segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Quiz 1: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 01: PORTUGUÊS 8° ANO
QUIZ 01: PORTUGUÊS 8° ANO

(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda às questões 01, 02, 03 e 04.

Princesa linda do laço de fita

   Sempre foi linda, vestiu roupas lindas e morou num quarto lindo, de um castelo lindíssimo, no reino de Flax. Passou a vida na janela desse quarto, recebeu visitas de príncipes que vinham de muito longe e de bem perto também para pedi-la em casamento. Mas sendo linda como era, e muito vaidosa da própria lindeza, não aceitava nenhum pedido, pois nenhum príncipe era forte, rico ou... Lindo o suficiente para se casar com ela. Com o passar dos anos, os príncipes casaram desse papo-furado e desistiram de pedi-la em casamento. Hoje em dia, ela esta bem velhinha, ainda linda, uma linda velhinha. Sozinha, na janela, esperando algum príncipe passar e parar para conversar.

(SOUZA, Flávio d. Príncipes e princesas, sapos e lagartos: histórias modernas de tempos antigos. São Paulo, FTD, 1996).

01
A princesa não se casou porque
A
B
C
D


02
No trecho “Com o passar dos anos, os príncipes cansaram desse papo-furado e desistiram de pedi-la em casamento”, a expressão destacada indica
A
B
C
D


03
No trecho “... pois nenhum príncipe era forte...”, a palavra destacada dá ideia de
A
B
C
D


04
A frase que expressão um fato é
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2012). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda às questões 05, 06 e 07.

Texto I

Ameaça de Extinção

   De cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade. São inúmeros os obstáculos que enfrentam para sobreviver, mesmo quando se tornam juvenis e adultos. Mas, além dos predadores naturais, as ações do homem estão entre as principais ameaças às populações de tartarugas marinhas, destacando-se as seguintes: aquecimento global, destruição do habitat para desova, devido a ocupação desordenada do litoral; poluição dos oceanos; e, principalmente, a pesca incidental, ao longo de todo litoral, com redes de espera, e em alto mar, com anzóis e redes de deriva.

Projeto Tamar

Texto II

(Ziraldo. O menino maluquinho – As melhores tiras. Porto Alegre: 1995, nº 1, p. 32).

05
Sobre os textos acima, podemos afirmar que
A
B
C
D


06
O texto I tem a finalidade de
A
B
C
D


07
O que o texto II engraçado é o fato de o Menino Maluquinho
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2012). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda às questões 08 e 09.

Mascarados

Cora Coralina

   Saiu o Semeador a semear

   Semeou o dia todo

   e a noite o apanhou ainda

   com as mãos cheias de sementes.

   Ele semeava tranqüilo

   sem pensar na colheita

   porque muito tinha colhido

   do que outros semearam.

   Jovem, seja você esse semeador

   Semeia com otimismo

   Semeia com idealismo

   as sementes vivas

   da Paz e da Justiça.

08
O semeador do texto semeava para
A
B
C
D


09
No trecho “... e a noite o apanhou ainda com as mãos cheias de semente.” O termo destacado se refere à palavra
A
B
C
D


10
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto e responda.

ESTADO DE ALERTA PARA INUNDAÇÕES EM ARAGARÇAS

   Chove forte na cidade de Aragarças e há grandes riscos de inundação. No local, onde há a junção dos rios Araguaia e Garças, o nível fluvial está 10% acima da cota de alerta.

    A situação pode se agravar já que, devido ao mau tempo contínuo, o solo está encharcado, o que prejudica o escoamento da água. As informações são do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec.

   A população do município deve ficar em estado contínuo de alerta nos próximos dias para deixar as residências ribeirinhas. O cuidado se estende às cidades próximas, Aruanã e a Luis Alves, também banhadas pelos rios. A previsão é de mais chuvas na região, que no momento sofre efeitos de zona de convergência proveniente do Mato Grosso.

Goiás Agora, 11 de março de 2011. Disponível em http://www.estadodegoias.com.br).

O assunto principal do texto é

A
B
C
D


11
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://www.ottoeheitor.com. Acesso em: 08 ago. 2016.

A finalidade desta tirinha é

A
B
C
D


12
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2012). Leia o texto e, a seguir, responda.

A genética por trás dos seus pelos

Por Carol Castro

   Cada pedaço do seu rosto é assim porque algum gene mandou. A cor do seu cabelo vem das decisões tomadas por até cinco genes. Se um aglomerado de pelos insiste em nascer e transformar suas duas sobrancelhas em uma só, a culpa é de um cara chamado PAX3. Cabelos grisalhos? Ordem do gene IRF4. Essas e outras características faciais - cor, formato e espessura do cabelo, barba e sobrancelha - também são desenhos coordenados pelos seus genes. Mas por muito tempo não se sabia ainda o nome dos mandachuvas por trás dessas ordens.

   Agora sabem. Uma equipe de geneticistas examinou o DNA de 6 mil pessoas de cinco países (Colômbia, Peru, México, Chile e Brasil), com populações bem heterogêneas, para encontrar os responsáveis por essas características. E identificou o nome de 16 genes, entre eles o PAX3 e o IRF4. E daí? Bem, se você descobrir que herdou o tal gene que pinta os cabelos de branco, pode contar com um futuro grisalho em breve. Ou pode até arriscar palpites sobre seu futuro estético com base nos seus ancestrais: europeus sofrem mais influência genética quando o assunto é calvície do que africanos. Ou seja: um homem branco corre um risco maior de herdar a calvície do pai do que um negro.

   A descoberta pode ainda virar caso de polícia. Com os genes revelados fica fácil descobrir o rosto dos suspeitos de um crime. Se eles deixarem rastros de DNA, basta juntar os genes e ver qual desenho eles rabiscam.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/a-geneti ca-por-tras-dos-seus-pelos. Acesso em: 24 jun. 2016.

Este texto tem a finalidade de

A
B
C
D