Processing math: 100%

quinta-feira, 9 de abril de 2020

D30 - Quiz por descritor - Mat. 9° Ano - E.F

Quiz D30: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D30: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D30: Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

01
(SEDUC-GO).

O número de diagonais de um polígono é calculado com o uso da expressão

d = \frac{n(n\ -\ 3)}{2}

sendo d o número de diagonais e n o número de lados do polígono.

O número de diagonais de um polígono de 5 lados é:

A
B
C
D

02
(SADEAM).

O valor numérico da expressão

2x^{2} + 3y + 3

para x = 3  e  y =\ – 2 é

A
B
C
D

Como x = 3  e  y =\ – 2, então:

    = 2x^{2} + 3y + 3

    = 2 \cdot (3)^{2} + 3 \cdot (-2) + 3

    = 2 \cdot 9\ - 6 + 3

    = 18\ - 3

    = 15

Portanto, opção "B".


03
(Corpo de Bombeiros – RJ).

Qual o valor numérico da expressão

2x^{2}\ – 16x + 17

para x = 2?

A
B
C
D

Como x = 2, então:

    = 2x^{2}\ – 16x + 17

    = 2 \cdot (2)^{2}\ -\ 16 \cdot (2) + 17

    = 2 \cdot 4\ -\ 32 + 17

    = 8\ -\ 15

    =\ - 7

Portanto, opção "B".


04
(Camaçari).

O valor da expressão numérica abaixo é

4 + 8 × 4 + 8\ – 4 ÷ 2

A
B
C
D

Observe que:

    = 4 + 8 × 4 + 8\ – 4 ÷ 2

    = 4 + (8 × 4) + 8\ – (4 ÷ 2)

    = 4 + 32 + 8\ – 2

    = 36 + 6

    = 42

Portanto, opção "D".


05
(SAEPE).

Observe a expressão numérica abaixo.

(2\ – 1,7)^{2} + (0,4 + 0,5)^{2}

Qual é o resultado dessa expressão?

A
B
C
D

Observe que:

    = (2\ – 1,7)^{2} + (0,4 + 0,5)^{2}

    = (0,3)^{2} + (0,9)^{2}

    = 0,09 + 0,81

    = 0,90

Portanto, opção "C".


06
(CURVELO).

Seja K = \sqrt{x^{2} + 2x + 1} .

Para x =\ – 2, o valor de K é

A
B
C
D

Como x =\ – 2, então K vale:

    K = \sqrt{x^{2} + 2x + 1}

    K = \sqrt{(-2)^{2} + 2 \cdot (-2) + 1}

    K = \sqrt{4\ -4 + 1}

    K = \sqrt{1}

    K = 1

Portanto, opção "A".


07
(Avaliação Paraíba).

Considere a expressão a seguir:

P = 6 + 0,40 (y\ - 20)

Calculando o valor de P para y = 55, encontraremos que

A
B
C
D

Como y = 55, então P vale:

    P = 6 + 0,40 (y\ - 20)

    P = 6 + 0,40 (55\ - 20)

    P = 6 + 0,40 \cdot 35

    P = 6 + 14

    P = 20

Portanto, opção "B".


08
(Supletivo 2012 – MG).

O valor numérico da expressão

4x^{2}\ –\ 2y + z^{0}

para  x = 2,  y =\ – 4  e  z = 3 é igual a

A
B
C
D

Como   x = 2,  y =\ – 4  e  z = 3, então:

    = 4x^{2}\ –\ 2y + z^{0}

    = 4 \cdot (2)^{2}\ –\ 2 \cdot (-4) + (3)^{0}

    = 4 \cdot 4\ + 8 + 1

    = 16 + 9

    = 25

Portanto, opção "D".


09
(Telecurso 2000).

O valor numérico da expressão

2a^{3}b^{2}\ –\ 4(a + 2b)

para a = 1  e  b =\ – 3, é de

A
B
C
D

Como   a = 1  e  b =\ – 3, então:

    = 2a^{3}b^{2}\ –\ 4(a + 2b)

    = 2 \cdot (1)^{3} \cdot (-3)^{2}\ –\ 4[1 + 2(-3)]

    = 2 \cdot 1 \cdot 9\ –\ 4[1\ - 6]

    = 18\ –\ 4 \cdot [- 5]

    = 18 + 20

    = 38

Portanto, opção "D".


10
(Seduc-GO).

O valor que corresponde ao cálculo da expressão

a^{2} \cdot b^{2} : c^{2}

sendo que A = \frac{1}{2},  B = -\frac{1}{2},  C = \frac{2}{3} é

A
B
C
D

Como A = \frac{1}{2},  B = -\frac{1}{2},  C = \frac{2}{3} , então:

    = a^{2} \cdot b^{2} : c^{2}

    = (\frac{1}{2})^{2} \cdot (-\frac{1}{2})^{2} : (\frac{2}{3})^{2}

    = (\frac{1}{4}) \cdot (\frac{1}{4}) : (\frac{4}{9})

    = (\frac{1}{16}) : (\frac{4}{9})

    = (\frac{1}{16}) \cdot (\frac{9}{4})

    = (\frac{9}{64})

Portanto, opção "B".


11
(PAEBES).

Observe a expressão algébrica abaixo.

a^{2} + 3a\ - b

Qual é o valor dessa expressão algébrica para a =\ – 3  e&ensp b =\ – 2?

A
B
C
D

Como a =\ – 3  e  b =\ – 2, então:

    = a^{2} + 3a\ - b

    = (-3)^{2} + 3(-3)\ - (-2)

    = 9\ -9 +2

    = 2

Portanto, opção "C".


12
(SAERS).

O valor numérico da expressão

10 - x^{2}

quando  x =\ – 3,  é

A
B
C
D

Como   x =\ – 3,  então:

    = 10 - x^{2}

    = 10 - (-3)^{2}

    = 10 - 9

    = 1

Portanto, opção "D".


  Domingo, 30 de Março de 2025 
l s W 7 P Z




Nenhum comentário:

Postar um comentário