segunda-feira, 13 de abril de 2020

D36 - Quiz por descritor - Mat. 9° Ano - E.F

Quiz D36: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D36: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D36: Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

01
(SADEAM – AM).

Para confeccionar 1 000 mL de refrigerante no sabor laranja, a Indústria Refrigerante Colorido utiliza as quantidades de ingredientes como mostra o gráfico a seguir.


Para fabricar 3 000 mL de refrigerante sabor laranja, as quantidades, em mL, utilizadas de suco natural, água e corante são, respectivamente,

A
B
C
D

Deve-se multiplicar por 3 cada ingrediente.

Suco natural:

    [tex] = 450 × 3 = 1\ 350\ mL[tex]

Água:

    [tex] = 350 × 3 = 1\ 050\ mL[tex]

Corante:

    [tex] = 200 × 3 = 600\ mL[tex]

Portanto, opção "A".


02
(SARESP).

O quadro abaixo mostra a quantidade de algodão colhida por três irmãos durante o mês de agosto.

ALGODÃO (KG)
Júlia7,52
Flávio5,4
João5,25

Qual a diferença entre a maior quantidade e a menor quantidade de algodão colhida?

A
B
C
D

A diferença entre a maior quantidade e a menor quantidade de algodão colhida é:

    [tex] = Maior - menor [tex]

    [tex] = 7,52 - 5,25 [tex]

    [tex] = 2,27\ kg [tex]

Portanto, opção "B".


03
(Saerj).

Veja no quadro abaixo o número de visitantes em um museu.

MÊS
JAN FEVMARABR
Manhã500750200850
Tarde300250350100
Noite5010015060

De acordo com esses dados, em que mês o museu recebeu mais visitantes?

A
B
C
D

O mês em que o Museu recebeu mais visitante foi:

Janeiro:

    [tex] = 500 + 300 + 50 = 850 [tex]

Fevereiro:

    [tex] = 750 + 250 + 100 = 1100 [tex]

Março:

    [tex] = 200 + 350 + 150 = 700 [tex]

Abril:

    [tex] = 850 + 100 + 60 = 1010 [tex]

Portanto, opção "B".


04
(PIC II).

Considere a tabela abaixo:

PRODUTO (1000kg = 1 tonelada Consumo de água em litros
Aço250 000
Papel1 000 000
Sabão2 000
Borracha2 750 000

A diferença entre o consumo de água para produzir 1 tonelada de papel para o gasto na produção de 1 tonelada de aço é o:

A
B
C
D

Observe:

Consumo de água para produzir um tonelada de PAPEL:

    [tex] = 1\ 000\ 000\ LITROS [tex]

Consumo de água para produzir um tonelada de AÇO:

    [tex] = 250\ 000\ LITROS [tex]

Logo, a diferença é:

    [tex] =1\ 000\ 000\ -\ 250\ 000\ = 750\ 000 [tex]

Sendo assim, :

    [tex] \frac{Diferença}{Aço} = \frac{750\ 000}{250\ 000} = 3 [tex]

Logo, é o triplo.

Portanto, opção "B".


05
(SPAECE).

A tabela abaixo mostra o número de municípios dos estados da região Sudeste.

ESTADO QUANTIDADE
DE MUNICÍPIOS
Espírito Santo78
Minas Gerais853
Rio Janeiro92
São Paulo645

Quantos municípios há na região Sudeste?

A
B
C
D

A quantidade municípios da Região Sudeste é:

    [tex] = 78 + 853 + 92 + 645 [tex]

    [tex] = 1\ 668 [tex]

Portanto, opção "A".


06
(SAERJ).

Juliana fez uma pesquisa em sua escola para saber os números dos sapatos dos seus colegas.

Ela entrevistou alguns alunos e anotou os resultados dessa entrevista na tabela abaixo.

NÚMERO DO
SAPATO
QUANTIDADE
DE ALUNOS
3510
3630
3745
3820
395

De acordo com essa tabela, quantos alunos entrevistados possuem sapatos com numeração maior que 36?

A
B
C
D

De acordo com essa tabela, a quantidade de alunos entrevistados possuem sapatos com numeração maior que 36 é de:

    [tex] = 45 + 20 + 5 = 70 [tex]

Portanto, opção "C".


07
(BPW).

A construtora EPIG gasta muito com materiais de construção e com mão de obra de pedreiros e serventes. O engenheiro de produção responsável pelo levantamento de gastos fez o gráfico de colunas:

Analisando o gráfico, a soma dos gastos com

A
B
C
D

Observe os gastos a seguir:

• Letra A): areia e tijolos é inferior aos gastos com pedreiros.

    [tex] = 20 + 20 = 40 > 30[tex]  (Falsa)

• Letra B): areia e tijolos é inferior aos gastos com cimento.

    [tex] = 20 + 20 = 40 > 33[tex]  (Falsa)

• Letra C): cimento e areia é inferior aos gastos com pedreiros e serventes.

    [tex] = 33 + 20 = 53 > 33 + 10 = 43[tex]  (Falsa)

• Letra D): cimento e tijolos é superior aos gastos com pedreiros e serventes.

    [tex] = 33 + 20 = 53 > 33 + 10 = 43[tex]  (Verdadeira)

Portanto, opção "D".


08
(PROEB).

O gerente de uma concessionária anotou o número de carros novos e usados vendidos nos primeiros quatro meses do ano, e registrou o resultado na tabela abaixo.

MÊS CARROS NOVOSCARROS USADOS
Janeiro90140
Fevereiro100110
Março70150
Abril60130

Em que mês essa concessionária vendeu mais carros?

A
B
C
D

O mês em que a concessionária vendeu mais carros foi:

• Janeiro:

    [tex] = 90 + 140 = 230\ carros [tex]

• Fevereiro:

    [tex] = 100 + 110 = 210\ carros [tex]

• Março:

    [tex] = 70 + 150 = 220\ carros [tex]

• Abril:

    [tex] = 60 + 130 = 190\ carros [tex]

Portanto, opção "A".


09
(SISPAE).

O gráfico abaixo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola com 100 professores para saber a preferência deles em relação à bebida que deveria ser servida no lanche. Cada um desses professores votou em uma única bebida.


De acordo com esse gráfico, quantos professores preferem café?

A
B
C
D

De acordo com o gráfico, 40 pessoas prefere tomar café.

Portanto, opção "D".


10
(SAEP 2012).

O gráfico abaixo mostra o número de pessoas que visitaram o parque Cesamar.

Em que dias houve o maior e o menor número de visitantes, respectivamente?

A
B
C
D

De acordo com o gráfico, o dia que teve mais visitantes foi Domingo (300 pessoas) e, o menor foi, Quinta-feira (50 pessoas).

Portanto, opção "C".


11
(AVALIE).

Observe, no quadro abaixo, o ano de lançamento de alguns aviões.

AVIÃO ANO
Boeing 7671 978
Airbus1 973
Concorde1 969
Boeing 7471 969
Boeing 7071 954
Boeing 2471 933

Em que ano foi lançado o modelo do Boeing 707?

A
B
C
D

De acordo com o gráfico, o ano foi lançado o modelo do Boeing 707 foi 1 954.

Portanto, opção "B".


12
(Supletivo 2014).

O gráfico a seguir mostra o lucro de uma empresa, em milhares de reais, de 2009 a 2013.


Assinale a única alternativa FALSA:

A
B
C
D

De acordo com o gráfico, a única opção FALSA é letra "C". Pois:

   [tex]20\ mil ---- 100 \%\ [tex]

   [tex]80\ mil ---- x \%\ [tex]

   [tex] x = \frac{80\ \cdot\ 100}{20} = \frac{8\ 000}{20} = 400 \%\ [tex]

Sendo assim, o aumento foi de 400%.

Portanto, opção "C".






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