quinta-feira, 2 de julho de 2020

D17 - Quiz por descritor - Port. 3ª Série

Quiz D17: PORTUGUÊS - ENSINO MÉDIO
D17: PORTUGUÊS - 3º Série - Ensino Médio

D17: Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

01
(BPW).

Leia o texto a seguir e responda.

PIRATAS DO TIETÊ

(Folha de S. Paulo. 06 de outubro de 1992./Laerte)

No 1º quadrinho, no 2º balão a fala termina com o uso de reticências, indicando:

A
B
C
D
E


02
(SAEPE).

Leia o texto abaixo e responda.

Pneumotórax

    Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.

    A vida inteira que podia ter sido e que não foi:

    tosse, tosse, tosse.

    Mandou chamar o médico:

    Diga trinta e três.

    Trinta e três, Trinta e três... Trinta e três.

    Respire.

    .................................

    O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.

    Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?

    — Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.

   

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

No oitavo verso, o uso prolongado das reticências demonstra

A
B
C
D
E


03
(SAEPE).

Leia o texto abaixo e responda.

Os números (SURPREENDENTES) de mortes por raios no Brasil

    No Brasil ocorrem 132 mortes por ano devido às descargas elétricas atmosféricas, os raios, o que nos coloca na quinta posição de fatalidade entre os países com estatísticas confiáveis. E a probabilidade de um homem ser atingido por uma dessas descargas, curiosamente, é dez vezes maior que a de uma mulher. Além disso, a probabilidade de ser vítima de um raio na fase adulta é o dobro da representada tanto por jovens quanto idosos.

    Viver na zona rural ou urbana também altera essas chances. Na área rural, a probabilidade de receber uma descarga é dez vezes maior.

    O Brasil é um dos poucos países que dispõem de um mapeamento detalhado das circunstâncias das mortes por descargas elétricas atmosféricas, o que pode contribuir significativamente para aperfeiçoar as regras nacionais de proteção contra o fenômeno.

    Nos Estados Unidos, a circunstância que mais provoca mortes por raios são as atividades esportivas ou de recreação, como pescar, acampar e jogar golfe, diferentemente do Brasil.

    Uma análise sociológica permite deduzir que essa diferença está atrelada principalmente ao fato de os Estados Unidos serem um país desenvolvido e o Brasil estar ainda em desenvolvimento. Assim, atentar para a proteção de pessoas jogando golfe não seria a melhor forma de fazer uma campanha de proteção nacional. O ideal é instruir a população a não realizar atividades agropecuárias (causa principal das fatalidades no Brasil), assim como orientar as pessoas a não permanecerem próximas aos meios de transporte, sob árvores e em campo de futebol durante as tempestades.

Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens /os_numeros__surpreendentes__de_ mortes_por_raios_no_brasil_3.html>.

No título desse texto, os parênteses foram usados com a intenção de

A
B
C
D
E


04
(SAEPE).

Leia o texto abaixo e responda.

Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 2011

    À população brasileira, Há muitos anos as mulheres lutam pelos seus direitos e vêm conseguindo inegáveis avanços.

    Para que, hoje, possamos votar, trabalhar e usar calças jeans, muito sutiã teve que ser queimado em praça pública. Hoje, no auge de nossas independências, somos diretoras de grandes empresas multinacionais, engenheiras renomadas, grandes cirurgiãs, artistas e ainda somos mães e esposas. Somos o que há de contemporâneo, de avançado, super-heroínas do dia a dia. [...] Sou mulher e, assim como os meus deveres, tenho os meus direitos.

    No entanto, existe um véu que cobre, ainda, todo esse avanço. Na grande maioria das vezes, isso é somente aos nossos olhos. Valorizamos cada conquista, cada meio centímetro percorrido a caminho da independência porque ela é nossa. […] Não é fácil ser mulher. Mais difícil ainda é lutar pelos nossos direitos. […]

    Quem por nós? Nós mesmas. Quem contra nós? Todo resto. Feminismo já é ultrapassado, vitimização mais ainda. [...] Acima de tudo, conquistamos o livre-arbítrio. Escolhemos nossas escolhas. Pelo que lutar agora?

    Lutemos pela dignidade reconquistada. Pela coragem de nos queixarmos dos maus tratos. Pelo fim do massacre do que nos resta de mais precioso: nosso feminino. [...] Quanto tempo mais ficaremos esperando? Não proponho feminismo. Não proponho nenhum tipo de superioridade. Proponho denúncia, atenção e ajuda mútua. Igualdade. Gênero é muito mais do que sexo. É atitude.

    Atenciosamente,

    Uma brasileira.

Disponível em: http://www.desconversa.com.br/redacao/>. Acesso em: 11 abr. 2012. Fragmento.

No trecho “Quem por nós? Nós mesmas. Quem contra nós? Todo resto.” (5° parágrafo), os pontos de interrogação foram usados para

A
B
C
D
E


05
(SAEPE).

Leia o texto abaixo e responda.

A carta de Pero Vaz de Caminha

    A Carta conhecida como “Carta de Pero Vaz de Caminha” é também conhecida como “Carta a el-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil”, é um documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou suas primeiras impressões sobre a terra descoberta. […]

    Vaz de Caminha era escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, e redigiu essa carta para Dom Manoel I para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras. […]

    A carta é o exemplo típico do deslumbramento dos Europeus para com o novo. No caso, o “Novo Mundo” como era chamado as Américas. Caminha documenta algumas características físicas da terra encontrada e o momento em que viram um monte, denominado logo depois por Pedro Álvares Cabral como “Monte Pascoal”. Logo após disso, ele narra o desembarque dos Portugueses na praia e o primeiro contato com os índios onde praticam o primeiro escambo (troca de mercadorias). Ele (Vaz de Caminha), narra também a primeira missa realizada na terra descoberta.

    Em 2005, este documento foi inscrito no Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

RODRIGUES, Pedro Augusto Rezende. Disponível em: http://www.infoescola.com/historia /carta-de-pero-vaz-de-caminha/>. Acesso em: 8 abr. 2012. Fragmento.

No Texto, no trecho “... o primeiro escambo (troca de mercadorias).” (penúltimo parágrafo) os parênteses foram usados para

A
B
C
D
E


06
(SAEPE).

Leia o texto abaixo e responda.

Pônei glutão

    Toda criança gosta de comer alguma porcaria, né? Algumas, no entanto, exageram nos doces, frituras e guloseimas. Esse é o caso do britânico Magic, de 4 anos de idade.

    A única diferença é que Magic não é uma criança, mas sim um pônei. Magic é viciado em comer macarrão instantâneo! O vício começou quando Zoe Foulis, a dona de Magic, preparou um macarrão instantâneo de frango com cogumelos e deixou o pote no chão para esfriar.

    Não deu outra, Magic abocanhou tudinho! A partir daquele dia, o vício só aumentou. Outro vício que o pequeno pônei sustenta é tomar suco de laranja.

Disponível em: http://noticias.r7.com/esquisitices /noticias/ponei-glutao>. Acesso em: 4 jan. 2012.

No trecho “Magic é viciado em comer macarrão instantâneo!”, (2° parágrafo) o ponto de exclamação reforça a ideia de

A
B
C
D
E


07
(2ª P.D – Seduc-GO).

Leia o texto abaixo e responda.

A corrida aos exoplanetas

    Seres extraterrestres habitam há décadas as telas do cinema e as páginas dos romances de ficção científica. O tema parece não esgotar sua capacidade de excitar a imaginação de espectadores e leitores. Quando entramos no território objetivo da pesquisa científica, porém vê-se que nenhuma descoberta concreta a respeito da vida fora do nosso planeta foi até agora alcançada. Megaprojetos como o Seti (Search for Extraterrestrial Intelligence) tentam, desde 1960, estabelecer contato com inteligências alienígenas por meio de radiotelescópios gigantescos. (...) No entanto, nenhum sinal desses seres distantes foi até agora captado. A boa notícia é que, finalmente, cientistas decidiram focar seus telescópios no outro lado da equação: uma série de projetos e missões de alta tecnologia estão sendo desenhados não mais para ajudar os extraterrestres a nos amedrontar, e sim para nos ajudar a encontrá-los. Ou seja, saímos da postura passiva tipo “por favor, olhem, estamos aqui” para uma postura mais ativa, tipo “não adianta se esconderem, nós vamos descobrir onde vocês estão.” Embora ainda em seus primeiríssimos passos, as evidências circunstanciais desse novo posicionamento sugerem fortemente a probabilidade de que não estamos sós no universo.

Revista Planeta, Nov/2009, ano 37, edição 446, p.44

No trecho “por favor, olhem, estamos aqui”, as aspas foram empregadas, para

A
B
C
D
E


08
(BPW).

Leia o texto a seguir e responda.

A culpa é do dono?

    A reportagem “Eles estão soltos” (17 de janeiro), sobre os cães da raça pit bull que passeiam livremente pelas praias cariocas, deixou leitores indignados com a defesa que seus criadores fazem de seus animais. Um deles dizia que os cães só se tornam agressivos quando algum movimento os assusta. Sandro Megale Pizzo, de São Carlos, retruca que é difícil saber quais de nossos movimentos “assustariam” um pit bull. De Siegen, na Alemanha, a leitora Regina Castro Schaefer diz que pergunta a si mesma que tipo de gente pode ter como animal de estimação um cachorro que é capaz de matar e desfigurar pessoas.

Veja, Abril. 28/2/2001.

O que sugere o uso de aspas na palavra “assustariam”?

A
B
C
D
E


09
(SAEPE).

Leia o texto abaixo e responda.

E a viagem continua...

    Depois de rezarmos e cantarmos muito, voltávamos todos para casa e logo chegavam convidados para o almoço, que sempre era especial. Comidas italianas que vovó, a nona, fazia.

    E todos os adultos matavam saudade da Itália. Ela tinha vindo de lá, de navio, no começo do século, quando meu pai tinha três anos. Mamãe chegou um pouco mais tarde, com seus pais.

    Depois de moços, conheceram-se no Brasil e se casaram.

   Durante o almoço, falavam em italiano e tomavam vinho. Era engraçado! Como na missa, não entendíamos nada...

ZABOTO, L. H. Vovó já foi criança. Brasília: Casa Editora, 1996.

Nesse texto, o ponto de exclamação utilizado em “Era engraçado!” (último parágrafo) sugere

A
B
C
D
E


10
(SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

O Islã não é só árabe

Religião abrange diversas etnias em todo mundo

    O Islã não é só árabe Religião abrange diversas etnias em todo mundo. Boa parte da população ocidental acredita que o mundo islâmico é aquela porção de países do Oriente Médio que têm como idioma oficial o árabe. Por isso, são indevidamente considerados árabes alguns países de maioria islâmica, mas que têm outros idiomas, como Turquia (línguas turca e curda), Irã (persa), Afeganistão (pashtu e dari) e Paquistão (urdu e punjabi).

    [...]

    O islamismo cresceu em número de adeptos muito mais fora do mundo árabe do que no local em que a religião nasceu. Basta fazer uma comparação: os países islâmicos mais populosos, como a Indonésia (com “apenas” 228 milhões de habitantes), o Paquistão (145 milhões), Bangladesh (131 milhões) e Nigéria (127 milhões) têm contingentes humanos muito maiores que o Egito (70 milhões), país de maior população entre os árabes, seguido de longe pelo Sudão (36 milhões). Até a Índia, majoritariamente hindu, tem aproximadamente 100 milhões de muçulmanos.

Disponível em: http://galileu.globo.com/ edic/124/rep_dossie1.htm>. Acesso em: 08 maio 2017.

As aspas que foram empregadas na palavra “apenas” têm um sentido

A
B
C
D
E


11
(SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

O Pavão

Rubem Braga

    Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.

    Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.

    Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.

Texto extraído do livro "Ai de ti, Copacabana", Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1960, pág. 149. Agradeço ao Antônio pela lembrança.

No trecho “Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar.”, o uso do ponto de exclamação sugere

A
B
C
D
E


12
(SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Meu Destino

Cora Coralina

    Nas palmas de tuas mãos leio as linhas da minha vida. Linhas cruzadas, sinuosas, interferindo no teu destino. Não te procurei, não me procurastes — íamos sozinhos por estradas diferentes. Indiferentes, cruzamos Passavas com o fardo da vida… Corri ao teu encontro. Sorri. Falamos. Esse dia foi marcado com a pedra branca da cabeça de um peixe. E, desde então, caminhamos juntos pela vida…

Disponível em: http://poetaspoetizando.blogspot.com.br/2016/03 meu-destino-cora-coralina.html>. Acesso em: 20 mar. 2017.

O emprego das reticências em dois momentos do poema sugere a

A
B
C
D
E






Nenhum comentário:

Postar um comentário