D30: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D30: Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.
01
(SEDUC-GO).
O número de diagonais de um polígono é calculado com o uso da expressão
d = \frac{n(n\ -\ 3)}{2}
sendo d o número de diagonais e n o número de lados do polígono.
O número de diagonais de um polígono de 5 lados é:
02
(SADEAM).
O valor numérico da expressão
2x^{2} + 3y + 3
para x = 3 e y =\ – 2 é
Como x = 3 e y =\ – 2, então:
= 2x^{2} + 3y + 3
= 2 \cdot (3)^{2} + 3 \cdot (-2) + 3
= 2 \cdot 9\ - 6 + 3
= 18\ - 3
= 15
Portanto, opção "B".
03
(Corpo de Bombeiros – RJ).
Qual o valor numérico da expressão
2x^{2}\ – 16x + 17
para x = 2?
Como x = 2, então:
= 2x^{2}\ – 16x + 17
= 2 \cdot (2)^{2}\ -\ 16 \cdot (2) + 17
= 2 \cdot 4\ -\ 32 + 17
= 8\ -\ 15
=\ - 7
Portanto, opção "B".
04
(Camaçari).
O valor da expressão numérica abaixo é
4 + 8 × 4 + 8\ – 4 ÷ 2
Observe que:
= 4 + 8 × 4 + 8\ – 4 ÷ 2
= 4 + (8 × 4) + 8\ – (4 ÷ 2)
= 4 + 32 + 8\ – 2
= 36 + 6
= 42
Portanto, opção "D".
05
(SAEPE).
Observe a expressão numérica abaixo.
(2\ – 1,7)^{2} + (0,4 + 0,5)^{2}
Qual é o resultado dessa expressão?
Observe que:
= (2\ – 1,7)^{2} + (0,4 + 0,5)^{2}
= (0,3)^{2} + (0,9)^{2}
= 0,09 + 0,81
= 0,90
Portanto, opção "C".
06
(CURVELO).
Seja K = \sqrt{x^{2} + 2x + 1} .
Para x =\ – 2, o valor de K é
Como x =\ – 2, então K vale:
K = \sqrt{x^{2} + 2x + 1}
K = \sqrt{(-2)^{2} + 2 \cdot (-2) + 1}
K = \sqrt{4\ -4 + 1}
K = \sqrt{1}
K = 1
Portanto, opção "A".
07
(Avaliação Paraíba).
Considere a expressão a seguir:
P = 6 + 0,40 (y\ - 20)
Calculando o valor de P para y = 55, encontraremos que
Como y = 55, então P vale:
P = 6 + 0,40 (y\ - 20)
P = 6 + 0,40 (55\ - 20)
P = 6 + 0,40 \cdot 35
P = 6 + 14
P = 20
Portanto, opção "B".
08
(Supletivo 2012 – MG).
O valor numérico da expressão
4x^{2}\ –\ 2y + z^{0}
para x = 2, y =\ – 4 e z = 3 é igual a
Como x = 2, y =\ – 4 e z = 3, então:
= 4x^{2}\ –\ 2y + z^{0}
= 4 \cdot (2)^{2}\ –\ 2 \cdot (-4) + (3)^{0}
= 4 \cdot 4\ + 8 + 1
= 16 + 9
= 25
Portanto, opção "D".
09
(Telecurso 2000).
O valor numérico da expressão
2a^{3}b^{2}\ –\ 4(a + 2b)
para a = 1 e b =\ – 3, é de
Como a = 1 e b =\ – 3, então:
= 2a^{3}b^{2}\ –\ 4(a + 2b)
= 2 \cdot (1)^{3} \cdot (-3)^{2}\ –\ 4[1 + 2(-3)]
= 2 \cdot 1 \cdot 9\ –\ 4[1\ - 6]
= 18\ –\ 4 \cdot [- 5]
= 18 + 20
= 38
Portanto, opção "D".
10
(Seduc-GO).
O valor que corresponde ao cálculo da expressão
a^{2} \cdot b^{2} : c^{2}
sendo que A = \frac{1}{2}, B = -\frac{1}{2}, C = \frac{2}{3} é
Como A = \frac{1}{2}, B = -\frac{1}{2}, C = \frac{2}{3} , então:
= a^{2} \cdot b^{2} : c^{2}
= (\frac{1}{2})^{2} \cdot (-\frac{1}{2})^{2} : (\frac{2}{3})^{2}
= (\frac{1}{4}) \cdot (\frac{1}{4}) : (\frac{4}{9})
= (\frac{1}{16}) : (\frac{4}{9})
= (\frac{1}{16}) \cdot (\frac{9}{4})
= (\frac{9}{64})
Portanto, opção "B".
11
(PAEBES).
Observe a expressão algébrica abaixo.
a^{2} + 3a\ - b
Qual é o valor dessa expressão algébrica para a =\ – 3 e&ensp b =\ – 2?
Como a =\ – 3 e b =\ – 2, então:
= a^{2} + 3a\ - b
= (-3)^{2} + 3(-3)\ - (-2)
= 9\ -9 +2
= 2
Portanto, opção "C".
12
(SAERS).
O valor numérico da expressão
10 - x^{2}
quando x =\ – 3, é
Como x =\ – 3, então:
= 10 - x^{2}
= 10 - (-3)^{2}
= 10 - 9
= 1
Portanto, opção "D".
Domingo, 30 de Março de 2025
RESULTADO DO QUIZ
00,0%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
08,3%
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16,7%
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25,0%
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33,3%
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RESULTADO DO QUIZ
41,7%
O resultado foi "BÁSICO"!!
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50,0%
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RESULTADO DO QUIZ
58,3%
O resultado foi "PROFICIÊNTE"!!
RESULTADO DO QUIZ
66,7%
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RESULTADO DO QUIZ
75,0%
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RESULTADO DO QUIZ
83,3%
O resultado foi "AVANÇADO"!!
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91,7%
O resultado foi "AVANÇADO"!!
RESULTADO DO QUIZ
100,0%
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