sábado, 2 de janeiro de 2021

QUIZ 16: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 16: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 16: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(CMC - COEOCP).

Um terreno retangular com 12 metros de frente por 30 metros de profundidade deve ser cercado com quatro voltas de arame farpado.

Quantos metros de arame serão necessários?

A
B
C
D

A quantidade de arame gasto para dar 4 voltas no terreno é de:

  [tex] = 4 × (12 + 12 + 30 + 30 ) [tex]

  [tex] = 4 × (84\ metros ) [tex]

  [tex] = 336\ metros [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(CMC - COEOCP).

Durante o inverno, o consumo médio mensal de água na casa de Nathaly é de 25 m³.

No verão este consumo aumenta em 20%. Assim, o consumo médio mensal na casa de Nathaly no verão é de:

A
B
C
D

Como no verão tem um aumento de 20% no consumo.

Então: [tex] 100 \%\ + 20 \%\ = 120 \%\ = 1,20[tex]. Logo:

  [tex] = 25\ m^{3} \cdot 1,20 [tex]

  [tex] = 30\ m^{3} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(CMC - COEOCP).

Um Colégio possui um auditório com 442 poltronas, organizadas em 34 fileiras.

Cada fileira possui o mesmo número de poltronas.

O número de poltronas por fileira é de:

A
B
C
D

O número de poltronas é de:

    [tex] Nº = \frac{442}{34} = 13\ poltronas\ por\ fileira [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(CMC - COEOCP).

Alzira pretende dividir exatamente 29 kg de açúcar em 8 pacotes, com a mesma quantidade de açúcar em cada pacote.

Quanto de açúcar Alzira deverá colocar em cada pacote?

A
B
C
D

A quantidade de açúcar que Alzira colocou em cada pacote foi:

    [tex]= 29 ÷ 8 = 3,625\ kg[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(CMC - COEOCP).

Temos abaixo a figura de um quebra-cabeça chamado Tangram que é composto por sete peças em forma de figuras geométricas.


Identificando todas as peças do quebra-cabeça temos:

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Sendo assim, temos: 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(CMC - COEOCP).

Ao colocar certa quantidade de tomates sobre uma balança eletrônica, cujo visor está de acordo com o sistema brasileiro de unidades, pesos e medidas, observou-se que no visor aparecia.


A forma correta de escrever por extenso esta quantidade de tomates é:

A
B
C
D

De acordo com a balança temos:

  "um quilograma e setecentos e cinquenta gramas"

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(CMC - COEOCP).

Em um Colégio foi reservada uma área retangular de 144 metros quadrados para plantio de árvores frutíferas.

Sabendo que a largura é de 8 metros, qual o perímetro dessa área retangular?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


    [tex] Área = comprimento \cdot largura [tex]

    [tex] 144 = comprimento \cdot 8 [tex]

    [tex] \frac{144}{8} = comprimento [tex]

    [tex] comprimento = 18\ metros [tex]

Agora, o perímetro é de:

    [tex] P = 18 + 18 + 8 + 8 [tex]

    [tex] P = 52\ cm [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(CMC - COEOCP).

Maurício fez um suco misto de laranja e acerola.

Ele misturou metade de um copo de suco de acerola com [tex]\frac{1}{3}[tex] do mesmo copo de suco de laranja.

Calcule qual a fração que falta para ter o copo cheio.

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Logo, faltam [tex]\frac{1}{6}[tex] para tornar o copo cheio.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(CMC - COEOCP).

Marta quer surpreender seus amigos fazendo um sorvete.

Como ela sabe que todos gostam de doce, terá que triplicar a receita abaixo:

Receita de Sorvete

Bata no liquidificador:

1 lata de leite condensado;

[tex]\frac{1}{4}[tex] de copo de iogurte natural;

[tex]\frac{1}{3}[tex] de lata de creme de leite bem misturado;

[tex]4 \frac{1}{2}[tex] colheres de sopa de chocolate em pó sem açúcar;

[tex]\frac{2}{3}[tex] do pacote de chocolate em gotas;

Além disso, sabe-se que:

na lata de leite condensado cabem 395 g;

no copo de iogurte natural cabem 160 g;

na lata de creme de leite cabem 300 g;

que numa colher de sopa cabem 20 g de chocolate em pó;

e que num pacote de chocolates em gotas cabem 480 g.

A quantidade total do sorvete produzido por Marta é:

A
B
C
D

A quantidade total do sorvete produzido, sabendo que triplicou a receita, foi de:

Leite condensado: [tex] 3 × 395 = 1\ 185\ gramas[tex]

Iogurte: [tex] 3 × \frac{1}{4} \cdot 160 = 3 × 40 = 120\ gramas [tex]

creme de leite: [tex] 3 × \frac{1}{3} \cdot 300 = 3 × 100 = 300\ gramas [tex]

chocolate (pó): [tex] 3 × 4 \frac{1}{2} \cdot 20 = 13,5 × 20 = 270\ gramas [tex]

chocolate (gotas): [tex] 3 × \frac{2}{3} \cdot 480 = 2 × 480 = 960\ gramas [tex]

A quantidade total do sorvete produzido por Marta é:

 [tex]= 1\ 185 + 120 + 300 + 270 + 960 [tex]

 [tex]= 2\ 835\ gramas [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(CMC - COEOCP).

O Colégio PH vai restaurar a pista de treinamento físico, que possui 2,7 quilômetros.

Sabendo que são restaurados 300 metros da pista por dia, qual a quantidade mínima de dias necessários para restaurar toda a pista?

A
B
C
D

Como a pista tem 2,7 km = 2 700 metros. E que, são restaurados 300 metros da pista por dia. Logo:

  [tex] = \frac{2\ 700\ m}{300\ m} = 9\ dias [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(CMC - COEOCP).

Numa seleção de bailarinos para a festa de abertura das Olimpíadas Rio 2016 havia 1680 candidatos inscritos.

Destes, 70% não foram classificados para a segunda fase.

O número total de bailarinos classificados para a segunda fase foi:

A
B
C
D

Na seleção, 70% não foram classificados. Então, 100% – 70% = 30% foram classificados. Logo:

  [tex] = 1\ 680 \cdot 30 \%\ [tex]

  [tex] = 1\ 6\color{Red}{\underline{80}} \cdot \frac{30}{1\color{Red}{\underline{00}}} [tex]

  [tex] = 16,8 \cdot 30 [tex]

  [tex] = 504\ bailarinos [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(CMC - COEOCP).

O Supermercado Bom Preço colocou em promoção no mês de setembro todo o setor de alimentação.

O preço normal do arroz especial, vendido em pacotes de 5 kg, é de R$ 13,80.

Comprando mais que dois pacotes, é dado um desconto de 20% no valor total. Nesse caso, três pacotes de arroz, custarão:

A
B
C
D

Como comprou 3 pacotes, então ganhou desconto de 20%. Então, 100% – 20% = 80% Logo:

  [tex]= 3 × 13,80 × 80 \%\ [tex]

  [tex]= 41,40 × \frac{80}{100} [tex]

  [tex]= 41,40 × 0,8 [tex]

  [tex]= R \$\ 33,12 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)