quinta-feira, 2 de julho de 2020

D12 - Quiz por descritor - Port. 3ª Série

Quiz D12: PORTUGUÊS - ENSINO MÉDIO
D12: PORTUGUÊS - 3º Série - Ensino Médio

D12: Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

01
(SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

A sombra do meio-dia

    A Sombra do Meio-Dia é o belo título de um romance lançado recentemente, de autoria do diplomata Sérgio Danese. O livro trata da glória (efêmera) e da desgraça (duradoura) de um ghost-writer, ou redator-fantasma — aquele que escreve discursos para outros. A glória do ghost-writer de Danese adveio do dinheiro e da ascensão profissional e social que lhe proporcionaram os serviços prestados ao patrão — um ricaço feito senador e ministro, ilimitado nas ambições e limitado nos escrúpulos como soem ser as figuras de sua laia. A desgraça, da sufocação de seu talento literário, ou daquilo que gostaria que fosse talento literário, posto a serviço de outrem, e ainda mais um outrem como aquele. As exigências do patrão, aos poucos, tornam-se acachapantes. Não são apenas discursos que ele encomenda. É uma carta de amor a uma bela que deseja como amante. Ou um conto, com que acrescentar, às delícias do dinheiro e do poder, a glória literária. Nosso escritor de aluguel vai se exaurindo. É a própria personalidade que lhe vai sendo sugada pelo insaciável senhorio. Na forma de palavras, frases e parágrafos, é a alma que põe em continuada venda.

Roberto Pompeu de Toledo, Revista VEJA, ed.1843, 3 de março de 2004. Ensaio p. 110.

O texto foi escrito com o objetivo de

A
B
C
D
E


02
(SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Quem vai encarar o Facebook?

Felipe Vicilic

    "Sua rede social é controlada por publicitários. Você é o produto comprado e vendido." Assim, com desmedido exagero, a startup americana Ello anunciou o lançamento de uma nova rede social online, de mesmo nome. O site pretende se consolidar como uma espécie de antiFacebook. Nas palavras da equipe: "Livre de propagandas. A Ello não vende dados sobre você". Parece utópico. Google e Facebook nasceram com proposta similar, mas logo abriram as portas para o bem-vindo dinheiro da publicidade, sem o qual ambos não sobreviveriam, muito menos se tornariam empresas bilionárias. Logo que foi lançada, em março, a Ello foi levada ao canto do ringue. A opinião geral era de que cederia. No mês passado, foi além, ao se tornar uma corporação de utilidade pública, categoria que nos Estados Unidos abrange empresas que se comprometem com metas sociais. Com isso, o compromisso de ser livre de anúncios e de não faturar com coleta de dados virou uma obrigação legal. [...]

VILICIC, Felipe. Quem vai encarar o Facebook? In: Revista Veja. Edição 2398. São Paulo: Editora Abril, 2014, p. 106.

O objetivo desse texto é

A
B
C
D
E


03
(SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Infância

Carlos Drummond de Andrade

    Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

    Minha mãe ficava sentada cosendo.

    Meu irmão pequeno dormia.

    Eu sozinho menino entre mangueiras

    lia a história de Robinson Crusoé,

    comprida história que não acaba mais.

    (...)

    Lá longe meu pai campeava

    no mato sem fim da fazenda.

    E eu não sabia que minha história

    era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

Disponível em: http://www.letras.mus.br/carlos- drummond-de-andrade/460647/. Acesso em: 08 maio 2017.

O texto tem a finalidade de

A
B
C
D
E


04
(SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Abertura da olimpíada

Texto I

    Foi um grandioso espetáculo, repleto de bom gosto, a abertura dos Jogos do Rio. Os diretores do vento merecem aplausos pelo alegre estilo que tomou conta do Maracanã. As projeções foram perfeitas, assim como a atuação das centenas de artistas. O inesquecível show de luz e de som expôs para o mundo o inesgotável talento do povo brasileiro.

JOSÉ CARLOS DA COSTA (Belo Horizonte, MG)

Texto II

    Espetáculo emocionante, mas permanece a sensação de desconforto provocada pelos enormes gastos canalizados para os Jogos, em detrimento da saúde, da segurança e da educação. Tomara que, além dos resultados esportivos, reste algum saldo positivo para a população.

PAULO ROBERTO GOTAÇ (Rio, RJ)

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ paineldoleitor/2016/08/1799778-abertura -dos-jogos-foi-grandiosae-emocionante -dizem-leitores.shtml>. Acesso em: 06 ago.2016.

Qual é a finalidade dos textos I e II?

A
B
C
D
E


05
(PAEBES).

Leia os textos abaixo e responda.

Dicas

    Veja como agir para fazer uma compra segura pela internet.

    • Além do e-mail, verifique se a loja oferece número de telefone e endereço.

    • Imprima todos os procedimentos realizados durante a compra: número da transação e confirmação do pedido. Se possível, solicite à loja online um fax ou uma confirmação por escrito de que a aquisição foi feita.

    • Cuidado com promoções. Lembre-se de que, na maioria das vezes, ao preço do produto, ainda será somado o valor do frete.

    • Antes de finalizar a compra num site estrangeiro, não deixe de verificar as taxas de importação e o valor do frete. Procure saber também se a empresa tem representantes no Brasil.

    • Existem produtos, como músicas e programas, que podem ser comprados e recebidos pela própria internet. Assim, não há custo de frete nem prazo para entrega.

    • Nunca envie suas informações de pagamento via e-mail. As informações que viajam pela internet não são protegidas contra leitura de estranhos.

E-bit - Empresa de pesquisas na área do comércio eletrônico. In: Correio Braziliense. 12 abr. 2010.

A finalidade do Texto é

A
B
C
D
E


06
(SEDUC-BA)

Leia o texto abaixo e responda.

(http://www.sedur.ba.gov.br/arquivo _charges/charge.05.06.2007.html)

A charge destina-se a

A
B
C
D


07
(SPAECE).

Leia o texto abaixo e resolva a seguinte questão:

Beija-Flor

    Segundo estudo da Universidade de Berkeley (Estados Unidos), alguns beija-flores machos da espécie conhecida como Anna — que vive no sudeste do país — conseguem atingir velocidades proporcionalmente maiores que a de aviões de caça. Em alta velocidade, eles percorrem um trajeto equivalente a 383 vezes o comprimento de seu corpo por segundo. E tudo isso para impressionar as fêmeas.

Revista Planeta n.443. Agosto /2009

O objetivo desse texto é:

A
B
C
D
E


08
(APA – Crede-CE).

Leia o texto e responda.

    O primeiro dia do programa “Mais Médicos” foi marcado por faltas e desistências por parte dos médicos brasileiros. Em algumas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, nenhum dos profissionais selecionados compareceu às unidades de saúde a que foram alocados — entre os que faltaram, uma parte nem sequer justificou sua ausência. Segundo as secretarias de saúde, alguns profissionais chegaram a comunicar oficialmente sua desistência do programa federal.

    Na capital carioca, o número de faltosos foi maior do que o de presentes. Eram esperados dezesseis profissionais, mas para o azar da população e descrédito do programa, só seis se apresentaram. Todos os que trabalharão na cidade são brasileiros e apenas um passa pelo curso de requalificação por ter se formado na Espanha — o que explica a ausência.

(http://veja.abril.com.br/noticia/saude/mais -medicos-comeca-com-faltas-e-desistencias)

O proposito do texto é

A
B
C
D
E


09
(SPAECE).

Leia o texto abaixo.

Dieta pobre

    A urbanização trouxe profundas modificações na vida dos brasileiros. É natural. Morar na cidade é muito diferente de morar no campo. Habitação, trabalho, transporte, consumo, educação e saúde ganham novos paradigmas. A alimentação não foge à regra. Cresce a variedade, mas a qualidade deixa a desejar. O saudável cede crescente espaço ao condenado por médicos e nutricionistas.

    Pesquisa do IBGE mostrou cenário preocupante.

    Segundo o levantamento, a dieta do brasileiro é pobre em nutrientes e rica em calorias. O velho arroz, feijão e carne — combinação considerada perfeita para completar a cadeia protéica — ainda goza da preferência nacional. Mas faltam frutas, verduras e legumes. No lugar de vitaminas, cálcio, fibras e sais minerais, adultos e crianças abusam de açúcares e gorduras. [...]

    Especialistas apontam várias razões para a mudança de hábito. Entre elas, fazer as refeições fora de casa, cada vez mais comum nas grandes cidades. A distância, a falta de tempo, o trânsito congestionado e o alto custo das passagens desestimulam ou impedem a manutenção do costume de juntar a família em torno da mesa durante o almoço ou o jantar. Profissionais escolhemlanchonetes ou restaurantes próximos ao local de trabalho, onde impera a oferta de massas, frituras e alimentos gordurosos. Por seu lado, escasseiam saladas e pratos leves. Vale lembrar também a publicidade, que embala com celofane produtos dos quais a população deveria fugir.

Correio Braziliense. 30 jul. 2011. Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

Qual é o objetivo comunicativo do texto?

A
B
C
D
E


10
(SAEPE).

Leia os textos abaixo.

O coração roubado

    “O Coração Roubado e outras crônicas” é uma obra capaz de tornar a leitura parte da vida do leitor, pois está repleta de textos curtos, fáceis de serem compreendidos, associando diversão e reflexão. Assim, o leitor se prende ao que está escrito e ainda é levado a questionar sobre as ocorrências do cotidiano nas quais ele está inserido. O leitor é levado a refletir sobre suas próprias ações. Em alguma das histórias ele vai se encaixar.

    Escritas de maneira inteligente e instigante, as 26 crônicas de Marcos Rey apresentam uma série de tipos inesquecíveis, vivendo situações as mais diversas. Nas páginas de Coração Roubado, você encontrará cenas hilariantes, absurdas, constrangedoras, delicadas... presentes no cotidiano de qualquer pessoa, em qualquer lugar. [...]

Disponível em: http://professormarconildoviegas. blogspot.com.br/2014/06/coracao -roubado-contos.html>. Acesso em: 4 ago. 2014. Fragmento.

Qual é a finalidade desse texto?

A
B
C
D
E


11
(SAEPE).

Leia o texto abaixo e responda.

Disponível em: http://www.projetosdeleitura.com.br>. Acesso em: 13 mar. 2010.

Esse texto serve para

A
B
C
D

12
(SAEPE).

Leia o texto abaixo e responda.


Esse texto é direcionado ao leitor para

A
B
C
D
E






Nenhum comentário:

Postar um comentário