domingo, 12 de abril de 2020

D34 - Quiz por descritor - Mat. 9° Ano - E.F

Quiz D34: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D34: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D34: Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.

01
(3ª P.D - SEDUC-GO).

Durante os jogos interclasse, Karen foi até a lanchonete e comprou um suco e um salgado por R$ 3,20. Raul comprou dois sucos e um salgado por R$ 4,20.

O sistema de equações do 1º grau que representa a situação é

A
B
C
D

Considere [tex]x[tex] para suco e [tex]y[tex] para salgado. Então:

• Um suco e um salgado por R$ 3,20, então: [tex] x + y = 3,20 [tex].

• dois sucos e um salgado por R$ 4,20, então: [tex]2x + y = 4,20[tex].

Sendo assim:

    [tex] \begin{cases} x + y = 3,20 \\ 2x + y = 4,20 \end{cases} [tex]

Portanto, opção "D".


02
(Seduc-GO).

Observe a situação apresentada abaixo:

Considere [tex]p[tex] o “peso” de uma pêra e [tex]m[tex] o “peso” de uma maçã.

É correto representar a situação apresentada por meio do sistema de equações:

A
B
C
D

Considere p o “peso” de uma pêra e m o “peso” de uma maçã. Então:

• Primeira balança:

[tex] p = m + 100   \Longrightarrow   p\ - m\ = 100 [tex]

• Segunda balança:

    [tex] p + m = 440[tex]

Sendo assim:

    [tex] \begin{cases} p\ -\ m = 100 \\ p + m = 440 \end{cases} [tex]

Portanto, opção "C".


03
(Saresp-2010).

Num campeonato de futebol, os times ganham 3 pontos em cada vitória, 1 ponto por empate e 0 ponto por derrota. O time Cruzadão participou de 50 jogos e fez 54 pontos, tendo perdido 12 jogos.

Chame de V o número de jogos que Cruzadão venceu, D, o número de jogos em que foi derrotado e E, os jogos em que houve empate.

Assinale a alternativa que mostra corretamente o sistema de equações que representa essa situação.

A
B
C
D

Considere "V" o número de vitórias, "E" de empates e "D" de derrotas. Como o time Cruzadão participou de 50 jogos e fez 54 pontos, tendo perdido 12 jogos. Então:

• Equação de jogos:

[tex] V + E + D = 50   \Longrightarrow   V + E + 12 = 50 [tex]

• Equação de pontos:

[tex] 3V + 1E + 0D = 54   \Longrightarrow   3V + E = 54 [tex]

Sendo assim:

    [tex] \begin{cases} V + E + 12 = 50 \\ 3V + E = 54 \end{cases} [tex]

Portanto, opção "B".


04
(Saresp-2009).

Numa gincana de Matemática, Hélio calculou mentalmente dois números de modo que sua soma fosse igual a 12 e sua diferença 2. Lúcia utilizou outra estratégia, determinando esses dois números algebricamente.

Dessa forma, um possível sistema de equações para indicar o raciocínio de Lúcia é

A
B
C
D

Considere [tex]x[tex]" e "[tex]y[tex]" os números que Hélio calculou mentalmente. Então:

• Soma:

  [tex] x + y = 12[tex]

• Diferença:

  [tex] x\ -\ y = 2 [tex]

Sendo assim:

    [tex] \begin{cases} x + y = 12 \\ x\ -\ y = 2 \end{cases} [tex]

Portanto, opção "D".


05
(LOUSADA).

Uma companhia de seguros levantou dados sobre o número de carros roubados numa determinada cidade.

Constatou-se que são roubados cerca de 150 carros por ano.

O número de carros roubados da marca A é o dobro do número de carros roubados da marca B.

Sendo x o número de carros roubados da marca A e y o número de carros roubados da marca B, o sistema que traduz a situação descrita é:

A
B
C
D

Considere "[tex]x[tex]" o número de carros roubados da marca A e "[tex]y[tex]" o número de carros roubados da marca B. Então:

• O número de carros roubados da marca A é o dobro do número de carros roubados da marca B:

  [tex] x = 2y[tex]

• Total de carros roubados:

  [tex] x + y = 150 [tex]

Sendo assim:

    [tex] \begin{cases} x = 2y \\ x + y = 150 \end{cases} [tex]

Portanto, opção "C".


06
(Lousada).

“A Isabel comprou 2 kg de bananas e 3 kg de maçãs e fez uma despesa de 7 reais. Se ela tivesse comprado 1 kg de banana e 4 kg de maçãs tinha gasto menos 1 real.

Sendo "[tex]x[tex]" – o preço de cada kg de bananas e "[tex]y[tex]" – o preço de cada kg de maçãs.

Qual dos seguintes sistemas traduz o problema?

A
B
C
D

Considere "[tex]x[tex]" o preço de cada kg de bananas e "[tex]y[tex]" o preço de cada kg de maçãs. Então:

• A Isabel comprou 2 kg de bananas e 3 kg de maçãs e fez uma despesa de 7 reais.:

  [tex] 2x + 3y = 7[tex]

• Se ela tivesse comprado 1 kg de banana e 4 kg de maçãs tinha gasto menos 1 real:

  [tex] x + 4y = 7 - 1   \Longrightarrow   x + 4y = 6[tex]

Sendo assim:

    [tex] \begin{cases} 2x + 3y = 7 \\ x + 4y = 6 \end{cases} [tex]

Portanto, opção "B".


07
(BPW).

Na lanchonete de uma escola o preço do salgado é R$ 2,00 e o preço do sanduíche é R$ 3,00, que são os lanches vendidos. Em uma manhã foram vendidos 70 lanches.

O valor arrecadado em todo o dia foi de R$ 180,00.

Qual sistema a seguir representa o problema?

A
B
C
D

Considere "[tex]x[tex]" o preço de cada salgado e "[tex]y[tex]" o preço de cada sanduíche. Então:

• Em uma manhã foram vendidos 70 lanches:

  [tex] x + y = 70[tex]

• O valor arrecadado em todo o dia foi de R$ 180,00:

  [tex] 2x + 3y = 180 [tex]

Sendo assim:

    [tex] \begin{cases} x + y = 70 \\ 2x + 3y = 180 \end{cases} [tex]

Portanto, opção "C".


08
(SADEAM – AM).

Pedro comprou 2 pacotes de biscoito e 4 latas de creme de leite, pagando 7 reais pela compra.

Se tivesse comprado 4 pacotes de biscoito e 3 latas de creme de leite pagaria 9 reais. Represente por x e y, respectivamente, os preços de um pacote de biscoitos e de uma lata de creme de leite.

Para calcular esses preços, qual dos sistemas de equações abaixo Pedro deverá utilizar?

A
B
C
D

Considere "[tex]x[tex]" o preço de um pacote de biscoito e "[tex]y[tex]" o preço de uma lata de creme de leite. Então:

• Pedro comprou 2 pacotes de biscoito e 4 latas de creme de leite, pagando 7 reais pela compra.

  [tex] 2x + 4y = 7[tex]

• Se tivesse comprado 4 pacotes de biscoito e 3 latas de creme de leite pagaria 9 reais.

  [tex] 4x + 3y = 9 [tex]

Sendo assim:

    [tex] \begin{cases} 2x + 4y = 7 \\ 4x + 3y = 9 \end{cases} [tex]

Portanto, opção "B".


09
(SAEPE).

Uma companhia aérea faz 56 voos por semana entre nacionais e internacionais. A diferença entre a quantidade de voos nacionais e os internacionais é 40.

Qual é o sistema de equação que melhor representa essa situação?

A
B
C
D

Considere "[tex]x[tex]" os voos nacionais e "[tex]y[tex]" os voos internacionais dessa companhia. Então:

• A companhia aérea faz 56 voos por semana entre nacionais e internacionais.

  [tex] x + y = 56[tex]

• A diferença entre a quantidade de voos nacionais e os internacionais é 40.

  [tex] x\ -\ y = 40 [tex]

Sendo assim:

    [tex] \begin{cases} x + y = 56 \\ x\ - \ y = 40 \end{cases} [tex]

Portanto, opção "C".


10
(Saresp).

Um estudante apanhou aranhas e joaninhas num total de 15, e as guardou numa caixa. Contou em seguida 108 patas. Uma aranha tem oito patas, enquanto uma joaninha tem seis.

Sendo "A" o número de aranhas na caixa e "J" o número de joaninhas, qual das alternativas abaixo representa o sistema que, quando resolvido, determinará o número de aranhas e joaninhas na caixa?

A
B
C
D

Considere "[tex]A[tex]" o número de aranhas e "[tex]J[tex]" o número de joaninhas. Então:

• Contou 108 patas. Uma aranha tem oito patas, enquanto uma joaninha tem seis.

  [tex] 8A + 6J = 108 [tex]

• Esse estudante apanhou aranhas e joaninhas num total de 15.

  [tex] A + J = 15[tex]

Sendo assim:

    [tex] \begin{cases} 8A + 6J = 108 \\ A + J = 15 \end{cases} [tex]

Portanto, opção "C".


11
(SAEPI).

Marcos trabalha em uma loja de roupas masculinas. Em um dia, pela manhã, ele vendeu 9 camisetas e 6 bermudas, totalizando R$ 339,00. No mesmo dia à tarde, ele vendeu 8 camisetas e 7 bermudas, totalizando R$ 343,00.

Sabendo que x representa a quantidade de camisetas e y a quantidade de bermudas, qual é o sistema de equações do 1º grau que representa as vendas de Marcos nesse dia?

A
B
C
D

Considere "[tex]x[tex]" a quantidade de camisetas e "[tex]y[tex]" a quantidade de bermudas. Então:

• Em um dia, pela manhã, ele vendeu 9 camisetas e 6 bermudas, totalizando R$ 339,00.

  [tex] 9x + 6y = 339 [tex]

• No mesmo dia à tarde, ele vendeu 8 camisetas e 7 bermudas, totalizando R$ 343,00.

  [tex] 8x + 7y = 343 [tex]

Sendo assim:

    [tex] \begin{cases} 9x + 6y = 339 \\ 8x + 7y = 343 \end{cases} [tex]

Portanto, opção "C".


12
(PAEBES).

Em uma sala de cinema, há 24 pessoas entre homens e mulheres. O número de mulheres que estão nessa sala é o triplo do número de homens.

Qual é o sistema que melhor expressa essa situação?

A
B
C
D

Considere "[tex]x[tex]" a quantidade mulheres e "[tex]y[tex]" a quantidade de homens. Então:

• Em uma sala de cinema, há 24 pessoas entre homens e mulheres.

  [tex] x + y = 24 [tex]

• O número de mulheres que estão nessa sala é o triplo do número de homens.

  [tex] x = 3y [tex]

Sendo assim:

    [tex] \begin{cases} x + y = 24 \\ x = 3y \end{cases} [tex]

Portanto, opção "B".






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