quarta-feira, 1 de abril de 2020

D5 - Quiz por descritor - Mat - 9° Ano - E.F

Quiz D05: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D05: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D05: Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

01
(Saerjinho).

Observe a malha quadriculada. Nessa malha, as figuras 2 e 3 são ampliações da figura 1 e o lado do quadrado colorido é a unidade de medida de comprimento.

Com relação a essas figuras, pode-se afirmar que

A
B
C
D

02
(SAEB).

Uma torre de comunicação está representada na figura abaixo.

Para construir uma miniatura dessa torre que tenha dimensões 8 vezes menores que a original, deve-se:

A
B
C
D

    Como quer construir uma miniatura dessa torre que tenha dimensões 8 vezes menores que a original. Portanto, deve-se dividir as dimensões da original por 8.

   Portanto, opção "B".


03
(2ª P.D – Seduc – GO – 2012).

Observe as seguintes figuras na malha quadriculada.

Considerando que o lado de cada quadradinho vale uma unidade de comprimento, podemos dizer que, da primeira para a segunda figura, a área e o perímetro, respectivamente

A
B
C
D

Observe que:

FIGURA 1 :

    Área (1) = 17 quadradinhos.

    Perímetro (1) (soma dos lados) = 30 lados de quadradinhos.

FIGURA 2 :

    Área (2) = 68 quadradinhos.

    Perímetro (2) (soma dos lados) = 60 lados de quadradinhos.

Sendo assim:

    [tex] Área = \frac{Área\ (2)}{Área\ (1)} = \frac{68}{17} = 4 [tex]

    [tex] Perímetro = \frac{Perímetro\ (2)}{Perímetro\ (1)} = \frac{60}{30} = 2 [tex]

Portanto, a área quadruplicou e perímetro dobrou.

   Portanto, opção "C".


04
(CEB).

Na figura abaixo, a área colorida representa o total da lavoura do Sr. Domingos em hectares. Esse agricultor devido às perdas na lavoura com as instabilidades climáticas e as pragas decidiu reduzir a área cultivada de sua lavoura para a próxima safra pela metade.

Diante do enunciado, deve-se:

A
B
C
D

   Como pelo enunciado, o agricultor devido às perdas na lavoura com as instabilidades climáticas e as pragas decidiu reduzir a área cultivada de sua lavoura para a próxima safra pela METADE. Logo, ele deve dividir a área inicial por 2.

   Portanto, opção "D".


05
(SAEB).

Na malha quadriculada desenhada abaixo, todos os quadradinhos têm o mesmo tamanho e a parte colorida de verde representa o jardim da casa de Luísa.

Nessa área, Luísa quer construir uma quadra de esportes com o dobro das dimensões desse jardim.

Para representar essa quadra, quantos quadradinhos ela utilizará?

A
B
C
D

   Como Luísa quer construir uma quadra de esportes com o DOBRO das dimensões desse jardim. Logo:


    N° de quadradinhos = 18 × 8 = 144

    Portanto, opção "C".


06
(CEB).

A figura abaixo representa uma cruz.


As medidas de todos os lados foram reduzidas pela metade.

Qual figura representa a nova cruz?


A
B
C
D

    Como as medidas de todos os lados deve ser reduzidas pela metade. Logo, a figura que satisfazem essa situação é opção "A".


07
(CEB).

Mariana desenhou no papel quadriculado um quadrado e, em seguida, construiu a diagonal e pintou um parte de cinza.


A parte cinza pintada

A
B
C
D

    A parte cinza pintada é a metade da área do quadrado.

    Portanto, opção "B".


08
(SAEGO 2011).

Veja o polígono desenhado na malha quadriculada abaixo:


As medidas de todos os lados foram dobradas. O novo polígono semelhante a figura acima é


A
B
C
D

    Como todas as medidas de todos os lados foram dobradas. Então, o novo polígono é o da figura "A".


09
(SEDUC-GO).

Cida desenhou uma figura em uma malha quadriculada conforme figura a seguir.


Qual das alternativas representa esta figura ampliada?


A
B
C
D

    A figura ampliada é a figura "B".


10
(MEARIM - MA).

A figura abaixo foi dada para os alunos e algumas crianças resolveram ampliá-la.


Veja as ampliações feitas por quatro crianças.


Quem ampliou corretamente a figura?

A
B
C
D

    Quem ampliou corretamente a figura foi DIANA.


11
(SAEPE).

A figura 2 é uma ampliação da figura 1.


Quantas vezes o perímetro da figura 2 é maior que o perímetro da figura 1?

A
B
C
D

Cálculo da razão entre os perímetros dos dois barcos.

    [tex] Razão = \frac{altura\ da\ vela\ (2)}{altura\ da\ vela\ (1)} = \frac{6}{2} = 3\ vezes [tex]

Logo, o perímetro do barco 2 é 3 vezes maior do que o perímetro do barco 1.

Portanto, opção "B".


12
(SAEGO-2012 – Adaptado).

Paulo desenhou alguns trapézios na malha quadriculada abaixo.


A figura que é uma redução da figura I é

A
B
C
D

    A figura II é uma redução correta da figura I.

    Portanto, opção "A".