quinta-feira, 9 de abril de 2020

D30 - Quiz por descritor - Mat. 9° Ano - E.F

Quiz D30: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D30: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D30: Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

01
(SEDUC-GO).

O número de diagonais de um polígono é calculado com o uso da expressão

[tex] d = \frac{n(n\ -\ 3)}{2} [tex]

sendo [tex]d[tex] o número de diagonais e [tex]n[tex] o número de lados do polígono.

O número de diagonais de um polígono de 5 lados é:

A
B
C
D

02
(SADEAM).

O valor numérico da expressão

[tex] 2x^{2} + 3y + 3 [tex]

para [tex]x = 3[tex]  e  [tex]y =\ – 2[tex] é

A
B
C
D

Como [tex]x = 3[tex]  e  [tex]y =\ – 2[tex], então:

    [tex] = 2x^{2} + 3y + 3 [tex]

    [tex] = 2 \cdot (3)^{2} + 3 \cdot (-2) + 3 [tex]

    [tex] = 2 \cdot 9\ - 6 + 3 [tex]

    [tex] = 18\ - 3 [tex]

    [tex] = 15 [tex]

Portanto, opção "B".


03
(Corpo de Bombeiros – RJ).

Qual o valor numérico da expressão

[tex] 2x^{2}\ – 16x + 17 [tex]

para [tex]x = 2[tex]?

A
B
C
D

Como [tex]x = 2[tex], então:

    [tex] = 2x^{2}\ – 16x + 17 [tex]

    [tex] = 2 \cdot (2)^{2}\ -\ 16 \cdot (2) + 17 [tex]

    [tex] = 2 \cdot 4\ -\ 32 + 17 [tex]

    [tex] = 8\ -\ 15 [tex]

    [tex] =\ - 7 [tex]

Portanto, opção "B".


04
(Camaçari).

O valor da expressão numérica abaixo é

[tex] 4 + 8 × 4 + 8\ – 4 ÷ 2 [tex]

A
B
C
D

Observe que:

    [tex] = 4 + 8 × 4 + 8\ – 4 ÷ 2 [tex]

    [tex] = 4 + (8 × 4) + 8\ – (4 ÷ 2) [tex]

    [tex] = 4 + 32 + 8\ – 2 [tex]

    [tex] = 36 + 6 [tex]

    [tex] = 42 [tex]

Portanto, opção "D".


05
(SAEPE).

Observe a expressão numérica abaixo.

[tex] (2\ – 1,7)^{2} + (0,4 + 0,5)^{2} [tex]

Qual é o resultado dessa expressão?

A
B
C
D

Observe que:

    [tex] = (2\ – 1,7)^{2} + (0,4 + 0,5)^{2} [tex]

    [tex] = (0,3)^{2} + (0,9)^{2} [tex]

    [tex] = 0,09 + 0,81 [tex]

    [tex] = 0,90 [tex]

Portanto, opção "C".


06
(CURVELO).

Seja [tex] K = \sqrt{x^{2} + 2x + 1} [tex].

Para [tex]x =\ – 2[tex], o valor de K é

A
B
C
D

Como [tex]x =\ – 2[tex], então K vale:

    [tex] K = \sqrt{x^{2} + 2x + 1}[tex]

    [tex] K = \sqrt{(-2)^{2} + 2 \cdot (-2) + 1}[tex]

    [tex] K = \sqrt{4\ -4 + 1}[tex]

    [tex] K = \sqrt{1}[tex]

    [tex] K = 1[tex]

Portanto, opção "A".


07
(Avaliação Paraíba).

Considere a expressão a seguir:

[tex] P = 6 + 0,40 (y\ - 20)[tex]

Calculando o valor de P para [tex]y = 55[tex], encontraremos que

A
B
C
D

Como [tex]y = 55[tex], então P vale:

    [tex] P = 6 + 0,40 (y\ - 20) [tex]

    [tex] P = 6 + 0,40 (55\ - 20) [tex]

    [tex] P = 6 + 0,40 \cdot 35 [tex]

    [tex] P = 6 + 14 [tex]

    [tex] P = 20 [tex]

Portanto, opção "B".


08
(Supletivo 2012 – MG).

O valor numérico da expressão

[tex] 4x^{2}\ –\ 2y + z^{0}[tex]

para  [tex]x = 2[tex],  [tex]y =\ – 4[tex]  e  [tex]z = 3[tex] é igual a

A
B
C
D

Como   [tex]x = 2[tex],  [tex]y =\ – 4[tex]  e  [tex]z = 3[tex], então:

    [tex]= 4x^{2}\ –\ 2y + z^{0} [tex]

    [tex]= 4 \cdot (2)^{2}\ –\ 2 \cdot (-4) + (3)^{0} [tex]

    [tex]= 4 \cdot 4\ + 8 + 1 [tex]

    [tex]= 16 + 9 [tex]

    [tex]= 25 [tex]

Portanto, opção "D".


09
(Telecurso 2000).

O valor numérico da expressão

[tex]2a^{3}b^{2}\ –\ 4(a + 2b) [tex]

para [tex]a = 1[tex]  e  [tex]b =\ – 3[tex], é de

A
B
C
D

Como   [tex]a = 1[tex]  e  [tex]b =\ – 3[tex], então:

    [tex]= 2a^{3}b^{2}\ –\ 4(a + 2b) [tex]

    [tex]= 2 \cdot (1)^{3} \cdot (-3)^{2}\ –\ 4[1 + 2(-3)] [tex]

    [tex]= 2 \cdot 1 \cdot 9\ –\ 4[1\ - 6] [tex]

    [tex]= 18\ –\ 4 \cdot [- 5] [tex]

    [tex]= 18 + 20 [tex]

    [tex]= 38 [tex]

Portanto, opção "D".


10
(Seduc-GO).

O valor que corresponde ao cálculo da expressão

[tex] a^{2} \cdot b^{2} : c^{2} [tex]

sendo que [tex]A = \frac{1}{2}[tex],  [tex]B = -\frac{1}{2}[tex],  [tex]C = \frac{2}{3} [tex] é

A
B
C
D

Como [tex]A = \frac{1}{2},  B = -\frac{1}{2},  C = \frac{2}{3} [tex], então:

    [tex]= a^{2} \cdot b^{2} : c^{2} [tex]

    [tex]= (\frac{1}{2})^{2} \cdot (-\frac{1}{2})^{2} : (\frac{2}{3})^{2} [tex]

    [tex]= (\frac{1}{4}) \cdot (\frac{1}{4}) : (\frac{4}{9}) [tex]

    [tex]= (\frac{1}{16}) : (\frac{4}{9}) [tex]

    [tex]= (\frac{1}{16}) \cdot (\frac{9}{4}) [tex]

    [tex]= (\frac{9}{64})[tex]

Portanto, opção "B".


11
(PAEBES).

Observe a expressão algébrica abaixo.

[tex] a^{2} + 3a\ - b [tex]

Qual é o valor dessa expressão algébrica para [tex]a =\ – 3[tex]  e&ensp [tex]b =\ – 2[tex]?

A
B
C
D

Como [tex]a =\ – 3[tex]  e  [tex]b =\ – 2[tex], então:

    [tex]= a^{2} + 3a\ - b [tex]

    [tex]= (-3)^{2} + 3(-3)\ - (-2) [tex]

    [tex]= 9\ -9 +2 [tex]

    [tex]= 2 [tex]

Portanto, opção "C".


12
(SAERS).

O valor numérico da expressão

[tex] 10 - x^{2} [tex]

quando  [tex]x =\ – 3[tex],  é

A
B
C
D

Como   [tex]x =\ – 3[tex],  então:

    [tex]= 10 - x^{2}[tex]

    [tex]= 10 - (-3)^{2}[tex]

    [tex]= 10 - 9[tex]

    [tex]= 1[tex]

Portanto, opção "D".






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