madura idade/Te converta em flor, essa beleza/Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.”, a gradação “em flor, em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.” sugere que o eu lírico

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Sedução passa longe dos padrões

Margareth Fialho

    Quero dizer a você algo muito importante a respeito da sensação de não se sentir atraente. Na adolescência é comum a “briga” com o espelho, devido às mudanças típicas da idade, levando à sensação de inadequação, à imagem distorcida de si mesmo e também porque existe uma enorme cobrança do corpo perfeito, da magreza, dos músculos definidos, do padrão estereotipado de aparência física.

    Quando você acredita que não se enquadra nesse padrão, a angústia toma conta de você, muitas vezes interditando possibilidades de conhecer e até de namorar pessoas muito legais.

    Saiba que a sedução passa por outros registros, como a inteligência, um jeitinho diferente de ser, de se comunicar, de olhar, de estar no mundo, enfim a aparência física é um recurso no primeiro momento, mas o que conta no dia a dia são outros predicados, que a gente deve cultivar e que de fato sustentam os nossos relacionamentos.

    Faça as pazes com o espelho, valorize-se, goste-se do jeito que você é reflita sobre o espaço que existe para todos nós nessa vida. Olhe-se no espelho com carinho, tenha hábitos saudáveis, seja natural, cuide de sua saúde e de sua cabeça e boa sorte!

Margareth Fialho. A Tarde, Salvador, 18 mar. 2004. Caderno Dez.

No trecho: “Na adolescência é comum a “briga” com o espelho, devido às mudanças...”, o uso das aspas na palavra “briga” sugere que o autor quis

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Pokémon Go

Felipe Germano

    Se você estava tão ansioso quanto os fãs mais fanáticos da franquia, a única coisa que vai te interessar é a seguinte frase: como se especulava, Pokémon Go, o jogo de celular mais esperado da década, finalmente está funcionando no Brasil. É só correr pro abraço e tentar ser um mestre Pokémon.

    Se você não tem ideia do que o parágrafo acima está dizendo, não tem problema, a gente explica: Pokémon Go é o que há de mais recente no mundo dos games. O jogo de celular utiliza o GPS do aparelho para gerar um mapa da região e mostrar que, nos arredores do jogador, monstrinhos fofos estão escondidos. O usuário, então, deve — literalmente — caminhar pela região até encontrar os personagens. Quando isso rolar, a câmera do celular é ativada e o bichinho aparece no meio da paisagem. O jogador então pega aquele Pokémon para si e parte em busca de novos. É bem simples — e completamente viciante.

    O jogo só saiu agora no Brasil, mas já vem fazendo bastante barulho lá fora. Os primeiros países a receber o game foram Austrália e Nova Zelândia, seguidos dos Estados Unidos, praticamente toda a Europa, Canadá e, agora, nós. Nesse meio tempo foram 100 milhões de downloads feitos pelosb gringos, volume esse que fez com que Pokémon Go estivesse mais presente nos celulares estrangeiros do que apps consagrados, como o Twitter e o Tinder e que as pessoas passassem mais tempo nele do que passam no Facebook. Mais do que isso, o termo "Pokémon Go" foi mais pesquisado do que pornô, no Google.

    Claro que isso reverberou nos bolsos. As ações da Nintendo (que lançaram os primeiros games dos monstrinhos) subiram mais de 80% na semana do lançamento - depois disso caíram um pouco, quando os acionistas da empresa perceberam que os responsáveis por Go era outra empresa que começa com "N", a Niantic, que já fez parte do Google. Fora isso, de acordo com a empresa de análise digital Sensor Tower, o game já rendeu 35 milhões de dólares com pequenos itens que você pode comprar com dinheiro de verdade. Sem contar os acordos milionários que estão sendo formados. No Japão, por exemplo, o game fechou uma parceria com McDonalds. Mesmo sem a revelação dos valores dessa transação, dá para cravar com certeza que o pagamento não foi feito em nuggets.

    O game também gerou algumas situações caóticas. Os Pokémons poderiam aparecer em qualquer lugar. Sem exceções. Então pessoas acabaram invadindo uma delegacia na Austrália, esbarraram com um cadáver nos Estados Unidos — e até rolou uma situação assustadora, em que pessoas correram às onze da noite atrás de um bichinho no Central Park, abandonando carro na rua e tudo.

    A mania não é nova. Pokémon começou nos anos 1990. O japonês Satoshi Tajiri, que passou a infância colecionando insetos, resolveu criar monstrinhos fofos, que batalhavam entre si e seguiam ordens de crianças. Estranho ou não, deu certo: em 1996 virou jogo de GameBoy, no ano seguinte já era anime (o desenho animado japonês), e os dois produtos bombaram. Pokémon (abreviação em inglês para "monstros de bolso") passou a dominar os recreios e tardes de crianças ao redor de todo mundo. Pokémon Go faz parte da comemoração de 20 anos da franquia.

Disponível em: http://super.abril.com.br/tecnologia/pok- emon-go--esta-finalmente- funcionando-no-brasil>. Acesso em: 15 ago. 2016 [Adaptado].

Em qual trecho está expressa a principal informação do texto?

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto e, a seguir, responda.


Disponível em: http://cursareaprender.blogspot.com.br/- 201303/todos-almejam-felicidade.html>. Acesso em: 22 ago. 2016.

A expressão da mulher no terceiro quadrinho é de

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


Leia o texto e, a seguir, responda as questões 8, 9 e 10.

Dilemas morais: o que você faria?

Fabio Marton

    No livro A Escolha de Sofia, de William Styron, que virou filme estrelado por Meryl Streep, uma prisioneira polonesa em Auschwitz recebe um “presente” dos nazistas: ela pode escolher, entre o filho e a filha, qual será executado e qual deverá ser poupado. Escolhe salvar o menino, que é mais forte e tem mais chances na vida, mas nunca mais tem notícias dele. Atormentada com a decisão, Sofia acaba se matando anos depois.

    Dilemas morais, como a escolha de Sofia, são situações nas quais nenhuma solução é satisfatória. São encruzilhadas que desafiam todos que tentam criar regras para decidir o que é certo e o que é errado, de juristas a filósofos que estudam a moral.

    Cada vez que um filósofo monta um sistema de conduta, procura algo que responda a todas as situações possíveis. O filósofo inglês John Locke (1632-1704), por exemplo, definiu o bem pela não-agressão, aquela ideia de que “minha liberdade começa onde termina a sua”. Já Rousseau (1712-1778) considerava o certo a vontade geral, a decisão da maioria.

    Agora os dilemas morais estão virando objeto de estudo de cientistas. E, para alguns deles, talvez os filósofos tenham trabalhado em vão ao se esforçar tanto para montar teorias morais. É que, segundo novas pesquisas, raramente usamos a razão para decidir se devemos tomar uma atitude ou não. Analisando o cérebro de pessoas enquanto elas pensavam sobre dilemas, os pesquisadores perceberam que muitas vezes decidimos por facilidade, empatia ou mesmo nojo de alguma atitude.

Disponível em: http://super.abril.com.br/cultura/ dilemas-morais-o-que-voce-faria. Acesso em: 15 ago. 2016.

08
(MEC-CAED - ADF).

Em qual dos trechos a seguir está expressa uma opinião do autor do texto?

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Qual a tese defendida pelo autor do texto?

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

As opiniões dos filósofos John Locke e Rousseau sobre os dilemas morais são

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


Leia o texto abaixo e responda a questões 11 e 12.

Memória desprezada

    Na contramão de projetos bem-sucedidos que aliam história, cultura e turismo, constata-se em Goiânia um incompreensível desprezo a monumentos e espaços urbanos caros à memória da capital. A sempre falada revitalização do Centro parece caminhar em direção contrária – a do abandono.

    Um exemplo é a velha Maria-Fumaça, que nos anos 40 transitava com passageiros e carga. Hoje, ela exibe estragos, como o farol quebrado, e chega a oferecer riscos a quem passeia pelo local, a Praça do Trabalhador, onde fica a antiga Estação Ferroviária, em estilo art déco é uma referência preciosa sobre a construção de Goiânia.

    Infelizmente, não se trata de um caso isolado. Na Praça Cívica, o Monumento às Três Raças, cuja última restauração foi feita em 1997, também sofre com o vandalismo e a falta de cuidados. Na Praça do Violeiro, a base da estátua traz as marcas da pichação.

    Além da ação criminosa de vândalos, é visível a ignorância em relação à história local e do País: lixo acumula-se, no Bosque dos Buritis, junto ao monumento aos mortos na ditadura militar.

    Torna-se evidente a necessidade de ações governamentais para preservar os símbolos que compõem a memória da cidade e são um patrimônio de seus habitantes. E também de campanhas educativas, principalmente entre estudantes, levando-os a compreender a riqueza de um legado que só será realmente coletivo quando todos por ele se responsabilizarem, atribuindo-lhe o devido respeito e admiração.

Editorial Jornal O POPULAR 17/05/2009.

11
(SEDUCE-GO).

Nesse texto, o autor defende a tese de que

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(SEDUCE-GO).

No trecho “Hoje, ela exibe estragos...”, a palavra sublinhada refere-se à

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário