terça-feira, 7 de abril de 2020

D25 - Quiz por descritor - Mat. 9° Ano - E.F

Quiz D25: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D25: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D25: Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

01
(SEAP).

João Guedes resolveu a expressão,

[tex] – 5 × (4) + 8 × 3 + (– 9)^{2} ÷ 27[tex]

mas apagou o resultado.

Resolva você também essa expressão e encontre o resultado.

A
B
C
D

02
(BPW).

A professora de matemática propôs como exercício a expressão:

[tex] (1 + \frac{1}{3}) \cdot (1 - \frac{1}{3}) [tex]

Os alunos que resolveram corretamente a expressão encontraram como resultado:

A
B
C
D

03
(Prova Brasil).

Fazendo-se as operações indicadas em

[tex] 0,74 + 0,5\ – 1,5 [tex]

obtém-se:

A
B
C
D

Observe:

  [tex]= 0,74 + 0,5\ – 1,5 [tex]

  [tex]= 1,24\ – 1,5 [tex]

  [tex]=\ - 0,26 [tex]

Portanto, opção "B".


04
(BPW).

Fazendo-se as operações indicadas em

[tex] (\frac{1}{2} \cdot \frac{3}{2}) ÷ 2 [tex]

obtém-se:

A
B
C
D

Observe:

  [tex]= (\frac{1}{2} \cdot \frac{3}{2}) ÷ 2 [tex]

  [tex]= (\frac{3}{4}) ÷ 2 [tex]

  [tex]= \frac{3}{4} \cdot \frac{1}{2} [tex]

  [tex]= \frac{3}{8} [tex]

Portanto, opção "B".


05
(BPW).

Fazendo-se as operações indicadas em:

[tex] 0,1 \cdot 0,1 \cdot 0,1 [tex]

obtém-se:

A
B
C
D

Observe:

  [tex]= 0,1 \cdot 0,1 \cdot 0,1 [tex]

  [tex]= 0,01 \cdot 0,1 [tex]

  [tex]= 0,001 [tex]

Portanto, opção "C".


06
(BPW).

Fazendo-se as operações indicadas em

[tex] 1,8 + 1,35 + 2,1\ – 0,8 [tex]

obtém-se:

A
B
C
D

Observe:

  [tex]= 1,8 + 1,35 + 2,1\ – 0,8 [tex]

  [tex]= 3,15 + 1,3 [tex]

  [tex]= 4,45 [tex]

Portanto, opção "A".


07
(BPW).

Por quanto se deve multiplicar um número para se obter o próprio número como resultado?

A
B
C
D

Para obter o PRÓPRIO número deve-se multiplicar por 1.

Portanto, opção "A".


08
(GAVE).

O valor da seguinte expressão numérica é

[tex] \frac{5}{2} + \frac{1}{5} \cdot \frac{3}{4} [tex]

A
B
C
D

Observe que:

  [tex]= \frac{5}{2} + \frac{1}{5} \cdot \frac{3}{4} [tex]

  [tex]= \frac{5}{2} + \frac{3}{20} [tex]

  [tex]= \frac{5 × 10}{2 × 10} + \frac{3}{20} [tex]

  [tex]= \frac{50}{20} + \frac{3}{20} [tex]

  [tex]= \frac{50\ +\ 3}{20}[tex]

  [tex]= \frac{53}{20}[tex]

Portanto, opção "D".


09
(GAVE).

O valor da expressão numérica a seguir é:

[tex] \frac{3}{4} \cdot (\frac{1}{2}\ - \frac{1}{5}) [tex]

A
B
C
D

Observe que:

  [tex]= \frac{3}{4} \cdot (\frac{1}{2}\ - \frac{1}{5}) [tex]

  [tex]= \frac{3}{4} \cdot (\frac{1 × 5}{2 × 5}\ - \frac{1 × 2}{5 × 2}) [tex]

  [tex]= \frac{3}{4} \cdot (\frac{5}{10}\ - \frac{2}{10}) [tex]

  [tex]= \frac{3}{4} \cdot (\frac{5\ -\ 2}{10}) [tex]

  [tex]= \frac{3}{4} \cdot \frac{3}{10} [tex]

  [tex]= \frac{9}{40} [tex]

Portanto, opção "A".


10
(SAEB 2013).

O valor da expressão é:

[tex] \sqrt{4 + \sqrt{25}}[tex]

A
B
C
D

Observe que:

  [tex]= \sqrt{4 + \sqrt{25}} [tex]

  [tex]= \sqrt{4 + 5} [tex]

  [tex]= \sqrt{9} [tex]

  [tex]= 3 [tex]

Portanto, opção "A".


11
(Supletivo 2012 – MG).

Renata resolveu corretamente a expressão:

[tex] (5,8\ -\ \frac{4}{5} + 3^{0}\ -\ \sqrt{49}) ÷ 0,5 [tex]

O resultado encontrado por ela foi igual a

A
B
C
D

Observe que:

  [tex]= (5,8\ -\ \frac{4}{5} + 3^{0}\ -\ \sqrt{49}) ÷ 0,5 [tex]

  [tex]= (5,8\ -\ 0,8 + 1\ -\ 7) ÷ 0,5 [tex]

  [tex]= (5 -\ 6) ÷ 0,5 [tex]

  [tex]= (-\ 1) ÷ 0,5 [tex]

  [tex]=\ - 2 [tex]

Portanto, opção "A".


12
(Supletivo 2011 – MG)

A professora de Priscila passou as quatro sentenças abaixo como dever de casa e pediu para que ela as classificasse em verdadeiro (V) ou falso (F).

[tex] I → (-3)^{2} = 9[tex]

[tex]II → -3^{2} = -9[tex]

[tex]III → (-3)^{2} = 6 [tex]

[tex] IV → -3^{2} = -6 [tex]

Sabendo que Priscila classificou corretamente, a sequência de respostas encontradas por ela para as sentenças I, II, III e IV, respectivamente, foi

A
B
C
D






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