domingo, 16 de agosto de 2020

Quiz 11: PORT. - 1ª Série (Ens. Médio)

Quiz 11: PORTUGUÊS - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 11: PORTUGUÊS - 1ª Série - Ensino Médio

Leia o texto abaixo e responda as questões 01, 02 e 03.

Veja o significado das gírias de ‘Além da Ilusão’

    Quem assiste a “Além da Ilusão” não fica “esfalfado” de ver os personagens da novela das seis “armarem um bode”. Não entendeu? [...] Mas os telespectadores assíduos, certamente, acham “supimpa” observar como a nossa língua mudou com o passar do tempo e se divertem com os bordões usados pelo elenco em cena. E todas essas palavras não são ilusão nem invenção. Elas realmente faziam parte do vocabulário de quem vivia nos anos 40. [...]

    Algumas das expressões faladas pelos personagens eram pouco conhecidas do público. Já outras gírias fazem parte do vocabulário dos membros mais antigos da família de algumas pessoas, como é o caso da atriz Malu Galli, que interpreta Violeta. Ela, inclusive, elege alguns verbetes favoritos.

    — Nós, do elenco, costumamos brincar de usar as palavras de época. Como supimpa, pilhéria, esfalfado, pandarecos… Eu já conhecia várias porque minha avó usava quase todas. [...]— conta Malu, que acrescenta: — Às vezes, tem umas construções de frase mais elaboradas que exigem mais concentração, pois não seria a forma como naturalmente falaríamos hoje. Mas, acho que aí mora o charme de fazer novela de época. Você sai um pouco do seu “natural”. Eu não consigo colocar gírias dos dias de hoje neste texto. Seria quase como falar uma palavra de outro idioma. [...]

    Rafael Vitti, o mocinho da trama, ressalta que o texto tem que estar sempre na ponta da língua. Afinal, se alguém esquece uma palavra, tem dificuldade de improvisar um sinônimo moderninho que combine com o roteiro.

    — É difícil fugir do texto. Meu vocabulário está se expandindo muito por causa dessa novela. Volta e meia, tenho que falar umas palavras que não conheço e, evidentemente, vou atrás do significado. [...]

Veja abaixo as palavras e expressões com os seus significados.

Abespinhar — Irritar [...]

Barbada — Competição fácil de ser vencida [...]

Bode — Confusão

Bodega — Coisa ou lugar sem valor

Botica — Farmácia [...]

IG. Veja o significado das gírias de ‘Além da Ilusão’. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3rD3pbK. Acesso em: 19 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

01
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... evidentemente, vou atrás do significado.” (5º parágrafo), o termo destacado foi usado para

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


02
(MEC-CAED - ADF).

De acordo com esse texto, entende-se que

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “É difícil fugir do texto.” (5º parágrafo), a palavra destacada foi usada para indicar que Rafael Vitti

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


04
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

NOAA cria nova ferramenta de mapeamento para espécies marinhas

    A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) está lançando uma nova ferramenta para rastrear com mais eficácia e precisão a localização e o movimento de espécies marinhas.

    Como as faixas de muitas espécies marinhas estão constantemente e muito rapidamente mudando, expandindo e contraindo, em resposta às mudanças nas condições oceânicas, o Portal de Mapeamento e Análise de Distribuição vai aprimorar o compartilhamento e a colaboração de dados, facilitar a tomada de decisões sobre o manejo da pesca e da ciência e aumentar o conhecimento geral da distribuição de espécies para avaliações de estoque.

    A plataforma interativa exibe dados de pesquisas [...] da NOAA Pesca para cinco regiões dos EUA (Nordeste, Sudeste, Golfo do México, Costa Oeste e Alasca) e inclui um visualizador de mapas e capacidades de gráficos para mais de 800 espécies de peixes marinhos e invertebrados capturados durante as pesquisas.

    Entender como as espécies são distribuídas no espaço e no tempo, e os fatores que impulsionam padrões, são questões centrais na ecologia e importantes para a conservação e manejo das espécies. “Nosso clima e oceanos estão mudando, e essas mudanças estão afetando a distribuição e a abundância de recursos marinhos vivos em nossas águas”, disse Rick Spinrad, administrador da NOAA.

    Segundo Spinrad, mudanças nos estoques de peixes podem ter impactos econômicos e culturais significativos para comunidades e empresas de todo o país. “As capacidades de visualização desta nova ferramenta aumentam nossa capacidade de transformar os dados que a NOAA coleta em recursos robustos de tomada de decisão para toda a comunidade de gestão da pesca”. [...]

CORREIA, Flavia. NOAA cria nova ferramenta de mapeamento para espécies marinhas. In: Olhar digital. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3JTCkaw. Acesso em: 20 abr. 2022. Fragmento.

A informação principal desse texto está no trecho:

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


Leia o texto abaixo e responda as questões 05, 06, 07 e 08.

Uma História da Leitura | Alberto Manguel

    Leitores são seres extraordinários! Suas essências ou princípios podem discordar profundamente sobre as trajetórias e escolhas humanas contemporâneas. [...] Suas percepções de mundo, alteradas e ampliadas pelo atento e curioso ato da leitura, oferecem um arsenal de embasamento e teorias científicas, fictícias, mitológicas, apto a promover acalorados debates que, e todos sabemos, facilmente se propagariam por dias e dias. [...]

    Todo leitor, consciente ou inconscientemente, se transporta e transforma através do encanto promovido pelas obras que lê. Todo leitor valoriza a complexidade e extensão das habilidades exercitadas no momento da leitura, reconhecendo algo que segue além do entretenimento, além do oferecimento de momentos de descanso para o corpo e a mente, pois compreendem nela a possibilidade de mudança em si, na realidade e no universo que os cerca.

    Poucos destes seres extraordinários, contudo, refletem acerca do momento em que a escrita abandonou o plano das ideias e se fundamentou, enquanto elemento intrínseco, nos direcionamentos da história humana. [...]

    Essencialmente, incorrigivelmente, irrevogavelmente apaixonada pela leitura, por livros e obras em seus mais variados formatos, conteúdos e direcionamentos, encontrei em Alberto Manguel um mestre professor, um semelhante na defesa da leitura, um verdadeiro contador de histórias. Com escrita leve, acessível, reflexiva e adoravelmente semelhante às mais queridas narrativas de ficção, que nos transportam por mundos distantes e repletos de segredos, o escritor retorna para os primórdios da escrita, para os detalhes, nuances e mudanças promovidas pela leitura. [...]

    Uma História da Leitura direciona novos leitores, na mesma medida em que relembra aqueles cujos percursos possibilitaram maior contato com esse peculiar, encantador e maravilhosamente perturbador universo, de que no fim, livro, leitores e escritores se transformam em um único elemento. Escritores observam o mundo a fim de construir suas narrativas, tecer suas teorias, encontrar seus campos de pesquisa e reflexão. [...]

    A sua maneira, Alberto Manguel e sua Uma História da Leitura nos relembram de que são o mundo tanto quanto são todos os livros que leram, as horas que passaram juntamente às palavras de homens e mulheres que, talvez, nunca venhamos a conhecer e que, talvez, tenham sido outros homens e mulheres que, na atualidade de nossas vivências e experiências, tanto admiramos. [...]

WAGNER, Izabel. Uma História da Leitura | Alberto Manguel. In: Estante Diagonal. 2022. Disponível em: https://www.estantediagonal/. Acesso em: 29 mar. 2022. Fragmento.

05
(MEC-CAED - ADF).

Um argumento utilizado pela autora desse texto para sustentar a ideia de que os leitores são transformados pela leitura está no trecho:

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... cujos percursos possibilitaram maior contato com esse peculiar, encantador e maravilhosamente perturbador universo...” (5º parágrafo), o pronome destacado se refere a

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Um trecho desse texto que apresenta uma opinião é:

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “Poucos destes seres extraordinários, contudo , refletem acerca do momento...” (3º parágrafo), o termo em destaque estabelece uma relação

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


Leia o texto abaixo e responda as questões 09 e 10.

Texto 1

Apicultores das águas: famílias pantaneiras produzem mel como alternativa de renda

    A produção de mel será uma possibilidade de renda para algumas famílias do Pantanal sulmato-grossense que, desde o início do ano, têm recebido treinamento e materiais para realizar a atividade. Os novos apicultores vivem na Ilha do Mato Grande, um local remoto às margens do rio Paraguai, a cerca de três horas de transporte fluvial partindo [...] de Corumbá/MS. [...]

    Em março deste ano, os ribeirinhos receberam macacões de proteção, 15 caixas ninho para colmeias, 45 melgueiras, cera, fumegadores e até os primeiros enxames, que viajaram de barco até o local onde o apiário será instalado. O trabalho deve ser executado a médio prazo, iniciando com o aprendizado para implantação do apiário até chegar ao manejo de produção. A estimativa é que os enxames estejam aptos para início de produção em aproximadamente quatro meses.

    [...] o desenvolvimento da apicultura no local é considerado uma “luz no fim do túnel” por Nilza de Arruda, de 60 anos, matriarca da família beneficiada. “Para mim, o mel é uma grande alegria. É uma coisa que a gente queria muito e que vamos cuidar para dar certo”, projeta. [...]

JORNAL AGORA. Apicultores das águas: famílias pantaneiras produzem mel como alternativa de renda. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3k4Hq9u. Acesso em: 22 abr. 2022. Fragmento.

Texto 2

Apicultores do Norte de Minas são beneficiados com programa de melhoramento genético

    Apicultores de oito cidades do Norte de Minas serão beneficiados com um projeto inédito de melhoramento genético dos apiários. Eles vão receber gratuitamente abelhas-rainhas com genética superior para aprimorar a produção de mel e derivados. [...]

    “O que a gente espera é que esses produtores tenham um incremento na sua produção que pode gerar entre 30% e 40% do mel ou de seus derivados. Então, isso vai gerar para o produtor mais rentabilidade no seu negócio, mais viabilidade econômica e uma condição melhor de continuar com ele [negócio] e até mesmo ampliar”, fala Bruno Rocha de Melo, gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg.

    Segundo a Faemg, um veículo adaptado vai funcionar como um laboratório itinerante para a ação nestes oito municípios. A unidade foi equipada com bancada de trabalho, iluminação apropriada, ar-condicionado e umidificador de ar, gerador, estufa e barreira sanitária [...].

    O projeto vai atender apiários de recria que foram previamente selecionados e preparados para receber as larvas e produzir as rainhas pelo método de transferência de larvas. O zootecnista e consultor do Programa ATeG, Arnaldo Maurício Correa Neto, explica que a rainha geneticamente melhorada passou por análise e apresenta maior produtividade.

    “Essas rainhas fornecem as larvas que irão produzir as novas rainhas, para serem distribuídas aos produtores. Esse animal selecionado oferece uma produtividade de mel e própolis maior que a média dos enxames brasileiros atuais”, disse o zootecnista em nota enviada à imprensa. [...]

PEREIRA, Mariana. Apicultores do Norte de Minas são beneficiados com programa de melhoramento genético. In: G1. 2022. Disponível em: http://glo.bo/3EE7P7l. Acesso em: 22 abr. 2022. Fragmento.

09
(MEC-CAED - ADF).

Qual é o assunto em comum a esses textos?

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


10
(MEC-CAED - ADF).

No Texto 1, a expressão “luz no fim do túnel” (3º parágrafo), significa

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


11
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

SC: Cidade quer recorde mundial por construir rua mais sinuosa do mundo

    A prefeitura de São Joaquim (SC) apresentou um projeto para construir uma rua com 10 curvas fechadas, o que deve tornar a via a mais sinuosa do mundo, prevê município. Segundo o Guinness Book, a rua mais sinuosa até o momento é a “Lombard Street”, no estado da Califórnia (EUA), que possui oito curvas com essa característica.

    Na proposta apresentada pela prefeitura em 10 de abril, o local terá um mirante com vista para a cidade, balanço infinito, áreas de descanso e uma fonte com área para fotos. [...]

    A rua será localizada no centro de São Joaquim, tomando o espaço do mirante Belvedere, na rua Major Jacinto Goulart. A prefeitura planeja uma escadaria para que o percurso seja feito a pé. A proposta inicial da rua sinuosa de São Joaquim era criar nove curvas, mas o apresentado acabou incluindo uma, tendo duas a mais que a Lombard Street.

UOL. SC: Cidade quer recorde mundial por construir rua mais sinuosa do mundo. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3xE8oN7. Acesso em: 19 abr. 2022. Fragmento.

O assunto desse texto é

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


12
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

LEITE, Willian. Anésia # 612. In: WillTirando. 2022. Disponível em: https://bit.ly/385Sr85. Acesso em: 5 maio 2022.

O humor desse texto está no fato de

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário