(SEDUC-GO).
O número de diagonais de um polígono é calculado com o uso da expressão
[tex] d = \frac{n(n\ -\ 3)}{2} [tex]
sendo [tex]d[tex] o número de diagonais e [tex]n[tex] o número de lados do polígono.
O número de diagonais de um polígono de 5 lados é:
(SADEAM).
O valor numérico da expressão
[tex] 2x^{2} + 3y + 3 [tex]
para [tex]x = 3[tex] e [tex]y =\ – 2[tex] é
Como [tex]x = 3[tex] e [tex]y =\ – 2[tex], então:
[tex] = 2x^{2} + 3y + 3 [tex]
[tex] = 2 \cdot (3)^{2} + 3 \cdot (-2) + 3 [tex]
[tex] = 2 \cdot 9\ - 6 + 3 [tex]
[tex] = 18\ - 3 [tex]
[tex] = 15 [tex]
Portanto, opção "B".
(Corpo de Bombeiros – RJ).
Qual o valor numérico da expressão
[tex] 2x^{2}\ – 16x + 17 [tex]
para [tex]x = 2[tex]?
Como [tex]x = 2[tex], então:
[tex] = 2x^{2}\ – 16x + 17 [tex]
[tex] = 2 \cdot (2)^{2}\ -\ 16 \cdot (2) + 17 [tex]
[tex] = 2 \cdot 4\ -\ 32 + 17 [tex]
[tex] = 8\ -\ 15 [tex]
[tex] =\ - 7 [tex]
Portanto, opção "B".
(CURVELO).
Seja [tex] K = \sqrt{x^{2} + 2x + 1} [tex].
Para [tex]x =\ – 2[tex], o valor de K é
Como [tex]x =\ – 2[tex], então K vale:
[tex] K = \sqrt{x^{2} + 2x + 1}[tex]
[tex] K = \sqrt{(-2)^{2} + 2 \cdot (-2) + 1}[tex]
[tex] K = \sqrt{4\ -4 + 1}[tex]
[tex] K = \sqrt{1}[tex]
[tex] K = 1[tex]
Portanto, opção "A".
(Avaliação Paraíba).
Considere a expressão a seguir:
[tex] P = 6 + 0,40 (y\ - 20)[tex]
Calculando o valor de P para [tex]y = 55[tex], encontraremos que
Como [tex]y = 55[tex], então P vale:
[tex] P = 6 + 0,40 (y\ - 20) [tex]
[tex] P = 6 + 0,40 (55\ - 20) [tex]
[tex] P = 6 + 0,40 \cdot 35 [tex]
[tex] P = 6 + 14 [tex]
[tex] P = 20 [tex]
Portanto, opção "B".
(Supletivo 2012 – MG).
O valor numérico da expressão
[tex] 4x^{2}\ –\ 2y + z^{0}[tex]
para [tex]x = 2[tex], [tex]y =\ – 4[tex] e [tex]z = 3[tex] é igual a
Como [tex]x = 2[tex], [tex]y =\ – 4[tex] e [tex]z = 3[tex], então:
[tex]= 4x^{2}\ –\ 2y + z^{0} [tex]
[tex]= 4 \cdot (2)^{2}\ –\ 2 \cdot (-4) + (3)^{0} [tex]
[tex]= 4 \cdot 4\ + 8 + 1 [tex]
[tex]= 16 + 9 [tex]
[tex]= 25 [tex]
Portanto, opção "D".
(Telecurso 2000).
O valor numérico da expressão
[tex]2a^{3}b^{2}\ –\ 4(a + 2b) [tex]
para [tex]a = 1[tex] e [tex]b =\ – 3[tex], é de
Como [tex]a = 1[tex] e [tex]b =\ – 3[tex], então:
[tex]= 2a^{3}b^{2}\ –\ 4(a + 2b) [tex]
[tex]= 2 \cdot (1)^{3} \cdot (-3)^{2}\ –\ 4[1 + 2(-3)] [tex]
[tex]= 2 \cdot 1 \cdot 9\ –\ 4[1\ - 6] [tex]
[tex]= 18\ –\ 4 \cdot [- 5] [tex]
[tex]= 18 + 20 [tex]
[tex]= 38 [tex]
Portanto, opção "D".
(Seduc-GO).
O valor que corresponde ao cálculo da expressão
[tex] a^{2} \cdot b^{2} : c^{2} [tex]
sendo que [tex]A = \frac{1}{2}[tex], [tex]B = -\frac{1}{2}[tex], [tex]C = \frac{2}{3} [tex] é
Como [tex]A = \frac{1}{2}, B = -\frac{1}{2}, C = \frac{2}{3} [tex], então:
[tex]= a^{2} \cdot b^{2} : c^{2} [tex]
[tex]= (\frac{1}{2})^{2} \cdot (-\frac{1}{2})^{2} : (\frac{2}{3})^{2} [tex]
[tex]= (\frac{1}{4}) \cdot (\frac{1}{4}) : (\frac{4}{9}) [tex]
[tex]= (\frac{1}{16}) : (\frac{4}{9}) [tex]
[tex]= (\frac{1}{16}) \cdot (\frac{9}{4}) [tex]
[tex]= (\frac{9}{64})[tex]
Portanto, opção "B".
(PAEBES).
Observe a expressão algébrica abaixo.
[tex] a^{2} + 3a\ - b [tex]
Qual é o valor dessa expressão algébrica para [tex]a =\ – 3[tex] e&ensp [tex]b =\ – 2[tex]?
Como [tex]a =\ – 3[tex] e [tex]b =\ – 2[tex], então:
[tex]= a^{2} + 3a\ - b [tex]
[tex]= (-3)^{2} + 3(-3)\ - (-2) [tex]
[tex]= 9\ -9 +2 [tex]
[tex]= 2 [tex]
Portanto, opção "C".