quarta-feira, 1 de julho de 2020

D1 - Quiz por descritor - Port. 3ª Série

Quiz D1: PORTUGUÊS - ENSINO MÉDIO
D1: PORTUGUÊS - 3º Série - Ensino Médio

D1: Localizar informações explícitas em um texto.

01
(SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

O herói tupiniquim

O herói da preguiça

    A leitura do livro Macunaíma, obra de Mário de Andrade, não é nada fácil. Pelo contrário. A intenção de seu autor era sair do padrão, sua ideia era chocar, provocar, inquietar. E digo, sem medo de errar, ele conseguiu.

    Mário de Andrade queria provocar a elite burguesa e conservadora. Diria que Macunaíma é um livro quase impossível de ler, porém, uma obra OBRIGATÓRIA.

    Livro que apresenta um “herói” cheio de contradições, provocações, com diversas falhas, malandragem, safadeza. Um herói que nasce da sujeira interna do ser humano e que se transforma, na viagem da arte, em algo ainda mais insano. A transformação do “herói”, nascido negro, em um branco, é antológica e um marco cultural. Macunaíma é um menino mentiroso, traidor, pratica muitas safadezas, fala muitos palavrões, além de ser extremamente preguiçoso.

    Macunaíma possui um estilo inovador e sua linguagem fora do que estamos acostumados ainda hoje nos tira da zona de conforto. Sua ordem não é cronológica ou racional. Sua trama é surrealista, onde tudo pode ser realizado e construído. Uma insanidade, quase racional.

    Afirmo também que a adaptação cinematográfica da obra é mais do que IMPERDÍVEL. Viva o herói brasileiro…, mas, qualquer dificuldade, não lembre- se de que o próprio protagonista da obra é cheio de preguiça ... e leia o primoroso trabalho de Mário de Andrade.

Disponível em: https://cinemadetalhado.com.br/2013 /09/resenha-de-livro-macunaima.html>. Acesso em: 23 fev. 2018(adaptado).

De acordo com o autor, Macunaíma é uma obra

A
B
C
D
E


02
(SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

A Que mudanças no clima afetaram a humanidade?

    Não é exagero dizer que a história da humanidade sempre esteve ligada às transformações climáticas. Sobretudo até o século 20, quando ainda não havia tecnologia suficiente para tornar mais toleráveis as variações bruscas ou prolongadas de tempo e temperatura. Essas alterações fizeram o homem descer das árvores, extinguiram civilizações, impulsionaram migrações e decidiram guerras. Para exemplificar o que foi dito, vale relembrar dois fatos históricos: em 2007, a concentração de poluentes no ar eleva a temperatura do planeta para os níveis mais altos dos últimos 150 mil anos; em junho de 1944, as forças aliadas precisaram esperar semanas pelo melhor clima para o desembarque na Normandia, decisivo na derrota Nazista; em 1812, o inverno rigorosíssimo aniquila as tropas de Napoleão Bonaparte que haviam invadido a Rússia; em 1788, a seca causa a quebra de safras e espalha a fome. O fato contribui, ainda que secundariamente, para a Revolução Francesa em 1789, como lenda.

Mundo estranho. Edição 65, julho 2007. p. 48.

O fato histórico que ocorreu em 1812 foi

A
B
C
D
E


03
(SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Manifesto Nhengaçu Verde-Amarelo¹

(fragmento)

    O grupo "verde-amarelo", cuja regra é a liberdade plena de cada um ser brasileiro como quiser e puder; cuja condição é cada um interpretar o seu país e o seu povo através de si mesmo, da própria determinação instintiva; — o grupo "verde-amarelo", à tirania das sistematizações ideológicas responde com a sua alforria e a amplitude sem obstáculo de sua ação brasileira. Nosso nacionalismo é de afirmação, de colaboração coletiva, de igualdade dos povos e das raças, de liberdade do pensamento, de crença na predestinação do Brasil na humanidade, de em nosso valor de construção nacional.

    Aceitamos todas as instituições conservadoras, pois é dentro delas mesmo que faremos a inevitável renovação do Brasil, como o fez, através de quatro séculos a alma de nossa gente, através de todas as expressões históricas.

    Nosso nacionalismo é "verde amarelo" e tupi. (...)

    (Em 1924, Cassiano Ricardo, Menotti Del Picchia e Plínio Salgado fundam o Movimento Verde-Amarelo e apresentado principalmente por Oswald de Andrade)

Disponível em:htpp://www.recantodasletras. com.br/teo-Ria/2500742>. Acesso em: 22 jan. 2017.

De acordo com o texto o “verde-amarelo” representa o/a

A
B
C
D
E


04
(3ª P.D – SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e responda.

Os índios descobertos pelo Google Earth

    Duas aldeias de índios que vivem isolados foram fotografadas pela primeira vez, na fronteira entre o Peru e o Acre. O sertanista José Carlos Meirelles, da Funai, havia encontrado ainda em terra vestígios de duas etnias desconhecidas e dos nômades maskos.

    Rieli Franciscato, outra sertanista da Funai, localizou as coordenadas exatas das malocas pelo Google Earth, programa que fornece mapas por satélite. Meirelles, que procurava os povos havia 20 anos, sobrevoou a área e avistou os roçados e as ocas. O avião assustou a tribo, que nunca teve contato com o homem branco. As mulheres e crianças correram, e os homens tentaram flechar o avião. A exploração de madeira no lado peruano pode ter estimulado a migração das etnias para o território brasileiro.

Época, n. 524, 02/06/2008, p.17.

De acordo com esse texto, o primeiro contato entre os índios descobertos e o homem civilizado despertou nos índios um sentimento de

A
B
C
D
E


05
(SAEPE).

Leia o texto abaixo.

Altamente confidencial

    Quem observa o trabalho de um hacker hoje pode ter a impressão de que a arte de inventar e quebrar códigos secretos é algo extremamente moderno... Ledo engano! O jogo das mensagens cifradas já desafiava a imaginação pelo menos desde a Idade Média.

    Nessa época, a troca de mensagens era assunto delicado, como mostra o bispo Gregório de Tours, que no século VI escreveu uma história do reino dos francos. Segundo ele, em pleno alvorecer da Idade Média, dois mensageiros de um certo Godovaldo, que reivindicava o trono, foram presos e torturados por homens do rei Gontrão ao tentarem transmitir uma mensagem secreta.

    O caso mostra que nesse período a escrita era uma forma muito vulnerável de comunicação. Uma carta podia parar com facilidade em mãos inimigas, e, por isso, os emissários não apenas levavam consigo documentos oficiais manuscritos, mas também decoravam mensagens que transmitiam oralmente aos destinatários. Os poucos registros deixados pela diplomacia medieval não facilitaram em nada o trabalho dos historiadores, e por isso é preciso ter cuidado quando se fala das técnicas de codificação utilizadas na Europa medieval.

    No século XVI, o abade alemão Johannes Trithemius, autor de uma das primeiras grandes obras de criptografia do Ocidente, afirmou que reis francos como Faramundo e Carlos Magno já utilizavam alfabetos secretos em suas correspondências. Por mais fascinantes que sejam esses códigos, porém, eles parecem ter saído da imaginação do próprio Trithemius. Carlos Magno mal sabia ler e escrever, e é pouco provável que tenha inventado novos alfabetos. [...]

Disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/ reportagens/altamente_confidencial.html>. Acesso em: 15 jun. 2010. Fragmento.

De acordo com esse texto, quem escreveu uma história do reino dos francos?

A
B
C
D
E


06
(SPAECE).

Leia o texto abaixo.

Atividade industrial e espaço geográfico

    A indústria moderna consiste numa forma — diferente do artesanato e da manufatura — de transformar matérias-primas em produtos elaborados.

    Em primeiro lugar, na indústria, há uma grande divisão do trabalho e, por conseguinte, a especialização do trabalhador. Já no artesanato, não há nenhuma divisão; na manufatura, uma divisão primária, muito simples.

    Em segundo lugar, na atividade industrial, são as máquinas, em geral funcionando a partir de modernas fontes de energia (calor, eletricidade), que ditam o ritmo do trabalho; no artesanato, há apenas o uso de ferramentas. E, na manufatura, o uso de máquinas simples, mas o ritmo do trabalho ainda depende das mãos do artesão.

VESENTINI, José William. In: Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. Brasília: Ministério da Educação Secretaria da Educação Básica, p. 62, s/d.

De acordo com esse texto, uma das características do artesanato é

A
B
C
D
E


07
(SAEPE).

Leia os textos abaixo.

Clarice Lispector

    Quando surgiu com o livro Perto do Coração Selvagem, Clarice Lispector foi comparada a escritores como James Joyce e Virginia Woolf. Tinha 17 anos e revolucionava a literatura brasileira da época com um estilo narrativo próprio, usando um monólogo interior com metáforas. “Uma vida completa pode acabar numa identificação tão absoluta com o não eu que não haverá mais um eu para morrer”, escreveu. Natural de Tchetchelnik, na Ucrânia, chegou ao Brasil aos 2 meses, fixando-se em Pernambuco. Durante a infância, leu contos infantis que, segundo ela, soltavam-lhe a imaginação. Um de seus livros sagrados era Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Foi para o Rio de Janeiro em 1937.

    Adolescente, impressionou-se ao ler José de Alencar, Eça de Queirós, Graciliano Ramos, Machado de Assis, Jorge de Andrade, Mário de Andrade, Rachel de Queiroz, Julien Green, Herman Hesse, Dostoiévski e Katherine Mansfield. Aluna da Faculdade de Direito, publicou Perto do Coração Selvagem (1943), recebendo o Prêmio Graça Aranha. Casou-se no mesmo ano e, devido à carreira diplomática do marido, morou 16 anos fora do Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Separada, em 1959, voltou ao Rio de Janeiro, onde viveu até morrer. Publicou o livro de contos Laços de Família (1960), A Maçã no Escuro (1961), A Paixão Segundo G.H. (1964), Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres (1969), A Hora da Estrela (1977), entre outros.

Disponível em: http://www.netsaber.com.br/ biografias/ver_biografia_c_617.html>. Acesso em: 20 mar. 2010.

De acordo com esse texto, Clarice Lispector recebeu o Prêmio Graça Aranha após publicar

A
B
C
D
E


08
(SAEPE).

Leia o texto abaixo.

Museu em Recife é eleito o melhor da América Latina

   O Brasil tem dois museus entre os 25 melhores do mundo, de acordo com o ranking Travelers’ Choice Museums 2014 [...]. O Instituto Ricardo Brennand, de Recife, ficou em 17º lugar, duas casas à frente do Louvre, de Paris. Já o Inhotim, de Brumadinho (Minas Gerais), conquistou a 23º posição.

    No primeiro lugar da seleção mundial, está o Art Institute of Chicago, dos Estados Unidos, fundado em 1879, hoje com quase 300 mil obras.

    O ranking foi elaborado com base nas avaliações feitas pelos mais de 280 milhões de usuários do site a respeito dos 509 museus classificados. Para chegar à lista final, foi usado um algoritmo que relacionou o número e a qualidade de avaliações feitas durante um ano.

    A versão da América do Sul do ranking teve participação massiva dos museus brasileiros, com 12 representantes em 25. [...].

Disponível em: http://brasil.estadao.com.br/noticias/ geral,brasil-tem-dois-museus-entre-os-25- melhores-do-mundo-veja-ranking,1560750>. Acesso em: 10 nov. 2015.

De acordo com esse texto, onde está localizado o melhor museu do mundo eleito em 2014?

A
B
C
D
E


09
(SAERO).

Leia o texto abaixo e responda.

Feijões ou problemas?

    Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar, precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um o poderia. Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio, para por a sabedoria dos dois à prova: ambos receberiam alguns grãos de feijão, que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreender a subida de uma grande montanha.

    Dia e hora marcado, começa a prova. Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar. No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor. Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.

    Prova encerrada, todos de volta ao pé da montanha, para ouvir do monge o óbvio anúncio. Após o festejo, o derrotado aproxima-se do vencedor e pergunta como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:

    — Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei.

    Carregando feijões, ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida.

    Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento, é você quem determina.

Disponível em: http://www.metaforas.com.br/. Acesso em: 13 mar. 2011.

Nesse texto, o discípulo que venceu a prova

A
B
C
D
E


10
(SAEPE).

Leia o texto abaixo e responda.

Em harmonia com a natureza

    Todas as manhãs, Laila Soares, 17, entra na internet para ver qual é a lição de casa do dia. De dentro de sua casa no interior de Goiás, feita de barro, areia e palha, ela se comunica com seus professores na Austrália e discute com outros alunos os tópicos do fórum da semana. Além das aulas convencionais, como biologia e matemática, ela estuda mitologia e a condição da mulher na sociedade. À tarde, se dedica a tocar violão, pintar ou cuidar das plantas. Duas vezes por semana, ela visita escolas onde dá aula para alunos e professores com o intuito de promover a sustentabilidade.

    Sustentabilidade significa gastar menos do que a natureza consegue repor. Este é o conceito por trás das ecovilas, comunidades nas quais as ações sustentáveis vão muito além da reciclagem do lixo. Ela mora no Ecocentro Ipec (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado), uma ecovila a três quilômetros de Pirenópolis criada há dez anos por seu pai, brasileiro, e sua mãe, australiana.

    Atualmente, há cerca de 20 pessoas morando no local. Mas na época dos cursos o número de residentes pode subir para 150. “Recebemos gente do mundo inteiro. Estou sempre conhecendo culturas novas e fazendo novos amigos.” Mas não é só no ecocentro que Laila expande seus horizontes. Frequentemente, acompanha os pais em trabalhos ao redor do mundo. “Por isso optamos pela escola a distância”, explica. “Assim, posso viajar e continuar estudando.”

Disponível em: http://profhelena4e5ano.blogspot.com.br /search?updated-min=2011-01 -01T00:00:00-03:00&updated-max=2012-01- 01T00:00:00-03:00&max-results=50>. Acesso em: 20 abr. 2012.

De acordo com esse texto, Laila estuda em uma escola a distância porque

A
B
C
D
E


11
(SAEPE).

Leia o texto abaixo e responda.

Vivendo e aprendendo

    A manutenção da atividade mental no processo de envelhecimento é tão importante que um dos 10 Mandamentos da Aposentadoria Feliz é “Seja um eterno aprendiz: língua estrangeira, instrumento musical, pintura, etc”.

    Quando nascemos temos aproximadamente 100 bilhões de neurônios, mas muitos morrem ao longo da vida. Um dos fatores que acelera a morte das células nervosas é a falta de uso. Para continuar vivo, o neurônio precisa ser estimulado, o que acontece quando aprendemos coisas novas. [...]

    Outro Mandamento da Aposentadoria Feliz é “Curta a natureza e conheça novos lugares, começando pelos mais próximos”. O contato com o meio ambiente natural e com a área rural tem um efeito positivo na saúde mental. [...]

    Aliar educação, cultura e preservação ambiental com turismo é essencial à qualidade de vida, em todas as idades.

COSTA, José Luiz Riani. Disponível em: http://jornalcidade.uol.com.br/ rioclaro/Colaboradores/colaboradores /94439-Vivendo-e-aprendendopor- Jose-Luiz-Riani-Costa>. Acesso em: 8 out. 2012.

De acordo com esse texto, as células nervosas morrem mais rapidamente quando

A
B
C
D
E


12
(PROEB).

Leia o texto abaixo.

APOSTA NA PREVENÇÃO

    A prevenção da obesidade deve ser feita desde o nascimento e uma das ferramentas mais eficazes é a amamentação. “Bebês amamentados no peito têm menos chances de se tornarem adultos gordos porque, no esforço de sugar o seio, desenvolvem a percepção da saciedade, ou seja, sentem que a fome acaba e param de mamar”, afirma o médico pediatra Fábio Ancona Lopez. Já o leite oferecido na mamadeira, além de chegar à boca com mais facilidade, o que faz o bebê receber mais alimento do que necessita, costuma ser muito calórico, principalmente se for engrossado com farinhas e adoçado. Para saber se o bebê caminha para ser um adulto com peso normal ou um obeso, basta ficar de olho na balança.

    De acordo com o padrão internacional de pediatria, no primeiro ano de vida é normal que ele triplique o peso que tinha ao nascer. A partir do segundo aniversário e até a adolescência, a criança pode ganhar em média de 2 a 3 quilos, por ano.

Revista Crescer, ago. 2001.

De acordo com esse texto, qual o alimento que pode evitar que o bebê se torne um adulto gordo?

A
B
C
D
E






Nenhum comentário:

Postar um comentário