quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Escola Democrática ????????

Se queremos formar cidadãos e boas pessoas temos que refletir sobre isso!
 

sábado, 11 de outubro de 2014

Convivência


 As vezes, nos distanciamos das outras pessoas pelo simples fato dela ser diferente. Na verdade, quando não lidamos com a diferença mostramos que quem é diferente somos nós por não saber conviver com a diferença do outro. (Joás Santos)

Prof. Warles

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Após sair o resultado do IDEB 2013, com certeza, algumas escolas e professores teve um trabalho diferenciado para a melhoria do mesmo. Diante disso estou disponibilizando este espaço para que os colegas relate a sua experiência. 
Porque acredito que, da mesma forma que disponibilizei os simulados, os colegas também podem  relatar como foi o trabalho em prol da melhoria do IDEB. Desta forma, podemos melhorar os índices da Educação pública. 
Fonte da figura: http://webfoliosalvadorba.blogspot.com.br/

Como por exemplo:
Caro professor sempre faço seus simulados com meus alunos vc acredita que a minha escola pulou de 4.4 para 5.9... Em parte você colaborou para este resultado. (Escola Estadual de Itamarati - MG).

 Também, 
Sou profª do 5º ano e trabalhei todos os seus simulados como atividades e com simulado ficamos surpresos pois de 5,4 atingimos 6,8, obrigada e parabéns pelo seu trabalho.  (Vanir - Amambai-MS).

domingo, 14 de setembro de 2014

IDEB 2013 - Colégio Estadual Brasil Ultrapassa a meta prevista para 2021

Depois de um período de angústias, tensões e cobranças o resultado do IDEB de 2013 para o 9º ano vem coroar o nosso trabalho. Diante disso, parabenizamos todos o ALUNOS que entenderam a proposta e dedicaram em prol de uma educação pública de qualidade. Também, os professores e o grupo gestor desta unidade de ensino pelo resultado alcançado.

O gráfico abaixo mostra a evolução do IDEB do Colégio Estadual Brasil da cidade de Córrego do Ouro-GO.

Prof. Warles

sábado, 6 de setembro de 2014

Resultado do IDEB 2013

SAIU O RESULTADO DO IDEB 2013. 
Veja abaixo o link do INEP:
http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/id/139140?p_r_p_564233524_urlTitle=ideb-indica-melhora-no-ensino-fundamental&redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f

IDEB - link



Prof. Warles

segunda-feira, 21 de abril de 2014

SAEGO 2013

Quero parabenizar todos os componentes do Colégio Estadual Brasil-Goiás que de forma direta e indiretamente contribui para a qualidade do Ensino público desta Unidade de Ensino. 

Segue abaixo o resultado da prova Saego 2013 do Colégio Estadual Brasil de Córrego do Ouro - GO.
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Fonte: Caed.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Educação em Rede

sábado, 14 de setembro de 2013

Análise da 3ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA de 2013 do Colégio Estadual Brasil

INDICADORES DE DESEMPENHO – 3ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 – 9º ANO
COLÉGIO ESTADUAL BRASIL – GOIÁS

Após a realização da 3ª Prova Diagnóstica de 2013 é o momento de fazermos a análise e elaborar uma estratégia para atacar os item que apresentaram descritores com deficiência de aprendizagem.
No gráfico abaixo é possível determiná-los facilmente. Veja.
  



Legenda (Matemática)
D33A - Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
D29A - Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.
D10A – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.
D34A - Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.
D35A - Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau.
D13A - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
D36A - Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D31A - Resolver problema que envolva equação de segundo grau.
D37A - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
D12A - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.





Legenda (Português)
D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
D17  Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
D04 - Inferir uma informação implícita em um texto.
D03 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D07 – Identificar a tese de um texto.
D08 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

Fonte: Sige-GO

Prof. Warles

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

OBMEP - Talentos espalhados pelo Brasil

sábado, 24 de agosto de 2013

Matriz de Referência - Ciências da Natureza - 9º ANO

I. EIXO TEMÁTICO: VIDA E AMBIENTE
D01 - Identificar comportamentos voltados para a preservação da natureza.
D02 - Identificar etapas e processos constituintes da fotossíntese.
D03 - Reconhecer relações de dependência entre os seres vivos, identificando funções nas cadeias e teias alimentares.
D04 - Relacionar o conceito de decomposição ao ciclo da matéria.
D05 - Identificar as etapas e a importância do ciclo da água.
D06 - Identificar as propriedades do ar, sua composição e a interferência de agentes poluidores.
D07 - Relacionar o aumento ou diminuição da pressão atmosférica com o aumento da altitude.

II. EIXO TEMÁTICO: SER HUMANO E SAÚDE
D08 - Reconhecer comportamentos de risco à saúde coletiva e pessoal.
D09 - Reconhecer os processos de nutrição como fonte de transformação e obtenção de energia para o corpo humano.
D10 -  Identificar órgãos e sistemas do corpo humano, relacionando-os às suas funções.
D11 - Identificar os principais componentes do sangue, bem como suas funções.
D12 -  Diferenciar as fases do ciclo menstrual.
D13 - Relacionar a atuação de micro-organismos a algumas doenças humanas comuns.
D14 -  Diferenciar soros de vacinas.

IV. EIXO TEMÁTICO: TERRA E UNIVERSO
D15 - Reconhecer causas de desastres ecológicos como chuva ácida e intensificação do efeito estufa, relacionadas à ação antrópica.
D16 -  Reconhecer o som como uma forma de energia (ondas).
D17 -  Relacionar a gravidade com fenômenos cotidianos.
D18 - Identificar materiais isolantes e condutores de calor ou eletricidade em situações cotidianas.
D19 -  Reconhecer as leis da dinâmica.
D20 - Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como: água, gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio.
D21 -  Identificar substâncias puras e misturas.

IV. EIXO TEMÁTICO: TECNOLOGIA E SOCIEDADE
D22 - Reconhecer produtos utilizados no cotidiano que derivam do petróleo.
D23 -  Identificar as principais características de alguns avanços científicos na saúde e alimentação.


Fonte: AvaliaBH

domingo, 18 de agosto de 2013

Pêndulo de Newton


Pêndulo de Newton


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pedagogia da Autonomia

sábado, 3 de agosto de 2013

Pedagogia: Cotidiano Escolar

terça-feira, 9 de julho de 2013

Morte e Vida Severina em Desenho Animado

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A MENINA QUE ODIAVA LIVROS

sábado, 8 de junho de 2013

ANÁLISE DA 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 DO COLÉGIO ESTADUAL BRASIL

INDICADORES DE DESEMPENHO – 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 – 9º ANO
COLÉGIO ESTADUAL BRASIL – GOIÁS

Após a realização da 2ª Prova Diagnóstica de 2013 é o momento de fazermos a análise e elaborar uma estratégia para atacar os item que apresentaram descritores com deficiência de aprendizagem.
No gráfico abaixo é possível determiná-los facilmente. Veja.


DESCRITORES:
D4A - Inferir uma informação implícita em um texto.
D18A - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D5A - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D7A - Identificar a tese de um texto.
D8A - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D14A - Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.
D11A - Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D16A - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17A - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D20A - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.


DESCRITORES:
D13A - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
D9A - Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
D7A - Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
D11A - Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
D23A - Identificar frações equivalentes.
D17A - Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
D12A - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D37A - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
D21A - Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
D36A - Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.


Fonte das informações gráficas: SIGE-GO.

Prof. Warles

terça-feira, 28 de maio de 2013

Um bom professor ....

sábado, 25 de maio de 2013

Teoricamente, como obter nota 6,0 no IDEB para os anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano)

A nota do IDEB é calculada através dos resultados da Prova Brasil (realizada nas escolas municipais), SAEP (média das avaliações do Inep nos estados) e Censo Escolar (dados sobre aprovação escolar), e a partir dela é gerada uma lista com escolas do Brasil inteiro e suas respectivas avaliações, em uma escola de 0 a 10. A nota do Ideb tem sido usada como parâmetro também do Plano de Desenvolvimento da Educação, projeto que prevê que, em 2022, o Ideb do Brasil atinja nota 6,0, o que equipararia o país, teoricamente, ao patamar educacional dos países desenvolvidos.
Cabe ressaltar que cada escola possui metas diferenciadas das demais, e que é dever da administração da instituição, bem como de seu corpo docente, dos alunos e comunidade na qual a escola está inserida, zelar pelo ensino de boa qualidade e pelo desenvolvimento dos estudantes. Assim, unindo sociedade e governo, poderemos atingir não só as metas pré-estabelecidas do Ideb, mas formar cidadãos preparados e dispostos a contribuir para o crescimento do país.
            Pesquisando sobre o tema encontrei dados de algumas Escolas que atingiram esta nota que teoricamente poderia articular os gestores e professores de como obter uma nota de IDEB 6,0, que é o patamar educacional dos países desenvolvidos.  
Pesquisei uma Escola que em 2011 obteve ideb 6,0. E os dados desta escola será utilizada como referência. É o caso da Escola Estadual Professor Leonildes Alvarenga da cidade de Aguanil-MG. Sabemos que a nota do Ideb é encontrada pelo produto do Indicador de fluxo (Aprovação) e o aprendizado (nota padronizada de português e matemática). Sendo assim, temos:
           
Indicador de fluxo = 0,97, ou seja, 97% de aprovação.

            Lembrando que o aprendizado adequado para Português é de 200 pontos e com estes dados citados acima consegue-se 203 pontos.
E, em Matemática o adequado é 225 pontos para alunos do 5º ano. E com estes dados obtém 236 pontos.
            Sendo assim:

     Fluxo(0,97) x aprendizado (6,16) = Ideb (6,0)


 Prof. Warles

quarta-feira, 22 de maio de 2013

ANÁLISE DA 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 DO COLÉGIO ESTADUAL BRASIL

Após a realização da 1ª Prova Diagnóstica de 2013 é o momento de fazermos a análise e elaborar uma estratégia para atacar os item que apresentaram descritores com deficiência de aprendizagem.
 No gráfico abaixo é possível determiná-los facilmente. Veja.


INDICADORES DE DESEMPENHO – 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 – 9º ANO
COLÉGIO ESTADUAL BRASIL – GOIÁS

MATEMÁTICA


Fonte: Sige-GO
D26A - Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D12A - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D3A - Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4A - Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.
D15A - Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
D28A - Resolver problema que envolva porcentagem.
D11A - Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
D25A - Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D33A - Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
D34A - Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.


PORTUGUÊS

Fonte: Sige-GO
D06A - Identificar o tema de um texto.
D21A - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
D04A - Inferir uma informação implícita em um texto.
D15A - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
D13A - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
D01A - Localizar informações explícitas em um texto.
D14A - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D12A - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D02A - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D19A - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

Prof. Warles

domingo, 19 de maio de 2013

CHARGES - EDUCAÇÃO 1