(P.B 2015 - Adaptado).
Em uma escola a diretora chegou a conclusão que haviam 1 345 alunos matriculados. Porém, por um erro, ela aumentou mais 100 alunos.
O algarismo que ela cometeu o erro foi
Observe a tabela a seguir:
1 | 3 | 4 | 5 | , | 0 |
---|---|---|---|---|---|
unidades de milhar | centenas | dezenas | unidades | décimos |
Como a diretora cometeu um erro contando 100 alunos a mais. Logo, o erro foi na ordem das centenas. Sendo assim, foi no algarismo 3.
Portanto, opção "B".
(SAEP).
Um posto de combustível colocou um cartaz anunciando o preço do óleo diesel por 3,803 reais o litro. Isso significa que o posto vende o óleo Diesel a 3 real e
(BPW).
Meu professor de matemática pediu para calcularmos raiz quadrada de 19 com aproximação até milésimos.
A resposta que devo dar a ele é:
Observe a tabela a seguir:
4 | , | 3 | 5 | 8 |
---|---|---|---|---|
unidades | décimos | centésimos | milésimos |
Como a ordem é dos milésimos. Então, a resposta é 4,358.
Portanto, opção "C".
(SADEAM).
Observe nas 4 competições abaixo, o tempo dos primeiros e segundos colocados.
NATAÇÃO | |
---|---|
1° colocado | 1,019 min |
2° colocado | 1,029 min |
CICLISMO | |
---|---|
1° colocado | 1,018 min |
2° colocado | 2,018 min |
CORRIDA | |
---|---|
1° colocado | 1,028 min |
2° colocado | 1,029 min |
MERGULHO | |
---|---|
1° colocado | 1,019 min |
2° colocado | 1,119 min |
Em qual dessas competições a diferença de tempo entre o segundo e o primeiro colocado foi de 1 milésimo?
Calculando a diferença entre o 1° e 2° colocado:
Natação: 1,029 - 1,019 = 0,010\ s
Ciclismo: 2,018 - 1,018 = 1\ min
Corrida: 1,029 - 1,028 = 0,001\ s
Mergulho: 1,119 - 1,019 = 0,100\ s
Logo, corrida que teve a diferença de 1 milésimo de segundo, ou seja, 0,001 s.
Portanto, opção "B".
(SAEPI).
Num autódromo, o vencedor chegou com uma diferença de três milésimos de segundo do piloto que chegou em segundo lugar.
A representação dessa diferença de tempo entre o primeiro e o segundo colocado é
Como a diferença entre os pilotos foram de três milésimos, ou seja, 0,003 s.
Portanto, opção "C".
(Saerjinho).
Veja os quatro números decimais apresentados no quadro a seguir.
1,2406 | 3,4062 | 5,0624 | 7,6420 |
---|
Dentre esses números o único cujos algarismos das casas dos centésimos e dos milésimos são, respectivamente, 4 e 2 é
Observe:
1 | , | 2 | 4 | 0 | 6 |
---|---|---|---|---|---|
unidades | décimos | centésimos | milésimos | décimos de milésimos |
3 | , | 4 | 0 | 6 | 2 |
---|---|---|---|---|---|
unidades | décimos | centésimos | milésimos | décimos de milésimos |
5 | , | 0 | 6 | 2 | 4 |
---|---|---|---|---|---|
unidades | décimos | centésimos | milésimos | décimos de milésimos |
7 | , | 6 | 4 | 2 | 0 |
---|---|---|---|---|---|
unidades | décimos | centésimos | milésimos | décimos de milésimos |
Portanto, opção "D".
(Saerjinho).
A professora pediu que cada grupo de alunos escrevesse um número decimal em um cartão. O número deveria ser menor que um inteiro e ter até três casas decimais. Ganharia o aluno do grupo que escrevesse o maior número.
Veja os números escritos pelos alunos do grupo de Isabel.
ANDRÉ | ARTUR | ISABEL | LUCAS |
---|---|---|---|
0,009 | 0,99 | 0,9 | 0,09 |
De acordo com os números escritos, o aluno que ganhou o sorteio foi
Observe que:
André = 0,009
Artur = 0,990
Isabel = 0,900
Lucas = 0,090
Sendo assim, o Artur ganhou o sorteio.
Portanto, opção "B".
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