domingo, 16 de agosto de 2020

Quiz 08: PORT. - 1ª Série (Ens. Médio)

Quiz 08: PORTUGUÊS - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 08: PORTUGUÊS - 1ª Série - Ensino Médio

Leia o texto e, a seguir, responda as questões 1 e 2.

Trecho Sermão da Sexagésima

Padre Antônio Vieira

    [...] Quando Cristo mandou pregar os Apóstolos pelo Mundo, disse-lhes desta maneira: Euntes in mundum universum, praedicate omni creaturae: «Ide, e pregai a toda a criatura». Como assim, Senhor?! Os animais não são criaturas?! As árvores não são criaturas?! As pedras não são criaturas?! Pois hão os Apóstolos de pregar às pedras?! Hão-de pregar aos troncos?! Hão-de pregar aos animais?! Sim, diz S. Gregório, depois de Santo Agostinho. Porque como os Apóstolos iam pregar a todas as nações do Mundo, muitas delas bárbaras e incultas, haviam de achar os homens degenerados em todas as espécies de criaturas: haviam de achar homens, haviam de achar homens brutos, haviam de achar homens troncos, haviam de achar homens pedras. E quando os pregadores evangélicos vão pregar ar a toda a criatura, que se armem contra eles todas as criaturas?! Grande desgraça! [...]

Disponível em: http://www.opera10.com.br/2014/05/11 -generos-tex tuais-sermao.html. Acesso em: 23 maio 2017.

01
(SEDUCE-GO).

O gênero textual Sermão tem como uma de suas características o intuito de convencer o leitor a respeito de uma determinada ideia, conduta ou moral.

O fato de aparecerem pontos de interrogação no Sermão sugere que

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ???.)


02
(SEDUCE-GO).

No trecho: “quando Cristo mandou pregar os Apóstolos pelo Mundo, disse-lhes desta maneira”, a relação de sentido existente entre as orações estabelecida pela palavra “quando” é de

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ???.)


03
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

Amor fiel

Gregório de Matos

    Ó tu do meu amor fiel traslado

    Mariposa entre as chamas consumida,

    Pois se à força do ardor perdes a vida,

    A violência do fogo me há prostrado.

   

    Tu de amante o teu fim hás encontrado,

    Essa flama girando apetecida;

    Eu girando uma penha endurecida,

    No fogo que exalou, morro abrasado.

   

    Ambos de firmes anelando chamas,

    Tu a vida deixas, eu a morte imploro

    Nas constâncias iguais, iguais nas chamas.

   

    Mas ai! Que a diferença entre nós choro,

    Pois acabando tu ao fogo, que amas,

    Eu morro, sem chegar à luz, que adoro.

Disponível em: https://www.mensagenscomamor. com/mensagem/110139. Acesso em: 23 maio 2017.

O verso em que o eu lírico se dirige, diretamente, a seu interlocutor é

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ???.)


04
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: https://br.pinterest.com/explore /campanhas-publicit%C3%A1rias/. Acesso em: 23 maio 2017.

No cartaz, vários recursos verbais e não verbais são usados com o objetivo de atingir o público e influenciar seu comportamento. Considerando as informações verbais e não verbais apresentadas no texto a respeito do meio ambiente, verifica-se que

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???.)


Leia o texto e, a seguir, responda as questões 5, 6 e 7.

O cerrado exige ações de preservação

    A Amazônia é um bioma tão majestoso que ofusca os demais existentes no Brasil. Fala-se muito — interna e externamente — na preservação da floresta. A preocupação é legítima. E deve manter-se. Não significa, porém, que se deva fechar os olhos para os demais. É o caso do cerrado. Segundo maior bioma do país em extensão, ele ocupa 24% do território nacional.

    Nos 2.039.368 km² de área distribuída em 11 estados e no Distrito Federal, abriga a maior biodiversidade em savana do mundo e dá origem a três nascentes das principais bacias hidrográficas da nação — Amazônia, Paraná e São Francisco. É, pois, estratégico. Não só pela biodiversidade e a conservação de recursos hídricos, mas também pelo sequestro de carbono.

    O desenvolvimento do Oeste, porém, põe em risco o bioma. Desde a construção de Brasília, na década de 1950, desapareceram do mapa 58% do cerrado. Especialistas advertem que, mantido o atual ritmo de destruição, a extinção virá em 50 anos. É assustador.

    Três vetores contribuíram para a tragédia. Um deles: a pecuária, que, a partir dos anos 1970, ganhou impulso espetacular. Outro: a lavoura branca, especialmente a soja e o algodão. Mais recentemente chegou a cana-de-açúcar. Antes concentrada em Goiás e São Paulo, a cultura se expandiu para a Bacia do Pantanal e busca territórios novos, como o Triângulo Mineiro. O último: a produção de carvão vegetal, necessário para fazer aço. Minas Gerais e Pará concentram a atividade.

    [...]

    Tramita no Congresso Nacional a PEC do Cerrado. Mas, por pressão dos ruralistas, a proposta está paralisada na Câmara dos Deputados. É importante que o Executivo, o Legislativo, o Judiciário, os empresários e a sociedade civil se deem as mãos para preservar o patrimônio ímpar. Há condições de convivência da produção agrícola com o meio ambiente. A agricultura está consolidada.

Minas Gerais e Pará concentram a atividade.

Correio Braziliense, 26 out. 2009.

Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/ 2009/10/27/o-cerrado-exige- acoes-de-preservacao/. Acesso em: 23 maio 2017.

05
(SEDUCE-GO).

A tese defendida nesse texto é que

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ???.)


06
(SEDUCE-GO).

Um argumento que apoia a tese do texto é

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ???.)


07
(SEDUCE-GO).

Segundo o texto, os estados que concentram a produção de carvão no Brasil são

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ???.)


Leia o texto e, a seguir, responda as questões 08 e 09.

Plantas se guiam pelo som para encontrar água, diz estudo

    Mesmo quando não há umidade no solo, as raízes dão seu jeitinho de chegar ao recurso — "ouvindo" onde a água está e crescendo na direção dela

Por Guilherme Eler

    Além de manter as plantas de pé, as raízes têm outra função bastante nobre: achar água a todo custo. Movidas por esse instinto de sobrevivência, elas são capazes de furar encanamentos, levantar calçadas e o que mais for preciso para arrumar um acesso à fonte da vida. O que cientistas australianos descobriram, no entanto, é que há mais estímulos do que a terra molhada para guiar as raízes nessa procura. As plantas também são capazes de “ouvir” o som da água correndo — e orientar seu crescimento na direção do barulho.

    Para comprovar essa habilidade, pesquisadores da University of Western Australia analisaram em laboratório o comportamento da ervilha comum (Pisum sativum). As plantas foram colocadas em recipientes com dois tubos localizados próximos à base, que garantiam dois únicos caminhos para as raízes das plantas se desenvolverem. Abaixo dos tubos, os cientistas dispuseram água corrente natural, além de outros estímulos sonoros, como gravações do barulho de rio e white noises (ruídos como esse aqui utilizados, por exemplo, para fazer bebês dormirem).

    As raízes foram unânimes, escolhendo crescer pelos tubos que contavam com vibrações sonoras das supostas fontes de água. E também surpreendentemente seletivas: o som verdadeiro de água correndo fez bem mais sucesso que o das gravações, ignorados pelas raízes, de acordo com Monica Gagliano, uma das autoras do estudo.

    Essa habilidade auditiva, no entanto, era acionada apenas quando o “tato” não podia ser utilizado.

    Segundo os pesquisadores, a umidade do solo ainda é uma bússola mais confiável para as plantas, que, mesmo com os estímulos sonoros, preferiam crescer em direção a regiões onde o solo estava mais encharcado. Isso sugere que, apesar de o som fornecer uma análise à distância, o contato com a água, mesmo em forma de barro, permanece tendo maior precisão. [...]

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/ plantas-se-guiam-pelo-som-para- encontrar-agua-diz-estudo/. Acesso em: 23 maio 2017.

08
(SEDUCE-GO).

A principal informação do texto é a

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???.)


09
(SEDUCE-GO).

De acordo com o texto, o experimento feito pelos cientistas australianos mostrou que a/as

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ???.)


10
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

Mar Português

Fernando Pessoa

    [...]

    Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu.

Disponível em: https://poemasdomundo.wordpress .com/category/fer nando-pessoa/. Acesso em: 23 maio 2017.

De acordo com o poema, Deus espelhou o céu no/na

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ???.)


11
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 11 e 12.

Quino


Na tirinha lida, o efeito de humor está no fato de

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ???.)


12
(SEDUCE-GO).

Observando o último quadrinho, podemos concluir que

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ???.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário