terça-feira, 7 de abril de 2020

D26 - Quiz por descritor - Mat. 9° Ano - E.F

Quiz D26: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D26: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D26: Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

01
(PROEB).

Vanessa comprou 2,3 metros de tecido para fazer um vestido. Ela gastou apenas 1,5 metro desse tecido para confeccionar o vestido.

Quantos metros desse tecido sobraram?

A
B
C
D

A quantidade de metros de tecidos que sobrou foi de:

 [tex] = 2,3 - 1,5 [tex]

 [tex] = 0,8\ m [tex]

Portanto, opção "A".


02
(SEAP).

Uma torre de celular de 9,5 metros de altura vai ser ampliada para atender melhor e mais pessoas.

O engenheiro encarregado de projetar a mudança calculou que para atender a região desejada pela operadora, seria necessário ampliar a altura da torre já existente, essa altura seria a altura original elevada ao quadrado ([tex]9,5^{2}[tex]).

Qual a nova altura da torre de celular?

A
B
C
D

A nova altura da torre de celular é de:

 [tex] = 9,5^{2} [tex]

 [tex] = 9,5 × 9,5 [tex]

 [tex] = 90,25\ m^{2} [tex]

Portanto, opção "B".


03
(SAEP 2013).

Dona Florinda compra uma dúzia de um certo produto por R$ 162,00 e vende cada unidade por R$ 15,50.

Comprando e vendendo 20 dessas unidades ela terá

A
B
C
D

Calculando o preço unitário:

  [tex] 162,00\ ÷\ 12 = R \$\ 13,50 [tex]

Calculando o lucro unitário, sabendo que cada produto foi vendido por R$ 15,50:

  [tex] 15,50\ - 13,50 = R \$\ 2,00 [tex]

Sendo assim, temos:

  [tex] 20 × R \$\ 2,00 = + R \$\ 40,00 [tex]

Logo, Dona Florinda terá um lucro de R$ 40,00.

Portanto, opção "A".


04
(SAEP 2014).

No tanque de gasolina de um carro cabe 48 litros de combustível.


Observe o marcador e calcule quantos litros há no tanque.

A
B
C
D

Como o tanque cheio cabe 48 litros de combustível. Logo:

  [tex]= 48 × \frac{1}{4} [tex]

  [tex]= \frac{48}{4} [tex]

  [tex]= 12\ litros [tex]

Portanto, opção "B".


05
(Saresp).

Estou planejando uma viagem de automóvel. O consumo do veículo é de 10 km/L e o preço do combustível é de R$ 2,00.

Se a distância que irei percorrer é de 420 km e o pedágio custa R$ 67,10, o valor que gastarei só para ir é

A
B
C
D

Encontrar a quantidade de litros de combustível consumidos na ida desta viagem.

  [tex] \frac{420\ km}{10\ km/L} = 42\ L [tex]

Agora, o valor gasto neste viagem é:

  [tex]Valor = 42 × R \$\ 2,00 + R \$\ 67,10 [tex]

  [tex]Valor = R \$\ 84,00 + R \$\ 67,10 [tex]

  [tex]Valor = R \$\ 151,10 [tex]

Portanto, opção "D".


06
(Supletivo 2014).

Bianca, André e Carlos resolveram almoçar na pizzaria. Solicitaram pizza mussarela e resolveram dividir as fatias da seguinte maneira: Bianca ficou com [tex] \frac{1}{5} [tex] da pizza, André com [tex] \frac{1}{3} [tex] e a fatia restante ficou com Carlos.


A fração da fatia que coube a Carlos foi de

A
B
C
D

Observe:

[tex] Bianca\ +\ André\ +\ Carlos = Total [tex]

[tex] \frac{1}{5} +\ \frac{1}{3} +\ Carlos = 1 [tex]

[tex] (\frac{1\ ×\ 3}{5\ ×\ 3}) +\ (\frac{1\ ×\ 5}{3\ ×\ 5}) +\ Carlos = 1 [tex]

[tex] \frac{3}{15} +\ \frac{5}{15} +\ Carlos = 1 [tex]

[tex] (\frac{3\ +\ 5}{15}) +\ Carlos = 1 [tex]

[tex] \frac{8}{15} +\ Carlos = 1 [tex]

[tex] Carlos = 1 - \frac{8}{15} [tex]

[tex] Carlos = \frac{15}{15} - \frac{8}{15} [tex]

[tex] Carlos = \frac{15\ -\ 8}{15} [tex]

[tex] Carlos = \frac{7}{15} [tex]

Portanto, opção "C".


07
(SAERS).

Afonso está participando de uma corrida com obstáculos. Observe abaixo as distâncias entre as vigas de obstáculos.


Qual é a diferença entre as distâncias dessas vigas?

A
B
C
D

Observe que:

    [tex] = 143,35\ -\ 108 [tex]

    [tex] = 35,35\ m [tex]

Portanto, opção "A".


08
(SAERS).

Em uma competição de natação, o 1º colocado concluiu a prova em 3,9 minutos e o 2º colocado, em 5,8 minutos.

Qual é a diferença de tempo entre esses dois competidores?

A
B
C
D

Observe:

    [tex] = 5,8\ min\ -\ 3,9\ min [tex]

    [tex] = 1,9\ min [tex]

Portanto, opção "C".


09
(AvaliaBH).

O metro da fita que Letícia comprou custa R$ 3,60. Ela pagou R$ 12,42 por uma quantidade dessa fita.

Quantos metros de fita Letícia comprou?

A
B
C
D

A quantidade de fita que Letícia comprou foi de:

    [tex] = \frac{12,42}{3,60} [tex]

    [tex] = 3,45\ metros [tex]

Portanto, opção "A".


10
(AvaliaBH).

Sérgio tinha R$ 10,00. Ele fez uma compra de R$ 7,86 na padaria.

Quanto Sérgio recebeu de troco?

A
B
C
D

Sérgio recebeu de troco:

    [tex] = 10,00 - 7,86 [tex]

    [tex] = R \$\ 2,14 [tex]

Portanto, opção "B".


11
(SARESP-2011).

Vitor comprou 5 metros de fio e cortou em 4 pedaços do mesmo tamanho. Cada pedaço terá:

A
B
C
D

Cada pedaço terá:

    [tex] = \frac{5\ m}{4} [tex]

    [tex] = 1,25\ metros [tex]

Portanto, opção "B".


12
(Saresp 2007).

Antonio gasta do seu salário: [tex]\frac{1}{5}[tex] para pagar a mensalidade da sua escola, [tex]\frac{1}{10}[tex] para condução e [tex]\frac{1}{2}[tex] para despesas de casa.

A porcentagem que sobra do seu salário é

A
B
C
D

A porcentagem que sobra do salário de Antônio é de:

  [tex] \frac{1}{5} + \frac{1}{10} + \frac{1}{2} + sobra = Total [tex]

  [tex] (\frac{1\ ×\ 2 }{5\ ×\ 2}) + \frac{1}{10} + (\frac{1\ ×\ 5}{2\ ×\ 5}) + sobra = 1 [tex]

  [tex] \frac{2}{10} + \frac{1}{10} + \frac{5}{10} + sobra = 1 [tex]

  [tex] (\frac{2\ +\ 1\ +\ 5}{10}) + sobra = 1 [tex]

  [tex] \frac{8}{10} + sobra = 1 [tex]

  [tex] sobra = 1 - \frac{8}{10} [tex]

  [tex] sobra = \frac{10}{10} - \frac{8}{10} [tex]

  [tex] sobra = \frac{10\ -\ 8}{10} [tex]

  [tex] sobra = \frac{2}{10} [tex]

  [tex] sobra = \frac{2\ ×\ 10}{10\ ×\ 10} [tex]

  [tex] sobra = \frac{20}{100} = 20 \%\ [tex]

Portanto, opção "C".