domingo, 16 de agosto de 2020

Quiz 10: PORT. - 1ª Série (Ens. Médio)

Quiz 10: PORTUGUÊS - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 10: PORTUGUÊS - 1ª Série - Ensino Médio

Leia o texto a seguir e responda as questões 01 e 02.

Conversinha mineira

    — É bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo?

    — Sei dizer não senhor: não tomo café.

    — Você é dono do café, não sabe dizer?

    — Ninguém tem reclamado dele não senhor.

    — Então me dá café com leite, pão e manteiga.

    — Café com leite só se for sem leite.

    — Não tem leite?

    — Hoje, não senhor.

    — Por que hoje não?

    — Porque hoje o leiteiro não veio.

    — Ontem ele veio?

    — Ontem não.

    — Quando é que ele vem?

    — Tem dia certo não senhor. Às vezes vem, às vezes não vem. Só que no dia que devia vir em geral não vem.

    — Mas ali fora está escrito “Leiteria”!

    — Ah, isso está, sim senhor.

    — Quando é que tem leite?

    — Quando o leiteiro vem.

    — Tem ali um sujeito comendo coalhada. É feita de quê?

    — O quê: coalhada? Então o senhor não sabe de que é feita a coalhada?

    — Está bem, você ganhou. Me traz um café com leite sem leite. [...]

SABINO, Fernando. Conversinha mineira. Disponível em: https://bit.ly/3Ixpkqh. Acesso em: 24 mar. 2022. Fragmento.

01
(MEC-CAED - ADF).

No último parágrafo desse texto, a expressão “você ganhou” foi utilizada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Infere-se desse texto que

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


Leia o texto a seguir e responda as questões 03 e 04.

Mulher cria mochila especial para levar seu gato em viagem à Itália

    O gatinho Bounty tem apenas um ano e, em seu álbum de recordações, há visitas a pontos turísticos, passeios de bicicleta, montanhismo e camping.

    Tudo isso, ele fez confortavelmente acomodado em uma mochila especial criada por sua dona, Doina Muravschi.

    Ela adotou o bichinho no fim de 2021 em um lar de gatos e, para incluí-lo em sua rotina de viagens, criou para ele uma mochila destinada a experiências mais radicais.

    “Fiz a bolsa especial para ele porque as caixas transportadoras comuns não são adaptadas a certas viagens”, disse Muravschi [...].

    Dentro da mochila, Bounty chegou a acompanhar a dona na escalada da La Grignetta, uma montanha de mais de 2.000 metros de altitude nos Alpes italianos, “sem sequer um miado de protesto”, segundo o jornal italiano “La Repubblica”.

    Juntos, os dois também fizeram uma viagem de mais de um mês de bicicleta pela costa do país.

    “No início, Bounty estava um pouco agitado, mas, depois dos primeiros dias, começou a se divertir. Enquanto eu pedalava, ele dormia na transportadora.”

    Muravschi diz que o objetivo de sua jornada com o bichinho é mudar a opinião daqueles que acham que gatos só gostam de ficar em casa – e que cachorros são os únicos companheiros possíveis para aventuras ao ar livre.

G1. Mulher cria mochila especial para levar seu gato em viagem à Itália. 2022. Disponível em: https://glo.bo/3qihXN7. Acesso em: 21 mar. 2022. Fragmento.

03
(MEC-CAED - ADF).

O assunto desse texto é

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


04
(MEC-CAED - ADF).

No segundo parágrafo desse texto, a palavra “confortavelmente” foi usada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


Leia os textos a seguir e responda as questões 05, 06, 07 e 08.

Texto 1

Crônica rápida no metrô

    A moça [...] escuta música e cantarola, mas não identifico a canção. O rapaz [...] senta à minha frente e me sorri. Retribuo o sorriso, ele abre um livro. A mulher em pé encosta em mim, o vagão está lotado mas sinto vontade de retirar os fios de cabelo do seu casaco preto. A moça [...] carrega no sotaque parisiense ao responder uma ligação. A família oriental fala o tempo todo, mas a criança que está com eles só observa o entra e sai das estações, com seus belos olhinhos puxados. [...] Dois moços bonitos, em torno dos 40, me chamam atenção. Agora são três. Um quarto acaba de entrar. Parei de contar para olhar a senhora elegante bufando com a freada inesperada do trem. Dois rapazes falam alto em árabe. [...] A jovem com a cara enfiada no celular não se levanta do assento flexível quando enche o vagão. Alguém a cutuca e ela leva um susto. A moça grávida entra no trem, duas mulheres se levantam para dar lugar. Ela hesita quem escolher para ficar de pé. Um homem fica parado na porta, mas nunca salta em nenhuma estação. Uma velhinha usa um casaco de oncinha [...]. Dois senhores conversam e reclamam da vida. Dois outros estão mudos lendo jornais. Um acordeonista toca uma música desafinada. Um passageiro bufa e põe um fone no ouvido. Um cachorro bota a cabeça para fora da bolsa de sua dona. Minha estação chega e desço no vácuo, empurrada por turistas. O trem parte, a plataforma enche, depois esvazia. E a vida continua entre as estações de Paris…

Disponível em: https://bit.ly/3JvkAD1. Acesso em: 22 mar. 2022. Fragmento.

Texto 2

Era uma vez no metrô…

    No trem do metrô entrou um grupo de três ou quatro pessoas com um menino de cerca de seis anos. [...]

    A criança deu sinais de impaciência, e um dos adultos perguntou-lhe se queria ouvir uma história. [...]

    O rapaz começou: era uma vez… Pela entonação da voz, clara, firme, agradável, parecia professor ou algo do gênero, talvez ator.

    Começou por um bichinho, um bichinho imaginado, cheio de sonhos e desejos de conhecer o mundo. O narrador ia inventando o enredo à medida que o contava, descrevendo o local onde o bichinho morava, seus amigos, seus planos.

    Os olhos do menino brilhavam, esqueceu-se do desconforto e do metrô, interviu com perguntas, contribuiu para o desenvolvimento da trama. Que, aliás, nada tinha de extraordinário, mas o rapaz sabia fazer pausas na hora certa e, de vez em quando, o suspense era tanto que o garoto prendia a respiração.

    Mas não eram só os olhos do menino que brilhavam, nem só dele a ansiedade de saber o destino do bichinho. Todo mundo em volta virou plateia da trama inocente, interessada no desenrolar das aventuras do protagonista. Viramos prisioneiros voluntários daquele enredo singelo. Um lance inesperado que fez as pessoas abstraírem o trem, o barulho, o ambiente.

    O grupo saltou do metrô antes de mim, não sei como a história terminou, ou mesmo se chegou a ter um final. Fiquei no meu canto pensando como um jovem [...] pode fazer a diferença na vida de uma criança. Quis dizer-lhe isso, mas me contive [...].

Disponível em: https://cronicascariocas.com/colunas /cronicas/era-uma-vez-no-metro/. Acesso em: 22 mar. 2022. Fragmento.

05
(MEC-CAED - ADF).

Esses textos têm em comum o fato de

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


06
(MEC-CAED - ADF).

No Texto 1, há uma opinião no trecho:

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


07
(MEC-CAED - ADF).

No Texto 2, no trecho “Os olhos do menino brilhavam,...” (5º parágrafo), a palavra destacada foi usada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto 2, o trecho “Quis dizer-lhe isso, mas me contive” (7º parágrafo) é um exemplo de linguagem

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


09
(MEC-CAED - ADF).Leia o texto abaixo.

Chega

    Quando eu te quis

    deixei de me querer

    Me diminuí pra

    na sua vida caber

   

    Caí no seu amor

    E perdi a noção

    Do que isso faria

    Com o meu coração

   

    Seu sorriso engana

    E eu me enganei

    Menti pra mim mesmo

    Que te superei

   

    Mas agora chega

    Agora percebi

    Que eu mereço

    Muito mais que isso aqui [...]

BE, Giulia. Chega. In: Vagalume. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/giulia-be/chega.html. Acesso em: 24 mar. 2022. Fragmento.

Infere-se desse texto que

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


Leia o texto a seguir e responda as questões 10 e 11.

Uso excessivo de celulares pode ser prejudicial às crianças

    [...] A vida agitada dos grandes centros urbanos certamente colabora para que adultos agradeçam os minutos de paz de que conseguem desfrutar quando crianças ficam entretidas com jogos e vídeos. Afinal, ter tempo para fazer uma refeição com calma, ler uma revista ou mesmo checar as próprias redes sociais enquanto os filhos se distraem em silêncio não é algo desprezível. Quem pode julgar o pai que consegue fazer o filho comer toda a comida sem espernear e reclamar do brócolis? Ou a mãe que por fim responde os e-mails do trabalho em casa, depois de um dia exaustivo, enquanto os filhos param de brigar para assistir ao novo vídeo do youtuber preferido?

    Se as novas tecnologias trouxeram algum alento para pais e cuidadores e ampliaram o acesso à informação, é fato que também mudaram a rotina de muitas famílias. [...] Crianças que antes corriam pela casa, bagunçavam o quarto, pintavam as paredes, provocavam os irmãos e enchiam os pais de perguntas agora passam horas sentadas, quietas, voltadas para telas luminosas.

    Como essas tecnologias são novas, ainda não existem pesquisas de longo prazo que meçam o impacto do uso de aparelhos digitais em crianças, mas estudos já indicam que o uso excessivo desses dispositivos têm causado prejuízos no desenvolvimento cognitivo e social e até no peso de crianças e adolescentes.

    Surgidos nos anos 1990 e popularizados na primeira década de 2000, os smartphones já fazem parte da rotina de 92% dos brasileiros, segundo pesquisa [...] divulgada no segundo semestre de 2018. Um estudo apresentado no início de 2018 [...] estimava que até maio daquele ano haveria 174 milhões de computadores, entre computadores de mesa, notebooks e tablets, no país.

    Para Tania Terpins, psicoterapeuta [...] e educadora infantil, durante a primeira infância, período que vai do nascimento até os 6 anos de idade, a criança é apresentada às interações sociais mais primordiais. Nessa fase, ela conhece o mundo por meio de estímulos sensoriais como cheiro, contato visual e troca de afeto. “A superexposição a telas restringe as possibilidades interacionais das crianças pequenas. A experiência da tela na primeira infância é, em sua grande maioria, solitária, sedentária e passiva.”

    Ainda segundo a psicoterapeuta, para desenvolver a capacidade de agir sobre o mundo a criança deve ser convidada a transformar o real por meio de atividades criativas. Os jogos e vídeos disponíveis na internet são, em geral, tarefas dirigidas que restringem as respostas imaginativas, muito distantes das brincadeiras infantis de faz de conta ou das interações sociais que estimulam a interação com a realidade mais concreta. [...]

    Se não podemos impedir que crianças e jovens tenham acesso a novas tecnologias, é importante que adultos as orientem para que seu uso não as prejudique nem comprometa sua saúde e segurança.

VARELLA, Mariana. Uso excessivo de celulares pode ser prejudicial às crianças. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3v8F3aW. Acesso em: 7 abr. 2022. Fragmento.

10
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... mas estudos já indicam que o uso excessivo desses dispositivos têm causado prejuízos no desenvolvimento cognitivo e social...” (3º parágrafo), a palavra em destaque estabelece uma relação de

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Um trecho desse texto utilizado para sustentar a tese de que as novas tecnologias podem ser prejudiciais às crianças está no trecho:

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)


12
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

CURY, Caetano. Tira uma foto minha? In: Téo & o minimundo. 2022. Disponível em: https://www.teoeominimundo.com.br/2022/02 /16/jorge-tira-uma-foto-minha/. Acesso em: 7 abr. 2022.

Conclui-se desse texto que

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. ??.)






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